Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Clássico de domingo: alerta às autoridades; especialmente Polícia Militar

Não sou especialista em segurança, mas concordo com essas observações do engenheiro cruzeirense Emilio Melo Figueiredo.

Obviamente que discordo totalmente das expressões que ele usa contra a PM:

* “Bom dia!

Um assunto para ser debatido a partir de amanhã:

Atletico x Cruzeiro no Independencia, serão 2.200 ingressos para nós!!!

Na final do Mineiro eu estava lá e a PM fez o absurdo e a burrice de liberar primeiro a torcida do Atlético e depois a do Cruzeiro.

Se não fosse o placar de 3×0 a favor do time de Vespasiano, não sei o que seria de nós.

A PM tem que ser mais inteligente.

Libera a torcida do Cruzeiro, e as 2.200 pessoas irão sair rapidamente e tranquilamente.

Depois libera os 18 mil atleticanos.

Se agirem da mesma forma que no último jogo e o Cruzeiro sair vencedor, pode gerar uma “guerra” do lado de fora.

Na verdade, um verdadeiro massacre!!!

Abs!!!
Emílio Melo Figueiredo

Engº Ambiental

ChargeSuper18-06-12-249x249

Duke/Super Notícia


» Comentar

Comentários:
0
  • Edson Dias disse:

    Sinceramente, eu não vi problema algum no termo “burrice”, empregado pelo Emílio… posso até não concordar com a opinião dele, mas que não vi exagero nenhum no que ele escreveu, não vi MESMO.

    Aliás, é como um confrade disse aí em cima: está havendo uma tremenda transferência de responsabilidade no quesito segurança pra cima do torcedor. O estado, nesse caso representado pela PM, quer intervir em tudo, menos no que realmente importa que é um efetivo suficiente e preparado para lidar com situações de tensão e conflito. Mas o problema são as bandeiras, o sinalizador, as faixas, os gritos da torcida… E, em tempo: risco haverá em qualquer modo de liberação da torcida. Pode ser antes, pode ser depois… o risco existe.

  • thales rosa disse:

    COncordo plenamente Ulisses!

  • Xavier disse:

    Caro Emilio, meu comentario à respeito de profissionais não foi dirigido a você., meu caro.

    Fica na paz, mas pensa bem, qualquer jogo onde sua torcida ê minoria, a sensação de inseguranca é muito forte, já passei por isso no mineirão.

    Pode ter certeza, é mais fácil para a PM escoltar a saida de 2 mil pessoas 1 hora depois do que segurar no estádio 1 8 mil pessoas.

    Saudacoes Alvinegras!

  • Ulisses disse:

    Sempre falei que para um time de fora do eixo do mal ganhar o Brasileirão, este time tinha que estar sobrando e estamos dando a resposta novamente, como em 2003.
    Ano passado o atlético de Vespasiano até que jogou o 1º turno bem, foi até o campeão, mas desistiu da competição com o título simbólico, uma vez que era tão carente…culpar a arbitragem é fazer mi…mi…mi, pois, podem até garfar um gol, vai lá e mete 2, 3 e pronto.
    Repito, tem que estar sobrando. Jogamos o melhor futebol do Brasil no momento, assim como o time de Vespasiano estava fazendo no 1º semestre. Reconheço que o CAM jogou muita bola até o meio do ano.
    Agora somos nós a ditar o ritmo no Brasil e certamente faremos um grande jogo no domingo e apesar de não ter favorito, acredito em mais uma grande vitória do melhor time do campeonato.

  • Frederico Dantas disse:

    Libera-se 2 mil cruzeirenses primeiro, libera-se 18 mil atleticanos primeiro…

    A pergunta que não cala é como se liberava 40 mil cruzeirenses e 40 mil atleticanos ao mesmo tempo há até uns 3, 4 anos.

  • Milton Junqueira disse:

    Onde é que se compra bigode?

  • Enio disse:

    Chico, discordo totalmente do Cruzeirense Engenheiro Ambiental. O melhor é eles ficarem no Independência mesmo. O problema não está na dispersão dos 2.200 cruzeirenses. O problema é a dispersão dos 18 mil atleticanos. Vou a todos os jogos do Atlético. A torcida visitante só liberada, após a dispersão da Torcida do Galo. Justamente para se evitar o confronto. Pense bem! Se saírem primeiro os cruzeirenses, corre-se o risco de um ou outro que estiver perâmbulando pelas ruas da imediação dar de cara com uma Turba de Atleticanos que saíram depois e aí as coisas tendem a ficar feia mesmo. Se os cruzeirenses são liberados depois de 1h30min, com certeza não haverá Turba de Atleticanos nas ruas das imediações. Desculpe, mas o Sr. Emílio de Melo não pensou com a devida inteligência e muito menos estrategicamente. É simples, entreviste o comandante da PM e pergunte a ele qual das situações corre-se mais risco. Lembre-se, a PM tem um efetivo em sua inteligência estratégica e P2 atuando no meio dos torcedores. As ações da PM são pensadas, ainda assim existe um percentual, ainda que mínimo, das coisas fugirem ao controle. Não existe 100% de Segurança em nada. Mas existe prevenção com resultados mais efetivos. Prefiro acreditar na inteligência estratégica da PM do que nesta opinião sem base no que acontece na realidade. Abraço, Enio.

  • Fabio disse:

    Marcão você gosta muito de falar depois do jogo mas eu vou falar antes.

    Qualquer pessoa inteligente sabe que o Cruzeiro é o grande favorito.

    Mas neste ano foram 4 jogos e 3 vitórias do Cruzeiro.

    E agora o galo não vai ter o Vitor, Jô e R10.

    Por isso, a preocupação do cruzeirense faz muito sentido pois o Cruzeiro é o favorito.

  • stefanie de souza disse:

    Um texto de uma tamanha falta de bom senso,um texto de alguem que acha que tudo tá errado,eu acho melhor deixar 2 mil esperando do que 18,e dos 18 que estão indo embora tem pai,mãe e gente do bem,mas os 2 mil que vão do lado azul,são,em suas maioria,organizados,gente que briga,mata,sequela familias e usam drogas,ou faz apologia a mesma…

  • Márcio Luiz disse:

    “falta de bom censo”. CENSO??????????????????????????

    Então, maricone, peça ao IBGE para encarar a empreitada. Ele costuma fazer um CENSO muito bom.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Visitante sai depois, se tiver com medinho, fica em casa. Ou então espera. Caso contrário, a cadeira está lá… senta e chora. E grita a mamãe…

  • Adolfo disse:

    Pegando carona no questionamento pertinente do Xavier: o que é mais fácil: segurar por uma hora, da forma mais ordeira e tranqüila possível, 18 mil pessoas ou 2 mil? O sistema adotado atualmente, que está em questionamento quanto a eficiência, é o mesmo adotado na final do Mineiro, onde os mandos eram invertidos, inclusive com o último jogo no estádio da Pampulha no qual a torcida da equipe campeã, cerca de 6 mil pessoas, teve que aguardar a saída dos demais torcedores, cerca de 40 mil? Há relatos de “massacre”? Ano passado, várias torcidas organizadas rivais estiveram no Horto nas mesmas condições (Flamenguistas, Cruzeirenses, Corintianos, Vascaínos, etc.). Não me lembro de reportagens abortando a “guerra” fora do estádio. Me lembro de uma infelicidade entre torcidas do mesmo time se enfrentando, sendo que uma delas era, digamos, encorpada por uma torcida organizada tricolor. Aliás, a maioria das confusões que ocorrem em dias de jogos envolvem indivíduos de torcida organizada. Boa parte delas é agendada, vê se pode, pela internet e ocorrem em locais distante dos estádios. Então, cuidado maior deverá ser adotado pelos que optarem a ir ao campo de metrô, principalmente nas estações eldorado e vilarinho. Independente do time que torcerem.

  • Marcelo de Andrade disse:

    Tá correndo um boato aí que os cruzeirenses, depois do bigode, vão enfiar um pacote na cabeça em homenagem ao Marcelo Pacote, o atleticano.

  • Cristiano Amorim disse:

    Bruno,

    x_____________________

  • Thales Rosa disse:

    Bruno a etnia de 99% dos espectares da copa será a tupiniquim.

  • Paulo Henrique disse:

    Pensei que o Thales só falava merda sobre o Galo….ainda bem que o Frederico já o corrigiu.

    Sou atleticano e concordo com o Emílio. Estive no Mineirão no segundo jogo da final, e também senti muita falta de segurança para a torcida do Galo, que comemorava o título.

    Assiti um River x Boca no Monumental de Nunez em 2010. A torcida do Boca (minoria) saiu antes e a do River (onde a excursão nos colocou) saiu cerca de meia hora depois.

    Pelo menos nos arredores do estádio, funcionou tudo bem!!

  • Trajano Severo disse:

    A torcida do cru cru apronta muito mais. A PM pune muito mais a torcida do Galo. Tá com medo fique em casa!

  • João Paulo disse:

    É claro que tem que liberar a torcida mandante primeiro! É muito mais fácil segurar 2 mil no estádio do que 18 mil. Se a torcida do Galo quiser sair, não tem jeito de segurar, seria uma irresponsabilidade tremenda força-la a ficar dentro do estádio.

    A polícia tem é que cuidar do arremesso de objetos e cusparadas sobre a torcida do Galo. Isso tem que ser monitorado e relatado, e o Cruzeiro punido, caso se repita o que ocorreu na final do mineiro.

  • thiago disse:

    Outro assunto a ser debatido:
    A alteração da localização da torcida cruzeirense no estádio. No último clássico realizado no horto houve arremesso de objetos e cusparadas pelos cruzeirense que estavam na parte superior da arquibancada em direção à torcida do galo, em particular o socio torcedor.

  • Emilio Figueiredo disse:

    Não tem nenhuma desrespeito aqui aos profissionais da PM. Tenho amigos policiais e jamais faria isso.

    Ponha-se no seu lugar caro Xavier e não converse asneiras, muito menos julgue a competência de um profissional que você não conhece.

    Eu apenas expus ao dono do blog, uma situação vivida. Aliás, o blogueiro foi um pouco rigoroso (mesmo que sem maldade) ao falar sobre o modo com que eu me expressei sobre a PM. Isso com certeza induziu o Sr. a fazer esse seu comentário.

    O que a PM tem que fazer para nos proteger é problema dela e nosso. Eu me senti totalmente desprotegido. Pode ser que nos liberem antes ou depois. O importante é que todos estejam protegidos e em paz!!!

    Sds celestes!!!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Eu também não iria nesse jogo se fosse cruzeirense. Fica em casa com segurança, cervejinha, amigos, se fosse no Mineirão tudo bem, mas ali no Horto nem eu que sou atleticano vou num clássico.

  • Esquema de segurança para torcidas rivais eh assim mesmo. Mas é realmente mais eficaz liberar a torcida vizitante em primiro lugar.

    Mas a PM tem que ficar de olho, deixar de ser frouxa e punir rigorosamente os idotas que arremeçam copos na torcida Galo na Veia.

    No ultimo classico um filhinho de coronel arremeçou copos e depois que apanhou de um atleticano, chamou o papai PM pra resolver a questão.

    A muito tempo eu digo que PM e MP ACABARAM com o futebol em Minas. Proibições exageradas e descabiveis que não diminuiram em nada os vandalos e bandidos nos estadios, sabem porque? Porque a punição realmente eficaz, que seria banir dos estadios esses pessimos elementos, simplesmente não existe.

    PM e MP acharam como saida, medidas que lhes convinham, como proibir cerveja, proibir bandeiras, proibir radinho de pilha e pasmem, proibir publico… isso mesmo, uma redução imbecil na capacidade dos estadios que visa somente diminuir o efetivo policial.

    Deveriam se envergonhar de tamanha incopetencia.. Deveriam explicar o porque de um evento como a copa do mundo com centenas de pessoas de etinias diferentes, bebida alcoolioca ser liberada sem gerar nehum problema.

    O maior problema da violencia nos estadios esta justamente em quem deveria apreasentar soluções. PM e MP incopetencia pura.

  • Xavier disse:

    Gostaria nem de opinar.

    Veja se entendi: O Cara quer segurar 18 mil atleticanos dentro do estádio por 1 hora após a partida??? É isso?

    Após a saída dos Atleticanos, não vejo grande dificuldade para a PM escoltar com segurança 2 mil cruzeirenses.

    A PM tem que ficar é esperta durante o jogo, o que jogaram de porcaria na torcida do Galo na Veia no último clássico no Horto foi um absurdo.

    Apenas sugiro ao torcedor do clube “pica das galáxias” e que deve ser um profissional também “pica das galáxias”, um pouco de respeito aos profissionais da PM……

    Saudações Atleticanas!!

  • Não sei o porquê desse tradicional mi-mi-mi, já que a violência por parte da “torcida” celeste sempre foi sua marca registrada, só que devidamente maquiada, escondida, à escuras… normalmente a mídia só divulga a violência da verdadeira torcida genuinamente mineira, meu caro!

    – Ao usar termos chulos, pejorativos e ofensivos à PM, vc está correndo o risco de também ser ofendido, mas como a nossa PM é tida como a melhor do país, composta por pais de familia que labutam para que todos nós tenhamos mais ordem para sobrevivermos em melhores condições, vc não corre o risco de se retratar.

    – Para vc ter uma idéia da capacidade de nossa PM, além de sua profissão poste seu endereço, local de trabalho, dados de seu veículo e outras informações particulares, que os militares da PM farão de tudo para protegê-lo no Independência! DUVIDO MUITO…

  • J.B.CRUZ disse:

    Claro que a opinião do Emilio é pertinente..Por que perdendo ou ganhando, a torcida do galo vai provocar de qualquer jeito..Se ganhar vão partir para a gozação e ai, já viu, nem todo mundo tem “sangue de barata’, vai revidar..Se perder, vão partir do mesmo jeito,desta vez com raiva, por que é claro que também tem cruzeirense que não vai se intimidar na comemoração..

  • Frederico Dantas disse:

    Thales.

    Isso que você disse não é bem assim. Um cara não chega a coronel e comandante da PM mineira apenas fazendo um concurso, como você sugere. Pode estar certo que, para ocupar estes postos, ele se preparou até mais do que simplesmente entender de logística, engenharia de segurança e eventos.

  • Emilio Figueiredo disse:

    Creio que o blogueiro se refere à: “burrice” e “mais inteligente”.

    “Burrice” podemos trocar por “falta de bom censo”. “Mais inteligente”, pode deixar como está.

    Só quem estava lá para saber como foi sair e saber que teriam 18 mil rivais à nossa espera… “que sorte aquela derrota, que sorte”…

  • Thales Rosa disse:

    Pois é, mas que formação tem um Coronel? Um tenente? ou qualquer um que define as coisas la na PM?… qualquer um pode ir la e fazer um concurso e passar, o cara nao precisa ser do ramo de logistica ou ser do ramo de alguma engenharia de seguraça, como a do trabalho ou de eventos..

    Os caras tomam importantes decisoes no achismo ou na experiencia pratica..

    2 mil saem muito mais rapido que 18 mil….

  • Cassiano disse:

    Jão fica tranquilo….. ´e outra tunda daquelas………..

  • Thiago disse:

    Em todos os lugares do mundo, os visitantes saem depois. Choradeira inútil contra a PM.

  • Junior Gam disse:

    Cruzeirense que vai é corajoso.

  • Rafael Carvalho disse:

    Chico,
    Estou querendo saber é se a Policia vai coibir os “torcedores” do cruzeiro que ficaram o jogo todo arremessando objetos (milho,copos,cigarros) na torcida que fica no Galo Na Veia.
    No ultimo jogo os policiais viam isso e nao faziam nada.
    É muito estranha a “proteção” que a torcida azul tem na mídia, esse tipo de coisa nunca é noticiada, sendo que se for pro lado do Galo é capa de jornal !