Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Campeonato estadual com forma de disputa igual a Copa, pode ser uma boa

Taí uma idéia que resolveria grande parte dos problemas do nosso futebol.

Ao invés de termos primeira, segunda e terceira divisões em Minas, teríamos uma só, no formato da Copa do Mundo, com 32 participantes.

Durante a maior parte do ano os atuais integrantes da segunda e terceira, chamadas de Módulo II e segunda divisão, disputariam uma eliminatória em todo o estado, para classificar 28, que se juntariam aos quatro primeiros do campeonato anterior.

Certamente não teríamos públicos de dois, três e quatro pagantes como temos visto na atual terceira divisão mineira.

A motivação seria outra, envolvendo todo o estado e até mais times, de mais regiões.

O esboço dessa idéia para os estaduais está nessa reportagem sobre o movimento “Bom Senso F. Clube”, da Gazetanet:

ESTADUAIS

* “‘Patinhos feios’ do calendário do futebol brasileiro, os Campeonatos Estaduais têm apenas um formato ideal para os integrantes do Bom Senso F.C. De acordo com o jornal Folha de S Paulo, o grupo de jogadores acredita que os torneios devem ser curtos, disputados em um formato idêntico ao da Copa do Mundo. Assim, 32 equipes seriam divididas em oito grupos de quatro, e as duas primeiras se classificariam para as oitavas de final. Daí até a final, jogos únicos de mata-mata decidiriam o campeão em jogo único. O novo modelo deixaria as disputas de início de ano com somente sete datas.

Ainda com tal regulamento, um time que chegasse a todas as finais de campeonatos possíveis entraria em campo em, no máximo, 72 oportunidades, número considerado ideal pelo movimento dos atletas que pedem melhorias no futebol nacional – em 2014, uma equipe poderá jogar 83 vezes. Além disto, haveria menos semanas com jogos nas quartas e quintas-feiras, e, assim como na Europa, os clubes não jogariam partidas nas datas Fifa – quando há confronto entre seleções.

O Campeonato Brasileiro das Séries A e B permaneceriam com o mesmo formato – disputados por 20 clubes -, mas os da C e D mudariam. Eles ‘abrigariam’ todos os demais times profissionais do Brasil, impedindo a sua inatividade ao fim dos Estaduais – argumento usado pela CBF para manter a ‘longevidade’ dos torneios disputados no início de ano. Em 2013, a entidade organizou as quatro séries com 99 clubes, e os demais tiveram que jogar torneios regionais deficitários ou simplesmente ficar parados durante quase todo o segundo semestre.

Já modificada para 2013, a Copa do Brasil permaneceria sendo disputada no ano todo, mas por todos os mais de 650 times do País. Os menores jogariam as etapas eliminatórias preliminares, e os maiores entrariam apenas nas fases finais. Tal modelo é adotado por ligas como a inglesa, por exemplo, no qual as equipes mais tradicionais iniciam as disputas uma rodada antes das oitavas de final.

Ainda de acordo com a Folha de S. Paulo, o projeto de calendário ainda não foi fechado pelo Bom Senso, porque o grupo tenta provar aos clubes que o dinheiro perdido com menos jogos nos Estaduais seriam recuperados no restante da temporada. Um das estratégias seria apresentar a proposta diretamente à TV Globo, detentora dos direitos de transmissões do futebol no Brasil. Segundo o diário, o movimento entende que, se a emissora aceitar, a CBF será obrigada a ceder.”

* http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2013/11/atletico-mg/bom-senso-quer-estaduais-com-mesmo-formato-da-copa-do-mundo-diz-jornal.html


» Comentar

Comentários:
10
  • Luiz Carlos da Silva disse:

    PROPOSTA DE CALENDÁRIO PARA O FUTEBOL

    CAMPEONATO BRASILEIRO

    LIGA OURO

    No mesmo formato atualmente. Os 20 clubes jogam entre si em turno e returno. Os três primeiros colocados vão para a Taça Libertadores. Do 3 ao 6° vão para a Copa Sulamericana. Os 4 últimos são despromovidos para a LIGA PRATA.

    LIGA PRATA
    No mesmo formato atualmente. Os 20 clubes jogam entre si em turno e returno. Os quatro primeiros ascendem a Liga Ouro.Os 4 últimos são rebaixados para o Campeonato Nacional (LIGA BRONZE).

    CAMPEONATO NACIONAL

    LIGA BRONZE

    Seria disputada por 320 clubes, divididos em 32 grupos de 10 clubes, em quatro turnos, dois de ida e dois de volta. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná teriam dois grupos e os demais apenas um grupo. Para a Segunda Fase classifica o campeão de cada grupo, 16 grupos de dois clubes, os vencedores classifica para as oitavas, os vencedores das oitavas se classifica para as quartas, os vencedores das quartas se classifica para as semis e os vencedores das semis fariam a final. Os quatros primeiros são promovidos para a LIGA PRATA.

    COPA DO BRASIL
    Disputada por 16 equipes, assim distribuídas: 04 que disputaram a Libertadores, 04 que disputaram a Sulamericana e 08 da COPA DA LIGA. O sistema de disputa será eliminatório em jogos de ida e volta, sendo quatro fases (Oitavas, quartas, semi e final). O Campeão é promovido para a Libertadores do ano seguinte.

    COPA DA LIGA
    Disputada por 32 clubes das Ligas Ouro e Prata que não disputaram as Copas Continentais (Libertadores e Sulamericana), divididos em 8 grupos de 4 equipes. O campeão de cada grupo é promovido a Copa do Brasil do mesmo ano. Os dois primeiros de cada grupo avança para as oitavas, os vencedores das oitavas se classifica para as quartas, os vencedores das quartas se classifica para as semis e os vencedores das semis fazem a final. O campeão disputará a Copa Sulamericana do ano seguinte.

    COPA NACIONAL
    Disputada pelas 320 equipes da Liga Bronze (Campeonato Nacional), divididos em 64 grupos de 5 clubes. Classificando o campeão de cada grupo para a fase seguinte, que será disputada em mata- mata até chegar ao campeão.
    SUPERCOPA DO BRASIL
    Disputada pelo Campeão da Liga Ouro e o Campeão da Copa do Brasil.
    SUPERCOPA DA LIGA
    Disputada pelo Campeão da Liga Prata e o Campeão da Copa da Liga.
    SUPERCOPA NACIONAL
    Disputada pelo Campeão do Campeonato Nacional (Liga Bronze) e o Campeão da Copa Nacional.
    OBSERVAÇÕES
    – Janeiro : Pré- temporada.
    – Fevereiro: Reservado para as seleções disputarem as Eliminatórias, Copas Continentais ( Copa América, Eurocopa, etc) e Copa do Mundo.
    – Os 360 clubes teriam um calendário de março a novembro, no mínimo disputariam 40 jogos e no máximo 60, retirando os jogos comemorativos de abertura de temporada ( Supercopa do Brasil, Supercopa da Liga, Supercopa Nacional e Recopa Sulamericana).
    – Dezembro seria disputado o Mundial de Clubes e férias para os jogadores.

  • Bebeto disse:

    Sou a favor de 6 ligas regionais com 12 a 16 times, por pontos corridos…

    Ligasmindependemtes, tratados como campeonatos nacionais independentes, pra valorizacao dosmtimes médios da região, sem perder apelo na mídia e patrocinadores (teríamos pelo menos 2 ligas fortes, quase no nivel do atual nacional, uma liga um pouco menos forte, mas ainda entre as 15 do mundo e uma liga media e muito nivelada, no nordeste… O campeonato brasileiro teria no maximo 20 datas, em formatos de copa, playoffs ou mata-mata…

    Na há como vc querer q o Paysandu faca 15 longas viagens, mais 4, q msm menores ainda mais de 1000km, e esteja em igualdade de condições com de condições que a portuguesa, com apenas 4 viagens longas, umas 4 menos longas, e umas 10 por perto….

    O Brasil e quase do tamanho da Europa, na Rússia, por exemplo, os países do oeste mandam seus jogos e tem filiais administrativas em moscou ou são petesburgo, ou seja, nao tem tantas viagens longas… Seria como considerar normal um times da Ucrânia jogar o campeonato espanhol…

  • Stefano Venuto,
    É mágoa por causa de 2003… Confessa ???

  • THIAGO disse:

    Caro Luiz, os próprios clubes e que inflacionaram os salários dos jogadores. Se os presidentes dos clubes dessem mais valor a base do que dão aos medalhoes não existiriam salários astronômicos como hoje. Essa que e a verdade!!!

  • luiz ibirite disse:

    o chico tudo bem que estes jogadores querem um calendário melhor para apresentar um futebol com mais qualidade, segundo eles, mas, e se tiver que equacionar os valores astronômicos que recebem a maioria com contratos milionário e salários absurdos??? será que eles topariam???, pq o calendário impede que se pratique um futebol melhor, quero ver se tiver que reduzir algo no bolso do sujeito ele aceita.

  • Oliveira disse:

    Não tenho visto todo este apoio ao Bom Senso Futebol Clube, os jogadores estão pensando no próprio bolso.
    Quer maior falta de bom senso que você assistir uma partida de futebol de 22 a 24 horas e quando sai do estádio correr o risco de não ter mais ônibus para ir embora e ainda ter que acordar as 6 horas da manhã para ir trabalhar. Eles conseguindo que o salário deles não tenha atraso, o resto que se dane.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Vão me desculpar, mas esse Alex inventou esse Bom Senso, para ver se prolonga a carreira mais uns dias. Se os atletas de futebol levassem vida de atleta, não haveria nenhum problema de jogarem o quanto jogam. Basta dar uma olhada nos atletas do volei.
    Não sou contra um calendário mais organizado, que por exemplo, beneficie os clubes que estão disputando mais de uma competição, mas essa folga toda é desculpa de peidorreiro.

  • Olá, Chico!
    Com todo respeito que merecem os épicos Campeonatos Estaduais, está ficando cada vez mais real a sua decadência.
    O Atlético-PR não só notou isso como agiu em cima dessa realidade.
    Realidade essa que as Federações, por motivos óbvios $$$, insistem em não enxergar.
    Por outro lado, todos já estão cansados de saber que são eles – os Estaduais – o grande empecilho para que o “nosso” Excelentíssimo Sr. José Maria Marin possa ceder ao Bom Senso Futebol Clube.
    De agora para frente, se mostrará, de maneira bem clara, a real força desse movimento que, por sinal, tem o apoio maciço da opinião pública.
    Cede, Marin! Pois a pressão será maior do que a de um time precisando fazer um gol para se classificar pra outra fase. http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/

  • faninho disse:

    kalil podia contratar o TITE por 1 MES pra ajudar o Cuca a arrumar a defesa do Galo… TITE(SABE DEFENDER) CUCA (SABE ATACAR)…

    – nova serrana mg

  • Márcio santos disse:

    Olá Chico,
    Gostaria de saber sobre a regra 16 do futebol :

    Se o goleiro bater o tiro de meta e a bola não sair da área, o atacante de time adversário pode fazer o gol, ou o tiro de meta deverá ser repetido?

    – BH