Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Dr. Gilvan quer ponto final no vandalismo e recebe apoio geral na caça aos baderneiros

Primeiro, agradecer ao grande Duke a mensagem enviada ao blog.

E mais um ano para curtirmos as suas ótimas charges.

Uma honra ser companheiro dele no O Tempo e Super Notícia.

Profissional nota 10 e gente boa demais da conta:

* “Chico, ainda em tempo, um feliz 2014 pra você. Saúde, paz e sucesso!
Que continue a nos brindar com suas opiniões sempre sensatas e contundentes.
Grande abraço!”
Duke

——-

O Dr. Gilvan de Pinho Tavares está sendo elogiado pela imprensa séria do país pela radicalização contra os baderneiros que infernizam a vida de cruzeirenses e demais torcedores.

Estes elementos passaram da conta e agora se depararam com um dirigente que quer entrar pela porta da frente da história, fazendo o que é preciso e não optando por contemporizar ou fazer média e acordos políticos com essa turma.

Em entrevista hoje à Itatiaia, até citou o exemplo dos baderneiros que usavam as cores do Atlético, numa referência ao que sempre gosto de lembrar aqui e em minhas colunas: foi só prender, julgar e botar na cadeia alguns, que as badernas pararam.

Recebi, via twitter do Vinicius Grissi, da Globo/CBN, indicação do artigo escrito pelo jornalista Luiz Augusto Simon, o Menon, no blog dele, no Uol.

Vale a pena:

imagesFoto: O Tempo

* “Gilvan Tavares faz primeiro gol de placa de 2014

A primeira grande notícia vem do Cruzeiro e não se trata – e nem poderia – da contratação de Rodrigo Souza ou da manutenção de Luan em troca de Anselmo Ramón. É muito mais do que isso. A decisão tomada pelo presidente Gilvan de Pinho Tavares pode influenciar o futebol brasileiro, desde que – eu duvido – seja imitada por outros clubes.

Ele proibiu que 50 integrantes da meiga associação conhecida como Máfia Azul participassem de uma missa em ação de graças pelos 93 anos do clube, realizada na sede do Cruzeiro. A Pavilhão Independente, outra associação que segue os preceitos de Mahatma Ghandi e Madre Teresa de Calcutá foi impedida de entrar no clube.

Gilvan Tavares está colocando em prática decisão tomada pelo conselho do clube que impediu as organizadas – sempre dando exemplo de cidadania – de usarem escudo e nome do clube. “Não os considero cruzeirenses. O conselho deliberativo do Cruzeiro, em reunião no dia 19, decidiu por unanimidade que o presidente do Cruzeiro impedisse estas pessoas de entrarem nos estádios”, afirmou Gilvan Tavares. “Não posso deixar de acatar decisão do Conselho Deliberativo,  estaria desacatando a decisão do órgão máximo do clube, tomada por unanimidade”, acrescentou ao UOL.

Ao impedir o uso de nome e escudo do clube, o Cruzeiro corta uma das fontes de renda dos grupos organizados, exemplos de civilidade para o mundo. É lógico que nem todo o dinheiro vem da venda de camisas. Há outras formas de arrecadação que não cabem ser analisadas aqui nesse blog familiar.

Pode até ser uma atitude que não resulte em nada prático, mas serve como exemplo. Ao  se afastar dessas falanges que pensam apenas em levar ao mundo os ensinamentos de Baden Powell, o Cruzeiro não pode mais – pelo menos não poderia mais – ser penalizado por suas atitudes violentas dentro de estádios.. Sim, porque mesmo porque potenciais vencedores do Prêmio Nobel da Paz como esses grupos – podem ter seu dia de cão e matar torcedores de outro time.

Normal, levante a mão quem não bateu com uma barra de ferro em um torcedor inimigo caído ao chão. Levante a mão quem não matou um garoto de 14 anos na Bolívia? Quem não foi usado por Juvenal Juvêncio para impedir  protestos contra o grande Kaiser são-paulino? Quem não brigou contra torcidas organizadas do próprio time como a outra Mancha e a Tup?

O Cruzeiro, ao impedir a entrada desses congregados marianos, está deixando sua sede mais limpa. Foi uma atitude profilática que merece o respeito das pessoas de bem. E que não será seguida por outros dirigentes. O Palmeiras tem se afastado também desses javalis sanguinários, dessas capivaras intelectuais. Os outros também são coniventes.

http://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/


» Comentar

Comentários:
0
  • lauro disse:

    Isto que o presidente do Cruzeiro esta fazendo é o caminho, o time do atletico “sem querer ” fez isto, seus lideres de torcida foram presos por materem um torcedor do Cruzeiro e foram para a cadeia, depois disto a torcida do atletico virou um exemplo de comportamento;

    Quero ver agora o Sr Arthur Morais da Itatiaia ficar fazendo cobertura da torcida organizada, “cobertura de protestos “, divulgação de viagens com propaganda dando ate telefones , mandando abraços a seus lideres, etc……

  • Fabrício disse:

    Meu Deus!!!

    Tem hora que sou forçado a concordar (muito contrariado!) com algumas coisas que o Dudu galomaio diz…
    Às vezes a paixão cega completamente as pessoas. Ou talvez elas simplesmente sejam estúpidas, mesmo.

    Thiago, Thiago…

    Quer dizer que você generaliza e coloca TODA a torcida do Cruzeiro como vândalos, bandidos e arruaceiros?

    Devo presumir que, como a violência “é da natureza da torcida do Cruzeiro”, na torcida do seu galim garnizé só tem anjinho…

    Um grande milagre ocorreu e os bandidos membros da tog e galoucura se converteram! Encontraram o Senhor!

    Cara, eu sou cruzeirense. Mas não sou estúpido. Sei que os Perrela não valem o que o gato enterra. Assim como o Aécio (só para citar alguns Cruzeirenses idolatrados por alguns celestes).

    Sei também que, infelizmente, existem muitos bandidos/vagabundos membros das organizadas celestes. Mas, para sua tristeza (e do tal de Paulo também!), vou lhe dizer algumas coisas que vão deixar você muito tristinho:

    As torcidas organizadas do seu galim garnizé também também possuem bandidos infiltrados! São tão violentas quanto as do Cruzeiro. Lembra-se das últimas mortes por causa de futebol, quem foram os causadores? E quanto aos idolatrados dirigentes do seu clube, espere só quando o Gargamel deixar a presidência do seu clube. Ou você já viu banqueiro dar dinheiro para alguém?

    É cada um que me aparece… Maldita inclusão digital!

  • J.B.CRUZ disse:

    Para tudo tem um começo..Parabéns dr. GILVAN pela iniciativa contra essa turma de estraga prazeres que se intitula, torcida organizada…Depois de 30 anos sem ira aos estádios, já penso rever a minha posição…
    Fico com o último tópico do comentário de Bruno Carvalho.
    “”A MUDANÇA TEM QUE VIR DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DA POLÍCIA MILITAR, CADEIA E PENAS EXEMPLARES É O QUE O BANDIDO ENTENDE”‘…

  • Frederico Dantas disse:

    Thiago.

    Então quer dizer que todos o cruzeirenses são vândalos e violentos?
    Tá certo… É cada uma…

  • Frederico Dantas disse:

    Prezado Bruno.

    Mas o que o clube pode fazer? Só o que está fazendo. E ao fazer isso empurra a problema de prender e julgar esse tipo de gente ao estado, que é quem deve enquadrar esses caras.

  • thales rosa disse:

    Tomara que Gilvam leve isso ate o fim. COmo é bom ter a lingua queimada, quando Gilvam assumiu eram so criticas de minha parte, agora ele prova que é dos melhores presidentes que o Cruzeiro. isso em seu 2° ano de mandato ainda. Com certeza vai fazer historia!!

    Gilvam Eterno….

  • Marcos 2014 disse:

    O presidente do Cruzeiro tá fazendo bonito ao afastar as ‘organizadas’ do clube. A máfia azul estava aprontando demais. A festa que ocorreu depois do Cruzeiro x Bahia só não terminou com dezenas de pessoas encapadas em caixões por mão de Deus.

  • Grande CHICO MAIAmuito boa a sua dose de ironia ao descrever as”qualidades” das “organizadas” CONGREGADOS MARIANOS ” foi ótimo.
    Em tudo isto eu só lamento que a maioria dos presidentes de clubes do BRASIL não terão coragem para seguirem o exemplo do presidente do CRUZEIRO,alguns clubes como VASCO DA GAMA,FLAMENGO,CORITIBA,ATLETICO PR,CORINTHIANS,SÃO PAULO,jamais tomarão uma medida desta importância para o FUTEBOL BRASILEIRO,e até no próprio meio da IMPRENSA vc pode constatar uma certa omissão aqui em MINAS GERAIS,procurei outras noticias a respeito e não encontrei ninguem sendo explicito como vc foi aqui no blog,fica todo mundo pisando em ovos ,quando abordam este assunto não tem coragem para falar a verdade e chamar este povo de QUADRILHEIROS,principalmente aqueles que tem pretensão politica ,entre eles o presidente KALLIL do ATLETICO,acrescentando ai os já eleitos ALBERTO RODRIGUES,MARGUES,JOÃO VITOR XAVIER e o MARIO HENRIQUE CAIXA,que como representantes do povo já deveria ter no minimo encaminhado uma moção de apoio lá na assembleia o senador PERRELA eu nem vou citar pq ele caiu lá no SENADO de para quedas.

  • Chico não se iluda, impedir organizada de usar nome do clube em nada adianta. Os vagabundos arruaceiros vão continuar se reunindo e tumultuando os jogos.

    Na Inglaterra nunca existiu torcedor organizado, uniformizado. No entanto o pau comia e mortes eram corriqueiras. A coisa só mudou quando começaram a colocar os bandidos atrás das grades.

    Pode impedir de usar nome, uniforme seja o que for, eles vão continuar existindo e se “organizando” para desorganizar.

    A mudança vem do MP e da PM…. cadeia e pena exemplares é o que bandido entende.

  • Raws disse:

    Longe de querer plantar uma teoria de uma atitude radical imediatista porém alinhavada(acho estranho a passividade da dita torcida), o problema é que no nosso país sempre temos de ficar com um pé atrás, quando um dirigente de um clube de massa toma atitude tão corajosa. Se for para realmente mudar essas aberrações que vem acontecendo, eu como atleticano, me tornarei fã do homem Gilvan.

  • Thiago disse:

    Bobagem…todo mundo sabe que as organizadas não são responsáveis totalmente pelos atos de vandalismo e violência da torcida do Cry… É banalizar o problema. A torcida toda do Cry tem responsabilidade nos atos vexatórios. Proíbam a máfia azul e pavilhão que vai continuar a baixaria. Querem apostar?? Está na natureza da torcida. Enquanto não derem um gancho gigante no clube, tudo vai continuar.

  • Gustavo Moreira disse:

    Nós, torcedores, somos tão ludibriados, que a época mais chata do futebol é justamente esta.
    Dr. Gilvan promete isto ou aquilo sobre as organizadas, mas tudo vai continuar a mesma coisa…
    O Kalil garante R-10 no Galo… Depoimento fajuto – Claro, quem pagar mais, leva… Aliás, o Galo deve investir sim no R-10… Para o futebol brasileiro, que há deficiências em marcação, o cara é ótimo, marca muitos gols. O problema do Galo são as outras posições… É a falta de um pulso firme… É time que jogador faz o que quer…
    No América, muitas promessa de mudanças… Mas com certeza, vai continuar a mesma barca…
    Pessimismo? Não, afinal, Schopenhauer, não é brasileiro!
    É época de grande atuação dos empresários… Figura nefasta, só pensa no capitalismo… Geralmente, são pessoas que nunca praticou algum esporte… Alguns, participam, “Arremesso de verdinhas ao bolso”. O gordinho Walter, anunciou que iria ao Curingão… Está indo para o Sport Recife… E o Paulo Bayer, um dos melhores do Brasileirão… Vai para o Criciúma. O Éverton Ribeiro, bom jogador e um dia poderá ser craque, mas craque arranjado, nem bem chegou e já vai… Lógico que já ia…Antes de chegar!
    As especulações são muitas… principalmente em época de Taça Cidade de São Paulo… Competição que perdeu o seu Glamour! No início dos anos 70 ou 80, compensava assistir, dela saía os maiores craques do futebol brasileiro. Este ano, vi um marketing muito grande sobre o São Paulo e o Corinthians… Achei que daí sairia o campeão, mas neste momento, o São Paulo, apenas empata com o Kashiwa Reysol. Os pequeninos japoneses… Aliás, no futebol de hoje, os grandalhões levam vantagens, são mais caros. Assim como outrora, os escravos de dentes bons, vistas boas, grandalhões, vigor físico, determinava seu preço. Não sei se os técnicos, grandes olheiros, observam somente os que são grandes… Em tudo… Tá muito misturado, nessa “lama”, que é o futebol!
    Neste quesito, vejo uma paixão muito grande entre torcedores. Por exemplo, um torcedor do Cruzeiro, me disse que o time faturou com a venda do Diego Souza… Ri, mas pensei, lucrou mesmo… Com a sua dispensa! Ora ora amigos, o D. Souza é do mesmo empresário do Willians, que não rendia nada lá fora. Simplesmente foram trocados e o Cruzeiro se deu bem tecnicamente, mas economicamente, sei não… E pensar, que no valorizado time do Cruzeiro, tem jogador do Ratinho… Amigos, o time, só tem participação nos direitos federativos do atleta, quando ele, geralmente, assina por 3 ou 4 anos com o clube. No mais, são atletas nômades, colocados no clube para serem vendidos, em que nem sempre ganha a instituição… Ganha a justiça dos homens… Então torcedores. não entendo o porquê de tantas brigas nos estádios. O torcedor não ganha nada… a não ser, tristeza ou alegria… Momentânea…
    E assim, a chatura dos esportes permanece nas tragédias, Anderson Silva, Schumacher e Neymar… Que perdeu a Bruna… Vai pra casa Neymar!!!!!

  • Frederico Dantas disse:

    Tomara que ele consiga vencer esta guerra. Só de ter a coragem de peitar já merece respeito. Nem o Cruzeiro nem qualquer outro clube precisa, ou deveria precisar, desse tipo de gente.

    Aí fica a pergunta. Se ele se impuser e mantiver a proibição de esses bandidos entrarem no estádio e eles aprontarem na rua? De quem será o problema? É óbvio que será da polícia.