Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Avaliação do Galinho que faz bonito na Copa São Paulo, com a opinião de Célio, bicampeão da competição

Três interessantes opiniões sobre o Junior do Atlético que está fazendo bela campanha na Copa São Paulo.

Agradeço ao Célio, Paulo Henrique e Paulo Afonso, em especial ao Célio, ex-jogador, que nos honra com a visita ao blog e mata saudades de muita gente que às vezes pergunta por ele.

Só pode ser o Célio que vi jogar e tive o prazer de entrevistar.

Está na foto que encontrei nos arquivos do http://www.observatoriodoesporte.com.br

e que publico no fim deste post:

*  “Fui campeão da taça São Paulo duas vezes pelo Galo.

A segunda fui artilheiro e fiz o gol da final.

Para ganhar a taça São Paulo, a equipe tem que ter um belo conjunto coletivo, um esquema tático bem definido, no mínimo quatro valores individuais que façam a diferença e jogar com muita raça.

Tudo isso o Galinho tem, os meninos estão vibrando até com saída de bola para lateral, da para observar que eles estão extremamente focado naquilo que eles querem.”

Célio

—-

* “Assisti os jogos do Galinho contra Flamengo de Guarulhos e São Paulo.

A empolgação dos colega não é a toa. Nunca vi um sub-20 do Galo tão bom quanto este.

Vários destaques individuais, muita obediência tática e jogo bonito.

Na semifinal, enfrentará o Santos que também é um timaço!! Este jogo promete!!”

Paulo Henrique

* “Avaliações:
01 – Uilson: fraquíssimo. O reserva dele está convocado para a Seleção. Deve ser jogador do Maluf ou do Ricardo Guimarães…
02 – Alex: Melhor que Michel, Carlos César e tem chances de ser melhor que o Marcos Rocha…
04 – Donato: Fraco…
14 – Gabriel: Bom, tem potencial…
22 – Leonan: Chega muito bem à frente. Pode ser bem trabalhado para virar um bom lateral…
05 – Eduardo: Melhor jogador desta base. Parece muito com o Ramires, tanto no futebol quanto fisicamente…
08 – Gustavo: Normal, não se mostrou nem bom nem ruim..
10 – Dodô: Bom, mas longe de ser um camisa 10 de qualidade…
09 – Nolasco: Incomoda a defesa adversária. Estilão Jô. Pode ser que dê certo no profissional…
11 – Carlos: Uma das promessas do time. Bate bem na bola, se movimenta bem. Tem chances de ser um bom jogador, não mais que isto…
19 – Marquinhos: Erra muitos passes, atrasa um pouco o jogo. Não achei nem de longe o que falam dele. Vai ser um Renan Oliveira da vida…
Rogério Micale: prepara sempre times competitivos. Às vezes acha que já ganhou e relaxa (como na última competição, quando tomamos de 6 do Santos). Mas seus times sempre estão disputando títulos, ou seja, os meninos já sobem acostumados com as decisões…”

Paulo Afonso

—–

Célio é o primeiro da direita, agachado:

Foto-Divulgação-Atlético2

“Time campeão mineiro tinha a mesma base dos vices de 77 e 80. Na foto: João Leite, Gregório, Carlinhos, Cerezo, Luisinho, Osmar Barão, Silvestre, Hilton Brunis, Alves, Sérgio, Wilmar, Dario, Miranda, Pedrinho, Marcelo Oliveira, Geraldo, Ziza, Márcio, Renato, Célio.” (FOTO: Divulgação Atlético)


» Comentar

Comentários:
0
  • marcio martins disse:

    Minha visão sobre os juniores( não só do Galinho, mas todos em geral)

    1-) Entram em campo mais preocupados em saber as posições das cameras de TV do que sua própria posição.

    2-) Desde novinho já NÃO SABEM cantar o Hino Nacional

    3-) São precoces, já novinho aprendem aquela bobeira de beijar a aliança

    4-) Aprendem rápido também aquela coisa tosca de correr pras cameras e dizer te amo¨ pra alguem quando fazem um gol. Isto sem falar daquela bobeira do coraçãzinho com as mãos.

    Resumindo: Já me dão preguiça desde cedo.

  • Paulo Afonso disse:

    Quem viu o jogo ontem deve ter percebido que eu não errei nas minhas avaliações… E acho que o jogo mostrou mais uma vez que não tem que gastar 5 milhões de Euros para comprar metade do passe e ficar pagando 450 mil reais por mês para jogador mediano/bom, principalmente quando não quer vir… Esquece esta história de Elias e aposta no Eduardo… Imagina ele jogando ao lado de Pierre, Leandro Donizete e Ronaldinho… Este garoto vai arrebentar… no final do ano vai ter muita proposta de clube Europeu na casa dos 15 milhões de Euros…

  • Paulo Afonso disse:

    Wladimir, para quem conhece de futebol, tanto por respirar isto há mais de 30 anos quanto por ter sido jogador (da várzea ou profissional), é possível avaliar o menino de 5 anos de idade e falar se ele tem jeito para ser um jogador de futebol… E pode ser por ter talento nato ou por ser disciplinado para ser “fabricado”… As avaliações que eu fiz são neste sentido… Meninos de 17 a 20 anos fica muito mais fácil acertar o futuro que terão… Os que eu disse que são fracos, são mesmo… Quem anotar estas avaliações pode me cobrar daqui a 15 anos…

  • humberto disse:

    Lógico que não podemos nos entusiasmar, pois são apenas jovens da base, talvez nunca chegarão ao profissional, mas tem alguns que me chamaram a atenção, Alex, carlos, gustavo e principalmente o marquinhos, mas muita calma nesta hora.

  • paulo roberto disse:

    Espero que o treinador do Galo não tenha receio de lançar os jogadores da base, o time profissional está equilibrado e competitivo, agora é só ir dando oportunidades aos garotos, lembrando que nesse ano tem vários campeonatos para serem disputados. entre os jogadores que vem de fora e os da base tomara que dê preferência aos da base atleticana. Uma observação o São paulo todo o ano no mínimo 2 jogadores da base são lançados, haja vista que é o clube que mais dá oportunidades para os seus jogadores.

  • Wladimir disse:

    É lamentável ouvir tantas pessoas julgando o trabalho de base do Atlético sem nem ao menos conhecer a história dos jogadores que lá estão. O galo hoje é referência nacional em trabalho de base. Possui qualificados profissionais trabalhando e jovens que deixaram seus lares em busca de um sonho. Estão lá pelo mérito e pela qualidade demonstrada. Existe um equívoco gravíssimo entre as pessoas em acharem que jogador de 17, 18 ou até 20 anos precisam já estar prontos para jogar profissional, considerando que em média, apenas as exceções o fazem. Na maioria das vezes essa maturidade ocorre aos 23, 24 anos. Portanto, parem de falar de futebol de base como se entendessem e respeitem mais esses garotos. Vou
    Começar a taxar esse ou aquele repórter como fraco, ou esse ou aquele Post como fraco… Será que vão gostar? Esse por exemplo eu definiria como abaixo da crítica . É bom esse tipo de comentário? O que acham?
    Fica aí a lição! Gostem ou não!
    Abraço

  • audisio disse:

    Grande Marcelo Oliveira. Orgulho atleticano. Sempre campeão por onde passou. Nesse momento está dando uma ajudinha para o lado azul da lagoa mas a camisa que perdura é a alvi-negra! Continuando a aprender e um pouco mais testado poderá vir a ser o técnico do time do coração para apagar a péssima impressão da sua primeira passagem!

  • João Paulo disse:

    Bom dia Chico Maia.
    Tive o prazer de conhecer o Célio quando ele morou em Campos Gerais. É uma pessoal excepcional e sabe mto de futebol, todos por aqui sentem falta dele. Durante o tempo em que ficou aqui, a cidade era interessada e sempre tinha jovens em condições de tentar uma carreira profissional pois ele incentivava e passava mta coisa que aprendera com os craques q jogou. Além disso, o trabalho dele exercia um importante serviço social. Parabéns Chico, sempre vale a pena ler seu blog !

    * Galo precisa de um volante mais técnico .

  • Pedro Vitor disse:

    Bom Chico. ´E legal ouvir opiniões de pessoas ligadas ao futebol, e que tenha essa linha de calma na hora de elogiar. Tem uns que jogam pra cima demais, e rebaixa muito também na hora de julgar. Dodô por exemplo, é um meio de campo, promissor, tem calma pra jogar, bate bem na bola, não é rápido, e nem um cracaço, mas me lembrou o Ramon Menezes. Não vai surgir como o Renan Oliveira e nem o Tcho, que foram elogiados, o primeiro, disseram que era o Zidane, e o segundo disseram que era o Ronaldinho Gaucho, ainda depois dos gols na seleção onde deixou o Willian ex Corinthians no banco. E o Carlos, vem amadurecendo, boto fé, mas ele tem de decidir mais, naquela partida em que perdemos do Santos, Carlos teve duas chances cara a cara, numa a bola explodiu na trave, e na outra chutou em cima do Goleiro, no segundo tempo, o Santos virou o jogo…hoje precisam entrar ligados, e decidir mais. E ate que enfim vem um bom zagueiro, um lateral esquerdo…direito, mas dizer que vai ser Marcos Rocha, é complicado, porque o Marcos comeu muito feijão com batata no Atlético, pra chegar a onde estar hoje…o Rocha precisa olhar pra traz, e reconhecer isso, e deixar o barco correr. Parece que ele subiu no pedestal, é um sr lateral, mas se descer do salto, vai ser o proximo a pegar vaga na seleção…

  • marcio cunha disse:

    A nossa torcida é mestre em queimar jogadores da base. haja visto mancine, e agora marcos rocha só porque é da base tem que jogar mais que os medalhoes. Não tem nenhum lateral melhor hoje no brasil. Os destaques que vi nesse time são: Alex, Eduardo, Carlos, mas sei que não adianta lançar no time profissional porque loga a torcida já queima.

  • Paulo Afonso disse:

    Julio Cesar o Micale não está sempre em decisão para levar goleada… Mas ele leva seus times às decisões… Das mais recentes, foi campeão da Copa SP 2008, Taça BH 2009 e 2011, vice Brasileiro em 2009… O problema, como eu disse, é que quando fica fácil ele se perde, como foi contra o Santos na Copa Brasil ano passado (depois de ganhar aqui de 2×0 foi lá pensando na final e trouxe 6×1 no lombo)… A disposição que faltou contra o Nacional sobrou contra o São Paulo… E espero que o time vá “mordido” contra o Santos, com a mesma vontade deste último jogo…

  • Adalton disse:

    O time é bom, mas nem tanto; tem uns 3 que poderiam ser testados no time profissional: Alex, Marquinhos e Carlos e talvez o Eduardo. O time joga com a defesa atotalment e exposta, como o time do Cuca jogava. Todos em linha, e se o adversário toca a bola na frente deixa todos para trás. O Atlético, também venceu a última Copa SP em 1983, um absurdo. Parce, que o Clube , nos últimos 30 anos, esqueceu que é preciso ganhar campeonatos.
    Atualmente, o Pres. Kalil vem resgatando um pouco dessa tradição que o Atlético tinha antigamente de ser um time ganhador de títulos. Precisa incrmentar o sócio-=torcedor, com sócios do interior também. Não pode se acomodar com essa conquista da Libertadores.

  • Paulo Afonso disse:

    ze lambada, quem assistiu aos jogos do Brasileiro sub-20, da Copa do Brasil sub-20 e da Copa São Paulo, sabe do que estou falando… O Uilson é muito fraco… sai mal do gol, rebate muitas bolas, tentar mostrar toda hora a habilidade que não tem com os pés… é susto atrás de susto… O Marquinhos jogou bem contra os times menores e parece que tremeu contra os maiores e nas decisões, já que errou demais nos passes e atrasou muito o jogo… Acho que precisa ser melhor trabalhado senão vai ser um Renan Oliveira sim…

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos ! Menos gente, com essa empolgação com o Galinho na Copa São Paulo ! Não vi ninguem candidato a craque. Atleticanos são sempre mais comedidos e analiticos: não transformam ainda promessas em craques da noite pro dia. Como acontece por aí !! Antes de perder por 6X0 pro Santos em 2013, esse time levou 6 tambem do Vitoria. Dizer que Rogerio Micale esta sempre em decisão pra levar goleada é ridiculo. A defesa joga absurdamente em linha, totalmente mal posicionada e o Uilson joga no limite da grande area pra dar tempo de fazer “cobertura” da defesa. Positivo foi disposição e indo sempre 2 ou 3 jogadores pra cima do jogador que recebe a bola pra pressionar e roubar a bola. Torço pra algumas promessas se firmarem como profissionais. O maior numero possivel. Carlos Henrique pega bem na bola de fora da area, Marquinhos precisa de um pouco mais de calma, Eduardo fez boa apresentação contra o São Paulo, e o lateral Alex precisa de orientação tatica. No segundo tempo o São Paulo forçou e quano o adversario passa por um marcador, estara passando por todos porque estão sempre em linha. Rogerio Micale vem com essa situação a tres anos , pelo menos e não conseguiu arranjar uma solução.

  • ze lambada disse:

    essa avaliação do Paulo Afonso mostra que ele não sabe nada de futebol falar que o UILSON e fraco, falar que o MARQUINHOS e ruim bom e o cruzeiro, América, flamengo e os outros que ficaram de fora. Chico fala para alguém do galo para dar um chance para o goleiro Lee para agente ver se ele da para jogar no galo.

  • mauro disse:

    Que saudade desse time….

  • PAULO JORGE disse:

    joguei com o célio no juvenil do galo em 1977,um grande artilheiro.sua opinião é é valorizada pelo seu conhecimento no esporte.

  • Márcio Luiz disse:

    A piaba usa em seu time da taça São Paulo vários jogadores que já atuam no time de cima até como titulares. Um exemplo é esse Neílton que já foi anunciado como “reforço” amanhã para enfrentar o Galinho da Massa.

    Espero que os meninos do Galo entrem em campo amanhã para realmente disputar uma semi-final, e não ficar assistindo ao Santos jogar como aconteceu na semi da Copa do Brasil sub-20.

    Se for pra jogar daquele jeito melhor retornar a BH hoje ainda.

  • Silvio Torres disse:

    Engraçado, tô acompanhando as imensas maracutaias com o dinheiro grosso da venda do Neymar para o Barça. A cada momento estoura uma tampa de esgoto nova. E o galo é que tem dinheiro bloqueado pela nossa “justiça” e receita federal? Eu heim…….

  • Carlos da Mata disse:

    Não vamos nos esquecer que foi a base de time do Galinho que no ano passado foi eliminado por este mesmo Santos na semifinal da Copa do Brasil Sub-20.

    Todo cuidado é pouco. Logicamente o time pode estar mais maduro e já conhece bem seu adversário, o Santos.

    Levo fé nesse Carlos, alias já venho comentando isso desde 2012 quando ele foi Vice-campeão pelo Galinho na final da Copa do Brasil Sub-20 contra o Vitória da Bahia.

  • Roberto Luiz de Aguiar disse:

    Chico, sexta-feira qdo voltava para Sete Lagoas “peguei” o engarrafamento de 15 kms devido a um acidente com uma carreta com areia no trevo de Ribeirão das Neves. Resultado: saimos da rodoviária de BH às 7 da noite e chegamos na rodoviária de Sete Lagoas 15 para as 4 da manhã de sábado. Que dureza, viu. Privatização da 040 já. Um abraço. PS: continuo na rádio da Assembleia Legislativa e sonhando com um trabalho em Sete Lagoas, perto da família.

    – BH e SL