Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Fórmulas, originais ou não, que poderiam melhorar o nosso campeonato

Os campeonatos estaduais já rolam país afora e o Mineiro começa neste fim de semana.

Entendo que a fórmula deveria ter sido mudada há muitos anos para o bem do futebol como um todo, principalmente para os clubes do interior, que jogam menos de três por ano, montam times apenas para essa disputa e vivem numa gangorra perversa.

Os mais tradicionais são como elevadores, que sobem e descem em rotatividade, com direito ao desaparecimento temporário ou definitivo de alguns.

Outros nascem, crescem, vivem seus momentos de glória e daí a pouco também desaparecem como num passe de mágica. Ou mudam de cidade, de nome sem cumprir com a finalidade básica que seria representar de forma permanente a comunidade onde nasceu.

cam

Assim como dezenas de partidos políticos do país, alguns clubes são de aluguel, embalados por empresários do mundo da bola que visam apenas ganhar dinheiro. Enquanto for interessante, tudo bem; caso contrário, fecha-se a portas e aquele abraço para quem acreditou!

Em Minas gerais a primeira mudança deveria ser o fim da Terceira Divisão, chamada hipocritamente de “Segunda”, já que esta é chamada de “Módulo II”.

Ridículo!

Há várias sugestões de fórmulas interessantes. Uma das que mais gostei, foi inspirada na Copa do Mundo: durante quase o ano todo os muitos clubes mineiros em todas as regiões do estado disputariam a Primeira e Segunda Divisões, com 15 ou 20 clubes cada uma, com acesso e descenso de quatro.

CRU

A primeirona sem Atlético, Cruzeiro, América e o campeão do interior do campeonato passado, que só entrariam na fase decisiva que poderia ter 32 clubes, que decidiriam o título nos mesmos moldes da Copa, durante um mês de disputa.

Ou seja: durante a maior parte do ano os clubes do interior disputariam a classificação, assim como os países disputam as eliminatórias do Mundial. Os custos seriam mais baixos, já que poderia haver a regionalização nas fases iniciais, visando viagens mais curtas e a montagem das equipes teria como base a prata da casa. Há bons jogadores em todo o estado, mas sem oportunidades.

Tenho certeza que todo ano veríamos mais revelações e jogos muito mais disputados, equilibrados e atraentes para o público.

AME

A TV Minas, do governo mineiro, poderia transmitir a Segunda Divisão com um jogo ao vivo para todo o estado em cada rodada, gerando visibilidade, aumentando o interesse de prováveis patrocinadores para os clubes. A Globo ou qualquer outra rede privada continuaria com a Primeira, do jeito que já funciona, e Atlético e Cruzeiro não perderiam o filé da ótima e justa verba que recebem todo ano.

E quem sabe uma novidade do interior sendo campeão ou disputando a final contra um dos grandes da capital?

Certamente teríamos times bem entrosados, com jovens e bons valores lutando por seu espaço no futebol.

ipa

Na atual fórmula alguém acredita que o título escapará do Galo ou da Raposa? Talvez valha uma aposta no América, que muito de vez em quando dá o ar da graça na briga pelo título.

Alguém poderia dizer que estou me esquecendo do Ipatinga, campeão em 2005; vice em 2006, mas essa foi uma exceção, rara, e mesmo assim porque o Cruzeiro fez do clube do Vale do Aço a sua filial; uma chocadeira de luxo, onde ex-juniores promissores e contratados sem espaço na Toca da Raposa faziam o seu estágio. Como a ninhada era de boa qualidade, inclusive o treinador, Ney Franco, o Tigre fez história.

Mas, bastou sair debaixo do guarda chuva celeste que a carruagem virou abóbora e deu no que deu.

Depois de zanzar por Betim, Nova Serrana, Sete Lagoas e outras paragens, inclusive com o nome “Betim”, voltou às origens, retomou o nome e tomara que represente bem o Vale do Aço, honrando novamente a pujante Ipatinga.

Cidade forte econômica e politicamente, detentora de imprensa poderosa, que tem como um dos principais nomes o Fernando Rocha, que escreveu em sua coluna de hoje no Diário do Aço, a respeito da temporada mineira 2014:

* “… no próximo domingo teremos o início do Campeonato Mineiro da 1ª Divisão e, logo depois, a 2ª Divisão ou “Modulo II” como convencionou chamar a Federação Mineira.

Emoções fortes nos aguardam com as presenças simultâneas e inéditas de Galo e Raposa na Libertadores, a Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, tudo muito apertado com jogos até três vezes por semana, por conta da realização da Copa do Mundo em junho/julho.

Há, especialmente para nós do Vale do Aço uma grande expectativa em relação à volta do Ipatinga, sob o comando técnico de Reinaldo, o “Rei”, ídolo não só dos atleticanos, mas de todas as torcidas, pois se trata de um dos maiores jogadores na história do futebol brasileiro.

Também pela presença do Social na mesma disputa do “Módulo II”, elevando o termômetro da rivalidade regional, com asas presenças não menos ilustres do Democrata-GV e América de Teófilo Otoni, todos imbuídos do mesmo propósito de retornar à elite do futebol estadual…”


» Comentar

Comentários:
0
  • CHICO MAIA .não sei pq a midia de MINAS GERAIS continua insistindo que no interior do estado existem CLUBES ,existem no máximo alguns TIMES ITINERANTES tipo TOMBENSE,NACIONAL,IBETINGA,BOA,que as vespers de iniciarem os campeonatos alugam ou vendem as suas logomarcas par aos empresários,estilo URAM e ROBERTO TIBURCIO que alias nem podem serem acusados de nada pq a profissão escolhida por eles é esta.
    Inclusive tem jogador agenciado por eles que conseguem disputarem 3 campeonatos diferentes durante o ano.
    Sua cidade SETE LAGOAS é o mais recente exemplo disto,conheço o GERALVIDS mecenas do MINAS mais recente integrante da DIVISÃO ESPECIAL da FMF,aventurou inclusive no futebol amador durante mitos anos ,com passagens brilhantes pelo futebol das categorias de base de BH e BETIM e na hora que conseguiu ascenção com um time profissional ,passou ele nos cobres e ainda te, gente achando que o comprador fez um NEGOÇÃO.

  • THIAGO disse:

    Essa sugestão e ótima, porem enquanto estiver no comando da FMF esse Paulo Schettino que e um malandro e babaovo dos times grandes da capital nada vai mudar. Infelizmente!

  • humberto disse:

    Assino em baixo tudo que vc. disse. Quem estiver disposto a escutar mais um massacre da crutiaia contra o galo que escute o programa.

  • Martens disse:

    Com certeza seria a forma de estadual a ser copiada pelo pais a fora !!

  • thales rosa disse:

    Chico hoje ouvi vcs falando no radio vivo sobre a arrecadação para pagar a multa do Genoino. Mas ninguém da mesa disse que quem pagou essa multa fomos nos mesmos, todos os brasileiros. Os Petistas que ocupam cargos de confiança no Brasil todo foram obrigados a dar parte de seu salario para pagar essa multa.

    Eu falo isso com conhecimento de causa, tenho um amigo que trabalha na prefeitura em uma repartição dominada pelo PT e todo o mês no 5° dia útil passa um cidadão recolhendo 10% do salário de todos os cargos de confiança para o cofre do partido.. e assim caminha nosso país. Esse mes o recolhe foi maior para pagar essa divida………..

  • luiz ibirite disse:

    é paulo depois de ler seu comentario realmente acho que vcs são uns pobre coitados que são açoitados todos os dias seja aqui nas minas gerais ou no cenario nacional afff!..

  • Paulo disse:

    Na minha opinião a forma que o campeonato vem sendo disputada nos últimos anos é boa e não merece alteração.
    Acho que o campeonato Mineiro não é mais nenhum destaque.
    P.S.
    Boa tarde

    Acho uma covardia o que a imprensa, vem fazendo com o Atlético. Só falam de atraso de salários e dívidas.Tentam jogar Tardelli contra a massa com fofocas…

    Repórter JVX como sempre pega leve nas perguntas com dirigentes e jogadores do cruzeirin no seu programa.

    Quando se trata de dirigente e jogadores atleticanos, as perguntas são duras e tratam sobre: dívidas, ações trabalhistas, atritos etc.
    O diretor de futebol do cruzeirin, Alexandre Mattos reparticipou ontem do programa bastidores e não foi pergunatdo a ele sobre Dívidas do clube, ações trabalhistas, calotes, A PROMESSA de Colocar na cadeia a BANDIDAGEM AZUL (máfia azul e Pavilhão)etc.

    Hoje será a vez do Eduardo Maluf e podem esperar que ele será pressionado com perguntas sobre: atraso de salários, dividas, ações trabalhistas, atritos, entre jogadores etc…
    O repórter vai ler perguntas de cruzeirenses SE PASSANDO POR ATLETICANOS perguntando sobre todos esses assuntos só para denegrir a imagem do Clube
    É Galo contra tudo e contra todos.

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO CHICO:
    Mais uma vez; excelente comentário sobre o calendário do futebol….Boa sugestão quanto as fórmulas do campeonato mineiro, com chaves regionais e depois os campeões de cada chave ir para o confronto final contra CRUZEIRO,ATLÉTICO E AMÉRICA..

  • Orlando cardoso disse:

    A aproximadamente 03 anos tive o trabalho de levantar os dados dos campeonatos mineiros nas últimas tres décadas e esboçar uma fórmula de disputa do campeonato mineiro semelhante a sua proposta. Encaminhei o trabalho, para alguns da imprensa, inclusive Chico Maia, além da FMF, alguns clubes, principalmente do interior, pessoas como Wilson Piaza e Afonso Celso Raso, mas tirando um telefonema que recebi do Piaza, não houve interesse.
    A única diferença em relação a sua proposta, é que estariam garantidos para a fase final do Mineiro, além de Atlético, Cruzeiro e América, todos os times que disputassem uma das Séries do campeonta Nacional, ou seja, Série A, B, C ou D., sendo que os clubes indicados para a disputa da Série D do ano seguinte e Copa do Brasil sairiam deste Campenato mineiro. o número de clubes ficariam em 12, como o atual, e disputado no mesmo período.
    O que teríamos com isso. Os clubes do interior teriam calendário, jogariam a maior parte da disputa regionalmente, maiores empregos no esporte, entretenimento nas cidades, revelações de jogadores, e fortalecimento do futebol mineiro. jogando próximo, poderia-se inclusive ter o campeonato de junior ao mesmo tempo, e as equipes viajariam no mesmo ônibus do Profissional.
    Não é possível que no país chamado do futebol, tenhamos todo final de semana cidades importantes sem a realização de uma partida de futebol. Essa mudança é urgente, possível, justificável e necessária. Com a palavra a Imprensa, Clubes, Federação, Governo e pessoas interessadas.

    Um abraço,

    Orlando BH-MG

  • Só a mídia de cada estado e dirigentes que se locupletam com o futebol estadual, insistem na manutenção destas fórmulas absurdas. Particularmente, estou esperando o fim da Copa do Mundo para ver como os torcedores vão passar a ver seus campeonatos estaduais, competições regionais e disputas nacionais. Se não houver uma mudança drástica, na infraestrutura e na gestão, não tem fórmula, original ou não, que salve estas competições. Para MELHORAR alguma coisa, é preciso de uma reforma, completa, pela base. Coisas absurdas como os campeonatos carioca e paulista só provocam discussão (isto a mídia adora), para não chegar a Lugar nenhum. Vamos aguardar…

  • Paulo Henrique disse:

    E a fórmula do campeonato paulista?

    Os dois primeiros de um grupo podem se classificar para o mata-mata com ZERO PONTOS, porém com saldo de gols “menos negativo” que os demais concorrentes.

    É também possível ser campeão sem vencer nenhum jogo.

    Alegam que a fórmula diminui o número de jogos. Daí se vê a necessidade urgente de um calendário decente.

  • Silvio Torres disse:

    Chico, eu só não entendo essa verdadeira “doença” de que Atlético, Cruzeiro e até o América têm que disputar o estadual, seja em fase for. A fórmula seria simples: times das séries A e B ficariam fora do torneio, que seria disputado pelas outras equipes o ano todo. Os prêmios para o campeão e primeiros colocados seriam os acessos ás séries D e C do Brasileiro e Copa do Brasil. Simples assim. Atlético, Cruzeiro e América só entrariam no estadual na hipótese de serem rebaixados para a terceirona. É claro que isso deveria valer para todo o país. Se o Boa ou o Tupi subirem para a série B, estariam também fora do Mineiro. No que dariam Graças a Deus, tenho certeza.

  • Anderson Palestra disse:

    So discordo em colocar Cruzeiro, atletico, america e o campeao do interior. Tem que entrar na fase final os clubes mineiros participantes das series A e B, ja que os mesmos têm calendario quase que o ano todo.

  • Renata Lemos disse:

    Bom dia.
    Gostei muito do seu artigo sobre a fórmula do Mineiro e queria autorização de publicá-lo no Jornal PODIUM desta semana. Fico a disposição para mais esclarecimentos.

    – Varginha