Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O país da impunidade está virando um depósito de gente!

O Brasil vai se consolidando dia a dia como um “depósito de gente”, onde a vida das pessoas pouco ou nada vale. Este acidente na Linha Amarela, no Rio, ontem é apenas mais um exemplo. Agora há pouco a Globo mostrava imagens de dezenas de caminhões passando no mesmo local, apesar da proibição, e menos de 24 horas após a morte de quatro pessoas e um transtorno colossal.

Tudo provocado por um irresponsável, que, na certeza da impunidade, transitava pelo local com a caçamba levantada, possivelmente para esconder a placa da visão das câmeras de vigilância.

Por falar em vigilância onde ela estava? Em qualquer país civilizado do mundo, qualquer movimento irregular de veículo em vias muito movimentadas a polícia aparece logo.

Aqui, não acontece nada. O marginal que provocou o acidente de ontem já deve estar cuidando da vida, aguardando o momento de pegar um novo caminhão para dirigir e cometer outros crimes, lá mesmo, ou em outro lugar do país.

acidente-linha-amarela

E essa tragédia para várias famílias do Rio só virou notícia em rede nacional porque ocorreu numa das principais vias da cidade das Olimpíadas de 2016.

Este tipo de irresponsabilidade de motorista ocorre a todo momento no país todo. Peguem as nossas estradas e avenidas, onde transitamos quase que diariamente: BRs 040, 381 e etecetera e tal.

Caminhões e automóveis sem condições de trafegar, cargas com peso acima do permitido, manobras absurdas, excesso de velocidade e por aí vai. Sem fiscalização e sem um canal para onde você possa ligar e denunciar.

Anteontem, na Br-110, na Bahia, um trator caiu de um caminhão, atingiu um ônibus da Gontijo, matando 14. Sim, senhoras e senhores: 14 pessoas mortas em conseqüência de uma carga irregular.

onibus-trator

E quando alguém consegue denunciar, o policial ou outro agente público diz que “infelizmente” não pode fazer nada porque não há viatura para ir ao local no momento, ou que o equipamento está estragado e bla bla bla…

Sem falar na transferência de responsabilidade. Duas semanas atrás, às 7h30, um comerciante amigo meu estava a caminho da Ceasa, acompanhado por um funcionário e um neto. Trafegava por uma estrada de terra de acesso à Br-040 e quando faltavam 100 metros para chegar ao asfalto, foi interceptado por dois motociclistas, ladrões armados com revólveres, que lhe tomaram o dinheiro com o qual faria as compras e ainda o agrediram.

Coincidentemente passava uma viatura da Polícia Rodoviária Federal, que atendeu aos acenos desesperados dele. Muito gentis e solícitos, os agentes ouviram atentamente a história, mas . . .  disseram ao assaltado e agredido que “infelizmente” ele teria que ligar para a Polícia Militar, que era a responsável por aquela jurisdição!

E assim fez o comerciante que ficou no local até às 11h30 (isso mesmo, quatro horas de espera). A PM chegou, também muito gentil e solícita, registrou a ocorrência e lamentou o ocorrido, com a clássica frase de consolo a uma vítima: “Pois é! Estes bandidos estão cada dia mais ousados; ainda bem que não machucaram o senhor, o seu funcionário e o seu neto”.

Certamente estes dois ladrões continuam assaltando várias outras pessoas por aí.

E vida que segue!

O pior de tudo é que estes acidentes nunca ou raramente atingem um político ou autoridade, dessa turma que tem o poder para mudar este quadro e não muda.

Eles e parentes estão sempre bem protegidos ou trafegando de avião, helicóptero ou em carros blindados e com batedores.

taxi

Neste acidente da Linha Amarela, morreram estudantes, trabalhadores, e um taxista.


» Comentar

Comentários:
0
  • O cara trafega no horário que não era permitido, a 85 k/h, e ainda por cima falando ao celular e responde à homicídio culposo (quando não há a intenção de matar)!! Tá de sacanagem!!!

    Como dizia nosso eterno Renato Russo: “QUE PAÍS É ESSE”!

  • Jean disse:

    Quando tem guarda né Luciano,,, rsrsrss

  • Luciano Nogueira disse:

    Jean, a melhor educadora é a caneta do guarda.

  • Jean disse:

    Que me desculpem os caminhoneiros, mas, o que falta ao país é educação. A grande maioria dos motoristas “profissionais” não tem uma boa escolaridade o que faz com que não tenham consciência das consequências que a imprudência pode ocasionar a si e a outros. Diferentemente por exemplo dos aviadores que para pilotar uma aeronave necessita de estudos e conhecimento daquilo que estão fazendo e das consequências de seus atos. Porém, também vemos isso em muitos outros setores da vida do brasileiro a começar pela política e os políticos. Qual exemplo pode passar um presidente da república que se vangloriava de ter atingido esse posto sem ter estudado, e não por falta de oportunidade (conheço muitos metalúrgicos que tem faculdade) e sim por vagabundagem, que se vangloriava de não ter lido livros (provavelmente só lia rótulos de garrafa de cachaça), que se sentasse na areia não conseguia escrever nem o O com o traseiro. E a bandagem correndo solta já que a nossa “presidenta” também é um exemplo de como sendo bandido subir na vida, ou ela não foi assaltante, sequestradora, e hoje se vangloria disso? E porque também não falar de pseudos intelectuais como FHC que como muitos influentes ficam em seus gabinetes com ar condicionado lançando teorias de que o bandido é fruto da desigualdade social e, portanto, tem que serem ressocializados e não punidos, colocando todos na rua para aterrorizar as pessoas de bem. Isso sem falar dos deputados e senadores, dos juízes que “trabalham?” meio expediente, tem 60 dias de férias por ano, aumentam consideravelmente seus ganhos com subterfúgios e são protecionistas e causam um verdadeiro caos com processos ficando anos para serem decididos e nós, pobre coitados conhecidos somente como “contribuintes” por esse pessoal do poder público. Que se danem então a todos porque merecemos isso, afinal quem os colocou lá?

  • Samuel disse:

    Muito bom texto Chico. Gostaria de ver textos como este falando sobre o helicóptero do pó. Não consegui compreender como um funcionário de alta confiança com um veículo de sua empresa transportava uma carga daquela e não ha a menor responsabilidade sobre os fatos. Somando o fato de haver mentira ao dizer que o veículo estava em manutenção e não haver outros suspeitos.
    Quanto as estradas, além da falta de fiscalização, temos estradas extremamente arcaicas, que não comportam o número de veículos. Com projetos engavetados ha décadas. As soluções são sempre arrecadadoras como colocação de radas, multas pesadas no sentido financeiro e impostos cada vez mais caros. Não temos direitos neste país. Só se cria deveres. Amo o Brasil, mas estou cada vez mais envergonhado por tamanha falta de vergonha. Uma nação sustentada pela classe B e C, mas com decisão política da classe D. Abaixo voto obrigatório! Quem sabe não conseguimos acabar com esse populismo que há décadas atrasam essa terra.

  • Luciano Nogueira disse:

    Nunca a frase “pra inglês ver” foi tão adequada para a situação que vivemos. Não se fiscaliza nada, exceto o pagamento dos impostos.

  • J.B.CRUZ disse:

    na vida tudo pode acontecer a qualquer momento…acidentes,imprevistos,intempéries,traições,assassinatos,irresponsabilidades,hipocrisia,demagogia,intrigas e a mãe de todas maldades que é a mentira..para combater essas coisas o antídoto é prudência,fé,esperança,paciência,serenidade,fidelidade,lealdade e a mãe de todas as bondades que é a verdade….
    como ninguém é 100% bom e nem 100 % mau, fico com o consêlho de juscelino kubitschek de oliveira o (maior estadista que o brasil já teve), “”capitalizar as boas ações e ignorar as más, das outras pessoas””….

  • Paulo disse:

    Há…que saudades daqueles tempos da Ditadura que a agente Dormia com as janelas abertas! Transitava pelas ruas altas horas sem nenhum problema!A Policia era respeitada. A Bandidagem quase não existia. Os poucos que tentaram roubar, estrupar agredir policiais, promover quebra-quebra IMEDIATAMENTE eram Presos e até executados

  • thales rosa disse:

    Alias me enganei, tem fiscalização sim mas é para conferir se o IPVA foi pago.. ou melhor para verificar se o cidadão de bem pagou para o patrão do PM que fiscaliza…. so assim para ter fiscalização em nosso país.

  • thales rosa disse:

    Não restam duvidas que o inconsequente queria esconder a placa das cameras, uma vez que transitava em horario proibido e ainda em alta velocidade, e que velocidade para o cara derrubar uma passarela de ferro e aço…

    O Brasil é um país onde cada um faz oque bem entende, ninguem fiscaliza, ninguem multa. Os funcionarios que devem fiscalizar so pensam no proximo reajuste salarial e em fazer greves.. a situação nunca melhora.

  • Que coisa mais bizarra esse acidente da passarela, Chico. Assustador. Estamos à mercê de todo tipo de incompetência, nesse país que é muito bom… para o povo cubano.

  • Junior Gam disse:

    O brasil é, sem dúvida, um dos piores países para se viver.

  • Raws disse:

    Chico por falar de Brasil, eu não acredito nos valores arrecadados pela tal “vaquinha” do PT, minha teoria é que o tal pagamento, sairá do caixa 2 dos companheiros(ou seja, do nosso bolso). Acredito até que alguns fanáticos estão realmente contribuindo, porém os valores divulgados são puro marketing petista.