Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O cruzeirense que comemora títulos pintando e colecionando carros

Essa ótima história nos foi enviada pelo Vinícius Dias, jovem jornalista pela PUC, ex-aluno do professor Eugênio Sávio.

Ele tem um blog muito bom, Toque Di Letra”, onde publicou essa mania salutar do Joaquim Lagares, da bela e tradicionalíssima cidade do Serro (uma das mais importantes da grande Conceição do Mato Dentro, hehehe…)

* “As máquinas azuis: no Serro, cruzeirense

comemora títulos em decoração de carros

Do Corcel ao Fusca, Joaquim Lagares, 55 anos, pinta um carro a

cada grande título celeste, e fala: ‘nesse ano, vou pintar outro’

Vinícius Dias

Enquanto milhares de cruzeirenses deixavam suas casas para celebrar o título brasileiro, após o apito final do jogo contra o Bahia, em dezembro passado, o funcionário público Joaquim Lagares, de 55 anos, embebia o pequeno rolo nas tintas de cores azul e branca, conferindo os detalhes finais ao Fusca modelo 1969. Depois de 30 minutos, já com a decoração alusiva ao tri, o veículo puxava a fila da carreata que ganhou as ruas de Serro, no interior de Minas Gerais.

“Coloquei na garagem e fui pintando aos poucos. Quando o Cruzeiro foi campeão, o meu filho brincou: pode terminar, pai. Está pronto!”, recorda Joaquim. Segundo ele, contudo, a intenção era guardar segredo até o dia da comemoração, marcada para 1º de dezembro. “Sabíamos que éramos campeões, mas não podíamos ficar aparecendo”, conta. A ideia é também evitar decepções como a de 2009, na Libertadores. “Havia preparado para pintar esse Fusca”, explica.

Tão logo saiu às ruas, o veículo fez sucesso entre os cruzeirenses. “Ele é atração na cidade. Os torcedores ficam doidos, pedem para tirar foto com as crianças e até para dirigir”, diz. Para esse último pedido, Lagares tem resposta pronta. “Ele fica na porta da minha casa. Quem passa por aqui para, vê, tira foto. Mas dirigir eu não deixo. Sou ciumento e, exceto meu filho, apenas eu dirijo”, justifica.

‘Rivalidade’ em casa

A paixão pelo Fusca (e pelo Cruzeiro) é tamanha que motiva, inclusive, a rivalidade com a esposa, atleticana. “Minha esposa é atleticana, de família toda atleticana. E em casa, eu tenho uma relação de rivalidade com ela”, destaca. No carro, segundo fala, ela nunca entrou. “Não pode entrar, de jeito nenhum. Ou vou sozinho ou com algum cruzeirense. Atleticano não entra no carro”, afirma.

Sr. Joaquim

‘Eu sou ciumento’, fala Joaquim Lagares
(Créditos: Arquivo Pessoal/Joaquim Lagares)

Corcel I

Corcel (centro): carro do título de 2003
(Créditos: Arquivo Pessoal/Joaquim Lagares)

Confira a história completa no blog do Vinícius, que amanhã vai nos enviar história igualmente ótima de um atleticano:

http://toqdiletra.blogspot.com.br/2014/01/maquinas-azuis-serro-cruzeirense-carros.htm


» Comentar

Comentários:
23
  • FABIO E VIVI disse:

    é isso aí joaquim o nosso cruzeiro está em toda parte. kakakakakaka

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Hahaha… valeu Anderson Palestra.
    Piadas boas assim logo cedo animam nosso dia.

    Abração! 😀

  • Anderson Palestra disse:

    Que isso Dudu, a sala de troféus do Cruzeiro e também do Atlético te incomoda? Vocês ganharam a Libertadores, tenha isso como um feito épico, único na vida do atleticano, que, a julgar pela centenária história do time de Vespasiano, será a única “uma vez até morrer”. Aproveite o momento, curta, não se zangue e nem se martirize pelo fato de Minas Gerais ter somente um multicampeão.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Thales, eu não usei a palavra “insignificante” pra me referir a Copa do Brasil.
    Quanto ao Galo nunca te-la vencido, eh realmente vergonhoso. Qualquer time brasileiro pode conquistá-la sem muitas dificuldades (prova disso eh o punhado de vezes q o cruzeiro a conquistou), além de inuner times pequenos.
    Mas com certeza eh uma grande vergonha para o Galo…

  • Andre disse:

    Esse carro e do meu pai e esse ano nos vamos pintar uma Brasília para comemorar outro tri o da Libertadores

  • Ana disse:

    Chico Maia,
    Não entendi a referência que fez a Conceição do Mato Dentro, como se a minha cidade pertencesse “a grande Conceição do Mato Dentro”, que de grande não tem nada. O Serro é uma cidade histórica de grande importância na história de minas. E não pertence a este município citado. Possui suas riquezas, como o queijo, doce, cachaça e inúmeras cachoeiras. ( São Gonçalo, Milho Verde, etc). Que por sinal esta comemorando este mês 300 anos.

  • thales rosa disse:

    Se a copa do Brasil é um titulo tão insignficante e facil de ser conquistado, porque o “poderoso” atletico-mg nao conquistou nenhuma ainda, alias nao chegou sequer a uma final??

    So para constar o atletico-mg é um dos recordistas em participações na copa do Brasil…

    Agora a libertadores de 1997 é um titulo muito antigo?? a ta bom, imagine o monotitulo conquistado em 1971, como devemos denomina-lo? peça de museu??

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Pra ser justo com esse cruzeirense doente do Serro:
    Se ele for pintar os carros pelos títulos expressivos do cruzeiro, pintará 4 carros: a julgar pelos que aparecem nas fotos, poderão ser um Fusca, um Corcel I, uma Brasília e uma Belina, representando os 2 Brasileiros legítimos e as 2 Libertadores, ainda que muito antigas.
    Quantos aos “vários” carros que teria que pintar, segundo alguns colegas lunáticos do blog… dada a devida importãncia da expressão destes outros títulos, o Sr. Joaquim iria esgotar o estoque de velotrol e velocípede da região… rsrs.

  • Thiago disse:

    Andam dizendo que o Cry na Libertadores é igual Ivete Sangalo no Carnaval. Todo ano participa, todo ano dança. Kkkkkk. Maldade

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Caro Chico e demais, não é segredo para ninguém minha antipatia à torcida azul-calcinha (no sentido geral, claro… sem referência em separado), por sua arrogância, soberba, ilusão e megalomania.
    Mas aponto um caso curioso ocorrido semana passada.
    Havia no meu perfil do facebook um pedido de compartilhamento sobre um suposto desaparecimento de um membro da torcida Motozeiros. Inclusive a postagem pedia pra que se deixasse de lado a rivalidade e que fizéssemos côro para que o rapaz fosse encontrado.

    Eu nunca compartilho algo de imediato com esse conteúdo porque são inúmeros os casos de fraude e enganação. Pois bem, não é que o suposto desaparecido foi encontrado tranquilo passeando em Conceição do Mato Dentro?

    Essa história é bem esquisita, não acham?

    Fato pra lá de curioso…

    Eis o link:
    http://www.otempo.com.br/super-noticia/presidente-da-torcida-motozeiros-%C3%A9-achado-na-regi%C3%A3o-central-1.778587

  • Thiago disse:

    Marmota mesmo. Agora quero ver ganhar Libertadores no molde atual.. Ganhar com times Argentinos em greve e disputando contra time do Peru é mole… Quero ver ganhar com 6 times brasileiros e 32 participantes- a verdadeira Libertadores- essa os caras nunca verón kkkkkkkkk a tradição do Cry em Libertadores é surra. São 14 participações e apenas 2 títulos na era mesozóica . Nunca serão !!! Kkkk

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    E continuam as marmotas azuis falando de grandes títulos e citando a inexpressiva Copa do Brasil, além do falso Tri-Campeonato Brasileiro.
    Como são iludidos e arrogantes estes pobres coitados alienados… rsrs.

  • Paulo disse:

    O Internacional é mais um das dezenas de vítimas que levou calotes do cruzeirin que NÃO gosta de pagar ninguém!

    O Clube Gaúcho luta na justiça pra receber os R$ 5,3 milhões pela venda do Dagoberto e não consegue receber!!!

    http://mundobola.com.br/r/1394032/4/Cruzeiro.org/Cruzeiro%20mantem%20reserva%20quanto%20a%20pend%C3%AAncia%20sobre%20direitos%20de%20Dagoberto

  • thales rosa disse:

    Isso ai Anderson, poderia ser um toyota Corona, ou um Carmann Ghia, um Willys Gordini… e por ai vai.. os caras esquecem do seu passado pobre e tomam essas invertidas rsrsrrssrrs

  • Anderson Palestra disse:

    Thiago, o penúltimo carro do cara, caso fosse atleticano, seria um Sinca Xambo ou uma Vemaguete.
    Isso sim é ter um título antigo.

  • Márcio Luiz disse:

    Desculpem a franqueza, mas…

    que marmota.

  • J.B.CRUZ disse:

    depois dizem que o futebol é”” menos importante, dentre as coisas mais importantes””…para mim, na vida o futebol é a “coisa mais importante do nosso dia a dia””…nunca coloquei o futebol acima da minha família; mas; acima de todas demais coisas””…
    ——- cruzeiro sempre !!!….

  • E o Alexandre Kalil achando que era ideia dele relacionar títulos e carros. “O que vale é o do ano”. No caso do cruzeirense do Serro, não parece importar quão atual seja o título, o carro da vez sempre será um bom e velho clássico.

  • thales rosa disse:

    haja carro para o seu Joaquim pintar, são tantas glorias tantos titulos importantes….

    Thiago se ele ficou um bom tempo sem pintar, imagine se ele fosse atleticano heim.. ele ia pintar carroças porque demorou 42 anos para seu time sair da fila de grandes titulos….

    Nos ultimos 20 anos o Cruzeiro ganhou 6 grandes titulos (1994-2014) foram 3 copas do Brasil, 2 brasileiros e uma libertadores….

    O que seu time ganhou em 20 anos? Uma libertadores?? so né..

    O placar nao teima em mudar heim Thiago, voltamos sempre no 6×1……

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Gosto (ou mal gosto, no caso) não se discute.
    Os carros ficam muito feios, mas o torcedor tem todo o direito de comemorar como quiser, ainda mais assim com alegria, sem ofender ou agredir ninguém. Está de parabéns.
    Quanto a fala do sr. Joaquim, afirmando que “atleticano não entra no carro lambrecado de azul”… resta saber primeiro se algum atleticano iria querer fazer isso. Du-vi-de-o-dó. rs…

  • Anderson Palestra disse:

    Se fosse atleticano teria uma enorme frota de 2 carros.

  • Cassiano disse:

    Que isso Thiago….. Esse tava pronto faz tempo, pena que tomou uma chuva de Veron e não pode mais sair da garagem…….

  • Thiago disse:

    Esse ficou um bom tempo sem pintar. O carro era do ano no ultimo título do Cry… Kkk