Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Uma boa ideia para combater o racismo no futebol

Um dos escritores que mais admiro, Ruy Castro, mineiro de Caratinga, escreveu esta interessante sugestão na coluna dele na Folha de S. Paulo:

RUY

“Ruy Castro”

Fim da infâmia

Torcedores racistas imitam sons de macacos quando certos jogadores negros tocam na bola. Na semana passada, a vítima foi o atacante Tinga, do Cruzeiro, pela torcida do peruano Real Garcilaso. Em 2013, foi o marfinense Touré, do inglês Manchester City, pela do russo CSKA. Ainda em 2013, foi o italiano de pais ganenses Balotelli, do Milan, ante a do Inter –antes disso, na Croácia, os torcedores locais já lhe tinham jogado bananas. Em 2012, o brasileiro Juan, então no Roma, ante a do também italiano Lazio.

A intolerância vem de longe. Em 2005, outro marfinense, Zoro, do italiano Messina, foi tão insultado pelos torcedores do mesmo Inter que, chorando, tentou abandonar o jogo –e só foi convencido a ficar pelo nosso Adriano. O problema é que atitudes isoladas são inúteis. Há pouco, Balotelli ameaçou sair de campo se voltar a ser insultado –apenas para ouvir de Michel Platini, presidente da UEFA, que, se fizer isto, levará cartão amarelo. Que vergonha.

Não há esporte mais democrático do que o futebol. Todos os clubes possuem jogadores de diferentes idades, nacionalidades, origens sociais, níveis culturais –e etnias. Donde não tem sentido insultar um adversário negro. O clube de quem faz isto também deve ter jogadores negros. E, entre seus torcedores, idem, haverá negros.

Ao ser ofendido, o jogador tenta ou finge ignorar os insultos, para não se desconcentrar do jogo. Mas, e se sua mulher ou família estiver nas arquibancadas? Omitir-se não será um sinal de covardia, fraqueza, submissão? Pois basta isso para que se perca a concentração.

Uma forma de acabar com tal infâmia seria o alto-falante anunciar, logo às primeiras macaquices, que, se aquilo continuar, o jogo será encerrado com a vitória do time do jogador humilhado. Mesmo que esteja 10 x 0 para o dos que humilham.

E esta notícia está no Uol de hoje:

* “ Aposentada é condenada a 4 anos de prisão por racismo

A aposentada Davina Castelli, 72, foi condenada a quatro anos de prisão em regime semiaberto por xingar três negros em um shopping na avenida Paulista em 2012

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/


» Comentar

Comentários:
0
  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Joaquim Cruz? Só se for parente do JB Cruz (mesma característica de escrever bobagens…RS).

    Se ainda fosse o maratonista medalhista brasileiro… rs

  • Fernando Valadares disse:

    Como tem uma torcida que gosta de ganhar na “marra”, irão ao Independência vestidos de atleticanos, se seu time estiver perdendo, os próprios imitarão macacos…
    Ei Clayton, digo Joaquim Cruz, você é o verdsadeiro falastrão, escreveu antes, o Galo virou. Tomou papudo!
    As pesquisas da Globo são encomendadas pela diretoria celeste.

  • Geraldo Lopes disse:

    O Galo só venceu, porque o América é fraco demais. Continua tomando gols bobos, não toca a bola, muito chutão, passes errados, péssima saída de bola, jogadores mal posicionados e toma muitos contra ataques.
    O Padrinho do Fernandinho é muito forte, não joga nada desde o último clássico do Brasileirão 2013. Perde muita bola e arma contra ataque com a defesa do Galo aberta. Jogar com esse monte de gente no ataque e Dátolo e Otamendi subindo o tempo inteiro é um suicídio.
    R10 tá produzindo pouco, Tardelli corre demais com a bola, ainda bem que se superam em alguma jogada individual.
    Eu tiraria o Fernandinho e colocaria o R-10 caindo pela esquerda, Dátolo vai pro meio armar e Alex ou Marcos Rocha podem jogar na lateral esquerda.
    Pra completar, a rede bobo fez duas enquetes que todos já sabiam o resultado: na primeira o público acha que o Obina deveria sim vibrar nos gols contra o Galo. Quando o Alex soneca fez isso, não vi enquete alguma. Na 2ª, pasmem, a torcida do Galo acha que o Otamendi não serve pra substituir o Réver 77% a 23, pode? Muito estranho!
    Essa é a tônica do Galo, complicar jogo fácil, mas se o América fosse um time mais maduro, dificilmente o Galo venceria.
    Com sofrimento e tudo, estamos chegando!

  • Joaquim Cruz disse:

    Que pixotada!!! Esse Alexandre Matos sabe das coisas!!!!! É novinho, mas dá cada baile no falastrão véio….

  • Joaquim Cruz disse:

    Se continuar apitando desse jeito, o Ronaldinho Gaúcho, ex-jogador em atividade, vai compor os quadros da Fifa. Como apita esse rapaz, não é Audísio?

  • Joaquim Cruz disse:

    Acho que o Juiz não está jogando bem. Como pode o Atlético perder para o América? Isso não pode.

  • Martens disse:

    Chico hoje aqui na Australia num jogo de AFL um torcedor com o filho menor fez ofensas racistas a um jogador negro, os torcedores próximos chamaram a policia que o colocou pra fora do Stadium, o clube o expulsou da lista de socios. Ano passado outro jogador de origem aborigine foi chamado de macaco por uma torcedora quando comemorava um gol , ele parou voltou e ficou do lado dela ate que a policia chegasse para retira-la do campo.

  • Joaquim Cruz disse:

    O segundo melhor time das Américas ganhou do Boa Esporte. Fazer o que? E olha que não está nem valendo

  • J.B.CRUZ disse:

    Mais 3 pontos na caixinha…..Líder absoluto…Eu já sabia!.

    ————————— CRUZEIRO SEMPRE ———————————–

    Vamos lá MECÃO, o domingo é seu…..

  • thales rosa disse:

    É uma boa, mas va convencer os velhinhos da fifa a criarem essa regra.. os caras insistem em nao colocar chip na bola para evitar “cagadas” como a do jogo do flamengo…

  • jose eustáquio disse:

    bom dia. por favor me ajude a como acessar ou ouvir locutores que eu sou fã: lucélio gomes, vilibaldo e jota jr. muito obrigado, e ag resp. taquinho.
    – santa luzia mg

  • luiz ibirite disse:

    os jogadores tambem deveriam parar todos e abandonar a partida. seria o minimo a ser feito.

  • Não existe país sul americano mais preconceituoso do que o Brasil, a diferença está na hipocrisia que consegue passar uma imagem de que o povo brasileiro é melhor que os outros. Mentira!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Acho que todos deveriam ler e refletir:
    “Se você me disser que é da raça negra, preciso dizer que você também é racista, pois, assim como os criadores de cachorros, acredita que somos separados por raças. E se acredita nisso vai ter que confessar que uma raça é melhor ou pior que a outra, pois, se todas as raças são iguais, então a divisão por raça é estúpida e desnecessária. Pra que perder tempo separando algo se no fundo dá tudo no mesmo?
    Quem propagou a ideia que “negro” é uma raça foram os escravagistas. Eles usaram isso como desculpa para vender os pretos como escravos: “Podemos tratá-los como animais, afinal eles são de uma outra raça que não é a nossa. Eles são da raça negra”.

    http://hamiltonxavier.blogspot.com.br/2014/02/eis-o-perigo-de-mexer-com-pessoas.html?spref=fb