Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

“Vergonha alheia”: o constrangimento de um pai brasileiro no Chile

Senhoras e senhores,

recebi e agradeço o importante relato do Eliezer Felipe, que pela escrita, parece morar no exterior, mais provavelmente no Chile, atleticano, que foi ver o jogo contra o Colo-Colo, quarta-feira, e presenciou cenas lamentáveis, provocadas justamente por atleticanos.

Destaco o texto dele, na íntegra, porque mostra o quanto a irracionalidade cresce no mundo do futebol, desvirtuando a finalidade do esporte, e que as pessoas de bem precisam reagir contra isso, independentemente do time para qual torça. Essa ignorância inclui ricos, pobres, remediados, pretos, brancos, amarelos e pseudos bem educados boas famílias. A primeira vez que me assustei com isso foi na Copa dos Estados Unidos, 1994, num hotel chique de Detroit, quando quatro corinthianos, também hospedados nele, cercaram a mesa onde o Juca Kfouri tomava café e o insultaram, pelo fato de ele, mesmo sendo assumidamente torcedor do Corinthians, não abre mão de ser imparcial e honesto no trabalho dele. E o pior: o Juca sozinho, já que esse tipo de covarde, normalmente age desse jeito, em bandos, contra quem está em desvantagem numérica ou desarmado.

De lá para cá cenas como essa que presenciei em 1994, só aumentaram mundo afora, em quantidade, intensidade, violência e em países como o Brasil, impunidade.

Confira o relato do Eliezer Felipe:

* “Vergonha alheia”

Na tarde de sexta feira dia 20 de fevereiro de 2015, meu filho de 13 anos descobriu depois de uma improvável visita ao Valle Nevado “nevando” em pleno verão chileno e ainda deslumbrado com a espetáculo que a natureza havia nos proporcionado chocou-se com o comportamento de um grupo de “brasilianos” na saída do Parque Arauco. O grupo (quatro jovens torcedores do Atlético Mineiro, a companheira de um deles e um bebezinho) muito exaltados (o bebê não muito) impediram a saída de um ônibus usando de força, desrespeito e de um sentimento confuso de retribuição à hostilidade de poucos torcedores do Colo Colo por ocasião do jogo da última miercules. Estive no monumental na quarta e assisti constrangido a derrota do meu Galo e a hostilidade de uns poucos torcedores com atitudes que nem de longe lembram a hospitalidade e simpatia do povo chileno. Mais minha maior “vergonha” foi assistir um grupo de torcedores do meu time agredir com palavras e ameaças de agressão física a turistas dentro de um ônibus impedindo sua saída entendendo eles que ali estavam torcedores do Colo Colo e “Marias”, o comportamento ridículo com palavras como aqui é Galo porra, estamos cansados de ser tratados assim no Chile e as “Marias” ai dentro do ônibus que desçam para resolvermos na porrada, até que invadiram o ônibus( com exceção da mãe e do bebê) de braços em punho até que meu filho mostrou a eles através da tela do celular dele imagens alusivas ao clube Atlético Mineiro e por alguns segundos a motivação a agressão cessou e enfim o grupo determinado resolveu desistir de sua resiliência planejada e permitiram que ônibus fosse então levar turistas brasileiros, coreanos, ingleses… aos seus hotéis. De pedagógico para meu filho ficou o aprendizado de que gente, principalmente ligado a torcidas de time de futebol, babacas, ignorantes e ridículos existem em todas as torcidas e países, incluso ai no nosso time de coração. Estou deixando Santiago hoje com o sentimento de duas derrotas, há do colo colo e do Patio Arauco pelo sentimento de vergonha dos meus conterrâneos e Atleticanos que de forma desrespeitosa discutiam com os empregados da Cia de turismo em Inglês como instrumento para humilhar os trabalhadores chilenos ( alguns só falavam casteliano). Para concluir minha indignação pessoas de bom nível sócio cultural brasileiros estão há construir uma imagem negativa dos brasileiros na América Latina e o pior expondo de forma negativa instituições como o Glorioso Galo. Como retribuição há hospitalidade do povo Chileno combinei hoje trocar minha camisa do Galo ( dez do Ronaldinho) com um torcedor do Colo Colo que conhecemos ontem pouco antes da confusão.
Eu e meu filho aprendemos muito no dia de ontem, mais ao final o que ficou mesmo gravado nas nossas memórias foi a surpreendente neve em pleno verão chileno.
Nota: o vídeo com as imagens de toda discussão podem ser obtidas junto à empresa Turistik uma vez que os ônibus desta empresa são equipadas por câmara e a discussão se passou por 40 minutos na porta do ônibus.

Eliezer Felipe

VERG

Ilustração extraíida do blog Volume Máximo

 


» Comentar

Comentários:
28
  • Joel Marques disse:

    Novamente uma mania do Galo que está se tornando rotina: fazer um gol, ai começam os toquinhos de futsal, andam em campo, parece realmente desistir do jogo.Quando tomam o gol começam a correr desordenado e o técnico, antes defensivo, enche o time de atacantes e o meio aberto. O time do América é tão ruim que foi preciso tirar um de campo para o time melhorar. Enquanto víamos o lateral esquerdo do América dar show, o nosso era um arremedo de jogador profissional. O E. Conceição representa o lado amador de nossa diretoria/comissão técnica. O Levir tornou mexer errado, embora tenha crédito. O Cárdenas estava cansado, teria que ter entrado com o Danilo Pires, colocou o Dodô, deixando Cesinha e Carlos que não jogaram nada. Colocando um time reserva, tentaram consertar um erro com outro erro, os reservas teriam que ter entrado contra o Democrata, Vida que segue, erros são pra serem consertados. Parabéns ao América, jogou com bem mais garra!

  • Paulo disse:

    Boa tarde galera!
    Vejam essas tristes e chocantes imagens imagens. Isso só acontece com a Torcida atleticana e ninguém faz nada.
    https://www.youtube.com/watch?v=IiDsIZyvJ54&feature=youtu.be&ac

    Lembram da final contra fla em 80 , a torcida carioca arremesando foguetes e bombas na nossa torcida e ninguém fez nada. A PM Caroca viu tudo caladinha!!!
    Várias a bandidagem azul cercou ônibus do Galo, jogando pedras e latas cheia de cerveja as vistas da PM , inclusive teve PM que tomou banho de cerveja e ninguém fez nada
    Cometerem bárbarie durante os anos de 2013/2014

    http://www.otempo.com.br/superfc/atletico/galo-analisar%C3%A1-imagens-do-%C3%B4nibus-atleticano-sendo-alvo-de-cruzeirenses-1.919940
    https://www.youtube.com/watch?v=hhFmDDldCUk

    Até hoje mesmos com as imagens e audios, ninguém foi: procurado, encontrado, interrogado, julgado, processado, condenado e preso.

    Vejam mais isso que é de perder a credibilidade na justiça:
    http://www.hojeemdia.com.br/esportes/torcedores-impedidos-de-ir-ao-estadio-ignoram-punic-o-em-minas-gerais-1.177764

    Tirem suas conclusões!!!

    • Guilherme disse:

      Paulo eu também vi estas cenas inaceitáveis no Monumental. Mais nada justifica agirmos da mesma e agredindo os nossos próprios torcedores dentro de um ônibus dois dias depois do jogo e sendo tal ou mais animal que os torcedores do colo colo. Observe que o perfil de malandro são marginais de 15 anos e os que fizeram o papelão no Pátio segundo o relato é gente assim culta e esclarecida como você, mais que no fundo são gente alienada.

  • Alisson Sol disse:

    Um comentário não relacionado diretamente a torcidas, mas à eterna “construção de estádio”, que é um assunto que aparece toda vez que um clube vai mal.

    No mais recente capítulo da briga com a construtora Odebrecht, o presidente do Corinthians ficou contra o próprio clube, e a favor da construtora (link). É preciso que as pessoas vejam que as condições de construção do estádio para o Corinthians são únicas. “Nunca antes na História deste país…” se forçou o BNDES a emprestar dinheiro em condições tão boas para a construção de estádios, com a motivação da Copa. O legado são estádios ainda inacabados, feitos com custos que não passam em nenhuma auditoria, e deixando para trás dividas que certamente vão acabar bancadas pelo estado. Agora, o presidente do Corinthians reconhece uma dívida com a construtora, indo contra uma auditoria que apontava enormes disparidades nas planilhas de custos. Por que será?

  • carlos henrique disse:

    chico nunca vou esquecer você e flavio carvalho, era uma rivalidade sadia, sabiam brincar, as pessoas adoravam ver as polêmicas criadas.
    , uma vez la atras, vendo o programa, voce foi na ademg, e trouse os numeros ,o ATLETICO
    tinha na época mais de 1 milhao de pagantes, publico, a mais que o cruzeiro, com 87 jogos a menos.
    hoje, quase nao vejo, programas esportivos de minas, falta tempo.mas aqui no sul de minas,veio uma “visita”, todos na minha casa sao bem recebidos,cruzeirense, e o filho queria ver o programa de esportes,tv horizonte, chico vi um pouco fiquei horrorizado, fui duas vezes ao banheiro,fui a cozinha beber um café , voltei peguei cerveja, tira gosto, o cara é amigo e gente boa,
    mas como pode, uma emissora,fazer um programa daquele ,serginho, o velho ramon, e hugao,
    pareciam 3 flavios carvalhos ,essas coisas,revoltam sim, chico, para quem é atleticano e vice_versa.
    desm erecer um time em detrimento do outro , fora as piadas.acho ,que todos jornalistas, tem clube, obvio. mas essas rivalidades, ainda mais como hoje ,as redes sociais, acentuam a violencia.
    a imprensa , tem culpa sim , a emissora,a amce, nao gostava, quando o melhor presidente
    da historia do ATLETICO , falava bobagens,como zézé perrela, que quando o cruzeiro ia mal, divulgava pesquisas sobre torcida,ou construçao de estadio. a mídia mineira podia ser bem melhor, isenta,e menos fofoqueira, no seu meio deve ser uma fofocaiada daquelas entre os cronistas.
    ma sisso é camuflado pela propria imprensa, , temos ótimos profissionais na imprensa
    como tem tb,os 3 que citei acima, espero nunca mais ver esse programa, mas gostava de voce,ironico pegando no pé do flavio carvalho, e a cara de tacho dele.era bom jornalismo melhor que hoje.

  • Silvio Torres disse:

    Nenhum comentarista deste espaço jamais afirmou que não existe violência de elementos da torcida atleticana. A reclamação, tão fácil de ser comprovada numa pesquisa , é que a “imprensa”, polícia e justiça mineiras só dão manchetes e punições para um lado.

  • Rodrigo Assis disse:

    Esses atleticanos fizeram bobagem, mas chileno não é santo, que o diga quem como eu foi ver Brasil x Chile na Copa.

  • Alessandro disse:

    Até quando vamos presenciar cenas com estas descritas? Parece que ignorância está instalado em todas as classes sociais, que fazem do futebol uma guerra.

  • Herberth de Castro disse:

    Que eu saiba a organizada do Galo nunca depredou patrimônio nenhum do Cru cru e ficou impune. Nossa torcida nunca impediu, com baderna, nosso time comemorar título. Como o Gustavo bem disse, o atleticano está preso, e os Cru crus delituosos? Não estamos falando que a Galoucura é “santa”, o Paulo comenta sobre a impunidade dos torcedores azuis.
    Lamento pela reação atleticana no Chile, mas como bem disse o nobre torcedor, antes foram incomodados. A grande lição ficou por conta de seu filho e outros torcedores. Não encontrando confusão, os atleticanos se acalmaram e com certeza; ficaram com vergonha. A grande lição está ai: quando um não quer, dois não brigam!

  • Álvaro Luís disse:

    Tem alguma coisa errada nisso, pois na torcida do atlético só tem “santos”, bandidos só nas outras.

  • Gustavo disse:

    Todos os times tem torcedores violentes, entretanto o Cruzeiro foi o único que tomou atitudes sérias contra os arruaceiros, de forma que quase não são vistos mais! Diferente do Atlético-MG que ajuda financeiramente uma torcida organizada reconhecidamente assassina, talvez a pior do país, da qual o presidente está preso por matar um jovem em plena Nossa Senhora do Carmo com golpes de cavalete! O Atlético-MG não é só conivente com a violência da sua torcida, como patrocina, distribui ingresso, passagem e cerveja para bandidos! Por isso sou a favor de torcida única, pq não tenho coragem de ir num estádio com essa torcida presente!

    • Paulo disse:

      Caro Gustavo,
      os atleticanos que participaram do crime foram procurados, encontrados, julgados, condenados e presos, mas NINGUÉM da bandidagem azul que foi lá no evento da galoucura para brigar foi procurados, encontrados, julgados, condenados e presos. Toda bandidagem azul que esteve teve a mesma culpa dos que mataram…E a vitima foi fazer o que lá? Rezar? pregar a paz?
      Portanto a justiça tinha pegar todos da bandidagem azul e colocá-los na cadeia como fizeram com os atleticanos

    • Alex disse:

      ..Gustavo fiotinho de perrela, perdoa o atleticano que te magoou filho, isso vai te fazer bem….esse seu ódio pelo Galo e tudo o envolve está te matando e te fazendo passar por bobo…

    • Marcão de Varginha disse:

      Conivência, jamais! Em TODA torcia há criminosos, arruaceiros, covardes… e coniventes!

    • DUDU GALOMAIO BH disse:

      Sinto vergonha pelo “papelão” destes torcedores do Galo. Por outro lado, já sabia que iria ler imbecilidades como esta do Gustavo, querendo separar a torcida do time dele. Quanta alienação meu Deus!

      • Alex disse:

        …é meu caro Dudu, esse Gustavo é a alienação em pessoa…como são santinhos esses sofredores azuis, a pavilhão e a Máfia então só santos e eles combinam tanto….Gustavo perrelinha,o seu projeto de torcida é tão violento que não permitiu que vcs sequer comemorassem o título de 2013…como são santos….cara, até os simpatias se envergonham de vc, qtos anos tem, 8,9?…é uma criança…

      • Alisson Sol disse:

        O Gustavo escreveu argumentos, que podem ser rebatidos logicamente e educadamente.

        É fato que o Cruzeiro teve uma disputa com suas torcidas organizadas. Mas isto não está impedindo jogadores de chegarem ao aeroporto e serem recebidos por agentes da mesmas torcidas, e colocarem boné, agasalhos, etc. Evidentemente, o aeroporto não é propriedade do Cruzeiro. Mas não seria possível conversar com o jogador e instruí-lo antes a evitar receber e colocar bonés? Os agentes das torcidas organizadas vão fazer o que? Colocar o boné à força no sujeito? Ou, melhor ainda: se o sujeito já chega com um boné do Cruzeiro, vão força-lo a tirar? Não seria uma publicidade negativa enorme para a torcida organizada se filmam seus agentes tirando o material do clube de um jogador recém-chegado e forçando-o a usar o material da torcida? E, não podemos esquecer, estas torcidas foram ajudadas (e muito) por outras administrações do Cruzeiro. Perderam a mamata apenas recentemente, e nada nos garante que o futuro não trará regressões nesta posição do clube.

        Já em relação às torcidas organizadas de outros times: é notório o “patrocínio” em muitos casos, e isto é um problema nacional. Em São Paulo a situação está muito pior. Seria interessante ver se a equipe da Caixa Econômica Federal acha que vale a pena patrocinar o Corinthians e ver o nome da instituição estampado em camisas de torcedores brigando na TV. Só mesmo quando começar a doer no bolso é que os clubes vão fazer alguma coisa.

        • Frederico disse:

          O fato é grave e infelizmente comum…. A falta de educação reina.
          Tanto que começaram a ir pro clubismo no blog. Isso vale para todos independente do rime pra qual torcem. Assuntos como esse devem ser tratados como tal sem envolver a paixão clubística. Marginais atleticanos e cruzeirenses existem aos montes.

  • Ronei disse:

    Gostaria que o video fosse a publico, as pessoas identificadas e punidas. Simples assim. “Bandidagem azul ?” O sr. Luiz deve estar louco. TODO MUNDO sabe que isso extrapola o estado, e certamente o país. Prova é que as agressões coneçaram no jogo, vindo da torcida do Colo Colo. Espero que lá tenha mais do que belos textos sobre a bandidagem chilena…

    • luiz ibirite disse:

      o ronei não estou louco nada, é que por aqui neste humilde espaço sempre aparece um ou outro que acha que so existem marginais travestidos de torcedores na torcida celeste, quando na verdade infelizmente é geral, em qq lugar ou torcida!!!

  • luiz ibirite disse:

    gostaria que alguns atleticanos do blog se pronunciassem, principalmente aqueles que acham que so existe bandidagem azul.

    • DUDU GALOMAIO BH disse:

      Luiz Ibirité, talvez pela paixão vocês não entendem algo que critique seu time. O Paulo, que vocês citaram veladamente, reclama que “a bandidagem azul” tem permissão pra fazer coisas que outros não tem. Já achar que só os cruzeirenses fazem baderna penso que não. Aproveite e leia o comentário do tal Gustavo, separando o “lindo e educado” cruzeiro dos demais times, através de sua torcida. Isso sim é caso de loucura. rs

      • Marcão de Varginha disse:

        Fiquemos assim para evitar atropelos: torcedor celeste é educado, gentil, probo.. e os demais, sem exceção, são arruaceiros, brigões… satisfeitos?
        – Quanta conivência!