Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O Galo esta noite na Libertadores. Como disse o Tibúrcio: de badalado a pressionado!

O empresário Roberto Tibúrcio twittou hoje bem cedo: Roberto Tiburcio ‏@RobertoTiburcio 

Libertadores 2015 no Horto! é vencer e vencer!

Atlético-MG x Atlas-MEX –

De badalado a pressionado!

Sem dúvida. Principalmente a imprensa do Rio e São Paulo, que acompanha de longe o que se passa nos times dos demais estados, apontava o Galo como o “maior favorito” entre os brasileiros nesta Libertadores. Bastaram algumas contusões e apenas um jogo, derrota para o Colo-Colo, para a carruagem virar abóbora e a obrigação de vencer o segundo jogo, em casa, contra o Atlas, também derrotado na primeira rodada, sob pena do desespero tomar conta e uma crise abrir a porta, sem bater!

Há se convir que as contusões foram consideráveis: os dois laterais (Marcos Rocha e Douglas Santos) que vinham bem demais e a maior contratação do clube visando a Libertadores, o atacante Lucas Pratto. Os reservas, muito ruins, assim como os reservas dos reservas.

Guilherme não deve ser levado em conta porque é um jogador problemático crônico. Nunca teve uma boa sequência de jogos desde que chegou ao Atlético.

Agora um novo questionamento: a preparação física do time está fora de sintonia? Não acredito. Rodolfo Mel, sucessor do Carlinhos Neves, é reconhecidamente competente e experiente. Além do mais o Levir Culpi o conhece há anos e o treinador também é do ramo.

É fácil e cômodo culpar um preparador físico, mas os argumentos utilizados atualmente pelos acusadores do Rodolfo não se sustentam, pois ano passado também houve muitas contusões no início e no decorrer da temporada e o time acusou cansaço no segundo tempo em vários jogos, também.

Um único jogador que não se cuida fora das quatro linhas costuma atrapalhar todo um trabalho. Imagine quatro ou cinco.

O problema maior pode estar aí.

O esta noite o time dependerá do desempenho de um deles: André! Ufa! Desse jeito, tomara que o Caixa possa aguentaaaarrrr!!!!

LUCAS

Na lateral esquerda, o improvisado Lucas Cândido, mesmo retornando de longo período inativo, é muito mais confiável que Botelho ou Conceição.

O provável Galo para esta noite, 19h45, no Independência: Victor, Patric, Leonardo Silva, Jemerson e Lucas Cândido; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo e Luan; Maicosuel e André.


» Comentar

Comentários:
18
  • Mario disse:

    Cardenas tem futebol para ser titular nesse time junto com Luan, Dátolo e o Pratto quando esse voltar. E a minha constatação também é que, exceto no gol, os reservas do galo são ruins e os reservas dos reservas são péssimos.

  • Marcão de Varginha disse:

    É nítido que os reservas do Galo sequer fazem sombra aos titulares, mas isso não é uma válvula de escape no caso de placar adverso… confio mais na improvisação de Lucas Cândido que qualquer outro lateral esquerdo reserva do Douglas Santos, porque dar a camisa para Pedro Botelho (o afobado), é arriscar demais; ainda bem que o “outro” lateral não foi inscrito na Libertadores!
    – Boa sorte, genuinamente mineiro!
    – 26/11/2014: eterno!

  • carloshenrique disse:

    Por que levir,nao deu chances a lucas candido ,contra o america,e colocou ,lucas candido, que está inscrito na libertadores e e. conceiçao nao está. foi uma pisada de bola do levir,
    nao acredito que nehum clube no brasil e exterior , possa , contratar o lateral esquerdo, tambem nao acredito,
    que kalil tenha contratado, esse lateral esquerdo, é amador. isso é coisa do E .maluf,que tb trouxe,o marquinhos cambalhota
    toda a sorte do mundo, para lucas candido, que fez a final no mundial e foi mal , nao so ele ,mas o time todo. dependendo ,do andamento do jogo ,deve entrar Cardenas,e Carlos .,mas torço, para que Andre desencante, mesmo mostrando , apatia e desleixo pela profissao.
    Levir pode tambem, tirar Rafael carioca, recuar Dátolo, e colocar Cardenas ,de armador,e Carlos no lugar de Andre.
    ou fazer a simples troca , de Andre, por Carlos, ou a entrada ,de Cardenas tirando Maicosuel.
    mas futebol, é imprevisivel, e se Maicosuel, fizer o que fez no maracana, contra o flamengo, um golaço, e jogar bem. e se André bebezao, desencantar rs, por isso que futebol, é simplesmente fascinante .mas espero ver o Cardenas entrando no segundo tempo , jogando com Datolo e Luan . ai sim Levir terá o esboço, do time titular, faltando apenas Lucas pratto.

  • Adolfo disse:

    o texto é muito bom pois perpassa por muitos aspectos da situação do Galo nessa última semana. Darei algumas opiniões sobre os temas elencados, mas haverá dificuldade em ser sucinto. Vou tentar.
    Sobre o título do texto – muito bom. Retrata o momento que antecede o jogo de hoje. É bom ressaltar que dos 4 brasileiros que estrearam na competição, apenas o Corinthians venceu o clássico sobre o São Paulo. A este também restou a pressão, embora tenha como o desculpa que a derrota tenha ocorrido em clássico. O Inter recorre a altitude para minimizar as críticas, mas também sofre pressão. Ao Galo não restou desculpas. Jogou mal e ponto. Embora os desfalques pesem.
    Sobre os desfalques – claro que interfere. E isso, na minha opinião, é culpa da Diretoria, que cometeu o mesmo erro do início de 2014. Poucas contratações e manutenção de jogadores fracos. Não escorraço o elenco, como muitos estão fazendo, mas, sejamos sinceros, ninguém pode esperar que Cesinha, Botelho, Patrick, Emerson, quando acionados, resolvam alguma coisa. Como diria o Caixa “o problemas de se ter jogador ruim no elenco é que uma hora ele vai ser usado”. Outro problema é a falta de um jogador que possa conduzir o time ao título, aquele que a torcida confia, que seja diferenciado. Além do Vitor, qual o jogador indiscutível do elenco? Nenhum. O Galo está apostando na força do conjunto, o que tem seu valor, mas é necessário uma jogador diferenciado, que mesmo quando não esteja bem, sirva pra passar confiança ao elenco. Um jogador líder. Nesse quesito, me desculpem os rivais, os dois times de minas estão atrás. É um defeito no elenco de ambos.
    Sobre o preparo físico- discordo. Na minha opinião, a mudança trouxe problemas que precisam ser identificados e corrigidos, imediatamente. Ao contrário do que foi escrito, entendo que o condicionamento do time foi um diferencial ano passado, principalmente no fim do ano. O preparo foi fundamental nas goleadas classificatórias e nos jogos finais. Galo sobrou fisicamente em cima do cruzeiro, nos dois jogos. Sobrou. Nos seis jogos de 2015, o time demonstrou queda drástica no segundo tempo, mesmo no jogo contra o Shakitar, quando muitos foram substituídos. Além de que o time não tem apresentado a correria do ano passado. Pra mim, se o problema for adaptação ao novo preparador, tem que ser resolvido logo, senão…
    No mais, concordo com o Stefano e o Paulo Afonso: estão tentando criar uma crise no Galo. Qualquer coisa no CAM é motivo. Questões financeiras, jogador em balada, declarações ditas ou não ditas, desempenho de jogador. Tudo. Lembro-me que ano passado, teve um time que estreou com derrota, e a imprensa mineira focou no racismo. Goleou em casa e voltou a ser o bicho papão, candidatíssimo. Perdeu fora de casa, mas não haveria complicações. Os “imparciais” defenderam, pois foi apenas uma noite de infelicidade. Classificou-se na bacia das almas, e lá estava o campeão ressurgido. Na outra fase, empatou em casa, mas o gol de empate no fim foi o gol do campeão. Classificou-se, para na fase seguinte, ser eliminado dentro de casa. Mas no outro dia a conversa era “vida que segue”. No Galo, a eliminação contra o nacional é constantemente relembrada. Esse é o Galo.
    Saudações alvinegras.

    • Paulo Afonso disse:

      ADOLFO, esta crise que tentam plantar no Galo ainda pega boa parte da torcida infelizmente… Time está em início de temporada com um dos melhores elencos do país… Acho que o planejamento inicial foi inadequado… Novamente deixaram para começar muito tarde… Também me preocupa que as declarações do ano passado indicavam que seria priorizado o campeonato brasileiro, competição que estamos há mais tempo sem ganhar… Se tem um elenco forte, vai priorizar uma competição do segundo semestre? Eu priorizaria a Libertadores, o Brasileiro e o Mundial… Falta esta trinca para mudar de patamar… Isto viabilizaria estádio próprio, programa sócio-torcedor, grandes patrocinadores, grandes investidores… Eu quero no mínimo estes três títulos no final do ano porque acho que temos time para isto…

  • Junior Gam disse:

    Em um jogo tão importante, improvisar jogador de lateral, o Galo pode se complicar ainda mais no jogo de hoje que será duríssimo.

    • César disse:

      Junior Gam,
      Ainda bem que o Emerson Conceição não está inscrito, porque se estivesse seria o titular hoje, portanto não tem outra alternativa a não ser improvisar, o que com certeza e melhor opção que Pedro Botelho e Emerson Conceição. Tirando o Douglas Santos qualquer improvisação vai ser melhor.

  • Rodrigo Assis disse:

    Fé em Deus e hoje o galão desencanta

  • Paulo Afonso disse:

    Maicosuel e André devem dar lugar a Carlos e Cárdenas no segundo tempo… Se o caldo estiver entornando, acho até que o Levir pode segurar o André em campo e tirar o Rafael Carioca, recuando o Dátolo… Time por time, o Galo é melhor… Resta saber a atitude e o comportamento físico para sabermos se a vitória virá ou não…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    E pros cruzeirenses que acham que vão dormir aliviados, o Galo terá o time completo até o clássico, o pesadelo voltou.

    • Paulo Afonso disse:

      STEFANO VENUTO BARBOSA, você sabe bem que onda no Galo, até jornalista atleticano gosta de criar… Deixa falarem à vontade… Lá na quarta-feira a gente vê como é que fica…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Perder pro Mequinha nunca preocupa. O que preocupa é a crise que estão querendo criar, num time que joga junto a tanto tempo e ganhou quase tudo que disputou, desbancando até o bi-campeão brasileiro e seu elenco de estrelas. O Galo ganha hoje fácil e tira essas hienas do seu caminho.

  • Alexandre de Assis disse:

    Essa do Maicossuel jogando pela esquerda é dose. Saudade do Marion!

  • José Eduardo Barata disse:

    Nos tempos idos , contusão demais era sinônimo de “foco dentário” .
    Quando a musculatura não aguentava , e era contusão em cima de contusão , não dava outra :
    “foco dentário!” . E arrancavam os dentes dos caras .
    Segundo aqueles diagnósticos , o Guilherme e o Botelho já estariam banguelas .

    E o Levir , hein ?!?! Escalar o André ?
    Por Deus ! , qual a explicação , a lógica de se deixar o Carlos na reserva dessa ameba ?
    Não sou técnico , odeio comentar táticas ( alas e laterais , jogador “referência” , meias “pelos lados” do campo ) numerologia , tais como 4.3.2.1, 4.4.2 , 1000.1 e coisas que tais , mas qualquer um que
    assista a um jogo de futebol sabe como o time joga .
    E o GALO joga rápido , com Luan , mesmo com Maicosuel ( meu Deus! , de novo) , com Dátolo e
    seus toques precisos e , DEFINITIVAMENTE , não pode contar com a mobilidade no caso de um
    André ser escalado , um verdadeiro CONE .
    Pode até marcar um , dois gols , mas é e será sempre , UM CONE .
    Levir , por favor , não tenha uma recaída . Não volte com sua teimosia .
    Você está indo tão bem ….

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Tomara que a “zica” comece a sair hoje…

  • Pedro Vítor disse:

    Olha eu também retiro grande peso de minha consciência, saber que o Botelho não joga hoje. Porque o Patrick, ainda que voltou ao Galo como destaque na lateral direita no Brasileiro, no Chile pra mim o segundo gol, foi erro no meio de campo, e do Jemerson em ter perdido o tempo da bola, o Patrick nada poderia fazer naquele lance.

    Agora minha preocupação maior é o enganador do Maicossuel, invenção carioca dos tempos de Botafogo, criam um apelido pra jogador que destaca no Campeonato Carioca, e o sujeito é alçado a craque em pouco tempo. Maicossuel, me lembra o Diego Souza no Atlético. Sério que acredito que mais que o Bebezão possa fazer um gol esta noite, que o Maicossuel queimar minha língua. Mas tomara que queime!

    Hoje, o time entrar pilhado, marcando em cima, sem dar espaços, compactado, e o resultado vem de forma natural. Queria ver o Carlos dando combate lá na frente, Maicossuel Cata-Guimba não me agrada!

  • Álvaro Luís disse:

    É amigos, o mundo dá muitas voltas, nada como um dia após o outro. Inúmeras vezes li aqui os atleticanos zoado Dagoberto e Júlio Bapyista, chegavam a faltar com o respeito aos jogadores, “chinelinhos”, “bichados”, etc. Agora, já não bastasse o Guilherme, o P. Botelho vai pelo mesmo caminho. Que enterrem as carapuças aqueles que a eles fizerem jus.

  • Paulo Afonso disse:

    Eu falei que este Botelho era fraco… Agora ele arrumou uma contusão descendo as escadas da Cidade do Galo na véspera de um jogo onde sofreria muita pressão… Douglas Santos e Eron voltam a treinar semana que vem… Sinceramente, acho que aí estão titular e reserva da lateral esquerda…