Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Levir Culpi e Marcelo Oliveira trabalharam juntos, se conhecem e estão sob marcação cerrada

As campanhas ruins na Libertadores e o fraco futebol exibido neste início de temporada provocam duros questionamentos dos torcedores de Atlético e Cruzeiro aos seus treinadores.

O cruzeirense Pedro 1950, enviou o seguinte e-mail à minha coluna nos jornais O Tempo e Super Notícia:

* “Na Libertadores/2014, o técnico Marcelo Oliveira insistiu tanto na escalação do Júlio Baptista, que conseguiram juntos uma previsível desclassificação diante do San Lorenzo. Já naquela época, Júlio Baptista apresentava desempenho pífio, mas o treinador Marcelo inexplicavelmente teimava em escalá-lo. Agora, a insistência injustificável é com o atacante Willian. Vem jogando mal sistematicamente, mas tem cadeira cativa, embora no banco o Cruzeiro tenha várias jogadores melhores que ele. O que justifica essas atitudes do técnico Marcelo? Tento encontrar explicação, mas nenhuma me aparece. O presidente se desdobra, efetua várias contratações, coloca material humano à disposição do Marcelo, mas ele permanece encantado com o Willian. Se não há explicação objetiva para isso, talvez exista alguma psicológica.”

* * *

Já o atleticano Leandro Neggo Leo, foi mais duro com o comandante do Galo e inicia o comentário dele, hoje, aqui no blog com essas cobranças e ataques:

* “O Colo-Colo venceu o Atlas e a situação do galo se complicou ainda mais, podem e chamar de pessimista de torcedor oba oba ou qualquer coisa do tipo, mas pra mim essa libertadores já era para o atlético e culpa exclusiva de seu Levir Culpi, já falei os motivos aqui antes, é repensar alguns jogadores e arrumar o time para as outras competições que o ano não está perdido, a libertadores sim, pra mim sim já era.
Ouvi uma noticia que a CBF fez um convite para o Levir dirigir a seleção sub-20, dizem que ele já até aceitou e está só esperando o desfecho do galo na libertadores para pegar seu boné e ir dirigir os garotos da base, sinceramente não vou ficar muito triste não, até que ponto essa noticia é verdadeira eu não sei….”

LEMA

Em 2006, auxiliar e treinador no Atlético

Considero os dois treinadores ótimos, mas nenhum ser humano está imune a erros. Marcelo teve que mudar totalmente os seus planos em função das vendas de jogadores importantes que o Cruzeiro fez. Chegou muita gente em cima da hora e ele está conhecendo de perto cada jogador e o melhor posicionamento em campo agora, durante o Campeonato Mineiro e a Libertadores.

Levir Culpi avaliou mal o elenco com o qual poderia contar. De importante, perdeu Tardelli. Quando foi surpreendido pelas contusões dos dois laterais titulares e do Lucas Pratto, viu que tinha errado na avaliação, já que as peças de reposição eram fraquíssimas, inclusive os reincorporados ao grupo, por ordem dele: Jô, André, Emerson Conceição (os afastados por indisciplina) e Patric, que estava emprestado ao Sport Recife.

Caso haja empate no clássico, os dois treinadores continuarão sendo cobrados. Se houver vitória de alguém, ao vitorioso a volta ao paraíso. Ao derrotado, o purgatório.


» Comentar

Comentários:
38
  • Paulo Afonso disse:

    Levir diz que está em dúvida sobre quem escalar na ausência do Dátolo… Eu escalaria Lucas Cândido… Victor; Patric, Edcarlos, Jemerson, Douglas Santos; Rafael Carioca, Donizete, Lucas Cândido; Luan, Dodô e Carlos… Forte na marcação e no ataque…

  • J.B.CRUZ disse:

    Estamos na sexta (6) rodada do campeonato; e, é o primeiro (1) clássico do ano..
    Vai daí !!!!…

  • Alexandre de Assis disse:

    Meu Deus, que estigma, até o nome fictício deles, é de mulher.

  • Milena Lorrana disse:

    Eu acho que faltou só um gol do Cruzeiro no último jogo. Ja o Atletico, infelizmente, vai ficar na primeira fase. Ruim para o futebol mineiro. Mas é a realidade.

  • Marcelo Mineiro disse:

    Gostaria de ver o Giovani Augusto atuar.

  • Marcelo Mineiro disse:

    O maior problema do Levir é querer contar com Jô,André,etc,esquece,tem que investir em L.Cândido,Dôdô e Carlos.

  • LEANDRO disse:

    Pra mim no caso do marcelo oliveira os simpatizantes cruzeirenses pegam no pé dele mais por ele ser atleticano assumido do que por ser mal treinador, acho o marcelo oliveira muito mais treinador que levir culpi que é até um bom tecnico, marcelo oliveira conseguiu ser bi campeão com jogadores na época quase desconhecidos para o publico, ewerton ribeiro, goulart quarta feira, lançou lucas mediano silva, deu força pro mayke, nilton camisolão azul que nunca jogou bola mas o marcelo deu força para ele e até rendeu alguma coisa, fez o fraco e reserva santista bruno rodrigo jogar bola e acreditem até dedé algumas vezes conseguiu jogar com o marcelo oliveira…

    e o levir?? ganhou a recopa na rabeira contra o raçudo mas fraco lanús, discutiu com tardelli quase gerando uma crise interna, entregou rever para o inter quando o zagueiro disse que queria continuar no galo só foi embora porque veladamente foi preterido pelo levir, reintegrou os tres indisciplinados deixando a diretoria de calças nas mãos quando esta tinha dito que os tres não jogariam mais no clube, conseguiu desmotivar o grupo para esse ano, pegou um elenco praticamente pronto, perdeu só dois jogadores (tardelli e rever) e ainda assim parece perdidinho com o elenco que tem em mãos, mesmo a diretoria falando que queria reforçar o time ele praticamente vetou mais reforços falando que o elenco estava inchado, elenco inchado não é sinonimo de elenco qualificado meu amigo, estamos vendo isso com as contusões de leo silva, rocha, pratto e douglas santos…. tenho que admitir que o levir teve 60% dos meritos da conquista da copa do brasil, com o incentivo ao futebol do luan, a efetivação do datolo em sua posição de origem etc etc…

    o marcelo oliveira tem uma desculpa plausivel, perdeu 8 jogadores sendo que 5 eram titulares, está com um elenco todo modificado e tem que fazer com que esse elenco ganhe entrosamento, e se adapte ao sua filosofia de trabalho…. e mesmo assim está conseguindo fazer um melhor inicio de temporada que o levir culpi…

    • Márcio Luiz disse:

      Prezado Leandro,
      lendo o seu longo texto sobre a comparação entre os dois treinadores, peço que vc se atenha a UMA palavra dita por você: INÍCIO.
      Lembre-se que depois disso tem o meio e o fim. Vamos aguardar.

    • carlos henrique disse:

      É verdade, concordo com você, sem desmerecer o trabalho do Levir Culpi, grande tecnico, mas birrento,
      ronaldinho faz falta ao Atletico, ficou desmotivado por conta de Levir ,Rever é muito melhor que Ed carlos, poderia ter ficado, gosto do capitao leo silva o melhor zagueiro do Galo nos ultimos anos.
      mas cabia o Rever, levir, no começo, criou caso com Tardelli, engoliu Lucas pratto.
      Levir nao é chegado a estrelas, lembram da sele galo, naquela época agiu certo, foi meritos dele.
      mas hoje nao, o time foi campeao ano passado e chegou ao final do ano encantando todo Brasil.
      vitorias épicas, contra o fla e “curintia”,mas esse ano , levir mesmo disseque falta foco.
      jogadores recebendo propostas, querendo sair, dificil segurar, viram o desmanche do cruzeiro.
      isso mexe com os jogadores,todo mundo comenta que meio do ano vai ter prposta para marcos rocha o melhor lateral do país .por jemerson a revelaçao do ano passado. talvez luan.
      isso nao é culpa do Levir, mas que ele erra falando de elenco de 35 jogadores ele erra, se tivessem,emprestado os 3 baderneiros de graça mesmo que pagando a metade do salario seria bom negocio para o GALO .Levir queria ver a torcida aplaudindo E.c. lateral esquerdo, como aplaudir, o rapaz nao tem culpa de nada ,nem do pessimo futebol ,culpa de quem o contratou.
      emprestar, um jogador da base que joga nas duas laterais e trazer, o patric, que ja tinha passado no Galo e foi vaiado por aqui .Levir,é como E .leao nao gosta de estrelas no time, bom ,treinador é sim, competente. mas jogador famoso ou craque com ele nao emplaca .Leao colocou Taffarel na reserva lembram.

    • luiz ibirite disse:

      uma visão bem pontual, valeu!

  • Alberto Calixto Mattar Filho disse:

    Realmente, André Bebezão, Ed Carlos, Conceição e Patrick são, com o perdão da expressão, lixo puro. E o burro sem sorte parece não perceber isso. Foi dar uma de cabeça, paizão, e deu no que deu. André não consegue nem andar em campo. Não adianta se esforçar, esfolar bunda no campo como fez no último jogo, o fato é que o cara não joga absolutamente nada. Patrick é o pior lateral que já vi jogar. Ah, não minto. Melhor só do que o Conceição, rsrsrs. E Ed Carlos é péssimo zagueiro. Reparem como ele nunca chega na bola na hora certa. Enquanto isso, o imbecil deu aval para o outro imbecil, Nepomuceno, dispensar Réver pro Inter. Mesmo fora de forma, teriam que ter mantido um diálogo franco com ele e tentado estimulá-lo a entrar em forma, pelo menos até o final da Libertadores. Agora, o Léo Silva machucou e somos obrigados a engolir o horrível Ed do sr. Levir. Ah, para, vai. Tá ossoooooooooo!

  • Herminio disse:

    Mesmo com todas as lambanças da Diretorias 2014 e 2015 quem mais errou foi o técnico em 2 finais de Libertadores, além do jogo contra o América:
    1- Em 2014 o Galo tinha muita experiência em decisões por penaltis e ganhava o jogo por 1X0!
    Mas jogou com time totalmente aberto,principalmente no final do 2º tempo para tentar o 2º gol!
    Resultado: empate e eliminação.
    2- Contra América, e com 1 a mais, parte para cima e toma 2 gols de contra ataques!
    3- Contra o Atlas um empate naquele momento do jogo estava de bom tamanho pelo futebol ridiculo apresentado.Era 1 pontinho que deve fazer falta no final.
    Ou seja em 3 jogos os mesmos erros! Defesa mal posicionada se oferecendo para tomar gols no contra ataque.

  • Herminio disse:

    Os vexames do Galo no inicio de 2015 eram mais que previsíveis!
    Será que somente a torcida sabia que no elenco só tem 2 laterais? (1 LD e 1 LE)?
    Que alguns jogadores já estouram a idade para jogar na série A?
    Que o Jô ia bem somente com o Ronaldinho bem,devido a sua qualidade de colocar a bola aonde quisesse?

  • J.B.CRUZ disse:

    Taquicardia,ansiedade e apreensão..
    É o que se apodera dos torcedores dos 2 clubes, ANTES DURANTE E DEPOIS da partida…
    AGÔNIA e EXTÂSE em 90 minutos..
    Pra quem ganha, não há como mensurar o PRAZER; e para quem PERDE, descu´pas e xplicações , não são aceitas…
    O JOGO QUE NÃO DEVERIA EXISTIR !!..

  • J.B.CRUZ disse:

    É o jogo que não deveria existir..
    Não há como mensurar o prazer de quem ganha; e nem como aceitar as explicações de quem perde….

  • carlos henrique disse:

    Indagado sobre oque foi feito nosul,uma parcela de torcedores juntos, benecy queiroz em entrevista
    a radio Itatiaia, disse, que isso so seria possivel, se os clubes tivessem estádio proprio, quanta baboseira .o futebol mineiro, que ganhou tudo nos ultimos dois anos , mostra uma incompetencia, ao meu ver de nao, conseguir, fazer,um jogo ,com torcida dividida, ou experimentar,o que foi feito no sul do país.
    quanto ao levir, ta certo, suas declaraçoes, mostra, que o Atletico que perdeu somente Tardelli, e Rever, nao está conseguindo bons resultados.
    o cruzeiro tb nao esta bem, isso por que as conquistas ,mexeram com os dois times,
    no cruzeiro veio o desmanche dos principais jogadores.
    N o Atletico, pipocam ofertas de empresarios ,atrás dos jogadores, ai se perde o foco.
    É o preço pelas conquistas de dois anos sucessivos dos dois clubes.

  • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

    Como são as coisas…
    Lancei aquele debate sobre uma provável iniciativa nossa, em nos unirmos pra fazer uma “Torcida Misturada” para o clássico ( mesmo que não fosse esse próximo, por estar muito em cima da hora ), mais ou menos como foi feito no Sul do País, mas somente eu e outros dois Atleticanos participantes do Blog ( Eduardo e Clauber ) manifestamos interesse em participar. E isso pra mim foi um triste termômetro, que infelizmente a maioria dos participantes aqui do Blog não são desportistas. São daquele tipo de Torcedor que vê o rival como “inimigo”, anti-isso, anti-aquilo. Ou gente que adora se esconder atrás de uma telinha pra tentar pelo menos se auto-afirmar. Ou seja, o prazer desses é só zoar, provocar e até ofender. Mas nunca interagir e muito menos confraternizar.
    É claro que não posso generalizar, pois temos participantes aqui que moram em outras cidades e até outros países e que talvez não tenham nem se manifestado, por saberem que pra eles seria difícil a participação. Mas foi lamentável essa triste constatação.
    Ao Eduardo e ao Clauber, minha sincera saudação ! Vocês demonstraram que “sabem” torcer.

    • Márcio Luiz disse:

      Conterrâneo e amigo Clayton, dá licença que eu vou falar igual ao Levir:

      Olha, vou sincero pra você (não assim que começa toda resposta?, rs), eu tenho ‘N’ amigos mari… ops, cruzeirenses na empresa em que trabalho há quase 23 anos. Nunca perdi uma amizade, pelo contrário, me “adoram”. Assisto aos clássicos quando não vou ao estádio aqui no Santa Inês (No bar do Lucimar, onde nos vimos pela última vez, lembra?) em meio a rivais que eu nunca vi. Vibro, berro, xingo pra caralho mas não mexo com ninguém que não conheço. Pois é.

      Na minha juventude assisti a “trocentos” clássicos das cadeiras cativas do antigo Mineirão (na base do “trem da alegria”, sabe) onde a torcida era toda misturada, mas vou te dizer: ô trem sem graça que era aquilo, sô. Só valia pelo conforto.
      Então véi, se for pra ver jogo NO ESTÁDIO eu prefiro mil vezes ir com meu filhote para o meio da MASSA, pois lá é que é lugar de TORCEDOR do Galo.

      Futebol sem rivalidade (saudável) e sem provocação (não violenta) pra mim não existe. Melhor seria ir pra um show do João Gilberto então. Arrrgh!

      • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

        Caro conterrâneo Márcio Luiz !

        Sim, claro que todos temos nossas preferências. Se vc perguntar pra qualquer Cruzeirense ou Atleticano, a resposta será essa mesma, que é melhor torcer junto da sua Torcida. Mas a questão que eu levantei, não foi pra mudarmos nosso jeito de ir ao estádio. Mas sim uma ou outra ação pontual, pela paz, dando um exemplo que é possível sim manter a rivalidade, mas com harmonia e civilidade. Tentando quem sabe, mostrar para os cabeças cozidas que transformam os dias de clássicos como dias de guerra, que isso é coisa de quem vive à margem da sociedade, que se auto-exclui. Ou seja, coisa de marginal ! E que o futebol, junto a paixão que o envolve, é a coisa mais importante, dentre as menos importantes da nossa vida, como já foi dito. Só isso. Por isso não falei que não poderia generalizar, pois cada um tem os seus “por quês”. O que eu estranhei, foi o fato de quase ninguém ter se manifestado, mesmo pra expôr sua opinião contrária.

        Abraços

    • Adolfo disse:

      Clayton, achei muito legal sua iniciativa não me manifestei anterimente. Me desculpe, mas esse seu comentário generalizou e colocou no mesmo balaio, pessoas que possuem comportamento diferentes. Repito, achei a iniciativa legal, mas sendo realista, é pouco provável que se execute. Apenas não comentei, porque nem sempre julgo necessário me manifestar. Porém, me considero desportista. Não considero torcedor rival um inimigo,um anti-isso ou aquilo. Como moro em BH, acho que o texto não me excetuou. Ou seja, colocou-se no mesmo balaio diferentes comportamentos de torcedores.
      Quando digo que não acho a proposta viável e porque as Diretorias de CAM e CEC não demonstram, nesse momento, um pensamento de união na promoção do jogo. Vejamos as celeumas dos ingressos nos últimos jogos. E os “empurras” de responsabilidade quando dos atos de vandalismos praticados nos estádios. E sem o apoio das diretorias, o que ocorreu no sul, pouco provável que essa ótima iniciativa ganhe força para sua execução. O acesso ao estádio, o local destinado em seu interior e a segurança desses torcedores precisam de respaldo das instituições envolvidas no jogo. E só com a união entre as diretorias, os demais envolvidos apoiariam e viabilizariam a execução. Essa é a minha opinião, embora, repito novamente, a iniciativa é louvável.
      O espaço é democrático e democracia envolve opiniões diferentes, de forma respeitosa, é claro. Por isso, fico a vontade para discordar de sua mensagem, que nada teve de desrespeitosa. Não é o caso. Porém, não concordo com generalização.
      Saudações.

      • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

        Caro Adolfo, boa tarde !

        Suas considerações foram muito bem recebidas !
        Tentei não generalizar, mas reconheço que acabou ficando de certa forma generalizado. Pelo que me desculpo contigo. Faltou deixar bem claro que há exceções.
        Mas eu que já acompanho o Blog há anos, quase desde sua fundação, já manjei por aqui pessoas que infelizmente agem como eu descrevi. E também é claro que, aqueles que não se manisfestaram, não quer dizer que se enquadrem no perfil de Torcedor destacado por mim.
        E como eu falei com o Márcio Luiz, não era questão de querer mudar a nossa cultura de torcer não. Era apenas uma ideia pra uma ação esporádica, com o intuito de de repente mostrar para os cabeças cozidas uma form bacana de torcer, sabendo sempre respeitar o rival. Isso não quer dizer que as brincadeiras, zoações e provocações acabariam. Até porque é isto que ajuda mover essa nossa paixão. Eu gostaria que isso fosse possível, tendo a iniciativa nossa aqui do Blog. Mas como não foi possível, vou me juntar a um grupo do clube do Cruzeiro, que já está em contato com outro grupo do Labareda, visando algo parecido. E vida que segue…

        Abraços !

    • luiz ibirite disse:

      vou te contar uma coisa tb tava muito afim de comparecer, e queria ate levar meu casal de filhos, só que tão numa idade que repetem tudo q não deve, imagine só quando a torcida começar a dizer hei galo vai tomar no @%$@, por isso desisti e ultimamente tenho tentado fazer passeios incluindo minha familia, o q infelizmente não será por agora.

      • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

        Caro Luiz, boa tarde !

        Faz você muito bem !
        Família sempre em primeiro lugar !
        Mais pra frente você terá o prazer de levá-los pra ver o nosso Cruzeirão !

        Abraços

    • Eduardo- Salgado Filho disse:

      Clayton, realmente falta ainda muito para conseguirmos um mínimo de civilidade para que seja possível um feito destes. Sem querer ofender a quem quer que seja. Enfim, eu também não iria mais não kkkk… vai ser um joguinho de “doer”. Dois times desanimadores até o momento. Gastar meu suado $$$ em alguns “guaranás” e ficar no conforto da minha TV, vai ser beeeeeem melhor!

      Abs a todos e que vença o melh….o Galo! rs.

      • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

        É isso aí Eduardo !
        Mas no caso de uma ação dessa, o que menos iria representar seria o resultado. Mas sim a tentativa de demonstração de civilidade. Que pelo visto, até por aqui anda escassa…

        Abraços

        • DUDU GALOMAIO BH disse:

          Clayton, muita calma nessa hora… rs.
          Lembra-se do nosso encontro no saudoso Ortigoza´s BAR (que vocÊ insiste em chamar de Sabará Bar… kkk)?
          Vários atleticanos e alguns “gatos pingados” cruzeirenses (risos) em pleno ambiente de harmonia e confraternização?
          O simples fato de não termos nos manifestado não significa que não apoiamos sua idéia. Eu apóio. Seria legal a turma reunida “#partiumineiraotudojuntoemisturado

          Abraço!

          • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

            É Dudu…
            Mesmo assim… Alguns poucos gatos pingados só. Para o número de participantes, é muito pouco. E reflete o que eu disse mesmo.

            Abraços

  • José Elizeu Medeiros disse:

    Chico, Numa das vezes que treinou a Galo, o Levir chamou o Marcelo Oliveira de “cabeça de alface” e por isso o Galo foi condenado a pagar ao Marcelo uma indenização. Voce se lembra disso ou estou viajando na maionese?
    Abraços

  • Thales Rosa disse:

    Acho que quase todas as cobranças em cima do Marcelo Oliveira são injustificadas!!
    O tecnico perdeu os 3 melhores jogadores em atividade no Brasil em 2014, Lucas Silva, E.Ribeiro e GOulart, isto é um baque para qualquer time. Perdeu tambem a Zaga titular, e o lateral que era bom (Edigio)…..

    O time do Cruzeiro está sendo remontado, agora concordo com o Pedro 1950 a respeito do Willian, a vaga do Wiilan hoje é do Judvan sem sombras de duvida!! E quando o Alisson se recuperar Willian sera apenas a 3 opção!!

    Para mim o time ideal do Cruzeiro, do meio pra frente é: Arrascaeta, Gabriel Xavier, Judvan e Damião. Como reservas imediados temos Alisson e Marquinhos…

    Ainda temos para entrar no time Riascos que joga bem pelos lados tambem…

    Vamos com calma que o time vai dar muitas alegrias este ano.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Quem vencer respira durante uma semana, quem perder terá mais uma semana de pressão, mas já vejo a desculpa pronta “Com elenco ainda em formação, o cruzeiro perde o clássico mas segue tranquilo”…

  • Julio Cesar disse:

    Negativo ! Vitoria no classico vai servir de zoação de um lado para com o outro. E so! Esse papo que é divisor de aguas é balela! ira ao paraiso? Não é bem assim, principalmente com o Atletico que esta num grupo da libertadores bem mais dificil que Pirangi, que aos trancos e barrancos se classifica. Embora não tenha visto nada de excepcional no time do Atlas e Colo-Colo, o Santa Fe é o mais forte da chave. O Atletico é o pior da chave, esta na lanterna. Mas mesmo que passe, a sequencia é que sera o problema, com times mais fortes pela frente.
    Mas ate la, talvez, com o time mais entrosado, pode ser que mude o cenario.

    • Jean disse:

      Também acho que este jogo não tem tanta importância assim em caso de derrota (campeonato mineiro e nem final é). Vejo uma super valorização por parte da mídia.