Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O triste fim de Ronaldinho Gaúcho, que virou “Robalinho” para a imprensa mexicana

Dia desses, um comentarista aqui do blog detonou o Levir Culpi por ele ter forçado a saída do Ronaldinho Gaúcho do Atlético. Segundo ele, o R10 estaria fazendo falta ao time e mesmo com “uma perna só” resolveria o problema do meio campo do Galo. Não é por aí! Sem condição física, nem os craques conseguem ser produtivos no futebol altamente competitivo de hoje.

O casamento entre o Atlético e Ronaldinho Gaúcho terminou na hora certa e com final feliz.

Vejam o que escreveu o Luiz Prosperi, jornalista da prateleira de cima do país, na coluna dele no Estadão, sobre a realidade do ex-10 do Galo:

* “Triste fim de Ronaldinho Gaúcho”

Luiz Prosperi

Decadência no campo de futebol se explica com os prazeres da noite

Ronaldinho Gaúcho acabou. Não joga como antes, nem se esforça, apesar do polpudo salário que abocanha no Querétaro, do México. Prefere se divertir nas noites, sempre rodeado de belas mulheres, a treinar no dia seguinte. Quando joga, seu rendimento beira ao ridículo.

Diz a imprensa mexicana que das dez partidas do Torneio Clausura dessa temporada, Ronaldinho jogou apenas cinco – quatro como titular – se só atuou os 90 minutos em dois jogos. Um acinte aos que pagam seus salários e um desrespeito à sua própria história, consagrado que foi o melhor do mundo eleito pela Fifa em 2004 e 2005.

O craque, parece, não está nem aí. Nem mesmo com o apelido que ganhou após noitadas e mais noitadas e desempenho pífio nos campos de futebol. De Ronaldinho virou ‘Robalinho’.

Nos últimos dias tem se dedicado a uma enquete nas redes sociais em busca da opinião dos fãs sobre o clipe de uma música que gravou com o grupo brasileiro Trio Ternura, diz o jornal Estadio, do México. Ele sempre quis ser pagodeiro, desde os tempos de menino em Restinga na periferia de Porto Alegre.

Aos que comungam da paixão pelo futebol ver esse triste fim de carreira de Ronaldinho é de doer. O cara era daqueles de encantar serpentes com a bola nos pés. Fez misérias com a camisa do Barcelona em meados dos anos de 2000. Arruinou carreiras de zagueiros e goleiros. Imantou plateias.

Por ocasião da Copa do Mundo de 2006, acumulou 16 patrocínios em seu nome tamanha fama que desfrutava no futebol europeu. Suas diabruras, dribles e repertório assombravam críticos, treinadores, adversários, torcedores e dirigentes. Chegaram a dizer que, se continuasse naquele ritmo, superaria a magia e o carisma de Pelé. Era questão de tempo.

Na Copa na Alemanha, Ronaldinho Gaúcho virou pó. Uma decepção. Dali para frente conheceu a decadência. E só voltou a respirar na conquista da Libertadores pelo Atlético-MG em 2013. Nunca mais foi o mesmo.

Sorte dele que no mundo virtual de hoje, sua obra está imortalizada. Num tempo antigo, Ronaldinho não passaria de um velho pôster carcomido na parede.

Detalhe. O Querétaro é o penúltimo colocado no Campeonato Mexicano, com oito pontos em 10 jogos. Ronaldinho Gaúcho não fez um gol este ano. A noite não tem limite.

http://esportes.estadao.com.br/blogs/prosperi/triste-fim-de-ronaldinho-gaucho/

* * *

Luiz Prosperi é mineiro de Guaxupé e uma das referências do jornalismo do Grupo Estado há muitos anos, desde os tempos do Jornal da Tarde.


» Comentar

Comentários:
18
  • Murilo disse:

    O craque parece não “estar” nem aí.

  • Alexandre disse:

    Dívida de Victor? Libertadores “apesar dele”?

    Opinião de cruzeirenses aqui são totalmente isentas… Não têm nem um pingo de inveja de ter visto R10 com a camisa do Galo…

    Obrigado, Ronaldinho!

  • Marcão de Varginha disse:

    Depois da magia de Reinado, iniciou-se o reinado de R10! Obrigado, Ronaldinho…

  • LEANDRO disse:

    Ainda bem que demos sorte nessa, o galo fi o ultimo clube que o ronaldinho teve prazer e alegria em jogar futebol, pelo menos no começo, no finzinho deu uma caida drastica, mas já tinha feito história no galão da massa… obrigado R-10….

  • Rodrigo Assis disse:

    Eternamente grato ao gênio R10

  • carlos henrique disse:

    Um grande, jogador na sua época, talvez o melhor, ja vi melhores, mas em outras épocas,nao que seja velho, na sua geraçao foi o melhor, encantou o mundo, foi primordial na libertadores, com o ATLETICO
    talvez o ultimo respiro do craque ,aquele gol contra o Cruzeiro no independencia, driblando, parando a bola e tocando no canto , rasteiro, do fabio foi o ultimo lampejo.
    saiu doo ATLETICO na hora certa meritos para o levir, nessa.

  • Frederico Dantas disse:

    Não dá para entender a cabeça de determinados atletas.

    Justificaria continuar tentar jogar se fosse um apaixonado pelo jogo. Mas está na cara que não é. Por que não para numa boa, meu deus? Pela grana não deve ser pois conseguiria manter a renda com o nome em alta e com bom apelo de marketing, coisa que agora já não tem tanto. É uma pena.

  • Alisson Sol disse:

    Tem talento, mas também o mesmo problema de quase todo jogador sul-americano: intelecto pequeno, fazendo-o deixar a administração da carreira na mão de parentes. Tinha de ir fechar a carreira na China. Mas o tal de “eu falo Portunhol…”. Até o Messi, que não apronta muito, consegue arranjar problemas com o imposto de renda por deixar a carreira na mão de parentes. O Ronaldo ficou muito tempo numa boa, sem as bagunças dele aparecerem. Foi abandonar o profissional que cuidava da carreira dele e pronto.

    O Ronaldinho na verdade já não joga futebol há tempos. Mesmo na Libertadores, acho que o Atlético-MG ganhou apesar dele, e não devido a ele. Desapareceu nos jogos decisivos, e não fosse o esforço de outros e o título, aí é que as matérias sobre o fim já teriam aparecido há tempos. Vai ser uma pena se não conseguir preservar o dinheiro que ganhou e tiver de viver de propaganda em canal do YouTube…

  • Thales Rosa disse:

    Por falar em fraude..
    Grêmio cobra dívida da venda de Victor ao Atlético-MG e cogita ir à Fifa

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/03/19/gremio-cobra-divida-da-venda-de-victor-do-atletico-mg-e-cogita-ir-a-fifa.htm

  • Valdede Aparecido Rodrigues disse:

    só não termina como Garrincha porque já está rico.

  • Vinicius Campos disse:

    Uma das maiores estrelas do futebol mundial, o qual tive a honra de ver vestir o Manto Sagrado Atleticano, mas que infelizmente devido a ganancia do irmão se sujeita a este tipo de coisa. Uma pena

  • Hernando disse:

    No Galo até ex-maria joga e ainda vira torcedor apaixonado, Ronaldinho então ressurgiu, fez parte de um dos maiores times das Américas e encantou o mundo inaugurando nosso salão maior de festas!

  • ivan junior disse:

    Se ele tivesse ouvido o Kalil e encerrado sua carreira no Galo, seu termino teria sido no auge de conquistas importantes, libertadores e recopa. Mas a ganancia falou mais alto. Fim de feira melancolico para este craque de bola.

  • Pedro Vítor disse:

    O Ronaldinho deveria largar o futebol, sei o quanto será vago para ele não ter mais as cobranças que um jogador tem pelo clube que investe nele, mas ele recebe muito dinheiro, e o clube precisa de um retorno técnico, nenhum clube vive apenas de mídia, precisa crescer, vencer campeonatos, logicamente não se pode culpar o Ronaldinho pelo mau momento do clube, mas o jogador tem que fazer o seu papel como jogador, e ele já deixou de fazer isso no Atlético por isso foi dispensado, e pelo visto não mudou muito!

  • Denilson Durães disse:

    Concordo com você Chico, o R 10 saiu na hora certa do Galo. Vinha produzindo pouco!

  • Paulo Afonso disse:

    Ronaldinho foi um dos maiores jogadores que vimos com o Manto Sagrado Alvinegro… Graças a Deus (e ao Cuca também), veio numa condição excepcional, sem muito custo e com muita vontade de jogar de bola… Jogou (e como jogou), atraiu a atenção das pessoas do mundo todo, mudou o patamar do futebol mineiro… Vamos guardar para sempre as boas lembranças que ele deixou… Será eternamente ídolo nosso… Mas tudo indica que o fim do ciclo dele no futebol foi no Galo… Que ele continue suas farras, seus churrascos, passando o “rodo geral”, mas sem vínculo com o futebol profissional mais, pelo menos como jogador… Com este tanto de dinheiro que ele tem, não precisa prejudicar sua imagem… Pode só curtir a vida numa boa…

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Esse é baladeiro nato. E estando milionário, não há motivação que o faça jogar ainda como antes. Sorte nossa que o mesmo tenha se apaixonado pela mais vibrante e fiel torcida brasileira o que o fez ainda se esforçar pelas cores do Galão da Massa!

  • Márcio Luiz disse:

    É como eu digo, Chico!
    Um cara que pede o retorno do ex R10 ao Galo, ou que preferia o Ney Franco ou Doriva em vez do Levir não pode ser atleticano.