Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Apesar de estar fora da final, torcedor do América elogia trabalho de Givanildo

Interessante a visão do americano Márcio Amorim sobre a não classificação do América para a fase final do Campeonato Mineiro:

* “Não considero uma derrota para o América o fato de não se ter classificado para a fase final do rural. Não é preciso ser muito “sensato” para exigir que o rural seja feito para revelar jogadores, quando se sabe que as finanças do América não permitem contratações bombásticas, como fazem os rivais. Pagam absurdos a refugos medianos e conseguem times razoáveis com atletas medianos. É normal, no enfrentamento com times relâmpagos do interior. O problema é que jogam muito dinheiro fora porque o retorno nem sempre é satisfatório. Basta ver os comentários dos torcedores atleticanos e cruzeirenses sobre algumas contratações caras – Guilherme, Cárdenas, Júlio Batista, entre outros. O América já ignora e menospreza a sua categoria de base há anos. A maior vitória do Givanildo foi disputar uma vaga na semifinal até a última rodada, priorizando a base. Sentiu cedo que os Pedrinhos e os Lorenzis não seriam melhores do que os garotos. Colocou-os onde deveriam estar: no campo, jogando. Já são três as gerações que não tiveram chance por causa de pernas-de-pau de empresários: Doriva, Willians, Camilo, Kléber… uma lista interminável. Os garotos, ontem, andaram ameaçando pisar na bola. Toques laterais ou dribles tão desnecessários quanto inúteis. A torcida ensaiou uma vaia e eles pararam. São ótimos e serão úteis, se bem usados, instruídos e orientados. Esta é a vitória do Givanildo. Quanto ao título, dá-se um jeito. Não se joga em Tombos nem em Poços e fica tudo em casa. Pressiona que os times se vendem e fica tudo no Mineirão ou Independência. Não seria a primeira vez e nem será a última. Alguém não foi a Nova Lima, o América foi. Alguém não foi a Tombos. O América foi. Alguém não foi a Divinópolis. O América foi e deixou seis pontos nestes “estádios”. Suficientes para ser o primeiro colocado. Vida que segue.

Márcio Amorim


» Comentar

Comentários:
21
  • Tomáz Almeida disse:

    Americanos, estou também satisfeito com o trabalho que está em andamento e que com certeza nos dará frutos muito em breve. Há anos esperava por essa atitude dos nossos dirigentes. Força pró base.

  • LEANDRO disse:

    O problema do mequinha é que seus torcedores que são pouquissimos diga-se de passagem, acham que torcem para um time grande, os times do interior dão mais pressão do que o mequinha, o mequinha é aquele time que todo mundo gosta porque não incomoda ninguém, é o pobre coitado do futebol mineiro…

    o mequinha deveria estar dando graças a deus do galo jogar no indepedencia, só assim pro brasil lembrar que esse minusculo time existe, quando nos jogos do galo aparece de relance o escudinho do mequinha no estádio…

    coitado do mequinha, está fora das finais do mineiro, o que lhe resta agora é ir brigar com a conmebol por causa do pano preto tapando seu escudinho em jogos do galo na libertadores, seu momento de fama né, aliás a conmebol deve achar um saco ter que se rebaixar em ter que brigar com américa-mg por causa do escudinho coberto nos jogos da libertadores né…

  • Flávio Azevedo disse:

    O nome de um dos jogadores prata da casa que merece uma oportunidade é Luiz Felipe e não Luiz Henrique. Um volante muito bom, com um pé nas costas joga mais que o Lorenzi que foi abraçado pela itatiaia, Deus sabe porque, o cara não sabe marcar e erra quase 100% dos passes…um dia vou entender porque repórter fica dizendo coisas diferentes da ocorrida no jogo..todos torcedores do América querem que Lorenzi, Robertinho, André, Diney, Henrique, Rodrigo, Raul e Pedrinho, dar um tchau e enganar outra torcida, futebol deles é de serie D.

  • J.B.CRUZ disse:

    O Givanildo já provou de a + b que nasceu para ser técnico do América…

  • humberto disse:

    O grande problema do mequinha é que ele é pequeno e se acha grande, no dia em que ele reconhecer sua verdadeira posição dentro do futebol as coisas poderão melhorar, mas repito nunca vai passar desse tamanho.

  • Silvio Torres disse:

    “Alguém não foi a Nova Lima. Alguém não foi a Tombos”. Engraçado né, americano é pit bull com o galo e gatinho com a raposa. Esses coelhinhos são muito matreiros…

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Diferente do que o colega “alienado” Mário César escreveu, não chamo a todos de “alienados”. Só aqueles que demonstram ver coisas muito… mas muito diferentes do mundo real.
    O América não incomoda (longe disso até). O que incomoda são torcedores que vivem em um mundo futebolístico tão minúsculo que sua sina é ser anti-outro clube muito mais do que torcedor do seu próprio. E é divertido vê-los escrevendo “risos” mais falsos que nota de 3 reais, quando estão rangendo os dentes de raiva de ver seu América sucumbindo antes equipes do nível de Caldense e Tombense. Sobre perder pra esses times, derrotas acontecem no futebol. Nada de outro mundo. De outro mundo é não conseguir entender a normalidade disso só porque carrega consigo uma paixão inexplicável por um simples time de futebol chamado Atlético Mineiro, que deve lhes atrapalhara até o sono.

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Mário César (aprenda a dirigir diretamente a resposta), o orçamento sempre foi importante. Aproveite a carona no que escreveu seu colega de celeuma, o PROFESSOR (grifado e sublinhado) Flávio Azevedo e repense a questão de se interpretar bem o que se lê. O que eu disse é que não se importam com orçamento quando acham que podem encarar Atlético e cruzeiro e que quando perdem, aprontam essa velha desculpa esfarrapada.

  • Nelson Henrique disse:

    Ainda bem que esta porcaria está fora das finais do Mineiro. Nào terão como extorquir
    os torcedores de outros clubes (Atlético e Cruzeiro). Se não receberem o dinheiro da venda do Danilo pelo Porto, logo voltarão a servir leite azedo para a divisões de base. Como já aconteceu e foi noticiado.

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Venceram o time reserva do Galo e fizeram festa, Agora que a “vaca foi pro brejo”, o “foco” foi sempre a série B. Só dando gargalhadas mesmo… kkkkk

  • Mário César disse:

    Como é bom ver comentários de atleticanos na página americana. Afinal, sinal que incomoda, e muito. A ponto de chamar tudo e todo de alienados. Risos. Essa mesma base que massacrou o atlético na taça BH, ganhou do time profissional, e é digno de divã tal fato, justo de uma equipe com orçamento tão ínfimo perante ao “todo poderoso” Cam, ostentar os símbolos na cara de todos os arrogantes. Então quer dizer que orçamento não é importante. Patético, sem trocadilho. Só verificar os campeonatos mundiais, principalmente os mais competitivos e difíceis, como os pontos corridos, (até mesmo o brasileiro),verificar os patrocínios e cotas e verificamos que os campeonatos a longo prazo dizendo, no sentido da efetividade da hegemonia esportiva, os clubes campeões, bem como os que frequentam as zonas do topo possuem sim as maiores cotas. Só verificar a média dos brasileiros, do campeonato espanhol, inglês, champions, qualquer coisa. O Vislumbre da Caldense cega as pessoas. É lógico que em campeonatos regionais, em início de temporada, vemos clubes em torneios de tiro curto que destoam, obviamente não como regra, e sim como exceções. Vou ajudar o agressivo torcedor com um argumento até melhor, pois o êxito foi alcançado: O Ituano foi campeão paulista recentemente. E o que mudou? Ele se efetivou no cenário nacional? Subiu de divisão em divisão naturalmente? Está como a maior referência de SP? À longo prazo existe essa perspectiva de efetivação? Nossa, a Caldense humilhou o América por ter orçamento menor? O que dirá sobre o todo poderoso Cam e Cru, afinal, ficou na frente deles também? Abra os horizontes, apesar de reconhecer que é difícil para alguns. Amplie a visão, a longo prazo, no âmbito geral, no compêndio de fatores que cercam o futebol mundial e verá que o orçamento faz toda a diferença. Não que eu morra por causa disso. É muito prazeroso ver o meu time com orçamento tão limitado fazer bonito as vezes. O regozijo de ver uma luta, mesmo tão desproporcional, mas vencida em muitas vezes, nos traz orgulho, amor incondicional, mesmo eu tendo comedida pressão de familiares ( dois tios jogaram no Cruzeiro e outro foi funcionário do CAM) para adotar outras agremiações. Não é escolha, nem alienação, é muito mais profundo que qualquer mero torcedor de roleta possa entender.

    • Robson disse:

      Realmente é só olharmos pra campeonatos “maiores” e de longo prazo que veremos as diferenças entre as maiores cotas. Por isto que o cruzeiro levou os dois últimos brasileiros, afinal seu orçamento e igualzinho aos times do eixo, talvez até maior!
      ORÇAMENTO, Seiiiiiii!
      Quanto a fazer bonito as vezes, como são raras essas vezes hein, tirando o tal deca meleca, nunca vimos mais nada! Risos

  • Alexandre de Assis disse:

    Só sei dizer que o gol do Democrata GV vai entrar pra história. Antológico, após uma sucessão de erros da defesa americana. Do lateral até a conclusão do gol a bola se quer triscou em algum adversário. Gol de campeonato varzeano!

  • Flávio Azevedo disse:

    Depois falamos que os caras só sabem ler e interpretação não é o forte deles. O Márcio foi perfeito! Todo Americano sabe que nosso foco é a série B! Por questão ética, não falo sobre arbitragens! Que a lista do Givanildo contenha a saída de jogadores sem qualidade e tragam apenas reforços pontuais e a base continue sendo prestigiada. Temos vários bons valores que ainda não foram usados: Messias, Diego Henrique, Xavier, Luiz Henrique, Patrick Alan e outros que jogaram poucos minutos, como o Renato Bruno. Vida que segue e nós Americanos sabemos que nossos amigos são apenas oa americanos! Você é um dos poucos que merecem louvor Chico Maia! Não faz parte da vida Americana ficar chorando, vida que segue!

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Não concordo com algumas partes do comentário do gente fina Márcio Amorim. Mas vou me ater só a um ponto, repetido à exaustão pelos americanos: essa história de “diferença de orçamentos” é balela. Na hora que está em disputa, batem no peito (não o Márcio) e insistem que seu time é tão competitivo quanto Galo e cruzeiro. Depois do caldo entornado, sempre usam essa justificativa do “orçamento distante”…
    Lembrando que a Caldense tem um orçamento muito inferior ao do coelho e deu show neste campeonato. Desculpa esfarrapada!

    • Márcio Amorim disse:

      Caro Dudu Galomaio!
      Você não esclareceu se leu sobre “diferenças de orçamentos” no meu comentário ou em outro. Eu não me referi a isto em nenhum momento. Está lá: “…quando se sabe que as finanças do América não permitem contratações bombásticas…” e mais não disse. E não permitem mesmo. É apenas uma constatação. O meu texto, bem escrito, já que é uma das poucas coisas que sei fazer direito, tinha como objetivo elogiar o trabalho do Givanildo, que teve a ousadia que os anteriores não tiveram. Pôs os jogadores dos empresários e os sacou, visto que não acrescentariam nada, dando chances aos atletas da base. Houve um jogo em que ele colocou o Pedrinho e o sacou minutos depois, por inabilidade no trato com a bola. O texto não vai além disto. A referência feita a atleticanos e cruzeirenses é sobre as próprias críticas às contratações (algumas) caras e sem resultado prático. Podem ser lidas nos comentários sobre o fracasso na última rodada. No mais, o abraço respeitoso de sempre.

      • DUDU GALOMAIO BH disse:

        Meu caríssimo Márcio Amorim. Gente da melhor qualidade.
        Permita-me atentar-lhe ao mínimo, que por ora passa despercebido em virtude de nossa capacidade de sentirmos emoção ao lermos um texto.
        Se observar bem, veja que eu disse não concordar com algumas partes do seu comentário, as quais não salientei e coloquei um ponto final. Entretanto, discorri sobre a mania dos americanos (em geral) de se desculparem pelas diferenças de orçamento (reais, mas que não justificam o fracasso do América neste campeonato rural). Veja que o professor Flávio Azevedo me acusou de não saber interpretar texto, sendo que o mesmo, acredito eu que também movido pela emoção, “engoliu” o ponto final que coloquei… rsrs.

        Enfim, o Galo campeão da Libertadores, o cruzeiro campeão brasileiro, a Caldense campeã da primeira fase comprovam que orçamento não é tudo. É necessário também competência.
        Abração!!!

        • Márcio Amorim disse:

          Caro Chico, caro Dudu, caros colegas!
          No dia do jornalista, além de parabenizar o grande Chico Maia, deveríamos fazer um propósito de sempre elevar o nível dos comentários. Claro que me refiro apenas a alguns que não medem as palavras e agridem verbalmente torcedores de outras agremiações como se inimigos fossem. Há uns dois ou três por aí que “façam-me o favor!”.Graças a ele, o Chico, temos este espaço para discussão de temas esportivos e, por vezes, políticos. Cabe a cada um pensar um pouco antes de escrever.

          Obrigado Chico e parabéns de verdade!

          Acho que o título da Libertadores atrapalhou a cabeça do meu grande amigo Dudu, e, mesmo sendo ex-campeão, ainda anda meio atordoado.

          O Galo ganhou a Libertadores, depois de ter contratado nada menos (já esqueceu?) do que o Ronaldinho Gaúcho. E orçamento não é tudo? Ops! Dava para pagar um time do América por uns três anos.

          O Cruzeiro investiu alto em Dagoberto, Júlio Batista, Ricardo Goulart, e orçamento não é tudo?

          O América “investiu” em Willians, Kléber, Doriva, Juninho, e um monte de outros “cracaços” do Uram. Não dá para levar a sério. Só rindo. Qualquer centavo gasto com eles foi jogado fora. Horríveis.

          Sobre o rural, eu disse que “alguém” não foi jogar em estádios “padrão FIFA”, em Nova Lima, Tombos e Divinópolis. Se “alguém” foi, eu não vi. Ou foi? Ah! O América foi.

          O espaço é para isto. Divertir com coisas quase sérias.

          • DUDU GALOMAIO BH disse:

            Márcio Amorim, estou bem. Nada de “atordoado”;
            O orçamento do Galo era menor do que o orçamento de São Paulo, Corínthians e Fluminense, na Libertadores 2013. Quem foi o campeão???
            O cruzeiro tinha orçamento menor que pelo o menos uns 6 clubes do brasileiro. Quem foi campeão?
            É isto!