Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A presença permanente do Guilherme no estaleiro é assunto para ser estudado

Grande jogador, porém obrigado a conviver com as suas limitações físicas. Um caso para ser estudado com profundidade pela medicina esportiva e fisiologistas. Há muitos exemplos na história de atletas assim e para cada um a carga de jogos, treinos e alimentação precisa ser diferente. O problema é que um time de futebol não tem tempo para esperar.


» Comentar

Comentários:
18
  • André Corrêa disse:

    O Rodrigo Assis lembrou muito bem aí do caso do Pato. É uma sugestão válida.

    Do contrário, Guilherme precisa ser um cartucho pra queimar só em jogos importantes, decisivos.

  • Adolfo disse:

    Creio que os colegas aqui do blog que são profissionais das áreas de preparação física podem nos auxiliar melhor a entender. Na mina opinião, de leigo, esse é um problema que ocorre com os atletas que aumentam a massa muscular muito rapidamente, comuns aos atletas que vão para Europa, sobretudo o leste europeu. Além do Guilherme, existem outros atletas que criaram um históricos de contusões ao retornarem ao Brasil mais, digamos, fortes, caso do Daniel Carvalho e Ramon (ex-galo, que passou depois por flamengo, náutico e outros clubes, com muitas paradas no DM). Talvez a preparação para os jogos e a quantidade e intensidade das partidas no Brasil fazem com que esses atletas, que aumentam muito a massa muscular, prejudiquem o desempenho deles, talvez por não possuírem estrutura física adequada a mudança muscular. Mas como disse, isso é apenas uma opinião de leigo. Os preparadores, com certeza, podem esclarece melhor.

  • Rodrigo Assis disse:

    Chico Maia você que tem acesso ao pessoal do Atlético, dê a minha sugestão a eles, O aAlexandre Pato era como o Guilherme, lesão uma atrás da outra, quando o Corinthians o contratou o levou a um centro de medicina esportiva avançada nos USA e fizeram exames onde detectaram que o Pato tinha musculatura diferente em cada uma das pernas, foi feito um tratamento especial e o Pato não se machucou mais. O Atlético deveria levar o Guilherme neste mesmo lugar. Por favor repasse esta sugestão lá.

    • clauber disse:

      Ótima sugestão Rodrigo, Realmente esse caso do Guilherme pode ser feito essa tentativa.

      Claro que ser engenheiro de obra pronta é muito fácil, mas realmente ter entrado com o Guilherme no jogo contra a caldense foi pouco prudente, afinal o desgaste no jogo contra o Colo Colo foi enorme, vide a chuva que caiu na hora do jogo.

      Mas enfim, os profissionais lá são bem remunerados para pensar nessas coisas, inclusive com o médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar como chefe da equipe.

      Abraço a Todos

  • Rafael disse:

    Uma pena. Será que não tem algo que faz ele ter mais ácido lático que pode colaborar para essas contusões musculares?

    Mais um motivo para o Galo trazer o Diego do Fenerbahçe.

  • Jr.Gam disse:

    Bom jogador somente para o segundo tempo das partidas.

  • Paulo Afonso disse:

    Quando o Guilherme renovou todo mundo já sabia disto… Errado estava o Levir ao escala-lo na final do Mineiro… Jogador que machuca com esta facilidade e que já tinha jogado tantas partidas decisivas, deveria ter sido poupado neste jogo de pouca importância…

    • Vinicius Campos disse:

      Saudações Atleticanas Paulo Afonso.

      Concordo plenamente contigo. Respeito as demais opiniões mais o campeonato mineiro ganhando ou perdendo da Caldense, não acrescenta em nada.

      Ao meu ver o planejamento com o Guilherme foi equivocado. Ainda mais depois do jogo complicado contra o Colo Colo com o campo extremamente pesado em função da chuva. O Guilherme deveria ter sido sim poupado assim como acho que o Prato também.

      Se o Atlético se propôs a renovar o contrato com o Guilherme, tem que ser feito um planejamento de como aproveita-lo melhor, tem que priorizar os jogos que ele vai atuar.

      Infelizmente agora vai ser no minimo um mês no DM, sendo otimista.

  • LEANDRO FABRICIO disse:

    Desde que eu entrei aqui no blog que falo que o atlético não deveria renovar com o guilherme, era melhor ter investido alto em um jogado de qualidade, não que o guilherme não tenha qualidade tecnica, isso ele tem de sobra, o que não tem é musculatura de atleta esportivo, esse problema do guilherme infelizmente é um problema cronico, vejo o guilheme logo logo encerrando a carreira por causa disso, essas contusões não tem explicação a não ser coisa cronica, é do organismo dele mesmo, tem jogadores que quase não se machucam e tem jogadores que infelizmente não tem aptidão fisiologica para jogar futebol (guilherme, valdívia) etc etc..

    O maior problema para nós torcedores do maior time de mg é que o senhor “sabe tudo” levir culpi bate no peito e diz que o elenco não precisa de reforços e que dentro do elenco tem substituto pro guilherme, não sei quem, cesinha? maicossuel? cardenas? Levir culpi tá de brincadeira com a torcida…

    O presidente Daniel nepomuceno tem que tomar muito cuidado com certas decisões de treinador, tudo bem que é o treinador que treina o time, que observa quem é quem no elenco etc etc…
    Mas o nepomuceno tem que ter a malícia de entender que quando o treinador faz besteira e que isso leva o time a perder um campeonato ou ser desclassificado de outra competição, a culpa não recai somente nele, o presidente do clube também é questionado e criticado, então acho que está faltando uma conversa ao pé do ouvido entre treinador e presidente por que o time precisa de reforços sim e só o levir acha que não..
    pra vcs verem que nem sempre o treinador enxerga as carencias do elenco e nem sempre tem razão, basta lembrar que o levir foi contra a contratação do douglas santos e que foi a favor da contratação do emerson conceição, foi o levir que pediu a volta do patrick e liberou o alex silva pro sport, foi o levir que reintegrou os emerson conceição, andré e jô quando a diretoria tinha decidido que estes não jogariam mais no atlético, (pra mim destes só o jô merece ter chances no elenco)…
    Então se eu fosse o daniel nepomuceno com mais essa contusão do guilherme, investiria alto e rapido e contrataria um bom meia exemplo diego, thiago neves, lucas lima (já que o santos tem interesse no giovanni augusto faria uma troca voltando uma grana ao santos) e entregaria pro levir e falava assim “pronto, contratei a seu contragosto tá aí e se vira” jogaria a responsa pro levir…

  • Marcelo Mineiro disse:

    Dátolo não tem a categoria do Guilherme e Dôdô e Giovanni Augusto são bem jovens,acho que o Galo deveria trazer o Omar Pérez e pra lateral esquerda o Rafael Estevam da caldense.

    • Pedro Vítor disse:

      Reforço suas palavras, e digo, Nepomuceno traz o Omar Perez com ou sem aprovação do Levir Culpi, que é teimoso igual meu Tio Mané lá da Roça, afinal, o Levir também não pediu, Douglas Santos, Rafael Carioca, Cárdenas.

      Omar Perez vive grande fase do Santa Fé, já passou dos 30, tem exatamente 34 anos, mas daria mais qualidade ao setor de criação do Atlético, tenho certeza que ainda tem bola e físico pra uns dois anos de futebol em alto nível!

      • Paulo Afonso disse:

        Janela internacional só abre em Junho e Omar Perez já jogou a Libertadores… É muito importante para o Santa Fé mas acho que precisamos de alguém que possa jogar inclusive a Libertadores…

        • Marcelo Mineiro disse:

          Pode-se contrata-lo no meio do ano,já o Rafael Estevam pode ser contratado logo depois da final do mineiro.Acho que o Dôdô e o Giovanni Augusto deveriam ser testados.

  • Raws disse:

    O sujeito deve ganhar muito bem. Agora, não deve ser fácil essa vida de DM, machuca e trata, Recupera e treina, se prepara e joga, machuca e treina…

  • Raws disse:

    Assim como deve ser um tema para estudo, gostaria muito que algum repórter que cobre o clube fizesse o mínimo que se espera de sua profissão, questionar os médicos do clube sobre esse mistério.

  • Frederico Dantas disse:

    Opinião de leigo, que pode ser bobagem. Ainda que o Guilherme tenha aptidão técnica para o jogo, não tem predisposição física para praticar esporte de alto nível. Dá pra melhorar muito com os recursos de hoje. Mas não dá para construir um novo biotipo do zero. É bom jogador mas não é atleta nem de final de semana.