Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Duelo tático entre Levir e Luxemburgo será uma atração a mais do clássico

Foto: Super FC

Daqui a pouco além dos jogadores, Levir Culpi e Vanderlei Luxemburgo serão alvo das atenções de quem gosta de futebol. Do duelo tático entre eles poderá sair o vencedor do clássico. Ambos experientes, vitoriosos em suas carreiras e ainda motivados, buscando muitos objetivos na carreira.

Sábado de grandes jogos, especialmente este Atlético e Cruzeiro, com uma ótima “preliminar” em Berlim, com Juventus e Barcelona decidindo a Champions. Lamentável é a rodada do Brasileiro seja praticamente toda no sábado por causa de um amistoso da seleção brasileira.

AFC

Ontem o América perdeu para o Náutico em Recife, saiu do grupo dos quatro primeiros, mas tem a chance de retornar no próximo sábado contra o CRB-AL no Independência.


» Comentar

Comentários:
22
  • Pedro Vítor disse:

    Levir na escalação já resolveu chamar atenção.

    Carlos no lugar do Thiago Ribeiro, aquilo ali já fiquei sem entender o porque.

    E as mudanças durante a partida demoraram muito.

    • Pedro Vítor disse:

      O Levir assim como contra o Inter e Falsos pecou nas mudanças no decorrer do jogo.

      Um técnico da experiência do Levir não pode cometer tantos erros em sequência desta forma. E só por causa disso, já se vão 6 pontos no Brasileiro e uma eliminação da Libertadores.

      Depois vão perguntar, porque o Atlético não foi campeão, uns vão jogar a culpa na arbitragem, outros no presidente, na mídia ou na CBF, mas assim como o Levir é corajoso de armar o time num esquema ultra ofensivo, ele tem que ser consciente, de mudar quando não dá certo.

      Tem que haver um equilíbrio entre defesa e ataque. Quando o adversário esta na defesa esperando o contra ataque você tem que se preparar pra que isso não aconteça.

      Foi aí que o Levir perdeu estes três jogos!

  • Pedro Vítor disse:

    Jogo bom, o Atlético fez um gol com o Luan, e o Leonardo Silva estava impedido.

    Ate ali o Galo mandava no jogo. A partir daí, o Galo deu campo ao Cruzeiro que marcava bem com o Charles e Williams, além disso criava boas chances nas costas de elenco Patrick e Douglas.

    Foi assim que fez o gol de empate, o William pegou uma sobra de cruzamento, emendou de primeira e Jemerson dez contra.

    Ali já era nítido que o Atlético tinha que igualar a pegada. Levir poderia tirar um dos armadores e colocar um volante, ou recuar o Luan, fazer a linha de três com Datolo.

    Começou segunda etapa, e o Luxemburgo entendeu o jogo, e colocou o armador Gabriel, Patrick deu de bandeja a virada do Cruzeiro.

    Quando tomou o gol que o Levir resolveu mexer, e mexeu mal. Sacou o Datolo, que era o mais lúcido no meio, e não reforçou a pegada no meio de campo.

    Giovanni que estava desde o primeiro tempo assistindo os volantes do Cruzeiro desarmar e sair jogando, deveria ter saído, mas o Levir não viu, resultado, o terceiro gol e fatura liquidada.

    Após o terceiro gol o Levir tirou o Giovanni, já era tarde demais.

    Agora o Atlético tem de ter frieza. A torcida vaiou o Datolo, era o melhor jogador do time naquele momento. Não pode ficar procurando cabelo em ovo!

    E o Levir entender que o esquema é bom, mas quando o time estiver sem pegada, a entrada do Donizetti, é fundamental. Ou seja, pode mudar no primeiro tempo, não é proibido!

    No mais parabéns ao Luxemburgo que foi inteligente, soube minar o meio de campo, e venceu como o Chico disse, na tática!

  • Alex Souza disse:

    Não fosse a arbitragem (mais uma vez prejudicando o Cruzeiro no clássico) o 6a1o não teria feito gol; não fosse a péssima pontaria azul no 1º tempo teria sido outra goleada histórica. Um lance de impedimento fácil para o bandeira, que tinha a visão limpa, não foi marcado; como o Cruzeiro venceu por 3a1 a coisa vai para o esquecimento.

  • Marcos Neiva disse:

    De quem foi a brilhante ideia de repatriar Patric e Giovanni Augusto?
    Gols de Luan, Jemerson, Patric e Giovanni Augusto.

  • julio cesar disse:

    Que coisa !Um gol contra, uma falha incrivel do Patrik e novamente falha do Victor e o profexô ja foi ressuscitado pela itatiaia. O marketing é muito forte.

  • Vinicius Campos disse:

    Salto alto é foda.

    Cadê a seriedade? Jogo destes era para os jogadores entrarem com tudo. Time fez um gol e achou que tava tudo resolvido. Uma vergonha.
    O Levir é todo ao contrário quando o Thiago Ribeiro começa a jogar bem vai pra reserva. Vai entender. Patrick pelo amor de Deus que falha bizomha.

    Mas independente disso o Galo perdeu porque entrou de salto alto. Fica a lição. Este time ainda tem que provar muita coisa pra que eu veja que pode ser campeão de um campeonato onde a regularidade é tudo.

    Parabéns aos amigos cruzeirenses do blog. Vitoria merecida.

    Saudações Atléticanas.

    • Pedro Vítor disse:

      Num vejo salto alto, futebol é tática, meio de campo. Ganha o meio e ganha o jogo, o resto é finalizar bem, jogar coletivamente. O pecou em tudo isso.

  • Alex Souza disse:

    Resumo do 1º Tempo: era para o CEC ter feito de 3 a 4 gols no CAM; o gol que saiu para cada lado foi em lance de sorte (impedimento de Léo Silva e rebatida que sobrou para Luan e falha da defesa na tentativa de corte e chute errado de Willian que bateu na defesa). É um absurdo o Cruzeiro perder os 03 gols: com Alisson (faltou força na definição), com Damião (olhou, escolheu o canto e jogou fora com o goleiro batido) e depois com Willian Bigode (bola sobrou livre e ele deu um toque a mais para permitir defesa de Vitor). Não se pode perder chances de matar o jogo desta forma. Absurdo um bandeira errar um impedimento como este do Léo Silva (estava bem colocado no lance).

  • julio cesar disse:

    Levir não quis definir no primeiro tempo e pode pagar caro por isso. Permitiu os avanços do lateral do pirangi e não construiu nada pela direita com Carlos. Ate o flamengo ameaçou mais .

  • Douglas disse:

    Não houve tempo para o Luxemburgo implantar o minimo de qualquer padrão tático e conhecimento do plantel cruzerense.Vai enfrentar um Atletico que no Independencia joga alucinado,pressão o tempo todo e considerado hoje o melhor time do Brasil.Vitoria do cruzeiro é conseguir um empate ja que é classico.Mas acredito que é jogo para uns 2X0 pro galo,isto porque um grande problema do galo é a quantidade de gols que perde,era para estar na ponta do campeonato.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    O jogo é jogado, e lamba ri e pescado. Melhor aguardar os 90 minutos. E nessas horas (e os colegas atléticanos fizeram análises corretas) que o “Sobrenatural de Almeida” costuma dar o ar da graça.

  • Raws disse:

    Chico, permita-me acrescentar, esse duelo tático entre técnicos em clássicos, na maioria dos confrontos, é pouco relevante. Os fatores, torcida, arbitragem, méritos ou deméritos dos jogadores, para mim são os que podem determinar o triunfo. Eu já vi time do Galo com Eder, Reinaldo, Cerezo, Luizinho e outros, ser goleado por um Cruzeiro cheio de jogadores medianos. O que difere hoje, é que além de medianos, o time azul parece hoje um barco a deriva.

  • Raws disse:

    Pela primeira vez não serei político. Meu palpite é boa diferença de gols pró Galo.
    Arrogância? Não! Hoje além do Cruzeiro não ter um único jogador que seria titular no Galo, estamos em um momento muito melhor. O time azul ganhar hoje, principalmente o jogo sendo no independência, será uma façanha.

    • Alisson Sol disse:

      Meus Parabéns! Não fosse o comentário hors concours, “O Legado da Copa das Copas é extrutural !!!“, de primeiro de julho de 2014, você teria escrito o maior absurdo da história do blog.

      Só não é pior porque é o esperado, pois é o perfil do torcedor atleticano. Primeiro, a falsa humildade. Depois, a falta de entendimento de futebol. Por fim, o misticismo demonstrado no comentário seguinte. Era exatamente por ter visto um time com grandes jogadores ser goleado por um time de jogadores medianos que você devia ter aprendido que futebol não é jogo individual, e que estrelas jamais vencem um time com boa tática. Mas continue acreditando em fatores de arbitragem, torcida, etc. Vai comentar algo sobre o impedimento no gol de hoje?

      O time do Cruzeiro, como eu já havia escrito há menos de uma semana (link) é um time fraco. Mas, ajeitando a defesa, não fica aquém de nenhum outro time do futebol brasileiro hoje. Pois bem: Luxemburgo reconheceu isto, e fez exatamente o que eu descrevi no comentário de primeiro de junho: colocou o time todo para trás da linha do meio de campo, e dá-lhe contra-ataque. É não se animar muito com as duas vitórias seguidas, e continuar com esta mesma tática.

      Eu só fico triste é pelo Lorota, o famoso cachorrinho do Stefano que completou 3 anos de idade em menos de 2 anos! Faleceu hoje. Mas não esquentem: ficou só 3×1, e o jornal amigo vai criar um troféu de campeão do picolé, e lhes presentear mesmo assim!

      • Raws disse:

        Quem disse que eu quero ser reconhecido por entender de futebol? Quem disse que pelo fato de conhecer ou não de futebol, eu não tenho o direito de ter um palpite? Agora que estou sabendo que Vanderlei leu seu comentário e consertou o time ficarei mais atento aos mesmos. Com relação ao “comentário absurdo”, você com certeza me dá um banho. O problema é que assim como eu, penso que muitos não retrucam seus comentários por não gostar daquele ping pong chato. Pode ser também por respeitarem sua característica, de o mais humilde do blog.

        • Alisson Sol disse:

          Raws,

          Não adianta querer rebater com ofensas pessoais e falsa modéstia. Você tentou “aparecer”, e se deu mal. O jeito de sair disto era simplesmente dizer: “pessoal, errei feio!”.
          Mas não: você é mais um dos que tentam aparecer com “previsões”, nunca com análises de futebol, e depois ficam ofendidos quando passam ridículo. Não adianta rebater com “Com relação ao “comentário absurdo”, você com certeza me dá um banho.“. Tem de apontar. E você não vai conseguir isto.

          Agora, vai seguir o padrão do atleticano: sumir, fazer outro alias, e continar comentando (se já não for um alias do muitos que apareceram e sumiram no passado!). Sem problemas: a Internet é assim mesmo. Só que os aparícios como você, que comentam com pseudônimo, criam esta coragem para prever o futuro, ao invés de comentar sobre futebol.

          • Raws disse:

            Alisson Sol,
            Raws é meu apelido, abreviação do nome Rawllinson. Não escondo atrás de nada e de ninguém pois autenticidade é uma das minhas qualidades. Com relação a “pessoal eu errei”, me poupe. O resultado já diz isso. Com relação a “ofensas pessoais”, releia o meu e o seu comentário e faça a comparação. Com relação a ser aparício, sinceramente não vale a pena lhe responder…
            Desde que tive o prazer, do Chico permitir meus comentários, nunca sumi do blog a não ser por motivos particulares. No caso do seu sumiço, foi um pouco diferente não é mesmo?
            Não esquenta, esse foi o último ping pong que faço com você, pois nesse bom tempo que aqui estou, tenho feito muitos amigos, e não será você, mesmo com tanta insistência, que me fará tomar raiva de alguém. Sugiro que faça como eu, com uns dois aqui do blog, não leia meus comentários e seja feliz.

  • Raws disse:

    Colega, palpite de torcedor, principalmente em clássicos é puro “achismo”, inclusive a maioria de meus amigos cruzeirenses achavam que iriam tomar uma sapecada, só você que sabia que seu time iria ganhar.
    Já que entende tanto de futebol, é melhor jogar na loteca. Quanto a pergunta, “você entende de que”, que curiosidade é essa? Eu heim…