Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Os favoritos passam aperto na primeira rodada, mas no fim decidirão o título

Depois de mais uma presepada da defesa brasileira, tomando gol infantil do Peru, o empate veio através do Neymar, e o primeiro tempo ficou no empate. O segundo foi nervosismo puro, dos dois lados. O Peru sem acreditar que estava encarando o Brasil e o time do Dunga assustado com a vontade do adversário.

Em termos de vontade de ambos os lados, muito bom, mas tecnicamente o segundo tempo parecia uma pelada, sem nenhuma articulação. Só mesmo o Neymar tinha lucidez e justamente ele ajeitou para Douglas Costa virar, aos 46 minutos. Mas está de bom tamanho. No frigir dos ovos, a seleção brasileira vai brigar com a Argentina ou Chile pelo título.

Mais cedo a Colômbia conseguiu perder para a Venezuela por 1 a 0.

Assim como no Brasil ano passado durante a Copa, os colombianos tomam conta das ruas chilenas, com a alegria e a criatividade que os caracterizam. É a maior torcida presente até agora por aqui. Além dos que vieram para a Copa América, a colônia deles é enorme no Chile, abastecendo o mercado de trabalho na construção civil, hotéis e restaurantes. Também são grandes as comunidades peruanas, equatorianas e mais recentemente cresceu a chegada de dominicanos e haitianos ao país, ocupando postos de trabalho semelhantes. De acordo com os com quem conversei, bem recebidos e bem tratados pelos chilenos.

Mas o clima de carnaval que predominava nas ruas antes da estreia colombiana acabou, depois do apito final do árbitro uruguaio Andrés Cunha na derrota de 1 a 0, esquentando a disputa por uma das vagas neste Grupo C, mesmo do Brasil.

Os colombianos entraram de salto alto com base na ótima Copa do Mundo que fizeram em 2014, eliminados nas quartas de final pelo Brasil. Também em grandes nomes que tinham em campo ontem, como Falcão Garcia e James Rodrigues. O time tomou o gol aos 15 do segundo tempo, através do Rondón, e quando quis reagir, foi barrado pelo eficiente sistema defensivo venezuelano.

Jogo de muita correria, mas que não superou em qualidade técnica ao 2 x 2 entre Argentina e Paraguai no sábado, quando os paraguaios buscaram o empate na raça, depois de dois a zero no primeiro tempo.

* * *

Neymar é o único brasileiro que figura na lista dos 10 jogadores mais valorizados desta Copa América. Na avaliação em euros, a principal estrela da seleção comandada por Dunga vale 80 milhões de euros. A Argentina tem quatro no seleto time: Messi (120 milhões), Di María (65 milhões), Agüero (50 milhões) e Higuaín (40 milhões). A Colômbia tem dois: James Rodríguez (60 milhões) e Radamel Falcao (45 milhões), mesma quantidade de chilenos: Alexis Sánchez (45 milhões) e Arturo Vidal (42 milhões). O Uruguai é representado na lista por Cavani, avaliado em 50 milhões de euros.

* * *

Brasileiro que tem contato pela primeira vez com a cotação do dinheiro em Santiago, em princípio se surpreende positivamente com o valor do real frente ao peso chileno: uma unidade da nossa moeda vale de 178 a 200 pesos. Porém, o táxi do aeroporto ao Centro da capital chilena custa 20 mil pesos; um exemplar de jornal 500 pesos; um refrigerante 2 mil pesos; uma refeição básica 6 mil e por aí vai. Mas a situação do dinheiro argentino é pior que a nossa: um peso deles vale apenas 42 chilenos.

MOEDAS

Cotação das moedas em Santiago do Chile, com dólar e euro nas alturas; real e peso argentino doendo em nossos bolsos.


» Comentar

Comentários:
31
  • Flávio Azevedo disse:

    Que os chilenos levantem a taça!

  • Marcão de Varginha disse:

    A seleção brasileira virou um cabide de emprego, e nem sempre são relacionados os melhores atletas, àqueles que se sobressaem… não sou conivente: tem muito “padrinho” envolvido na convocação e na escalação. quando sairá a CPI da CBF e nas demais federações estaduais de futebol? O que não pode ocorrer é um Senador já antevera: poderá ter muito deputado e senador querendo aparecer mais às custas do futebol…
    – Sinceramente, perdi o encanto com a seleção brasileira em 1982… sou saudosista pelo bom futebol!

    • Julio Avila (mariana) disse:

      vc quer que o titulo da copa do brasil seja um fato que apague suas tristezas como foi o 6×1 definido pelo seu proprio presidente como a maior derrota do clube em sua historia!parabens pela copa brasil,nao gostei de perder mas ja faz parte do passado diferente dos 6×1 que persegue vc ate hoje e nao vai sair nunca mais!
      6×1 foi eterno dolorido tatuado vergonhoso etc etc.ficar atras da caldense ainda vai
      o dificil é ficar atras do raja! #euseiquevclembra.

      • Marcão de Varginha disse:

        Meu caro conivente e desatualizado: Para que ficássemos atrás do Raja foi necessário sermos CAMpeões da LIbertadores, e acompanhando sua linha de raciocínio, ficar atrás da Caldense é um “prêmio” à altura de seu merecimento, e que assim seja eternamente!
        – #euseiquevocetreme
        – 26/11/2014: eterno (e dolorido)!

      • Marcão de Varginha disse:

        Nós, verdadeiros e únicos torcedores mineiros, preferimos comemorar um simples 1 X 0 com direito à título nacional em cima do nosso maior e melhor cliente, do que comemorarmos goleada para fugir de rebaixamento, meu caro conivente!
        – Tomara que este ano se repita: vocês fujam do rebaixamento com goleada na 38ª rodada, afinal, vocês mais que merecem, né?
        – Ademais, assista o tape daquele embate “programado” e tente ser pelo menos um pouco imparcial se é que isso lhe é possível: naquele manjado jogo se os atletas do radicado não anotassem pelo menos um tento, com toda certeza os próprios atletas alvinegros assim o fariam, devido à insistência de não querer combater… detalhe: somente torcedores inteligentes e imparciais conseguem encarar a realidade.
        – “Esqueceu” que das duas vezes que disputaram o campeonato mundial de clubes vocês tremeram na base para os alemães? e numa oportunidade o vexame foi no Mineirão, o salão de festas alvinegro!
        – 26/11/2014: eterno (e dolorido)!

        • Márcio borges disse:

          A segundona é um fardo pesado né não? Kkkkkkkk, até hoje tentam encontrar respostas para a humilhante derrota….liga não sô, um dia isto passa.
          Eu até hoje só.ouvi falar em venda do jogo. O comprador nunca apareceu. Como bem citou um colega aqui do blogo ” desculpa de peidorreiro é barriga ou inchada “.
          Um dia a dor.passa…..

        • Marcio Borges disse:

          Então alem de ruim o time do galo é vendido e sem carater…..e você ainda tem a cara de pau de dizer que este é o melhor time de Minas? Só este fato, alegado por você, o coloca no topo dos timecos do Brasil.

          • Marcão de Varginha disse:

            Meu caro conivente: (sic) “sem caráter” se entende quem vendeu e quem comprou! Mas isso tá longe de vocês aceitarem,pois, imparcialidade não é e jamais será o forte do lado poluido da lagoa, né? Lá tudo fede…
            – Ademais,àqueles que acompanham estas páginas desde após o “jogo comprado” de 04/12/2011, sabem muito bem que opinei pelo rebaixamento de ambos para moralizar o combalido futebol brasileiro… mas com uma possível intervenção do FBI na CBF quem sabe isso ocorra, né? TOMARA! Tem um timinho aí que deveria ter sido rebaixado nos idos doas anos 90, quando na última rodada fora impiedosamente goleado pelo Remo do Pará necessitando de um empate pra se manter na divisão de elite.. e adivinha quem foi rebaixado em seu lugar? O seu algoz Remo… estranho, né? Posso ser cara de pau, mas sem-vergonha, desatualizado e conivente, jamais!
            – 26/11/2014: eterno (e dolorido)!

        • Julio Avila (mariana) disse:

          2011 foi comprado neh,ah é esqueci kkkkkkk nao adianta,pode chorar a vontade!
          a verdade voce sabe e sente ate hoje aceita que doi menos!
          cruzeiro esporte clube o terror das frangas!e nem vo listar seus vexames pra nao humilhar!

  • Claytinho do Nova Vista-BH disse:

    Ouvi falar que lá pelas bandas de Sete Lagoas, colocaram algumas faixas escrito: “Stefano Venuto Barbosa, procura-se !”… rsrs

  • Thiago disse:

    Colocar o Tardelli de centroavante vai matar o futebol dele. Ele de meia com Éverton Ribeiro e Neymar com um centroavante só é muito mais negócio. E na cabeça de área tem que ter um pegador tipo Donizete paulada é um mais técnico como Lucas Silva. Na zaga Miranda precisa de um companheiro mais ponta firme pq o chorão e o cabeludo não dá!

  • Rafael disse:

    Seleção de penteados… menos penteado e mais futebol, por favor!

  • Julio Avila (mariana) disse:

    uma seleçao com david luís,fernandinho,fred,jeferson,tardelli nao tem como vingar!
    por isso que prefiro meu cruzeirao!apesar que nao ganhou de ninguem ainda e jogou com 2 times serie b atletico e vasco pelo menos esta vencendo!

    • Marcão de Varginha disse:

      O maior título em todos os tempos não são os mais de 40 títulos estaduais, nem a Libertadores, nem a Recopa, nem os torneios conquistados na Europa, muito menos o de campeão mundial de futsal, e sim, o de CAMpeão da Copa do Brasil em cima de nosso maior cliente… lugar de chorar é na cama, meu caro convivente e invejoso!
      – 26/11/2014: eterno (e dolorido)!

    • Marcão de Varginha disse:

      O que dizer então de um clube que ficou atrás da tradicional Caldense no ruralzão 2015, sendo eliminado e humilhado pelo seu mais poderosíssimo algoz? Meu caro, existem dois Galos: o de antes de 2006, e o depois de 2006 – esse imbatível em MG, conivente!
      – 26/11/2014: eterno (e dolorido)!

  • Tiago Alves disse:

    A verdade é que o futebol brasileiro começou a declinar após a Copa de 82, depois dela foi o início do declínio. Agora está chegando ao fundo do poço. Antigamente tinha meio campo mesmo, Cerezo, Falcão, Zito, Carpegianni. Depois da derrota em 82, contra a boa seleção da Itália, começou a onda imbecil dos tais “volantes”.
    Antes ainda tinha Romário e outros bons atacantes, apesar do futebol praticado ser mais “gaúcho”, fora do estilo brasileiro. E isso serviu pra enganar todos, achando que estava tudo caminhando no rumo certo.
    O Levir tá tentando sair fora disso aí e tá sendo criticado por quem não entende nada e acha que quanto mais volante meter no time, melhor ele vai marcar e que lateral não precisa marcar direito, o que não tem muito haver, porque você ganha uma barreira no meio campo mas deixa de ganhar espaço no meio campo quando tem a bola porque você não tem jogadores que saibam avançar e movimentar no meio campo.

    Os Europeus perceberam isso e estão a frente dos brasileiros, muito “bobos” que se acham o melhor futebol do mundo.

    Tem país aí com 16 milhões de habitantes com uma seleção melhor que a brasileira, de um país com 230 milhões de habitantes.

    É o retrato da incompetência e da burrice.

  • Marco Antonio ( Marquinho ) disse:

    Já pensaram se fosse o Fábio ou o Victor, que tivessem falhado naquele gol do Peru?

  • Julio Avila (mariana) disse:

    selebaba!

  • Murilo Fonseca disse:

    Jogo horrível… Só não é pior que o Faustão!

  • Paulo Afonso disse:

    Eu vi o jogo e juro que até tentei torcer para a seleção brasileira, mas não dá… Não tem como torcer para um time que joga individualmente, onde todos parecem que têm obrigações contratuais com um jogador, de quase dever favores sexuais a ele… Este Neymar parece menino mimado, que faltou tomar umas palmadas da mãe na infância… Brasil começará a ter chance de alguma coisa quando este sujeito estiver fora do time…

    • BRG disse:

      Ele pode até ser mimado, porém, o que fazer se ele é absurdamente melhor que todos os outros jogadores? Na atualidade o Neymar é o único craque da seleção Brasileira e é ele quem faz as únicas boas jogadas. Sem sua presença seria pior. Veja que ele mobiliza, no mínimo 2 jogadores da outra equipe para marcá-lo, abrindo espaços para os outros. No 7 x 1 ele não estava em campo.

      • Paulo Afonso disse:

        Sabia que alguém citaria o 7×1 como se fosse pela ausência dele… Talvez tenha influenciado sim, mas pela necessidade da presença dele em todos os jogos… Aí o time não sabia o que fazer já que ele não estava lá (o contrato não previa esta situação)… Afirmo sem medo algum de errar: quando um técnico escalar um time com os melhores jogadores de fato, sem a necessidade de cumprir cláusulas contratuais com patrocinadores e fizer cada jogador entender o seu papel dentro do grupo, o Brasil voltará a ser a referência de futebol no mundo… Enquanto ficar neste mimimi de menino mimado que joga porque é o dono da bola, outros 7×1 virão…

  • luiz ibirité disse:

    a sorte do Dunga burro, é que o lateral titular se machucou e ele levou o Daniel Alves que jogando ao lado do Neymar farão as melhores jogadas da “nossa seleção”.

  • Rafael disse:

    Selecinha: Jefferson, Filipe Luís, Fernandinho, Willian, Douglas Costa, Fred e Firmino.

  • Thiago disse:

    Fala sério né! O que esperar de uma seleção que é cópia escarrada da fracassada seleção da copa de 2014? Davi Luiz de zagueiro de novo, um Daniel Alves outra vez, Neymardependencia, sai Oscar entra Willian, Fernandinho que não serve pra engraxar a chuteira de um Lucas Silva da vida, e pra não deixar esquecer, Dunga o zangado ou não! Que porcaria de seleção lixo!!!!

    • Pedro Vítor disse:

      Fernandinho pelo menos é titular de uma equipe que disputa grandes torneios europeus, já o Lucas Silva, não é titular nem do time B do Real Madrid.

      Acho que a seleção mudou o comando técnico, é o primeiro teste, após vários amistosos caça níqueis, e tem que ter muito cuidado pra tirar conclusões, ate mesmo dos 7 a 1, o time depende do Neymar, porque hoje ele é o exemplo, não surge, ou surgirá um jogador ao seu nível, e muitos do que surgem aqui Brasil como craques e diferenciados, quando vão pra Europa, não vingam, é o caso do Lucas Silva, do Casemiro, do Fernandinho, do ramires.

      • Thiago disse:

        O Lucas Silva chegou agora participou de dois jogos, com qual experiência vc tem pra falar que o cara não vingou? O limite de brasileiro no time já estourou, alguém vai ter q ser emprestado não adianta mas dai falar que o cara num virou nada são outros quinhentos. Eu prefiro dar chance a um jovem como ele que foi eleito nas duas seleções do brasileiro do que chamar um entregador de rapadura como esse Fernandinho.
        E outra quem disse que pq o cara joga num time da Europa ele é credenciado à ser melhor que os outros? O Mano Menezes chamou aquele Rafael do Manchester na olimpíada pra no jogo de final ele entregar o ouro pro mexico. E o Daniel Alves do barça que na copa não jogou p… Nenhuma!
        Seleção está provado por A mais B que quem escala e empresário!

        • Jorge Moreira disse:

          Thiago se o seu idolo tivesse a bola que voçê pensa que ele joga os burros e incompetentes do time merengue não o emprestariam em detrimento de jogadores piores do que o seu idolo concorda

        • Pedro Vítor disse:

          Ele não chegou agora, tem 5 meses que esta lá.

          Pra mim é o mesmo caso do Fernandinho.

          Fernandinho se chegasse no Cruzeiro amanhã, 90% da torcida, imprensa, estariam pedindo na seleção. O nível de futebol apresentado na Europa e no Brasil são totalmente diferentes, os destaques daqui, não são nem titulares na Europa.

          São exemplos meu jovem, Bernard, era um jogador diferenciado, jogando ao lado Ronaldinho e Tardelli, e o Lucas Silva, era um ótimo meio de campo, jogando em um time que foi Bi-Campeão nacional, Paulinho era considerado o melhor jogador brasileiro atuando no Brasil há pouco mais de um ano, hoje é reserva de time europeu!

          Fernandinho praticamente um caso idêntico, há 10 anos atrás, o Fernandinho era o Lucas Silva, com grande categoria, foi pra europa, será que desaprendeu a jogar futebol? Demora 5 ou 7 anos pra se adaptar a forma de atuar lá fora?

          Os nível é muito mais alto, no Real Madrid, os meias, são volantes, tem que ralar bastante. Pra você ter ideia, no Barcelona, volante é zagueiro. Aqui o futebol é atrasado, e não querem mudar, haja visto que o Marcelo Oliveira foi demitido por pressão de torcida e politica dentro do Cruzeiro!

          • Pedro Vítor disse:

            Concordo com você Thiago, que deva dar chance, mas enquanto o Lucas não ter uma sequencia, se destacar em algum time europeu, mesmo que não seja o Real Madrid, seja em um clube médio da Espanha ou ate mesmo Portugal, carregará o rotulo.

            Na questão do Tardelli, o jogador era o principal jogador no futebol brasileiro em 2014. Deveria ter ficado no Brasil, mas jogador de futebol hoje em dia, não esta nem aí pra seleção, o Tardelli foi pra essa Copa, porque não surgiu nenhum atacante, não despontou ninguém, nem promessa de grande talento não houve, a nova piada é o Firmino, se amanhã não for mais convocado pra seleção, ficará satisfeito com seu contrato na China, assim como o Lucas Silva, Fernandinho e por ai vai!

          • Thiago disse:

            Mas continuo achando que o Lucas Silva poderiam ter chance numa seleção principal em detrimento dos que já tiveram e foram muito mal. Na seleção olímpica ele foi muito bem até hoje. A Alemanha campeã de 2014 tinha em 2010 Muller, Bastian schweisteiger e Manoel Noier mesmo com pouca experiência no grupo. Depois de adquirir maturidade eles foram campeões.
            Sobre Jogadores que atuam na Europa e no Brasil vejamos bem, como. um Jeferson do botafogo na segunda divisão é convocado enquanto Fábio ( bicampeão brasileiro) e Vitor ( campeão da Copa do Brasil) não são nem lembrados? Qual a coerência?
            Qual a coerência de chamar um Tardelli que jogou dois anos como meia e escalar como centroavante? No Chelsea o Oscar joga mais, participa mais e faz mais gols que esse William que às vezes nem é banco lá e nem assim foi chamado.
            Se for falar de renovação com 70% da seleção fracassada de 2014 então eu num sei mais nada.