Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Os robôs – quando eram jogadores e agora como técnicos, estão matando o futebol brasileiro

Obrigado ao comentarista do blog, Vanaldo Reis, que enviou este ótimo comentário. Só discordo dele onde fala que o Levir Culpi usa esquema de jogo para “sair do Galo”. No mais, foi o melhor comentário que li e ouvi de ontem para hoje na imprensa sobre a seleção brasileira:

* “Os robôs – quando eram jogadores e agora como técnicos, estão matando o futebol brasileiro. Troca-se os habilidosos camisas 10 ou os atacantes que caem pelas pontas e vão ao fundo, pelos brucutus, mestres em pancadas e de futebol improdutivo. Desta “escola”, somente o Levir, abandonou o sistema com dois ou três volantes; mas não por convicção e sim porque quer sair do Galo, tornando-o um dos mais vazados do Brasileirão. Infelizmente, o perfil de nossos atletas não encaixa neste sistema.
Como sempre no Brasil, sorrateiramente, prometeram, mas não mudaram nada da Copa pra cá. Mesma dependência de um jogador só, a imprensa endeusando um jogador só, o time jogando em função de um jogador só, o individualismo predomina sobre o coletivo e parece, que os empresários, escalam nosso escrete.
Gostaria de saber quem é o Padrinho muito forte do goleiro Jeferson e alguns outros atletas?
É impressão minha ou um ponto forte nos currículos destes atletas que os conduziram à seleção: ter jogado no Shaktar ou no Internacional?
Triste e patética, a figura do técnico, carrancudo e mal humorado como sempre, preguiçoso, não estuda o adversário, não transmite raça ao time, enfim; uma clara demonstração do maior “sanguessuga” do futebol brasileiro: o técnico de futebol… Ganha muito pra não fazer nada!
Já descobri as causas para o nervosismo do Neymar: recessão, desemprego, inflação, muita conta pra pagar e a fila que se forma pra pegar a Bruna.

NEYJR
O árbitro do jogo de ontem mandou bem e ao final, expulsou o Bacca e o Babacca.”

* Vanaldo Reis


» Comentar

Comentários:
52
  • Thiago disse:

    Continua a saga do babaquinha alvinegro que se empluma pra falar do Maior de Minas. Raja coracao!!!! Kkkkk
    Pra quem não sabe a história do maior de minas com a seleção canarinho e desde os primórdios. Desde o primeiro sul-americano na antiga CBD já escalava o atacante Niginho, que depois viria a defender a Itália na copa de 1938.
    Já na copa de 70, dispensa comentários com Piazza e Tostão, em 2002 Ronaldo, o que passou fome segundo alguns invejosos depois de ser escalado em 94, figurou pela seleção em 4 copas sendo protagonista em todas.
    Mas em 2014 quis o destino que a alegria nas pernas e o Pagodeiro da banda do ronaldin pudim de cachaça ajudaram a vergonhosa campanha dos 7×1.
    Realmente de vergonha estes sacripantas de pena entendem bem!

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    E continuam os jacús… um atrás do outro (opa!!!) fazendo fila pra questionar a presença do Tardelli na seleção. Será porquê que isso dói tanto na parta traseira da região pélvica desses indivíduos?
    Marquem a opção correta:
    a) Tardelli sempre foi carrrasco do time deles.
    b) Tardelli veio de fora e se apaixonou pelo Galo.
    c) Tardelli disse que voltou pra ganhar a Libertadores, E GANHOU!
    d) Tardelli silenciou um Mineirão lotado conquistando um título nacional na casa do freguês.
    e) Todas as opções anteriores.

    • Nelson Henrique disse:

      DUDU GALOMAIO,
      Inveja por passar fome? Euuuu Heinnnnn.
      Elas já estão é variando.
      Como você diz: Bocós Azuis. KKKKKKKK

    • Hernando disse:

      É tudo isso aí e recalque azul calcinha!! Dores de cotovelos de Fábio e do grande centroavante Dá1milhão ficarem de fora!!

      • Julio Avila (mariana) disse:

        deve ser recalque mesmo kkkkk, os jogadoes do 6a1o como jo bernar e agora tardelli mostraram um futebol lindo jo e bernard foram os 2 piores jogadres que ja vestiu a amarela,que hoje só tem baba,mas deixa os mestres em futebol como vc e outros aqui nao assumirem a verdade!

        • Hernando disse:

          Se os jogadores selecionáveis do Galão são babas, imagina os smurfs que nem lembrados são??!! Babas das babas, kkkk!! Só pra deixar seu nível de recalque mais alto, até na Warner Bros somos lembrados, veja aí link, mas não se deprima! http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/atletico-mg/2015/06/19/noticia_atletico_mg,312900/revista-em-quadrinhos-da-dc-comics-e-publicada-com-cena-de-partida-do-atletico.shtml

          • Marcão de Varginha disse:

            Também acho o Éverton Ribeiro um jogador razoável.. ele ainda está no radicado?
            Com certeza os atletas alvinegros do genuinamente mineiro poderão ser convocados “só” para a Copa do Mundo 2018, 2022, 2026, 2030, 2034…
            – 26/11/2014: eterno (e dolorido)!

          • Hernando disse:

            Bem, o Tardelli começou a ser lembrado pelo Dunga jogando ainda no Galo e até hoje incomoda o lado azul pois sua ultima peripécia foi calar um marião numa quarta feira de Goulart, nos dando um título em cima do terceiro colocado do mineiro este ano. E no mais estão citando até Bernard e Jô que foram chamados, este último ainda no Galão. Este atrelamento aí com seleção não veio de mim, apenas dei corda para a alucinação azul de Maria(na).

          • Marcio Borges disse:

            É na reportagem o autor diz que gostaria que a partida fosse a decisão do mundial. Ele só esqueceu de dizer que o RAJA não podia ir. Senão…….
            E qual jogador do galo esta convocado? Até acho o Tardelli bom jogador mas ele ainda está no galo??

  • Adolfo disse:

    Pedro Vitor, o problema do Galo atual, na minha opinião, engloba deve também as falhas individuais, manutenção do esquema com um volante e, principalmente, pela teimosia e falta de vontade do Levir.
    Vc citou os jogos do ano passado, que foram épicos, e das vitorias em jogos decisivos esse ano. O esquema pode até ter ajudado, mas não podemos nos esquecer de que nos jogos contra a dupla do rio-são Paulo, as equipes haviam ganhado o “jogo de ida” e, para completar, fizeram 1×0 na partida de volta. O time do Galo se superou e jogou muito, mas muito mesmo, conseguindo vitórias épicas. Mas é verdade também que as duas equipes buscaram se defender para não sofrer mais gols, e assim, exceção ao “timão” que se aventurou nos minutos inicias do segundo tempo, não atacavam o Galo. Na vitória contra os celeste no segundo turno, quando o esquema foi utilizado pela primeira vez, o ataque azul perdeu gols, vários. Após o empate, o adversário continuou atacando o Galo, dando claros espaços para o contra-ataque, no qual o time alvinegro, depois de perder duas boas chances, finalizou a partida na cabeçada do Carlos.
    Ao contrário do que vc disse, nos jogos das finais, Levir escalou o time com dois volantes: Donizete e Josué no independência, e Donizete e Carioca no Mineirão, sendo que esse último foi substituído pelo Pierre. Ou seja, na minha opinião, o Galo não deu chances ao adversário com uma marcação forte, que proporcionava liberdade ao Luan, Carlos, Tardelli e Dátolo.
    Pra mim, o esquema é prejudicado devido aos jogadores que estão sendo utilizados para executá-lo. Ainda que se esforcem, estão sendo queimados porque não possuem características para as funções. Vejamos a parceria entre Luan e Marcos Rocha, que produz bons resultados aos futebol de ambos, pois o lateral já está acostumado com essa “cobertura” do meia atacante pela direita, iniciada com o Danilinho, mantida com o Bernard e plenamente eficiente com o Luan, que além de voluntarioso e esforçado, tem boas qualidades no desarme e marcação. O Patrick custou a se adaptar e, embora tenha melhorado o desempenho no esquema, ainda erra muito nele. Pior ainda com o Geovani Augusto, que não tem o desempenho físico e técnico do Luan para conseguir auxiliar o lateral. Os resultados nós estamos vendo.
    Pra mim, tanto Patrick quanto Giovani Augusto, assim como o Dátolo, o Ribeiro, o Carlos, estão com o rendimento comprometido com essa insistência do “burro com sorte” na manutenção desse esquema, que não os favorece. Sim, até o Dátolo, que muitos opinam que joga melhor na função de segundo volante, pra mim, não consegue ser efetivo se não tiver mais um com característica de marcação, além do volante, para auxliá-lo. Resumindo sobre o esquema: ele só funciona em jogos pontuais e executados pelos jogadores certos( no caso, Marcos rocha e Luan, na marcação pela Direita e Dátolo, pela esquerda auxiliando o lateral).
    Sobre as falhas individuais, vou ser breve: são realçadas muito mais quando o esquema não favorece, pois não há cobertura. Perdeu a bola ou falhou na marcação, já era, não há cobertura ou auxílio.
    Sobre o treinador: agora, creio que aqueles que leram até aqui vão me xingar ou vão me aplaudir (rsrsr…) Com o Levir, o Galo não será campeão Brasileiro. Sim, sou atleticano, e não tenho dúvidas de que , ao lado do Inter, o Galo possui o melhor elenco do brasil atualmente. Porém, possui um treinador que está acostumado ao discurso pronto de que “tem que se valorizar segundo lugar… no japão se comemora terceiro lugar…” Aqui não é Japão, não é Europa…
    Levir deveria lavar a boca toda vez que fosse falar da torcida do Galo, pois assim evitaria de dizer bobagens como “tá de nariz em pé por conta da libertadores” “torcida bipolar” ou a pérola “torcida surpreendente” (sim, pérola, porque do atleticano se pode esperar todas as formas de demonstração de apoio incondicional e recepcionar jogadores no aeroporto não é novidade em sua história). Levir deveria apreender que vencer com o Galo é diferente de vencer com os demais. O Galo não ganha títulos, o Galo faz história!!! Deveria ter “sangue” nos olhos nesse brasileiro, porque possui elenco pra isso, e traçar objetivos a cada determinados números de jogos. Mas não. Prefere a desculpa pelas não vitorias do que assumir a verdade: a verdade é que não preparou o elenco para a “melhor” sequencia do time no campeonato – at/pr, vasco, avai, cruzeiro, santos, flamengo, JEC e Coritiba. Me desculpem os adversários e não estou menosprezando a grandeza que as camisas possuem, mas o momento do Galo era, e é, melhor do esses times. Nenhum deles disputará o título. Mas o “burro com sorte” não considera assim. E, mantendo a tradição, vai se acostumando as desculpas, dando entrevistas desnecessárias, dizendo da “boca pra fora” que almeja o título. Se almejasse mesmo, não teria desperdiçado as chances das duas últimas partidas e as teria encarado como decisões. É triste, mas penso assim.
    Saudações Alvinegras!

    • Pedro Vítor disse:

      Adolfo

      Essa é a virtude do esquema tático, acuar o adversário, aumentando relativamente as chances de vencer a partida!

      Eu gosto do futebol do Donizete, mas ele tem bola ali no máximo pra jogar de primeiro volante, onde o Rafael Carioca esta jogando muito!

  • Julio Avila (mariana) disse:

    Roberto Carlos agradeceu os times pequenos por onde passou no inicio da carreira como atletico e uniao sao joao!podem falar oque quiser mas tardelli so jogou bola no atletico,mas em clubes grande como sp e flamengo foi dispensado e agora o os atleticnos querem que o cara seja a salvaçao da seleçao?por isso o futebol brasileiro esta onde esta,no fundo do poço!ja disse pra mim na seleçao só salva miranda e neymar!

    • DUDU GALOMAIO BH disse:

      Júlio Mariana… será que essa sua alienação e vida de devaneios e surrealismo tem cura?
      Chega a ser preocupante tamanha distorção da realidade.
      Temo pelas pessoas que vivem ao seu redor. Estão sujeitas a extremidades de toda espécie.

      • Marcão de Varginha disse:

        E quem ousaria ou teria coragem de conviver com um sujeito desses? NINGUÉM! Escroto quase humano…
        – 26/11/2014: eterno (e dolorido)!

    • Nelson Henrique disse:

      Enquanto uns agradecem ao times pequenos por onde passaram (Atlético, Real Madri, etc). Outros reclamam por teram passado fome em certos times grandes(?????), onde jogaram. KKKKKKKKK.

  • Marcio Borges disse:

    A verdade é uma só. Aqueles lá estão não estão por merecer, ou melhor, um ou outro talvez sim, para não ser injusto. Mas a convocação da seleção e sua escalação a muito tempo é influenciada por “forças ocultas”.
    No mais, não tem como esperar muito deste time. Pois além de ser ruim tecnicamente não consegue treinar. Talvez com um conjunto forte tivéssemos um time melhor e nem isto conseguimos. Tem jogador ali que a alguns anos sequer seriam lembrados para seleção (David Luiz, Felipe Luiz, Willian, Douglas Costa e assim por diante).
    Eu pelo menos não sofro pela seleção.

  • Alexandre de Assis disse:

    Gente, contra fatos não há argumentos. Para quem apoia o esquema do Levir, somos um dos times com a defesa mais vazada do Campeonato Brasileiro.

    • Pedro Vítor disse:

      Na final da Libertadores, o Cuca, tirou o Pierre e Tardelli, colocou o Rosinei e o Guilherme, o time ficou com Josué sozinho na marcação, o esquema se transformou em um 4-1-4-1, e de prêmio, o Galo foi Campeão!

      O esquema é bom, os erros é que estão matando o resultado. Resultado é algo que derruba os números, eu entendo esta parte, mas com outro esquema, com dois volantes, o Galo não ganhou nada!

  • Luís Cláudio disse:

    Caro Pedro Vítor, ano passado tínhamos o Tardelli que, caindo pelas pontas matava os defensores com sua velocidade e seus dribles. Hoje não temos mais quem faz isto somando-se ao fato de que o Leandro Donizete é muito bom no desarme e no passe e está fora do time. Nossos atacantes voltam mas não sabem defender, o Rafael Carioca joga um bolão, mas defende pouco, ai deixar o Leo Silva no mano a mano é querer demais, ele joga melhor na sobra. É o que muitos dizem, o esquema do Levir não é ruim, mas não temos material humano para tal.

    • Pedro Vítor disse:

      O Tardelli era o diferencial na armação do time, concordo com você, sem o Tardelli, e sem o Guilherme, o time perde muita qualidade.

      O Giovanni Augusto, não se mostra ate então atento ao que o time precisa no meio de campo, posicionamento, ele não pode se distanciar do Rafael Carioca, e Dátolo também, tem que tem posicionar de forma, que seja um meia de ligação, senão, realmente um volante será fundamental pra ter equilíbrio.

      Este problema de mano a mano, de zagueiro, é um risco que tem de correr, e ser minimizado por uma conduta técnica e tática, o Jemerson não pode largar o osso, assim como o Leonardo Silva.

      Outro ponto, o Douglas Santos, só ataca na boa, tem uma boa dinâmica ofensiva e defensiva, erra poucos passes, e já do outro lado é o contrário, o Patrick sai a todo instante, erra muitos passes, deixa espaços defensivos, e além disso, a cobertura do lado direito com o Thiago Ribeiro é muito deficitária, fundamental ter um ponta/meia pra equilibrar, com Luan isso acontece, pois sua característica de jogo, é idêntica ao esquema.

      Com estes erros, o esquema não funcionará, contra equipes de grande qualidade ofensiva, como foi o Santos, o Inter, o Atlético Falso, e ate mesmo o Cruzeiro.

      E outra coisa, não gosto de volante, marcando lateral, porque ele sai pro lado, e deixa buraco no meio de campo, quem tem de fazer isso é o ponta, no caso o Thiago Ribeiro.

      Citaram bem aí, o Danilinho, que fazia esta função, depois veio o Bernard, e agora o Luan, e hoje tem o Carlos, é fundamental o time ter um jogador de ataque, que cumpre esta função tática na equipe, porque não tem como compara os números de gols, assistência, com os volantes, a qualidade no passe, no drible, a visão de jogo, e principalmente a jogada surpresa.

      Mas concordo com você, que o Levir teimoso, que contra estes adversários, poderia colocar o Donizete na segunda etapa do jogo, e vencer com facilidade o adversário. Mas é porque os erros acontecem mesmo, o time do Cuca também cometia erros, do Marcelo também, ate o Barcelona comete alguns erros, mas lá os cara tem 3, 4 anos jogando junto, além da qualidade, e os times adversários, num jogam pelo resultado igual aqui no Brasil. Time vem na corda bamba como o Cruzeiro veio jogar contra o Atlético, com troca de treinador, 200 jogos sem ganhar, isso tudo influi também!

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Chico, o ex-lateral esquerdo Roberto Carlos, campeão do mundo com a seleção agradece o Galo por ter servido de “vitrine” para alavancar sua carreira:

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/atletico-mg/2015/06/18/noticia_atletico_mg,312827/apesar-de-curta-passagem-roberto-carlos-mostra-gratidao-ao-galo-em-retrospectiva.shtml

  • Pedro Vítor disse:

    Do texto em si, eu gostei disso aqui

    “Já descobri as causas para o nervosismo do Neymar: recessão, desemprego, inflação, muita conta pra pagar e a fila que se forma pra pegar a Bruna.”

    E isso aqui

    “O árbitro do jogo de ontem mandou bem e ao final, expulsou o Bacca e o Babacca.”

    O Levir ganhou uma Copa do brasil, revertendo dois resultados contra os queridinhos da imprensa do eixo, com juiz e os cambal dando força, além de bater o Cruzeiro sem dó e nem piedade na final, e nos dois jogos pra não deixar mimimi, com este esquema.

    Este ano, o Atlético tinha 0 pontos, na Libertadores, precisava do resultado, e venceu dois times com este esquema, Santa Fé e Colo Colo.

    O Esquema num é o problema, o problema são as falhas individuais, que se acertadas, colocam o Atlético como o melhor time do País, sem ter grandes jogadores em seu elenco!

    Neste momento de instabilidade do Brasil de Neymar, deste time do Galo tem dois jogadores, que caíram bem na seleção, um é o Rafael Carioca, e o outro o Luan.

    De toda forma, acho que se num der tempo pro Dunga, tem que mudar agora, já disse não adianta fazer com o Dunga, o que fizeram com o Mano Menezes, que foi colocado lá pra fazer uma renovação, e de repente, colocam o Felipão na maior cara de pau que só o brasileiro tem coragem de fazer.

    Tem que mudar agora, deixar passar a Olímpiada pra analisar é amadorismo. E mesmo que ele saia, tem que mudar pensamento a longo prazo, não pra afastar crise de 7 a 1!

    • Paulo Afonso disse:

      Isto aí meu caro… Povo esquece as coisas muito depressa aqui… ACho este esquema excelente também… Atlético e Cruzeiro foram campeões recentemente jogando assim, Bayern e Barcelona também encantaram o mundo recentemente jogando assim, a Alemanha ganhou a copa (inclusive aqueles 7-1) jogando assim… Será que por causa de um clássico deixou de ser bom? A seleção brasileira sem o Neymar tem chances de jogar assim… Precisa entrar com Tardelli, Robinho e Everton Ribeiro… Vamos ver se o Dunga é técnico ou distribuidor de camisas… Sobre as Olimpíadas, técnico tem que ser o das seleções de base já que é quem treina os jovens jogadores… Hoje é o Rogério Micale que acho muito preparado para isto (inclusive ele salvou o time sub-20 conseguindo chegar na final, mesmo com a convocação sendo feita pelo Gallo)…

      • Audisio disse:

        Concordo com esquema. O problema é o Patrick no esquema. Aí é burrice! Outra coisa, se o Levir esperar demais para voltar com o Guilherme o ano já terá passado. Isso é burrice sem sorte. Esperar para substituir o time sempre que o placar estiver adverso aos 15′ ou 20′ do segundo tempo é burrice. Deixar Giovanni Augusto no time para ser o 10 isso é burrice. Depois vem com uma entrevists cliché dizendo que o problema sao os salarios. Isso é achar que os outros dao burros.

        • Paulo Afonso disse:

          O esquema em si é muito bom… Achamos que não justifica uma revolta por parte da torcida pela sua adoção somente… Eu disse em outro comentário que o momento requer cautela… Sem o Marcos Rocha, sem o Guilherme e com Dátolo e Luan fora das suas melhores condições físicas, passa a ser muito arriscado… Mais prudente seria optar por mais um ou até dois volantes no time, mudando o esquema… Vai começar a ganhar de 1×0, 2×1, no máximo 2×0… Aí tem tranquilidade para ir reconduzindo a este esquema… Levir precisa de entender só isto por enquanto…

  • Flávio Azevedo disse:

    Enquanto a mídia deixar de ser comercial e vender falsas selegalos, o 7×1 ficará fixo em nossa mente! O Brasil é apenas o fruto que vemos sendo vendido em nossos clubes!!! Estamos com vários clubes falidos pagando 200 mil para maicosueis, arrascaetas, sheiks e o próprio América teve a indecência de pagar 25 mil ao péssimo jogador Disney…temos que passar o roso nestes dirigentes que enganam os torcedores, que até hoje sustentam este pão e circo! BASTA DE CORRUPÇÃO, TAMBÉM NO FUTEBOL!!!

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Tem bobo pra tudo neste mundo.
    Esta tal seleção está cheia de jogadores questionáveis e a gente lê uns 10 comentários por dia, sempre dos mesmos, dando voltas pra questionar a convocação do Tardelli (justo um dos menos piores dessa equipe).
    Como podem ser tão bocós? Jesus…!

    • Paulo Afonso disse:

      Bocós mesmo… Quando descobrirem que o Fred foi formado na base do Galo (e roubado de lá pelo Inter), aí vão citar só Tardelli e Fred como bodes expiatórios desta seleção…

  • Thales Rosa disse:

    A seleção Brasileira é toda de empresários.. uma seleção com a base do Shaktar, time pequeno da Europa, Goleiro de serie B, atacante do Hofeheim (hof quem?) outro atacante da China…. Quando eu acompanhava a seleção, ela era formada por jogadores dos maiores da Europa do nível de Real Madrid… O piorzinho vinha do Milan…..

  • Audisio disse:

    Para os cruzeirenses que adoram bobagens para se reafirmarem o Ibope acabou de colocar a torcida do Atletico como maior de minas com 800.000 torcedores mais do que o terceiro colocado no mineiro.

  • LOBATO disse:

    Tipico argumento de cruzeirense, esse ai eu já ouvi os monte, aposto o que vc quiser que seu presidente se tivesse oportunidade contrataria o tardelli. E só para lembrar tentou trazer o Ronaldinho esse ano.

  • Audisio disse:

    Não acompanhos jogos da seleção. Perda de tempo com assunto muito chato. Como diz o Luiz Gontijo, sorry.

  • Audisio disse:

    Levir continuará insistindo com Giovanni Augusto e o mesmo sistema porém com Patrick sem Donizette. Resultado todo mundo já sabe. Vai morrer abracado com Giovanni e Datalo.

  • Paulo Afonso disse:

    Sinceramente, Chico, acho que falta fazer uma análise melhor do texto… O Brasil entrou em campo ondem com 1 volante focado em marcação, o Fernandinho… Mesmo assim, trata-se de um jogador que sai para o jogo… Na base e no início do profissional no Atlético-PR ele foi lateral direito, meia e atacante… No Manchester City ele também sai para o jogo, revesando com o Yaya Touré… Logo, não há uma “brucuturização” da seleção… O Levir não parece querer sair do Galo e os nossos jogadores sabem sim jogar neste esquema, tanto que o próprio Galo já fez grandes jogos com esta formação (um volante)… E o Jefferson, na minha opinião, em que pese jogar no Botafogo, é um goleiro de alto nível sim… Falhar eventualmente faz parte, mas não tira o mérito do jogador… Do texto, acabei concordando só com a fila pra pegar a Marquezine e a expulsão do babaca…

  • Osvaldo Wiermann Junior disse:

    Meu caro Chico Maia,
    Essa seleção, ou os amigos do Neymar, já começa muito mal com a escalação de um goleiro de 2ª Divisão…Quando teremos um técnico de verdade?

  • Luís Cláudio disse:

    Realmente, o futebol brasileiro não tem atletas que saibam defender e atacar ao mesmo tempo, prefiro o “feijão com arroz” de antigamente. Cada um jogando no seu estilo. Humildade e cada um no seu quadrado.
    Quem assistiu o jogo de ontem e acompanhou algumas seleções do passado, foi dormir decepcionado.
    Aliás, o Quadrado, atleta da Colômbia é um exemplo de jogador que ataca e defende. Ontem ele foi protagonista de um paradoxo do jogo, Quadrado rolou uma bola redondinha, enquanto nossos falsos ídolos rolou uma pelota quadradinha.
    Mas, ao meu modo de ver, a culpa da derrota foi de quem reinventou a Camisa Azul na seleção, símbolo do Vexame e do Mineirazzo.

  • Julio Avila (mariana) disse:

    olha só como o nível dos atacantes da seleção foi caindo!
    romario
    ronaldo
    adriano
    luis fabiano
    fred
    tardeli
    firmino
    estão bricando com nossa cara firmino e tardeli 9 da seleçao?
    por isso que estou com o chile!

    • Audisio disse:

      Concordo. Welligton Paulista e Damião estão fazendo falta.

      • Julio Avila (mariana) disse:

        pra mim W Paulista foi pior atacante de todos os tempos do cruzeiro!
        mas vc citou ele porque todo classico ele guardava né?kkkk deve ser duro apanhar de wp9

    • LOBATO disse:

      Realmente vc tem razão tem que tirar tardelli e colocar o Damião ne, ou Ricardo Goulart??
      kkkk

      • Thiago disse:

        Não é questão de ser melhor ou pior, mas no meu ponto de vista, Ricardo Goulart atuando como falso 9 e ao lado de Tardelli e Éverton Ribeiro que são jogadores de qualidade pra vir do meio com a bola dominada seria hoje a melhor alternativa de ataque. No meio de campo precisamos de um volante pegador estilo Donizete pancada e dois volantes com boa saída de bola ( Elias e Lucas Silva ).
        Ainda caberiam um Lucas lima na armação se quiserem apenas dois volantes.
        E Neymar? Pra que ter uma cara narcisista, individualista, estrelinha, e que só sabe um tipo de jogo: pentear a bola com o pé e fazer firulas inúteis!

      • Julio Avila (mariana) disse:

        meu camarada,me fala qual clube grande tardelli jogou?sp e fla teve chance e nao vingou!tem jogador que é jogador de um clube só caso do tardelli que é o atletico!
        firmino tambem nao fez nada pra merecer seleçao!só falta vc pedir o jo na seleçao!

        • Marcão de Varginha disse:

          Também “meu camarada”, qualquer atleta que passe pelo radicado jamais poderá gabar-se que atuou num time grande, né?
          – 26/11/2014: eterno (e dolorido)!

        • Audisio disse:

          Tardelli só jogou em time pequeno e ganhar de um time minusculo uma copa do brasil dentro dp Mineirao. O São Paulo por exemplo onde ele jogou é um time minusco e ganhou duas Libertadores coisa que os tres patetas estao ai tentando.

          • Julio Avila (mariana) disse:

            kkkk vc tem razao,sua razao mostra como que a seleçao esta hoje!se vc acha tardelli e firmino com nivel pra seleçao parabens!

  • Alisson Sol disse:

    O Vanaldo Reis disse tudo: a questão é o técnico brasileiro não estuda o adversário. Aliás, pode-se até cortar esta frase antes, e fica “o técnico brasileiro não estuda”. O pode-se também começar a frase depois, e fica apenas “brasileiro não estuda”. Estamos vivendo um problema crônico no mundo atual: as pessoas tem vergonha de estudar.

    Não é uma questão de experiência, como alguns apontam. Obviamente, o José Pékerman é um técnico experiente, ganhou títulos nos sub-20. Mas isto não adianta muito, pois é mais fácil lidar com os jogadores nesta idade, principalmente hoje. E, lembremos quem era o técnico do Brasil em 1978: Cláudio Coutinho, à época bem mais jovem que Pep Guardiola é hoje. Mas era estudioso.

    Minha teoria, passa, além da ruindade do técnico, pela “escalação paga”. Cada país tem suas regras na Europa mas, por exemplo, na Inglaterra, para conseguir o direito de jogar no país, o jogador tem de ter estado em 75% dos jogos competitivos da sua seleção nacional nos últimos 2 anos, além da seleção estar nos primeiros 70 lugares do ranking da FIFA (vide link). Outros países, como Portugal e Holanda, tem regras mais flexíveis. Já notaram como certos jogadores saem do Brasil e vão para Holanda e Portugal, e passam 2 ou 3 anos e aparecem na Inglaterra? Muito disto tem a ver com o fato de conseguirem achar uma “descendência portuguesa” e, de repente, passarem a ter um passaporte da União Européia. Mas e as “convocações originais”? Aquelas que deram o direito do jogador de conseguir o primeiro visto. Será que nenhuma foi ligeiramente influenciada?

    Evidentemente, estou apenas formulando hipóteses. Todos sabemos da idoneidade acima de qualquer suspeita da CBF e seus dirigentes!

  • Silvio Torres disse:

    Pois eu acho que a única burrice do Dunga é não entrar de cara com a dupla Éverton Ribeiro e Tardelli. Com esse desastre de ontem espero que o Burro 2 faça isso na próxima partida. E esse Neymar, heim? No Barcelona é cachorrinho de madame, que solta a bola sempre rapidinho pro Messi ou Suarez. E se tretar muito, leva um corretivo do Xavi. Na seleção amarra o famoso barbantinho e faz palhaçadas porque sabe que os idiotas da globo estarão lá se derretendo em bobagens…

  • Márcio Luiz disse:

    Pior que ver este Brasil jogando, só ouvindo o Ronaldo comentando. Meu Deus.

    • Marcão de Varginha disse:

      Sério? deve ser por ter passado fome num determinado clube cujos simpatizantes insistem em dizer que é (sic) “grande”! Eta povinho que não abandona um scarpim…
      – 26/11/2014: eterno (e dolorido)!

  • Leandro disse:

    Acredito que não foi o futebol dos outros países que evoluiu tanto individualmente, mas o nosso é que está diminuindo, estão trocando qualidade por quantidade. Países como Venezuela, Colômbia, Uruguai, Paraguai, etc.. apenas melhoraram e aprenderam a jogar taticamente, nada mais. A Argentina, tirando o Messi, não tem nenhum outro jogador tão melhor do que os brasileiros, haja vista que os brasileiros jogam em grandes clubes da Europa. O brasileiro nunca foi bom taticamente e os treinadores que infelizmente treinaram a seleção nos ultimos anos tentaram implantar a metodologia tática, porem o brasileiro não sabe ou não aceita jogar taticamente, sendo assim tem que deixar, principalmente a turma do ataque jogar de forma que eles possam criar, mais isso não acontece por que um treinador como Dunga só consegue escalar um time defensivo, ele não quer levar gols e quando leva e precisa ir para cima para empatar não consegue. Agora a seleção brasileira que todos falam não verdade é uma seleção de jogadores que nasceram no Brasil, porem é a seleção da CBF e de seus patrocinadores, tenho certeza que pelo menos 30% dessa seleção não seria convocada se realmente fosse uma convocação de jogadores que deviriam está nessa convocação. EX.: Fábio, Vitor, Ernane, Lucas, Ramires, Marcelo, Oscar, Lucas Lima, etc..