Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O que se esperava em Belo Horizonte para a Copa do ano passado é possível no Chile desde 1975

Quando a FIFA confirmou o Brasil como sede da Copa de 2014, fiquei feliz por achar que finalmente realizaria um sonho: pegar um metrô na Savassi ou Praça Sete e chegar ao Mineirão. O circo foi armado, muito dinheiro gasto, estádios a mais construídos, projetos e obras superfaturados e a Copa chegou, a Alemanha ganhou e nada de metrô. Ir ao Mineirão ficou tão complicado ou mais do que era antes. Estamos completando um ano de Copa em Beagá. Quem sabe na próxima a ser organizada pelo Brasil?

METRODESANTIAGO1

Mas se o Brasil não me deu o prazer de ir ao estádio de metrô, o Chile está dando. Quarta-feira saí do Centro de Santiago às 19h15 da estação Belas Artes do metrô. Nove estações depois, às 19h30, desembarcava na estação Pedrero, já vendo os refletores do estádio Monumental, do Colo-Colo, a 300 metros dos portões de entrada. Metrô lotado, mas sem atropelos, sem confusão, sem necessidade de procurar vaga de estacionamento e ao custo de R$ 3,50.

Ruim, só o futebol da seleção brasileira!

METRO

Metrô, do centro de Santiago ao estádio Monumental em 15 minutos por R$ 3,50 sem atropelos e sem se preocupar com estacionamento.


» Comentar

Comentários:
13
  • ita disse:

    A seita anti-petista domina a agenda da indignação… Pessoal fica 2hs pra ir trabalhar, vira terceirizado, mas o que importa mesmo é tirar o PT do planalto. Tem uma foto comparativa de Xangai a 20 anos atrás sem metro nenhum e agora com uma malha que cobre a cidade inteira, de dar inveja até ao mais anti-comunista, daqueles que vivem na década de 60. O dia que esse povo souber o impacto que o metro terá na vida de toda a população será guerra contra o governo.

    • Thiago disse:

      A seita antipetista que vc fala talvez queira melhor o uso de recursos públicos no Brasil do que em Cuba, Bolívia, Venezuela além de outras ditaduras na África. Talvez um metro de nível japonês ao invés de um porto em Cuba.

  • MarceloSat disse:

    Chico, a gente tem esperança porque é da nossa natureza, mas que metro em BH nunca vai sair, nunca vai mesmo…… ( a não ser, é claro, que sua exploração seja feita por um pool de empresarios de onibus, como, digamos, receita alternativa rsrsr ).
    Não tenho muita simpatia ao que o Paulo escreve, em especial na maneira com que se refere ao Cruzeiro, mas hoje ele escreveu com precisão suiça – Construir um metro sob os altos e baixos de BH seria caríssímo, senão inviável tecnicamente. Não sou engenheiro, mas imagino que estações muito profundas, de acesso mais complicado convivendo com outras quase a flor do solo seriam dificeis e cara para serem feitas nestes tempos bicudos de hoje.
    O Silvio falu num VLT. Também acho bom, mas o VLT não é tão de massa assim…. Em todos os lugares onde foi implantado, atua como modal complementar – e mesmo assim me pergunto se ele correria sem interrupções de superfície ( semáforos & cruzamentos ) ou iria direto, só parando nas estações…..
    Será que um monotrilho ou aeromóvel, em suma, qualquer coisa que vá por cima, suspenso, seria tão dificil e caro de ser implementado ?

    • Paulo Afonso disse:

      Sobre estação profunda, existem alguns casos assim… No Rio de Janeiro tem uma, salvo engano Cardeal Arcoverde, que é bem abaixo do nível da rua… Acho que lá são uns 5 lances de escada rolante mais corredores enormes entre cada lance de escada… Estes corredores são tão grandes que eles colocaram esteiras rolantes… Dizem que na época da inauguração chegou até a morrer gente lá por causa do esforço físico… A partir disto que colocaram as esteiras rolantes… Com esteiras e escadas funcionando, você gasta uns 10min entre o desembarque e o acesso à rua…

      • MarceloSat disse:

        Ehhh Paulo, perdoa…… talvez a idade e a falta de atenção tenham me feito trocar de Paulo rsrsrs. De toda sorte, não importa se Cruzeirense ou atleticano, estamos todos no mesmo barco ( ou onibus ) furado. Metro em BH só no dia que galinha nascer com dente.
        Com relação ao metro do Rio, existem algumas estações que são mais profundas do que outras. Na Av. Paulista tb tem uma que faria inveja a antiga Morro Velho. Mas aqui, o buraco, acho, seria mais embaixo, literalmente. O fato é que nossa cidade não comporta mais uma solução unica…. mas várias, que deveriam atuar integradas….. até com o BRT…. Eu sei que o forum aqui não é o transporte, mas acho legal poder observar insatisfações compartilhadas e, quem sabe, não damos uma luz pra alguma alma politica. Abs

    • Paulo Afonso disse:

      Meu caro, não creio que seja eu o “Paulo” que se refere ao Cruzeiro de uma maneira que você não gosta… Normalmente só comento sobre os times (jogadores, técnicos, diretores)… Mas se mesmo assim não concorda com a abordagem, tudo bem, direito seu… Sobre expansão do metrô em BH, político faz muita promessa, mas na hora de fazer os técnicos acabam prevalecendo… Os estudos de viabilidade contratados apontaram que para fazer uma estação de metrô na Savassi, existia um risco muito alto de colocar metade do entorno dentro do buraco… Se a PBH está passando aperto por causa de um viaduto que caiu e matou duas pessoas, imagina jogar centenas de prédios e casas no chão e matar milhares de pessoas… O custo destas obras, para viabilizá-las, sem contar com as indenizações pelos acidentes que acontecerão, seria de dezenas de bilhões de reais… Praticamente não há horizonte para retorno financeiro neste caso…

  • Silvio Torres disse:

    Precisa de metrô não. No lugar desse espanto de MOVE, que botou algumas centenas de milhões nos bolsos de sempre, bastava um VLT no meio da Antônio Carlos ( com um ramal subindo até o Mineirão), outro no meio da Cristiano Machado até Confins e outro no meio da Amazonas até Betim. Oitenta por cento dos problemas de trânsito de BH resolvidos. Mas eles querem isso? E as centenas de milhões que todo ano vão para os donos dessa frota vergonhosa de caminhões travestidos de ônibus? E os vereadores, vão viver de quê, coitadinhos.

  • Pedro Vítor disse:

    É mais belo horizonte é mal administrada há décadas.

    Estas brigas de partido pelo poder, deixa o cidadãos confusos, pois já não se tem certeza de nada. Alias o certo é que nada irá mudar!

  • Julio Cesar disse:

    Chico, voce comentou que não se fala nada ou muito pouco do Brasil por ai. Repercutiu a manifestação contra a “equipe do bem” brasileira capitaneada pelo Aecio “Lacerda” Neves na Venezuela? O que estes queriam era aparecer pra midia ! Então tiveram a ajuda de partidarios do regime do Nicolas Maduro. Os brasileiros tem muito que fazer pra aguentar tanta corrupção de politicos (onde não se salva ninguem) e empresarios, inflação, desemprego, preços em geral nas alturas, do que se preocupar por greve de fome de opositores do regime na Venezuela.

  • Paulo Afonso disse:

    Também acho que metrô é uma excelente opção de transporte… Porém, Belo Horizonte tem características particulares que dificultam sua adoção mais ampla… Nossa capital tem os altos e baixos das montanhas em um espaço muito curto de área… Para se ter um metrô na Savassi, um ponto alto, a estação teria que ser subterrânea com uma profundidade de talvez de uns 100m.. Imagina um prédio de 30 andares para você fazer o trajeto rua-plataforma… Fora que o subsolo não é rochoso (como no Rio de Janeiro, por exemplo), o que permitira melhor sustentação… Ou seja, para se fazer a ampliação deste porte no metrô de BH, gataria-se dezenas de bilhões de reais com as obras… Isto só com custo de obra mesmo… Imagina se for colocar caixa 2, caixa 3…

    • Thiago disse:

      Eu acho que o dinheiro gasto em hidrelétricas no Equador e na Venezuela e aquele porto em Cuba daria pra fazer esse metrô a 200 m de profundidade, com 100 km de malha viária, ao melhor estilo japonês e com elevadores com ar condicionado e telas LED nos metrôs para ir dando uma distraída na viagem de 5 minutos.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Por isso que o Brasil é o que é. Os vagabundos, bandidos, reis do atraso não permitem que o país evolua. Eles estão exercendo os mandatos políticos, ocupando os cargos comissionados e muito cargos concursados. São os pilantras e os comunistas, disfarçados de benfeitores sociais e ambientais. É muita incompetência bancada por leis esdrúxulas.