Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A imprensa turbina o ambiente e os artistas do espetáculo entram na onda

Vejam esta manchete do jornal chileno “La Cuarta”, no dia do jogo da confusão, Chile 1 a 0 Uruguai: “Vamos sentar a pica nos uruguaios” e em sub-manchete: “Em casa manda o papai”.

* * *

Senhoras e senhores,

essa confusão toda teve como ponto máximo essa dedada do Jara no Cavani. O futebol nunca deixará de ser desse jeito. E sem essa de dizer que isso é coisa do “futebol Sul-americano”. Teoria de quem continua com a síndrome do vira-latas criada pelo grande Nelson Rodrigues nos anos 1950.

Ou o mundo já se esqueceu do Materazzi provocando Zidane, falando horrores da mãe e da irmã do craque francês, no ouvido dele, na final da Copa da Alemanha em 2006?

ZIZ

E a reação do Zidane? Final de Copa, na Europa, entre Itália e França. Não ouvi nenhum pseudo intelectual da imprensa ou da bola dizendo que “isso é coisa de europeus”!

Só quem nunca jogou nem uma pelada para não saber o que se passa na cabeça de alguém em momentos de pressão dentro de um campo! Ainda mais no futebol profissional, onde essas coisas têm origem muito antes de o jogo começar.

Fazer o quê?

* * *

Um bom jogo para assistir hoje a partir das 20h30: Argentina x Colômbia que têm uma disputa à parte no futebol Sul-Americano, além de grandes jogadores em campo nesta disputa de quartas de final da Copa América.

Não entendo uma parte da imprensa dizer que “Messi está em baixa”. Baixa de quê? Onde?

Aliás, esta noite ele enfrenta alguém por quem tem carinho especial no futebol: José Pekerman, o treinador da Colômbia, argentino que o convocou pela primeira vez para a seleção do país, num amistoso em 2005 contra a Hungria em Budapeste.

MES

O então novíssimo Lionel, entrou no segundo tempo. . .

MES2

. . .e foi expulso 90 segundos depois. Mas continuou sendo chamado por Pekerman.

Na Colômbia, Cuadrado vem fazendo diferença e esta noite vamos ver se o James Rodrigues joga mesmo ou se está terminando seus momentos de fama, iniciados na Copa do ano passado. Teoricamente deve dar Argentina cujo time é quase o mesmo vice-campeão mundial em 2014. Mas teoria no futebol não diz muita coisa quando a bola rola.


» Comentar

Comentários:
15
  • ita disse:

    Nao sei pq nao foi publicado, mas acho justa minha opiniao, aceitar algo só pq europeu aceita é o maior complexo de vira lata que pode haver… abs chico

  • Pedro Ernesto disse:

    Chico peço lhe perdão por mudar o tom da conversa. Lamentável a entrevista do Guilherme, por ser um fato que deve ser resolvido internamente, principalmente, porque é véspera de jogo importante. Não sei quem tem razão, porque nós pobres mortais não sabemos de nada, mas Levir sempre que passou pelo Galo, briga e dispensa atletas importantes para o time. Também não sei se a saída do Guilherme seria bom para o Galo, mas já que não contrata, tinha que conservar o plantel. Parece que o Levir teme atrasos salariais e enxuga o elenco, mas deixa os bondes e dispensa os bons. Tem gente atuando nesse meio campo que é pior que o Guilherme.

  • ita disse:

    Caro Chico, só mais uma consideração , imagina se quando a pressão bater e em todo jogo começar um tal de enfiar o dedo pra todo lado.

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    O Sílvio Torres está certo. Nas redes sociais a gente vê alguns atleticanos mais sem noção perguntando de quanto o Galo vai golear. Ridículo!
    E o time do meu camarada Clayton, o que irá arrumar contra o misto do Coritiba domingo?
    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2015/06/25/noticia_cruzeiro,313386/com-lesao-no-joelho-meia-aumenta-para-cinco-a-lista-de-desfalques-do-coritiba-contra-o-cruzeiro.shtml

  • Silvio Torres disse:

    Espero que o galo não entre no embalo do “já ganhou”, que levou o cruzeiro à vexaminosa derrota de domingo passado. O ambiente é o mesmo: Mineirão lotado, time catarinense fraco e a imprensa fazendo ôba ôba como se já estivesse tudo resolvido antes dos 90 minutos. Ai jogador cabeça cozida, prá usar uma expressão do dono do site, entra em campo de salto alto, rebolando a cada passe e achando que é filhote de Messi. E espero que o Vítor entre mais concentrado também. Nos últimos jogos em casa, é chutar no gol que entra.

  • Julio Avila (mariana) disse:

    Argentina esta na hora de parar de jogar com o nome e ganhar alguma coisa!
    eu nao lembro do ultimo titulo da argentina,o time do meio pra frente muito bom,mas a do meio pra traz e muito fraco! james é o melhor armador do mundo,pra messi nao é armador e sim meia atacante,quem passar enfrenta o chile na final!

  • Leandro disse:

    O James Rodrigues é um jogador muito bom, de boa técnica, que fez uma bela copa do mundo, nada mais, está longe de chegar a ser craque. Do jeito dele no Brasil tem mais ou menos uns dez, talvez ele seja acima da média na Colômbia. Agora que a Colômbia tem um belo time coletivamente com dois ou três jogadores que estão acima dos outros companheiros, como por exemplo: Falcão Garcia, Cuadrado e o próprio James, além de ter um ótimo técnico, isso é fato.

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre o futebol do Jamez Rodríguez, não tenha dúvidas do seu potencial… Jogador habilidoso, diferenciado… Está em um momento de queda física talvez em função do primeiro ano de Real Madrid, mas deve voltar a render mais a partir da próxima temporada…

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre o jogo de hoje, são os dois melhores times do futebol sulamericano… A Argentina tem talentos individuais de sobra, tanto no ataque quanto na defesa… Só não tem um conjunto à altura destes talentos ainda… E a Colômbia tem um futebol de conjunto muito interessante, com talentos individuais também… Acho que a Colômbia tem uma deficiência ainda na parte física… Quando o time consegue suportar a intensidade do seu jogo, aí eles são muito difíceis de se enfrentar… Também tem jogado o fraquíssimo Teó Gutiérrez (do River Plate), que a moçada azul tem certas lembranças, no lugar do Jackson Martínez (vendido agora por €35 milhões ao Atlético de Madrid), este sim um bom jogador e acostumado a jogar com James Rodríguez e Cuadrado…

  • Paulo Afonso disse:

    Corrigindo, Chico:
    “Aliás, esta noite ele enfrenta alguém por quem tem carinho especial no futebol: José Pekerman, o treinador da Colômbia”… Pekerman treina a Colômbia e não o Perú…

  • Pedro Vítor disse:

    Isso que eu digo sobre seleção, argentina que não tem a força do futebol brasileiro em termos quantidade de atletas em alto nível disponível, conseguem manter um planejamento a longo prazo.

    O time que hoje joga é a mesma base da Copa do Mundo e que vem jogando junto há 3 ou 4 anos, ainda mais encorpado, com o Otamendi, ex Galo, e Tevez, ex Corinthians.

    Atualmente os astros da seleção argentina, estão consolidando toda aposta que a imprensa mundial colocam em suas costas, e cada um carrega o peso que aguenta. Messi é o melhor, Di Maria, sai de um Real Madrid, direto pro Manchester United. Tevez, que foi preterido na ultima Copa, é a estrela da Juventus, vice da Champions League, torneio mais disputado do universo do futebol.

    A organização, o planejamento, e os reflexos isso transmite aos atletas em seus clubes, mesmo sem alcançar o resultado maior que são os títulos. Há de lembrar que argentina não conquista um titulo há bastante tempo, e o Messi talvez não tenha grande simpatia nos argentinos por conta deste fato, mas em termos de formação de time, planejamento técnico, estão bem a frente do Brasil, que ganhou a Copa das Confederações, mais na motivação do Felipão, e no momento de suas revelações, que de um trabalho testado e aprovado, com inicio, meio e fim!

    • Paulo Afonso disse:

      Otamonstro está na mira do Real Madrid… Não como uma aposta ou uma possibilidade de ganhar dinheiro e, sim, como um jogador para ser titular substituindo Sergio Ramos, caso este saia mesmo para o Manchester United…

      • Pedro Vítor disse:

        E sempre bom lembrar que o Jemerson pegou lugar no time, na ausência do Otamendi, e manteve o nível durante praticamente o Brasileiro de 2014 inteiro, Libertadores e Copa do Brasil.

        Temos um zagueiro promissor no Atlético, pra mim é a principal revelação do Galo nesta safra de 2012 e 2013. Vai consolidando, e pode num futuro bem próximo estar na seleção.

      • ita disse:

        Desde o primeiro clássico do otamendi, vi que ele não ficaria aqui por muito tempo e chegaria muito longe, mais cedo do que eu pensava.