Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Sábado, um bom dia para ver uma nova seleção que surge

As principais cidades do Chile são palco de protestos permanentemente, todos os dias, com hora e locais marcados.

* * *

Este Brasil x Paraguai será um bom jogo para se assistir e avaliar a nova seleção brasileira que está sendo montada pelo Dunga. Principalmente sem Neymar, que quando está em campo, a bola tem que, obrigatoriamente, passar por ele. Trata-se de uma renovação plena, e salvo uma convocação ou outra, tida como suspeita, para alavancar vendas e encher o bolso de empresários, este grupo é o que há de melhor da nova safra do futebol verde e amarelo. E vai enfrentar um adversário que não tem grandes jogadores, mas muita garra.

Faz lembrar o trabalho feito pelo técnico mineiro Carlos Alberto Silva, pós-geração Telê Santana, que disputou a Copa do México em 1986, quando Zico, Cerezo, Sócrates, Falcão e cia. Ltda., davam seus últimos suspiros no escrete nacional, Telê inclusive, e a CBF resolveu iniciar uma renovação, tanto na comissão técnica quanto nas convocações. Carlos Alberto foi corajoso, deixou de convocar os já veteranos craques que encantaram o mundo na Copa da Espanha em 1982 e lançou jovens pouco ou nada conhecidos, sob o argumento de que preparava o time para a Copa América de 1987 e os Jogos Olímpicos de Seul de 1988. Chamou gente que o mundo do futebol não conhecia como o goleiro Taffarel, laterais Branco e Jorginho, zagueiro Ricardo Rocha, volante Dunga, meio campistas e atacantes Neto, Bebeto, Romário e muitos outros que não fizeram tanta fama como estes, porém, foram medalha de prata em Seul e base das seleções de Lazaroni e Carlos Alberto Parreira nas Copas de 1990 e 1994.

PROTESTOS1

Protesta-se contra tudo, e sempre contra o governo e contra os patrões da iniciativa privada. Governo federal, governos provinciais e municipais. Mas, diferente de Belo Horizonte, raramente prejudicam o direito de ir e vir da maioria da população. Milhares de manifestantes fecham praças ou avenidas que não param o trânsito, com suas bandeiras, faixas, megafones, carros de som.

POLICIA

Os manifestantes gritam palavras de ordem e enfrentam a polícia com pedras e jatos de tinta. Esta por sua vez age com rigor. Normalmente os confrontos não são violentos, mas quando o pau quebra a situação se complica gravemente, como no caso do estudante universitário Rodrigo Avilês, que foi impactado na cabeça por um jato d’água que o deixou em coma durante todo o mês de maio, e cujas consequências das sequelas são imprevisíveis.

O mais importante é que nenhum dos lados fala em atentado à democracia.

POLICIA1

Protesto dos professores na tarde de sexta-feira na Praça das Armas no coração de Santiago. Manifestantes e polícia frente a frente, normalmente sem prejudicar o ir e vir dos chilenos.


» Comentar

Comentários:
6
  • carlos disse:

    Excelentes reportagens sobre o cotidiano do povo chileno Chico. Já estive aí duas vezes nos últimos quatro anos, e os protestos parecem ser uma instituição nacional, porém sem atrapalhar o andamento do cotidiano da população. Com relação ao Guilherme, obrigado, principalmente pelo gol na Libertadores, aliás nada mais que sua obrigação, devido ao alto salário e aos poucos jogos que joga. Vamos economizar muito e o departamento médico terá tempo de se dedicar a jogadores que realmente se recuperam.

  • Audisio disse:

    Pessoalmente acho que teve embirramento do Levir Culpi nesta saida do Guilherme.
    Tivesse ele jogando a situação seria outra. A conclusão que se chega é que o técnico achava que o Guilherme estava dando uma de Migué então decidiu coloca-lo na geladeira e o Guilherme achou com isso uma desculpa para se retirar. De qualquer maneira é uma tremenda ducha de água fria neste time do Atlético. Levir daqui a pouco começar a colocar outros cezinhas no time e pedir aquelas contratações meia boca. Para se isentar ada responsabilidade de ganhar! J’a mandou o Pierre embora, criou caso com Tardelli, Ronaldinho e Donizetti. Vai aos poucos desmontando o time do Galo sem que ningu’em perceba. Quando come’car a dar terra vem com as mesmas desculpas que no Brasil falta educacao e lenga lenga…
    Acho dificil com este time o Atletico conseguir alguma coisa. O proximo sera o Rafael Carioca, restando o Carlos e Giovanni Augusto com Datalo para conquistar o Brasileiro…

  • Thiago disse:

    Jogão entre Colômbia e Argentina, no banco da Argentina tem Tevez, no da Colômbia Falcão Garcia e no Brasil o que temos ?

  • LEANDRO FABRICIO disse:

    Vou falar é do futebol daqui de MG chico…

    Guilherme acaba de acertar sua saída do atlético, se o cruz azul do mexico pagar a multa rescisória que é de 750 mil dolares ele sai, o presidente daniel nepomuceno já conversou rapidamente com o empresário de guilherme e acertou tudo só espera o pagamento do clube mexicano…

    agora pergunto a vcs amigos atleticanos… se com o time atual já estavamos precisando de pelo menos mais uma contratação para o meio de campo para aí sim ficarmos com um time com capacidade de brigar pelo titulo do brasileirão, e agora com o daniel nepomuceno e o levir liberando jogadores de suma importancia para o elenco como é o caso do guilherme????

    Aposto que o “genio” do levir vai continuar falando que não precisa de contratar jogadores porque o time é muito bom, que no elenco tem substituto pro guilherme, assim como tinha pro tardelli, quem??? Cardenas??? Giovanni augusto??? maicossuel???

    Pra mim o elenco precisa de pelo menos duas boas contratações se quisermos brigar pelo titulo, senão vamos ficar pelo caminho novamente, não que o guilherme seja a solução pro galo, mesmo porque o histórico de lesões do guilherme não deixa que o torcedor pense assim, mas que era um jogador importante pro elenco pela sua qualidade tecnica isso era…

    o mais engraçado é que o “burro” com sorte deixou o guilherme de fora das duas ultimas partidas sendo que ele já tinha condições de jogar, e agora que o cara foi negociado ele coloca o guilherme como titular no coletivo kkkkkkkkk, não sei se esse levir é “burro”, pirracento, humorista ou um verdadeiro “genio”…

    • Jean disse:

      É engraçado mesmo. Na minha opinião o Levir nessa de escalar o Guilherme já no início da partida é para se isentar de cobranças pela saída do jogador. Bem, se o Guilherme realmente jogar desde o início, imagina como vai ser? Vai colocar o pé em uma dividida? A saída dele, mesmo com todo o seu histórico de lesões, é uma grande perda pro elenco em termos de qualidade técnica, principalmente por sabermos que não haverá reposição a altura.

  • Marcão de Varginha disse:

    Ainda não encontrei post mencionado o esgotamento dos ingressos para a “estréia” do Galo às 11:00 hs de um domingo, então vale à pena considerar os seguintes:
    – Para a “estréia” do Cruzeiro num jogo das 11:00 hs, àquela equipe vinha com 9 pontos conquistados em três partidas e mesmo assim não conseguiu levar 38.000 espectadores, que não viram o massacre indígena em pleno Mineirão.
    – O Galo vindo de 4 pontos em 3 partidas (derrota para um de seus rivais, empate com o Santos e vitória contra o Flamengo), ainda na antevéspera da “estréia” no domingo já esgotou a carga de ingressos, o que não é uma raridade nas apresentações do genuinamente mineiro.
    – Falando em participação de torcida…
    – 26/11/2014: eterno (e dolorido)!