Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ritmo acelerado do Galo na Série A, e América, vice-líder da B

O Atlético vai muito bem no campeonato e o maior cuidado que o técnico Levir Culpi está tendo é não deixar o time se acomodar. Manter este ritmo e essa intensidade de jogo não é fácil. Com essa vitória sobre a Ponte Preta em Campinas são quatro vitórias como visitante, sete jogos invicto, artilharia mais eficiente da disputa e jogando sempre com um desfalque ou outro. Marcos Rocha, um melhores laterais do país ainda não estreou.

A situação do Atlético é a que todo treinador deseja, e a definição da moda no momento é “equilibrado”. Nenhuma estrela de primeira grandeza, time operário e solidário, que não sente tanto quando um titular absoluto fica de fora por algum motivo. Mas o Brasileiro é um campeonato traiçoeiro e com apenas 13 rodadas nenhum time pode comemorar nada e nem desacreditar de qualquer coisa.

Outro que está engrenado é o América do Givanildo que ontem conseguiu mais uma grande vitória no Independência sobre o ABC. Com as derrotas do Botafogo e Payssandu o Coelho assumiu a vice liderança, empatado com 24 pontos com o Botafogo, que entretanto tem melhor saldo de gols. O próximo jogo será sábado, fora de casa, contra o Oeste.

AFC

Em foto do Super FC, Thiago Santos comemora gol da virada sobre o ABC


» Comentar

Comentários:
26
  • Pedro Vítor disse:

    Galera, estou observando os comentários, e tem gente questionando o Levir Culpi, mas as opções são essas, o elenco num é numeroso. E ele vem administrando com coerência as dificuldades e os problemas.

    Guilherme não é porque precisa se adequar ao esquema de jogo do Atlético.

    E o Datolo tem grande dificuldade de receber esta bola de costas, enxerga o jogo muito bem, mas jogando de frente assim como o Carioca, a chave de sucesso da equipe é a saída de jogo no meio de campo, e neste ponto ate o Donizetti vem melhorando, isso mostra que o banco fez a ele também.

    Temos que exaltar agora o comprometimento do elenco. Tivemos duas saídas, Jô e Patrick, e continuamos jogando, dominando adversários difíceis tanto dentro como fora de casa, a receita é essa!

    Este próximo compromisso do Atlético será fundamental em nossa caminhada, Guilherme, Luan e Marcos Rocha podem fazer diferença enorme pela qualidade ltécnica e são considerados titulares, mas estão sem ritmo, vindo de contusão. Vão ser importante na hora certa!

  • Ramon Menezes disse:

    Se o Galo fazer o dever de casa e vencer os adversários e os juízes, o título virá.
    Lembro em 2012, o jogo contra o Palmeiras, o Galo teve 3 gols legítimos anulados, ganhou de 1×0. Outros jogos também, foram vários gols mal anulados. Em contrapartida, o Flu teve vários gols em impedimento validados, gols de adversários anulados etc.

  • Carlos da Mata disse:

    Pessoal, vamos parar com essa “teoria da conspiração”. Isso até parece uma pré desculpa para caso o Galo não vir a ser campeão. Em 2012 estávamos nessa fase do campeonato (13ª Rodada) com 32 pontos, sendo 10 vitórias, 2 empates e 1 derrota. O Segundo colocado com 30 pontos, pasmem, era o Vasco, e o Fluminense em 3º com 26 pontos. Ou seja, tínhamos melhor campanha e mesmo assim não ganhamos o campeonato e não foi por conta da CBF ter conspirado para que o Fluminenses fosse campeão.

    Mudando de assunto, não sei se foi impressão minha mas no retorno do time para o segundo tempo do jogo com a Portuguesa, vi o Pratto colocando mão na parte posterior da Coxa direita. Ele tem atuado em todos e como muita intensidade. Caso ele tenha algum problema muscular não temos nenhum atacante com as características dele e o Levir será obrigado a mudar o esquema de jogo.

    • edson dias disse:

      Carlos da Mata

      Você quer dizer então que o Fluminense foi campeão em 2012 unica e exclusivamente por sua competência?

      Tá bom… vou ali ver se ganhei na mega-sena.

    • ita disse:

      Se o Pratto tivesse agredido um juiz e tomado 180 dias de suspensão, estaria jogando com efeito suspensivo?

    • ita disse:

      Uma coisa é a gente reconhecer que o galo jogou pts fora contra times pequenos, lembra do empate da ponte no final do jogo no horto? Coisas desse tipo. Outra coisa é engolir 6 a 7 jogos em que o fluminense teve ajuda DIRETA no resultado. Num jogo contra a ponte em campinas foram 2 lances cruciais.

      Teoria da conspiração é quando a gente nao tem a menor validade ou histórico pra falar de tais suposições o que está longe de ser o caso.

  • Márcio Luiz disse:

    Queria comentar da vitória sobre a Ponte ainda no calor do jogo, mas agora já esfriou tanto que prefiro falar do próximo, contra o curíntia:
    “assalto” a vista. Que o Galo se previna desde já.

  • ita disse:

    CBFLu e investidor pagando salário do Ronaldinho para um projeto de marketing…quem investe espera retorno…que deus abençoe a arbitragem…

  • Audisio disse:

    Não gostei da atuação do Giovanni Augusto no jogo. Tem gente elogiando batida de escanteio!!!
    Para um camisa dez, ele jogou muito de costas para o gol adversário, tocou em demasia a bola para trás, burocraticamente. Se omitiu em grande parte do jogo e errou um montão de passes.
    A seu favor alguns arremates e o gol. O Dátalo participa mais ativamente dos jogos e sem dúvida o Guilherme é muito mais jogador do que ele. Desta maneira, em minha opinião, estão enchendo demais a bola desse rapaz, quase que exageradamente, e já vi esse filme custar muito caro depois. Um bom reserva em caso de urgência.
    Porque o Guilherme não joga? Já deveria estar em campo! O clube não pode prescindir de um jogador como ele! Pelas declarações não se trata de nada físico. Já o Maicosuel e Thiago Ribeiro estão bem e deveriam ser mantidos como titulares. Luan, Carlos e Giovanni Augusto reservas, sendo que Carlos bem abaixo. Carlos Cesar não tem nível de estar no elenco do Atlético, que volte para o Boa Esporte.
    Levir Culpi que bancou o valente em algumas rodadas, caladinho foi deixando o Donizete no time. Não que eu seja contra, mas depois daquele alarde todo, bancando o corajoso, voltar com os dois volantes mostra uma certa contradição. Enquanto estiver ganhando vou apoiar. Espero que que não venha desestabilizar como fez no passado, entregando campeonatos a cinco rodadas do final. (2004). Estamos de olho.

    • LEANDRO FABRICIO disse:

      Concordo com vc na parte que vc fala que esse giovanni augusto é no máximo um reserva e que o datolo é melhor que ele…

      o guilherme deu uma de espertinho e agora vai ter que ralar pra recuperar a confiança da diretoria e do levir, se é que ainda não vai embora hein…

    • clauber disse:

      Audisio, não penso assim sobre a questão da volta do Leandro Donizete, na verdade o Levir foi Humilde em aceitar os fatos, com apenas um volante o Galo tomou muitos gols, o próprio Leo silva disse que com um volante a coisa ficava meio complicada para a zaga.

      Deixa o home trabalhar.

      Abraço.

    • ita disse:

      O galo ganhando e vc acha que o Guilherme que abandonou o barco e só voltou à sua revelia deveria voltar como titular automaticamente? Pra mim isso é querer perder o grupo. Não vou afirmar que o Levir tá certo, mas afirmar que ele está errado pra mim não tem fundamento.

      Levir bancou o valente e só nao se deu bem pq o time perdeu gols e isso não é culpa dele, se as chances nao tivessem sido criadas concordaria com a crítica. Ele mudar de postura, mostra que ele não é cabeça dura.

      Mais um detalhe, Dátolo não está bem no apoio ao ataque, acredito que ainda volte com tudo esse ano.

  • Audisio disse:

    Analisando as estatísticas e a classificação do campeonato até a 13a rodada chega-se à uma constatação óbvia: O futebol brasileiro está mudando. Silenciosamente a formação tática das equipes que estão na ponta da tabela mostra uma nova filosofia de jogo. A geração Adilson Batista e Celso Roth está onde deveriam estar ao mesmo tempo em que uma nova geração, que acredita em agredir os adversários, tais como Eduardo Batista, Ederson Moreira, Marcelo Oliveira, que por estar aqui na época do Cuca aprendeu a colocar suas equipes com três atacantes e o segundo volante quase como um meia comandam a competição. Os sabichões da nossa fantástica crônica esportiva já apelidaram de “4 2 3 1”. Os pontas voltando para ajudar no meio de campo e na marcação e alguns times chegaram a se aventurar por alguns momentos com somente um homem de marcação. Caso do Levir Culpi. Rapidinho voltou para os dois volantes, sendo que o Rafael Carioca é uma espécie de Toninho Cerezo moderno. Os Fuccks e Roths da vida juntamente com Ricardo Druvicks, Ney Franco e Felipão, se afundam nas velhas teorias enterradas e sepultadas que outrora fizeram de Parreira e Felipão os reis das copas. Inundaram o futebol com volantes e suas teses “Como montar equipes vencedoras”, enchendo o meio campo de brutamontes e brucutus.
    Marcelo Oliveira foi um grande beneficiado dessa transição. Ganhou com um pé nas costas dois campeonatos montando um cruzeiro agressivo e habilidoso enquanto o Galo dormia nos louros de uma quebra de paradigma: A Libertadores.
    Claramente, como diz o Lulu Santos, “Eu vejo um novo começo de era”.
    Que o Galo seja agora recompensado por tentar ganhar e colocar seu jogo na ofensiva.
    Rapidamente as outras equipes estão percebendo e adaptando seus times, dai o tamanho equilíbrio dos que estão no alto da tabela.
    Até tu TITE???

  • Ekton J. Medeiros disse:

    Caro Chico, quero relatar a entrevista do técnico da Ponte depois do jogo: “desde minha primeira passagem pela Ponte, a oportunidade de dirigir a Portuguesa e agora a Ponte novamente, não encontrei equipe melhor no brasileiro que esta do Atlético. De 2012 pra cá eu só não tive no jogo com o Cruzeiro em BH, e deste jogo não posso falar, mais de todos os outros que tive na “berada” do campo a melhor equipe é esta. O time tem muita facilidade em tocar de primeira, alarga o campo com muita facilidade. Técnica e taticamente é a melhor equipe. O Levir esta de parabéns. Na minha opinião é o grande favorito para este campeonato”

  • José Eduardo Barata disse:

    Fluminense na cola com QUATRO partidas fora do Rio .
    Galo líder com SEIS partidas fora de Belo Horizonte .
    Claro , claro , depois o Fluminense tem que sair mais .
    Mas no começo , quanto mais “gordura” se ganhar em
    casa facilita para administrar depois .

  • Stefano Venuto disse:

    O extra campo já está começando, essa é uma das minhas preocupações, o Fluminense ontem fez um gol irregular. O São Paulo também, mas aí os caras falam que ganharam com diferença de mais de dois gols, tudo bem, mas a questão é que o primeiro gol numa partida é fundamental.

  • Paulo Afonso disse:

    Outra coisa que reforça a tese da preocupação com certos times… Semana passada eu vi um pedaço do “Bem Amigos”… Justamente em uma parte em que o Galvão falava de jogadores tarimbados para tirar a responsabilidade do Neymar(keting)… Aí ele insistia que jogadores tarimbados para a seleção eram Kaká e Ronaldinho Gaúcho… Falou em Ronaldinho Gaúcho várias vezes, insistindo neste nome… Aí, uns 2 ou 3 dias depois, R10 acerta com o Fluminense… E ano que vem tem Olimpíadas no Rio… É o caso de ficar esperto sim…

    • LEANDRO FABRICIO disse:

      Tudo é mais dificil pro galo mesmo, os dois titulos do enseada em 2013 e 2014 os times do eixo do mal estavam disputando a libertadores e não se ligaram tanto no brasileirão dando chances do enseada disparar, agora que o galo tá bem todos também estão ligados e não saem da cola….

      mas é passar por cima disso tudo e não perder pontos bobos dentro de casa e trazer uns pontinhos fora que chegaremos lá…

      mas a diretoria tem que se movimentar nos bastidores com contratações e principalmente nos bastidores da cbf…

      • luiz ibirite disse:

        salvo engano em 2013 o galo foi campeao da libertadores os times do eixo ficaram para tras, nas quartas e 2014 o time q foi mais longe foi o cruzeiro que tb saiu nas quartas, ou seja faltou foi competencia mesmo dos adversarios.

  • Paulo Afonso disse:

    Como disse outro dia, para o Galo nada é fácil mesmo… Time com quase 75% de aproveitamento e tem Fluminense, Corinthians, Grêmio e São Paulo na cola… Isto é preocupante sim principalmente porque existem dois times precisando chegar: Corinthians, para pagar suas dívidas e segurar a audiência; Fluminense, para resgatar a dignidade do futebol carioca, agora com o selecionável Ronaldinho no seu elenco… Justamente o famoso “Rio – São Paulo”… Galo precisa preocupar com isto, mas sem lamentar… Tem que ir para dentro destes times com mais vontade ainda… Já fizemos 4 no florzão lá em Brasília (e curiosamente vencemos os 3 jogos contra cariocas este ano)… Agora é enfiar 4 de novo no Corinthians e continuar firme na busca pelo caneco…

  • LEANDRO FABRICIO disse:

    O atlético tem que disparar na liderança, não pode bobear, pois os clubes que foram e são os mais beneficiados pela cbf estão na cola do galo, o flu flu e o coringuinha…

    podem falar que já é chororô e tudo mais, mas como somos torcedores do clube mais prejudicado pela cbf aqui no brasil, temos o direito e o dever de ficarmos com os dois pés atrás e alertar a diretoria do atlético do que já pode acontecer daqui pra frente, sabado contra o coringuinha já começa…

    hj no primeiro gol do flu flu foi falta clarissima no zagueiro do atlético generico e o juiz nada deu, na sequencia saiu o gol do fluminenC…

    Levir culpi as vezes faz umas modificações estranhas durante o jogo que por pura sorte acaba dando certo, contra a ponte preta ele me tira de cara o thiago ribeiro que estava bem e coloca o luan, quando já ganhando de 1 a 0 o ideal era tirar o giovanni augusto e colocar o luan que marca a saida de bola da defesa adversária, ainda bem que deu certo…

    se vier esse colombiano quinteros que é bom jogador, o time vai ganhar em qualidade tecnica e vai se encorpar mais, mas o que se vê são só especulações e nada de contratação concreta, está parecendo os tres patetas do time do bairro enseada das garças…

    EU SEI QUE AINDA TREMEM…

    • Paulo Cesar disse:

      Leandro, concordo plenamente com suas observações sobre as mutretas da CBF. Devemos ficar muito ligados. Mas precisamos fazer a nossa parte, porque neste ano,só há três clubes do RJ na série A (seis pontos a menos em disputa, portanto).

      Sabemos que carioca adora “se ajudar” quando podem. Mas como fazer isto, com Vasco e Flamengo em situação muito crítica? Nao estou dizendo que tirarão pontos do Flu, mas não poderão ser “parceiros” como em 2006, 2010 e 2012.

      Em São Paulo, a coisa é pior: Santos no rebaixamento e os outros três disputando o título.

      Sabemos que haverá tentativa de mutreta, mas precisamos jogar e passar por cima, como temos feito muito bem até aqui. Se não o fizermos, o Grêmio ou o Sport (este papo de “falta de tradição” não me afeta…) fará.

    • Bruno disse:

      Temos que ter calma e paciência. O Galo tá no caminho certo. Não porde é perder pontos pra time pequeno. Tem que ganhar dos pequenos e ver o que dá com os times da CBF.

      • Paulo César disse:

        Concordo, Bruno. E digo mais: em 2012, a CBF pode ter influenciado a favor do Flu, mas perdemos pontos inadmissiveis: Atletico GO, Nautico, Bahia e Coritiba. Os caras já tendem a “meter a mão”… Não podemos “dar mole.”.

  • luiz ibirité disse:

    o problema nao é a chegada de palmeiras, sp, flu, coringuinha, gremio, o galo tem de tomar cuidado é quando a CBF resolver entrar em campo.