Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cruzeiro está perdendo mais um diretor brilhante; agora para o Fluminense

Marcone Barbosa é um dos melhores executivos de marketing do futebol brasileiro e tem convite do clube carioca.

Notícia do Globoesporte.com:

* “Diretor de marketing celeste fica perto de acerto com o Flu: “Falta assinar”

Marcone Barbosa confirma conversas com o clube carioca e admite já ter avisado o presidente cruzeirense, Gilvan Tavares, sobre a possibilidade de deixar a Raposa”

O Cruzeiro está por um triz de perder seu diretor de marketing. Marcone Barbosa recebeu uma proposta do Fluminense, acertou todas as bases salariais e deve assinar nas próximas horas com o clube carioca. Segundo o dirigente, falta só a assinatura do contrato. O diretor comercial da Raposa, Robson Pires, seria o mais cotado para assumir o cargo.

– Estamos conversando, mas não fechamos ainda, mas tem uma possibilidade boa mesmo. Falta assinar o contrato – informou o dirigente em conversa com a reportagem.

Nome cotado pela diretoria do Cruzeiro, Robson Pires afirmou que o presidente cruzeirense não chegou a conversar sobre o assunto com ele, mas seria uma boa ideia assumir o cargo.

ROBSON

– Ainda não, o Marcone Barbosa, com ele saindo, o presidente vai tomar alguma atitude. O trabalho que fazemos aqui é em conjuno na área comercial. O presidente não me perguntou, mas seria, de repente, uma boa ideia, mas não pensei nesta possibilidade. 

Marcone Barbosa noticiou a situação para o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, que não se surpreendeu com o assédio, devido ao bom trabalho feito por Marcone a frente do marketing, principalmente nos últimos dois anos quando o clube promoveu diversas ações criativas e conseguiu alavancar o programa de sócio-torcedor.

Marcone Barbosa chegou ao Cruzeiro em 2001, quando ocupou cargo na assessoria de imprensa. Em 2009, ele foi transferido para o marketing e, desde 2010, ocupa o cargo de diretor no setor. Na temporada passada, Barbosa foi escolhido como o segundo melhor executivo do futebol brasileiro, perdendo apenas para Alexandre Mattos, então diretor de futebol do Cruzeiro, hoje no Palmeiras.

http://globoesporte.globo.com/mg/futebol/noticia/2015/07/diretor-de-marketing-celeste-fica-perto-de-acerto-com-o-flu-falta-assinar.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter


» Comentar

Comentários:
21
  • Rafael disse:

    O Marcone é parente do Valdir Barbosa?

  • Stefano Venuto disse:

    Li hoje que o cruzeiro está trazendo, à pedido de Luxemburgo, o diretor de futebol das categorias de base do Vasco. Isso me fez lembrar quando o Luxemburgo trouxe pro Galo um diretor de futebol, com sotaque carioca, não me lembro o nome. Luxemburgo tem um poder de convencimento incrível e aproveita o desespero dos dirigentes.

    • Pedro Vítor disse:

      Eu lembro deste cidadão, parecia o “Jorge Bem Jor”, só ficava rindo.

    • Paulo Afonso disse:

      As duas últimas passagens dele: pegou o Guarani (Campinas) em 2013, time que está fechando as portas; foi para o futebol amador do Vasco… Imagina o sucesso que ele deve ter no falido Cruzeiro…

    • Rodrigo Couto disse:

      Não tem como deixar de afirmar que o Presidente do Cruzeiro nestes dois ultimos anos foi o Alexandre Matos, agora voltamos a normalidade de Waldir e Benecy no comando, ja que o presidente não passa de uma Marionete, até quando vai durar este sofrimento!!

  • Neto Neves disse:

    No Reino Encantado do futebol, tem espaço pra todos. Até pra Perna de pau… Mas, falando sério, em que posição joga o Marcone?

  • Marcos disse:

    O cruzeiro já começa a cutucar segunda divisão com vara curta…

  • Thiago disse:

    Sobre patrocínio master foi mais uma mancada do presidente gaga que quis 25 milhões e nenhuma empresa, tirando Corinthians e Flamengo, vão bancar este valor. O presidente teve 18 milhões na mão e não quis, agora o trabalho do Marketing fica prejudicado pq não tem dinheiro pra trabalhar em projetos mais audaciosos.
    Sai fora gilvan !!!

  • LEANDRO FABRICIO disse:

    Os tres patetas azuis são uma piada…

    Mas parece que essa doença está pegando lá pelas bandas da cidade do galo também amigos…

    que bagunça esse planejamento do daniel nepomuceno e do maluf, a diferença é que estamos bem na tebela e o enseada não, ha mas aí vão dizer que o maluf manteve o rafael carioca e o douglas santos, beleza…

    em compensação, não se sabe se maicossuel vai ou fica, o cara por causa dessa indefinição já ficou de fora de um jogo importantíssimo contra um adversário que briga diretamente com a gente pelo titulo (corinthians)…
    patric a mesma coisa, ninguém sabe a real situação,…
    e o guilherme, está querendo realmente ficar aqui no galo??? ninguém sabe, está de birrinha com o levir culpi o que já dá pra perceber…

    e o pior, todo mundo se reforçando e o nosso treinador achando que está treinando o barcelona e dizendo que o elenco não precisa de reforços, nem quando ele vê jogadores indo embora do atual elenco…

    sei não viu amigos, tem muita coisa nebulosa acontecendo dentro do clube, coisas que estão sendo mascaradas porque estamos bem na tabela, essa é a minha opinião, mas até quando vamos seguir na liderança com esse elenco conturbado em que não se sabe quem vai ou quem fica…

    e quando o lucas pratto levar o terceiro amarelo, quem entra???
    se sair o maicossuel quem vai substituir o luan???
    tem alguém aí que garante e confia que o guilherme não vai se lesionar novamente???
    datolo idem
    só carlos e cardenas serão suficientes como peças de substituição do meio pra frente???

    É, acho que estou sendo pessimista demais, deixa pra lá, vamos ver no que vai dar…

  • Paulo disse:

    Meu Deus a que ponto chegou o futebol brasileiro. Contratar diretor de marketing de um clube que não cresce! Sem torcida e sim simpatizantes que encolhe a cada ano sem inferior por várias vezes as torcidas de fla, timão, flu, inter, são apulo etc..em pleno território mineiro. Luxemburgo disse que esses simpatizantes só vão na boa. quando o time está ganhando. Tem até jogadores que já disseram isso ex:https://www.youtube.com/watch?v=OLVoahDPLWs
    e ainda tem uns bobões que insiste em tratar isso de china azul.kkk. Clube que não vende camisas como a massa, timão, palmeiras etc…que marketing é isso? soltar mil foguetes e jogar pó de arroz e confetes e serpentinas nos jogos? kkkkkk
    Acorda galera!!!!kkkkkkkkkkk

  • Davi Soler disse:

    Respeito sua opinião Chico, porém a competência do mesmo é questionável….qual o patrocinador master do time azul em 2015?

    Abraço!

  • Alisson Sol disse:

    Nada pessoal, mas se há algo que eu tenho que concordar com o Kalil é o seguinte: o “marketing” de futebol é título.

    Dito isto, há sim setores de Marketing competentes. No Barcelona, no Manchester United, no Chelsea, e alguns outros clubes. Agora, o setor de Marketing do Cruzeiro me dizer que é “competente” é o fim da picada. Sequer entenderam o que é Marketing até hoje. “Markeking é uma série de ações para aproximar o cliente/usuário/frequentador do clube/empresa“. No Cruzeiro, fazem o que? Acham que, com a era das “redes sociais”, basta montar uma página na web e mandar e-mail depois de cada jogo vendendo camisa. Isto é ridículo.

    Alguns erros crasos no Marketing do Cruzeiro:
    – Nas “inter-temporadas” em 2013 e 2014, vieram para os EUA. Seria ótimo, se tivessem algum programa sério de acompanhamento do torcedor internacional. Não tem. Onde está o “cliente”: em Minas. Foram para o interior do estado? Não. Gol da Alemanha!
    – O site do Cruzeiro (http://www.cruzeiro.com.br) eu uso como “exemplo”. Toda vez que vou dar exemplo de uma página web lenta, mal-formatada, com problemas de acessibilidade, péssima adaptação a dispositivos como tabletes e celulares, e por aí vai…
    – Os e-mails do marketing do Cruzeiro são horríveis. Aliás, devo até esclarecer: a maioria nem deve ser do Cruzeiro mesmo, pois creio que quem administra o “shopcruzeiro.com.br” é um “terceiro”. Um horror. Comparado ao que o Chelsea faz informando torcedores antes, durante e depois de jogos, a interação com os torcedores é quase que coisa da idade da pedra.

    Obviamente, com o clube sendo Campeão Brasileiro nos últimos dois ano, fazer marketing foi fácil. E agora, o excelente gerente usou seu marketing pessoal para cair fora na hora em que precisava trabalhar. Do “Marketing”, nada diferente a se esperar…

    • Stefano Venuto disse:

      Vou discordar de você, o marketing do cruzeiro é sensacional, tem torcedor acreditando até hoje que o cruzeiro tem dinheiro pra contratar e que o Arrascaeta é uma jovem promessa. Nem o Tchô conseguiu enganar tanto tempo, quanto esse Renan Oliveira Uruguaio.

    • Vinicius Campos disse:

      Alisson Sol,

      Camarada concordo plenamente com você. O Trabalho de marketing não só no Cruzeiro, como também era no Atlético ou em qualquer clube brasileiro é ridículo. E realmente certo estava o Kalil. Marketing é título. Vamos ao exemplo de agora do meu clube mesmo. Colocar uma baita imagem em túnel de aeroporto? Nossa que baita ação de marketing. Só me faltam falar agora que o departamento de marketing do Atlético é o melhor do brasil. Nem vou me aprofundar no assunto.
      Somente ressaltar que concordo plenamente com você.

      Saudações Atleticanas.

      • Alisson Sol disse:

        Minha experiência com isto é o seguinte: é o pessoal do “marketing” se auto-promovendo. Não promovem o clube, mas sim a si próprios. Depois colocam estas “iniciativas” no curriculum, e vão para a próxima entrevistas. Pior é que tem gente que ainda acredita em “trends”, “curtidas” e seguidores de redes sociais, a maior enganação criada na Internet nos últimos anos. O próprio marketing compra a sua audiência, criando uma nova oportunidade de trabalho escravo para gente na Ásia clicando e postando comentários por centavos (vide link).

        Eu acredito em marketing competente em Cruzeiro ou mesmo Atlético-MG, no dia em que alguém como eu ou várias pessoas que conheço puder chegar em Belo Horizonte, ir a uma loja ou museu, e puder pagar R$100 para tirar uma foto ao lado da Libertadores do clube. Porque eu pude fazer isto ao lado das taças da Liga dos Campeões do Chelsea, do Real Madrid, do Barcelona, e de vários clubes da Europa. Mas fazer isto para mim e família no clube para que torço no Brasil, e dar a eles R$100 no processo, eu não consigo!

        De resto, é so lembrar: em todo escândalo político o dinheiro que tentar lavar passa por empresa de que?

  • humberto Ramos de Oliveira disse:

    Acho q ele não tem mais motivação para buscar algo novo no Cruzeiro pois um dirigente precisa de ser čcompetente mas tbm ser um entusiasta

  • humberto Ramos de Oliveira disse:

    Acho q ele não tem mais motivação para buscar algo novo no Cruzeiro pois um dirigente precisa de ser competente mas tbm ser um entusiasta