Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O advogado Stefano definiu bem a contratação do novo diretor de futebol do Cruzeiro

A melhor definição que li sobre a contratação do diretor de futebol Isaías Tinoco pelo Cruzeiro foi do advogado Stefano Venuto Barbosa: “… querer contratar um diretor de futebol no mesmo dia que fecha a janela (de contratações) é o mesmo que ir na zona e pedir um abraço.”

Melhor inclusive que a minha opinião que é a seguinte: Isaías Tinoco é experiente no futebol e já fez bons trabalhos em grandes clubes no passado. Mas não joga bola e nem faz milagres. Para este resto de temporada o técnico Vanderlei Luxemburgo terá este elenco que aí está. Que ninguém se iluda, pensando que a chegada de um diretor de futebol, ainda que tardia, poderá fazer o time jogar mais bola do que tem pra jogar.


» Comentar

Comentários:
34
  • André Corrêa disse:

    Sobre a figura do diretor de futebol, acho que o papel desse profissional é ser o elo de ligação entre a diretoria e o departamento de futebol. Esse tem que ser o cara que coloca a cara no CT diariamente e resolve problemas. É o chefe, o cara que orienta, manda, contrata e demite. e leva o seu report às demais diretorias e ao presidente.

    Faz falta em qualquer clube. Todo presidente que quis fazer esse papel se deu mal.

    Mas eu rolei de rir com o comentário do Stefano.

  • André Corrêa disse:

    Chico, uma pergunta sem nenhuma teoria de conspiração, clubismo ou má vontade com quem quer que seja: muitos estão falando nessa briga no vestiário do Cruzeiro domingo passado.

    Por que ninguém da imprensa fala do assunto? Se isso fosse no Atlético já teríamos até uma CPI instalada!

    A última vez que estourou um boato desses foi sobre a briga entre Serginho e Bolivar que, com o tempo, soubemos que realmente aconteceu.

    Com todo o respeito e, – repito – sem clubismo, não entendo essa imprensa mineira. Ou não quero entender…

    • Thiago disse:

      Um jornalista sério como o Chico so vai manifestar sobre essa ‘provável’ briga quando ele tiver informações fidedignas de esse evento aconteceu. No mais são só firulas de torcedores cegos e que não aguentar ficar sem ler uma crítica ao Maior de Minas.

      • DUDU GALOMAIO BH disse:

        Um jornalista sério como o Chico se manifesta sobre o assunto que ele bem entender, ainda mais no seu próprio blog. Independente se com isso irá incomodar torcedores passionais e “cegos”.

      • André Corrêa disse:

        Tiago, jornalistas sérios também se manifestam quando não sabem de alguma coisa ou quando sabem que tudo não passa de boato. A minha análise foi isenta desse clubismo que você demonstrou em seu comentário.

        Quanto a esse papo de maior de Minas, o dia que seu time conseguir ficar pelo menos em segundo no estadual a gente volta a tocar nesse assunto.

  • Clóvis Fagundes disse:

    O pior é que tem gente aqui no Blog, que não cria nada, só escreve sempre criticando, sempre se achando o dono da razão, em cima do que os outros escrevem. Tá danado!

  • Vanaldo Reis disse:

    Engraçado, a torcidinha insossa, se diferencia pra baixo, por esta e outras coisas. Só eles tem títulos, só as vitórias de lá é que valem. só sua matemática é exata e mudam sua história por causa de derrotas.
    A algum tempo atrás, tinha um azul aqui que se preocupava até com a cor da cueca do R-10. E tínhamos que aceitar! Graças a Deus sumiu devido a draga que seu time se encontra. Agora, um babado deste, que seria motivos de foguetório e festa pra mais de semana, se fosse no Galo. Mas há que se calar, afinal, foi do outro lado, do todo poderoso.
    Lendo o texto do nobre azul, raramente leio, porque são monótonos e chatos, me lembrei da música do velho Gonzagão. mandacaru quando “fulora” na seca, é sinal que a chuva chega no sertão, toda menina quando enjoa da boneca é sinal que o amor já chegou no coração…
    E o nome do filme é, Mudando de Brinquedinho.
    Pronto Falei. Respeito quem me respeita.
    Falar nisso, será quando que a mãe do cunhado, do tio do primo do Damião vai dormir?

  • Marcos disse:

    Como escrevi nesse blog, o Cruzeiro está cutucando a segunda divisão com vara curta. Primeiro desmancharam um time inteiro e um setor administrativo do clube que estavam dando certo, trocando o certo pelo duvidoso. E o time não rende absolutamente nada, nem campo e muito menos nos bastidores.
    Cruzeiro ocupando lugar na zona de rebaixamento ainda no primeiro turno é questão de tempo, pois não tem time pra bater de frente nem com os seis próximos adversários. Se bobear até a lanterna espera o Cruzeiro! Um eventual rebaixamento do Cruzeiro no Braaileirão será mais do que merecido, devido à péssima gestão dos cartolas azuis.

  • Beto Veloso disse:

    O nome do filme é: Mudando de Brinquedinho!

  • LEANDRO FABRICIO disse:

    E a porrada entre Fabrìcio x willian x luxemburgo, ninguém vai falar…

    daqui a pouco vai ter nego me pedindo o link, fotos da briga, imagem do soco do luxemburgo etc etc quer vê só….

    • Julio Avila (mariana) disse:

      voce tá igual o paulo, fala de bandidagem azul,dividas,agora viu briga entre wilian e fabricio mas nao tem nada que prove,podem ater brigado mas vc tinha que mostrar de onde tirou isso! essas historias sua e mula sem cabeça 9×2 lobsomem é tudo a mesma coisa!

      • LEANDRO FABRICIO disse:

        Como é fácil irritar vcs kkkkkkk

      • Alisson Sol disse:

        E se brigou? Tem sujeito aqui que nunca deve ter jogado futebol na vida. Vive de bater o dedo no teclado, e se precisar fazer 3 embaixadas para não ser morto por um terrorista na Síria, provando que é brasileiro, foi-se…

        Quem nunca jogou futebol e brigou, jogue a primeira pedra. Agora, para os torcedores virtuais aqui, que gostam de brincar de Barbie e fazer fofoca: minha filha mais nova está para jogar fora ou doar várias bonecas. Estiverem interessados…

  • Vanaldo Reis disse:

    Luxemburgo, que um dia trouxe o Luis Henrique pra “mamar nas tetas” do Atlético, agora traz o Tinoco pro Cru cru…
    Gilvan, Barbosa e Benecí não fazem nada… E traz mais um para ajudá-los!
    Anunciaram um monte de craques que jogam pelo mundo afora e o reforço foi o Charles. Por último, R-10, Robinho, Barrios, Felipe Melo e renovam com o Júlio Batista.
    Só não entendi, muita gente de óculos escuros na Toca na terça feira. Dizem as más línguas, boas é que não poderiam ser, que os atletas Cru crus são ótimos no MMA, UFC… O Pau quebrou na casa da Toca e na imprensa, ninguém viu. Cadê o AE que só enxerga crise no Galo?

  • Paulo Afonso disse:

    Rachei de rir ontem quando li o comentário… Mas uma coisa é fato: a diretoria do Cruzeiro é ruim de serviço, mas não é boba… Claro que deixaram para acertar oficialmente com o cara só quando a janela estivesse fechada para diminuir a pressão sobre contratações… Clube não tem dinheiro e nem investidores dispostos a arcar com os custos de repatriação de bons jogadores… Então, deixa para anunciar diretor com a janela fechada para ele ter argumento este restinho de ano…

  • Alisson Sol disse:

    Stefano,

    Você definiu bem mal a função de um diretor de futebol. Se as atribuições do mesmo fossem apenas contratar jogador, então a seleção nacional da Alemanha teria diretor de futebol para que? Algum jogador de seleção nacional é contratado?

    Eu uso muita analogia de esporte no meu dia-a-dia do trabalho, exatamente porque o esporte é fácil de entender. É difícil explicar para pessoas funções em times especializados, como um equipe de cirurgia, ou um grupo de desenvolvedores de software, ou todos os envolvidos em um projeto de construção de uma hidroelétrica. Mas você fala em esporte, e mundialmente no futebol, exceto talvez os Estados Unidos, e todo mundo entente.

    Contratar é a coisa mais fácil do mundo. Fazer um “time”, é bem mais difícil. Manter um time por um bom tempo, aí é que é difícil mesmo. E o futebol é uma boa analogia porque as “temporadas” comprimem o que ocorre em outras profissões por períodos de 3 ou 4 anos em apenas um ano. Mas contratar é o mais fácil. Eu mesmo estou com algumas posições em aberto atualmente: chove curriculum. Só que não é apenas no futebol que tem gente que faz o “vídeo dos melhores momentos”, é bom de “entrevista”, joga para a “torcida”, e dá um jeito de sair de fininho na hora dos problemas. Um bom diretor de futebol sabe mais do que negociar contratos. Sabe renegociar (por que diabos o Cruzeiro até hoje não o fez com o Júlio Batista?!), sabe resolver conflitos, sabe motivar na hora certa, sabe evitar o oba-oba e, principalmente, sabe dar um bom exemplo. Enfim: sabe fazer um “time”, a partir de partes que são seres vivos, com suas próprias idéias e prioridades. E isto inclui o técnico, que é apenas mais um componente do time (muitas vezes, ajudando muito só de não atrapalhar).

    Os jogadores da Alemanha deram entrevistas após o jogo com o Brasil demonstrando mais respeito ao futebol brasileiro do que os próprios jogadores brasileiros. Você acha que aquilio era o que? Indivíduos com QI 150 fazendo análises improvisadas sumarizando suas observações, ou jogadores profissionais com QI mediano bem-preparados pela diretoria de futebol para responder profissionalmente qualquer questão? O diretor de futebol coordena tais ações com o marketing. Veja como chegam jogadores de seleções profissionais e grandes clubes na apresentação para os jogos, e veja como chegam jogadores no Brasil.

    Espero que este diretor de futebol melhore a “direção do futebol” no Cruzeiro. Contratar jogador, qualquer um faz.

    • Stefano Venuto disse:

      Alisson, por estar muito tempo fora do Brasil, vc deve ter esquecido como funcionam as coisa por aqui, aqui não é Alemanha, diretor de futebol aqui tem como principal função e em alguns lugares única, contratar jogadores.

      • Alisson Sol disse:

        Stefano,

        O que deve fazer uma diretor de uma instituição no Brasil não é diferente de qualquer outro lugar do mundo. Esta mania de que “aqui é diferente” é o que atrapalha o Brasil. Não se pode confundir a incompetência de um (ou uns, ou mesmo muitos) com o que é correto fazer. Incompetência existe em todo lugar. Vide que o Barcelona hoje, está proibido de fazer contratações, devido a ter quebrado regras da FIFA em contratos com menores de idade (link).

        Agora, que o tão alardeado diretor de futebol chegou, vamos ver o que o jornal que dá títulos gelados inventa para tulmutuar o ambiente. Talvez apontem falta de roupeiro…

  • Fabio Fernandes disse:

    Olá, Chico! Lambanças que um clube leva um século para cometer, o cruzeiro as cometeram em um semestre.

  • ely disse:

    tem alguns comentários de que teve uma briga grande no vestiario do cruzeiro no domingo passado e que a imprensa mineira está escondendo os fatos.

  • Pedro Vítor disse:

    Luxemburgo vai quebrar o Cruzeiro mais uma vez, quem viver verá.

    Ele muito provavelmente, conseguirá dar um padrão a este time, e vai conseguir renovar seu contrato, pois hoje num há muitas opções no mercado, e daí pode apostar, com a pressão da torcida e imprensa, o time vai quebrar!

  • Márcio borges disse:

    Chico, eu queria que alguém da diretoria do cruzeiro explicasse a frase “pagar a conta do bi campeonato”. Eu na minha ignorância sempre achei que a melhor coisa do mundo para um clube fosse ser campeão. Duas vezes seguidas ainda é o mundo quase ideal. Jogadores valorizados, sócios torcedores, patrocínio, rendas altas, etc. Ainda mais da forma que foi montado o time com jogadores e treinador sem muito destaque e com salários baixos para os moldes do Brasil.
    Agora vem falar que nao tem como contratar um jogador que pudesse fazer a diferença? Eles tinham é que estar colhendo os frutos das duas conquistas e não pagando conta. Eu gostaria de entender está situação mas acho que ninguém conseguirá.

    • Thiago disse:

      Nenhum time da conta de manter uma folha salarial de 12 milhões por mês como estava pagando. Precisa sim fazer um ‘ajuste fiscal’ sob pena de aumentar o endividamento. Afinal não somos tão agraciados pela Globo com aumentos robustos nos direitos de TV.
      No rival o técnico mesmo confidenciou que não quer nenhuma contratação, prefere que os salários sejam pagos em dia.
      O futebol brasileiro tem que extinguir esses salários de 300 mil pra mais, qualquer ser vivo no Brasil ganhando 100 mil já estaria com padrão de milionario de Dubai.

    • luiz ibirite disse:

      outro dia pensei nisso e queria fazer este questionamento, venderam varios jogadores e ainda estão pagando a conta, que conta???

    • Renato - 7 Lagoas disse:

      Tirou daqui, Márcio Borges! Se ganhar título trás ônus e não bônus, o bom mesmo é não ser campeão. O problema de dirigente de futebol e de político é achar que só lidam com imbecis.

  • Márcio Luiz disse:

    Piada pronta.
    Agora só falta contratar o Tonico. Quá quá quá!!!

  • mauricio souza disse:

    Bomba! Bomba!
    O cruzeiro renovou com Júlio Batista até o final da 1ª divisão

  • Pedro Vítor disse:

    Também achei bem ilustrativo pelo momento.

    Agora quanto a ir na zona pedir abraço não sou da mesma opinião dos cruzeirenses!

  • Fávio Pimenta disse:

    Realmente, o Cruzeiro tá de brincadeira..enganação total .

  • dan disse:

    Chico falar em bastidores, ninguém da imprensa noticiou o porquê do Cruzeiro deu folga pra todos mesmo depois de empatar em casa com o Avai.

    Vazou a notícia que teve briga no vestiário cruzeirense depois do jogo, inclusive jogador saindo na mão com o técnico. Não estranhem se o tal do bigode e o lateral nervosinho forem negociados em breve. Quem viu falou que foi feio.

    • LEANDRO FABRICIO disse:

      Eu falei sobre essa briga também Dan, dizem que o negócio foi serio…

      é a casa da “maria ” joana, todo mundo fazendo bagunça…