Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Excelente segundo tempo do Galo, principalmente depois que o Lucas Pratto fez o gol

O segundo tempo foi excelente, principalmente depois que o Lucas Pratto fez o gol que seria da vitória, aos 20 minutos, cobrando o pênalti sofrido pelo Marcos Rocha. O Figueirense foi atrás do empate e deu muito trabalho. Como o Galo continuou no ataque a partida ficou melhor ainda; aberta e com oportunidades de ambos os lados de marcar. Aos 44 o lance mais bonito do jogo quando Pratto limpou e chutou colocado, na trave. Se entrasse, seria um dos gols mais bonitos do ano. Quando o árbitro Luiz Flávio de Oliveira (SP) sinalizou quatro minutos de acréscimos a torcida do Galo respirou fundo, preocupada, mas o time não. Continuou no ataque e aos 46 o Figueirense quase conseguiu o empate em mais um contra ataque.

A partir dos 10 do segundo tempo a torcida começou gritar o nome do Guilherme e aos 16 Levir Culpi a atendeu, colocando-o no lugar do Dátolo, que errou muitos passes neste jogo. Mas Guilherme não estava inspirado. Entrou fazendo lembrar o “Guilherdo”, sonolento e também errando passes, mas o time não caiu de produção; manteve o ritmo.

Vitória que mantém o Galo na liderança, secando o Corinthians que joga contra o desesperado Coritiba na capital paranaense, lutando contra on rebaixamento. Para tomar a liderança do Galo o clube paulista precisa vencer por nove gols de diferença.

Quarta-feira o São Paulo será o adversário atleticano no Mineirão.


» Comentar

Comentários:
42
  • Pedro Vítor disse:

    Sinceramente, o pessoal esta muito exigente com alguns jogadores do Galo.

    Dátolo, ficou um mês fora, voltou fazendo o lado esquerdo, não jogou bem, mas é primeiro jogo ainda, tenha mais calma.

    Guilherme pode ate jogar como titular, mas o time terá que se ajustar a uma melhor forma tática, já que o Guilherme, não se preocupa nem um pouco com a marcação, e neste momento atual do futebol, não existem mais um jogador acima da media que seja “carta branca”, neste quesito. Como na época em que o Luxemburgo implantou um esquema com 3 volantes, e um armador, que era o Alex, que infinitamente mais competitivo que o Guilherme.

    Hoje o Galo tem um coletivo importante, os laterais avançam, e os zagueiros saem jogando, os volante também mais jogam do que marcam, justamente porque os meias, marcam e jogam, e isso tem sido “diferencial” do time.

    Quando o Guilherme entra, abre um buraco no meio de campo, que será muito bem explorado, por um adversário do mesmo nível do Atlético.

    Acho que temos exaltar o conjunto e não um jogador que realmente tem qualidades técnicas, visão de jogo, mas que não encaixou no esquema do time. E quando entender isso, e obtiver esta disciplina tática, tenho certeza que será o melhor jogador do Brasileiro, enquanto não entender, será reserva!

  • Paulo Afonso disse:

    Palmeiras está engrenando agora porque chegou a peça que faltava… O planejamento foi feito para este ano todo em cima do diretor de futebol e do técnico… Marcelo Oliveira já estava contratado pelo Alexandre Mattos desde o ano passado, mas não queria pagar a multa no Cruzeiro… Aí ele montou elenco e deixou um técnico tampão lá… Cavou sua demissão aqui e foi ainda a tempo de salvar a temporada palmeirense… No G4 este ano certamente estarão: Atlético, Palmeiras, Corinthians… O que está em disputa parece ser a ordem…

  • Paulo Afonso disse:

    Estou vendo muita gente preocupada com a posição do Galo na tabela… Este grupo está acostumado a desafios e prefere inclusive trabalhar sob pressão… Acho que isto é o que mais preocupa… Antigamente a gente sabia que iam tirar o Reinaldo da final, que o Marques ia machucar, etc… Hoje não… Se tiver que ganhar de 10×0 da seleção do campeonato, pode escalar o time e chamar a torcida que não tem nada resolvido… Esta diferença está tirando o sono de muita gente… Ainda mais depois de uma rodada às 11:00 da manhã, que ninguém vê (exceto a torcida do Galo), onde anularam um gol (de mão) do Fluminense e ainda marcaram um pênalti (que realmente aconteceu) perto dos 45′ do segundo tempo para a Chapecoense… Quer dizer, este ano parece que não existirão os fantasmas… Aí muita gente tem tido pesadelo por aqui…

    • André Corrêa disse:

      Eu concordo com você que, ao que parece, os fantasmas estão fechados nas tumbas neste ano – obrigado, FBI! Só discordamos quanto ao horário das 11h. Os maiores públicos do campeonato estão registrados nesse horário.

      • Paulo Afonso disse:

        Eu falo que quase ninguém vê pela TV… Jogo deste horário quase que só quem vai ao estádio fica sabendo o que aconteceu, já que não é muito comentado em programas esportivos e não costuma ter transmissão aberta do Sportv…

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    A observação do Audísio é válida quando diz que o Palmeiras vem jogando bem.
    Por outro lado, vamos ver a sequencia de jogos que fez o “Verdão” subir na tabela:

    4×1 Vasco – 18º (f)
    1×0 Santos – 15º (c)
    2×2 Sport – 4º (f)
    3×0 Avaí – 14º (c)
    2×0 Ponte Preta – 12º (c)* (jogo com mando da Ponte mas disputado na Arena Pantanal, só com torcida do Palmeiras)
    2×0 Chapecoense – 9º (c)
    4×0 São Paulo – 5º (c)
    0x1 Grêmio – 6º (f)
    2×1 Fluminense 7º – (c)
    1×2 Figueirense – 16º (f)

    Com exceção da goleada sobre o São Paulo em casa e a vitória também em casa contra o Fluminense, o time não está dando nenhum espetáculo, visto que teve uma sequência menos complicada.
    Veremos agora quando enfrentará:

    Atlético-PR (c)
    Cruzeiro (f)
    Coritiba (f)
    Flamengo (c)
    Galo (f)

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Como foi dito aqui antes, o placar de 1×0 é interessante pra não criar estigma de “time imbatível”.
    Tivesse dado show, estariam agora se achando “os caras”.
    Realmente Lucas Pratto enche os olhos. Apesar de ter perdido vários gols, esbarrando nos goleiros e nas traves (já poderia estar tranquilamente com 8 ou 9 gols marcados), joga sempre com muita vontade e sempre oferece perigo pro adversário.
    O Galo tem que tomar muito cuidado com os grandes espaços que vem oferecendo para contra-ataques. Quarta-Feira o adversário tem Alexandre Pato e Michel Bastos que são muito qualificados. Não pode dar essas bobeiras…
    Rogério Ceni já avisou na entrevista pós-jogo: “Não podemos deixar o Atlético abrir 8 pontos sobre nosso time!”
    Muito cuidado, Galo!

  • André Corrêa disse:

    PS: Vou ser mais um a te corrigir: não existe Dátalo. Existe Dátolo!

  • Audisio disse:

    Os atleticanos não vão gostar do que vou dizer.
    o melhor futebol jogado no campeonato não é o do Atlético. O Palmeiras de Marcelo Oliveira tem o melhor futebol. Marcelo tem seus problemas nas horas decisivas, mas aprendeu muito a disputar campeonatos de pontos corridos. O Palmeiras tem uma coisa que o Atlético não tem, onze titulares e esquema de jogo definido!
    Dasafio a algum atleticano a escalar o time do titular do Atlético. Uma hora Donizette é titular, noutra o time tem só um volante com Dátalo. Guilherme joga não joga. Dátalo é titular ou reserva?
    Vendo o show de bola do Palmeiras contra o Vasco em São Januário, vejo um Palmeiras objetivo e muito rápido.O que pesa a favor do Atlético é que o próximo confronto direto entre Galo e Palmeiras será no Mineirão onde Marcelo Oliveira treme contra o Galo! Cabe ao Levir, definir seus titulares e o sistema tático a continuar acho que a campanha do Atlético será boa mas não suficiente para conquistar o campeonato.
    Certas coisas nunca dão certo e posso dizer pelo tempo que acompanho o futebol. Exemplo: Três volantes de marcação no meio, rodízio de titulares, dois centro avantes jogando juntos e algumas outras.
    Espero estar equivocado na minha opinião mas o Levir não me passa a segurança de um técnico campeão.

    • André Corrêa disse:

      Audísio, o Levir tem um currículo que o desobriga de provar competência.

      Você acha ruim o Atlético não ter um time titular definido? No nosso contexto eu acho que é bom. Sinal de que aqui há elenco.

      Quanto ao Palmeiras, o mérito deles ontem foi ter partido pra cima e resolvido o jogo rápido. O Vasco, coitado, não tem futuro.

      Me preocupa essa chegada dos paulistas. O Atlético perdeu força de grupo, descalibrou um pouco a pontaria do melhor ataque e anda sofrendo muito com ferrolhos dos adversários (ver Joinville, Figueirense, etc.). Acho que o melhor jogo do campeonato ainda é o do Galo.

    • Carlos da Mata disse:

      Realmente, depois do Galo o Palmeiras é o time que está apresentando o melhor futebol. Mas convenhamos, o Vasco não serve de parâmetro para ninguém.

    • joão reis disse:

      Ai você acorda né culiga.você desafio eu topo o desafio.o time titular do galo é 13! porque o galo joga ora com dátolo ora com guilherme ora com donite? simples,galo tem o melhor elenco…Galo foi campeão da copa do brasil e re-copa sempre revesando…tirando guilherme que em forma é diferenciado.o reto é quase o mesmo nível….galo é o time mais homogênico do Brasil.entra lun,dátolo,donitezet,tiago ribeiro.todos são do mesmo nível.E mais,palmeiras nem de longe é superior ao galo.deve se classificar na libertadores em 4º,pois tem 3 times acima dele.galo é um deles.

    • Márcio Luiz disse:

      Desculpe,
      ainda não consegui detectar no elenco do Galo quem é esse tal e DátAlo que vc tanto fala. Seria algum novo contratado???

    • luiz Ibirité disse:

      Ha um tempo atrás eu disse que se o palmeiras chegasse a coisa poderia ficar difícil e tb disse que a cbf poderia entrar no meio, mas acho que nem será preciso de ajuda. A briga já esta boa viu audisio. Em tempo me reitero sobre o Marcelo Oliveira, fui muito a favor da sua saída, porém hoje vejo que mandá-lo embora foi mais um dos grandes erros da diretoria do cruzeiro este ano.

  • Marcos disse:

    Dois tabus podem ser quebrados em 2015:
    Atlético campeão brasileiro e Cruzeiro podendo amargar um rebaixamento inédito… o Sao Paulo mesmo se estivesse na série C venceria o palestra de Minas.

  • luiz ibirité disse:

    manoel, fabricio e paulo andre parece que tem cadeira cativa com o luxa, acho que nos num vamo aguentáaa…, como o time tem jogado mal, ja passamos dos 25 do segundo tempo e o time nao deu um chute se quer ao gol, aja paciencia.

  • Jorge Moreira disse:

    Proibiram o mascote do Galo de entrar no gramado ontem tá
    Mas torcidas organizadas) roubo de medalha, efeito suspensivo para jogador que agride juiz tambem pode né briga de torcedores tambem pode..Familias longe dos estádios e claro que deve

  • juliobh. disse:

    todo jogo do galo é bom, contra qualquer adversário !

  • Carlos Santana disse:

    perder pontos em casa é o que não pode acontecer, ganhar apertado é bom pra não inflar o ego dos jogadores, a derrota para o cruzeiro foi mais por arrogância nossa que méritos deles, um time pra ser campeão, têm que ter humildade e atitude, Galo no rumo certo.

  • Bruno disse:

    No jogo contra o Figueira o Guilherme realmente não esteve bem, mas nada comparado a lástima que foi o Dátolo. Não acertou nada no jogo. O treinador tem que ter a inteligência de preservar o jogador em situações como essa. A torcida já estava vaiando o atleta. Não deveria nem ter voltado para o segundo tempo. Outro que não esteve bem foi o Giovanni. Extremamente lento e segurando a bola em demasia. Ele nunca tenta um passe mais ousado, em profundidade ou um lançamento. Sempre passes curtos e na maioria das vezes para o lado. Ainda assim erra muito. Falta-lhe capacidade técnica. Não dá para esperar dele muito mais que isso. Ontem ficou evidente a falta que o Luan e até o Maicossuel fazem a este time. A torcida ainda vai passar muito sufoco.

  • J.B.CRUZ disse:

    Estamos ainda na décima quinta rodada e nossos colegas ””gatos fogueteiros”” já soltam suas bombinhas…

  • Rafael disse:

    E o Pratto quase fez mais dois, que seriam golaços! O Galo jogou muito bem, impressionou o ritmo da partida… e aí, o Guilherme vai continuar de beicinho ou vai chegar à conclusão de que nesse ritmo ele não se encaixa e tem que ficar pro segundo tempo mesmo?

  • André Corrêa disse:

    Jogo espetacular do Pratto! Ele sai da área, briga, divide, corre… E dentro da área é matador! Não é aquele Túlio, que só empurrava pra dentro. Ele sabe jogar. Porém acho que está mal municiado. Ele não tem que sair pra ficar dividindo.

    Outro bom destaque foi o Cárdenas. Achei que ele entrou bem no jogo, organizando bem o meio-de-campo, fazendo o papel do camisa 10. Deixou esperança.

    Guilherme lembrou mesmo os tempos do bunda. Quanta preguiça! Eu concordei com o Cadu Doné, era jogo pra ele mesmo.

    Como escreveu o Luiz, o que valem são os três pontos. Meio a zero é goleada! Agora temos que ligar o secados na função mega master power turbo contra a concorrência.

  • Carlinhos Rajão disse:

    Chico, você não acha que o time fica muito vulnerável com o Marcos Rocha ? Se não fosse o Vitor. …

  • julio cesar disse:

    Chico, ainda teve outra jogada do Lucas Pratto com o pe direito acertando a trave. 3 pontos na conta mas, não pode desperdiçar chances de marcar. O Figueira teve chances, chegou facil nos contra ataques

  • Silvio Torres disse:

    time ainda sentindo a falta do Maicosuel. Falta um jogador com a mesma contundência no ataque. O Dátolo pode ser esse cara, desde que dê um tempo nas baladas e manguaça. Guilherme precisa de uma meia dúzia de palavrões no pé da orêia prá ver se fica mais esperto e abandona de vez os resquícios de maria-mole….

  • Márcio Luiz disse:

    “Verdades secretas”.
    Novela do Globo? Não, Levir & Dátolo…

  • Audisio disse:

    Achei péssimo o jogo do Dátalo, Marcos Rocha e a falta de juízo do Levir em colocar o tal do Carlos foi um risco desnecessário.
    Guilherme é titular e Luan também. Nào acho Giovanni Augusto jogador para elenco campeão e se insistir com Carlos o treinador vai entregar de novo!

    Escalação na minha opinião seria,
    Donizette, Carioca, Guilherme, Luan, Thiago Ribeiro e Pratto.

  • LEANDRO FABRICIO disse:

    O que interessa são os 3 pontinhos, mas o galo se acertasse metade dos gols que perde, acho que estaria invicto nesse campeonato…

    como o lucas pratto corre e luta o tempo todo, é um especie de faz tudo dentro de campo, que pena que não temos um jogador de mais velocidade e inteligencia feito o tardelli para servir melhor o lucas pratto…

    e o guilherme hein, que sonolencia, será que que realmente quer ficar aqui??? será que realmente não vai receber outra proposta e deixar o galo na mão de novo??? Problema pro levir detectar, eu não confiaria e traria outro meia, mas …..

    Acho uma injustiça o que parte da torcida está fazendo com o datolo, pode estar mal no momento, mas é bom jogador e sempre se doou o máximo em campo, na minha opinião merecia mais respeito…

  • Thiago disse:

    Pênalti a brasileira como diria Mauro César da ESPN! Não reclamem das arbitragens mais, ouviram galináceas?

    • DUDU GALOMAIO BH disse:

      E a moderação meu Deus??? rsrs
      E a moderação?
      Quando poderemos ficar livres dessas imundícies de comentários no blog?
      Sempre os mesmos agentes poluidores do ambiente. Sempre os mesmos!!!

    • André Corrêa disse:

      Nem o time do Figueirense reclamou, colega! E eu acho que este blog não é o lugar mais adequado para termos como esse que você usou.

    • Stefano Venuto Barbosa disse:

      Só você não Brasil inteiro tem dúvida que foi pênalti, nem os jogadores do Figueirense, inclusive o autor da falta, cuidado que a série B vem aí.

  • ivan junior disse:

    o galo segue com seu ritimo forte e se impondo diante de seus adversários. Contudo vale observar que o galo precisa ser mais preciso nas finalizações. Não pode perder gols como aconteceu com o curintia e o figueira.

  • carlos disse:

    Este lobby exagerado da imprensa, exceto do mandatário deste blog a favor do Guilherme ainda vai prejudicar o Galo. Hoje mais uma vez errou quase tudo e não marcou ninguém. Deve ser a tal falta de ritmo, né? Ridículo foi ouvir na maior rádio de minas aos 30 min do primeiro tempo que hoje o jogo seria perfeito para o seu futebol. Ainda bem que temos vários jogadores realmente comprometidos com o time, cujo exemplo máximo é o excelente Pratto.

  • Luiz disse:

    Chico, valeram os 3 pontos. Num campeonato tão equilibrado 1/2(meio) x 0 é goleada.
    O Lucas Pratto é um grande centroavante. Jogou muito!
    O Galo não pode perder pontos para times que são considerados menores, nem aqui nem na casa deles.
    Se continuarmos nessa toada, o campeonato finalmente poderá voltar para a Cidade do Galo.
    Agora, pés no chão, humildade e principalmente foco, serão fundamentais.