Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O desabafo de um empresário…

O assunto deste post não é futebol. É coisa mais importante para a vida de todos nós.

Micro, pequeno, grande e informal. Acredito que quem tem qualquer tipo de empreendimento em qualquer lugar de Minas e do Brasil se sente tocado em algum ponto deste texto que está sendo repassado nos últimos dias. Em princípio foi atribuido ao Alberto Saraiva presidente do grupo Habib’s, mas ele teria desmentido a autoria. Seja de quem for o texto, muito bom.

Vale a pena ler:

* “Quer me chamar de coxinha, paneleiro, elite branca, bebedor de Black Label (parabéns pra esse último! Sensacional!)…
Ok. Acho até divertido…
Mas faz um favor para o seu país antes!
Emprega alguém!
Na CLT!
Paga tudo direitinho!
Pega toda a sua grana e coloca na sua ideia…
No seu negócio.
Pega um financiamento, com a maior taxa de juros do mundo, e arrisca seu pescoço na sua iniciativa…
Aluga um escritório ou uma loja!
Compra um estoque!
Corre o risco de verdade!
Se o governo tirar o incentivo para o consumo, não desanima…
Pega outro empréstimo, com a maior taxa que o mundo moderno já viu!
Paga os juros do primeiro empréstimo com outro empréstimo!
E vai com fé na sua ideia!
Paga o décimo terceiro e as férias do teu funcionário!
Sem vender merda nenhuma em Dezembro… Janeiro… Fevereiro…
Nem no mais lindo Carnaval do mundo, quando todo mundo para de trabalhar…
Ou na Copa das Copas que te deu 12 dias úteis num mês corrente…
Paga mais para os teus fornecedores, já que os seus custos também aumentaram devido à energia, gasolina e dólar…
Mas, diminui o seu preço, pra tentar ser competitivo numa economia recessiva…
Então, tenta fazer com que uma estrutura enxuta seja perene. Acaba com sua eficiência!
Vai ser difícil, já que o seu cliente está quebrado e não pode te pagar mais…
E corre o risco de quebrar de vez, perdendo todo capital que você investiu…
Fez tudo isso?
Então beleza!!!
Me chama do que quiser… Você é um herói e não me interessa qual partido apoia!
Tem o meu respeito!!!
Não fez nada disso?
É político de carreira?
Está encostado em alguma bolsa?
Mama na teta do governo?
É vagabundo?
… E pensa que pode falar sobre patrão e empregado, classes sociais, oportunidades e exploração da cadeia produtiva…
Desculpa, mas… Cala a boca!” E vá pra puta que o pariu…
…. Só entende esse texto quem está no ramo do comércio, é empresário, é autônomo!!!!”


» Comentar

Comentários:
42
  • Anilson Luiz Coaglio Empreendedor e Empresário disse:

    Esta reclamação trabalhista é do capeta e venho falando isto a 54 anos.

  • Marcos disse:

    Nesse país tanto empresários quanto trabalhadores são explorados e extorquidos, pra não dizer roubados. No Brasil paga-se uma carga tributária de dar inveja a muitos países de primeiro mundo. Mas essa ‘porrada’ de impostos fosse bem empregada por quem o governa, o Brasil não estaria quase no patamar do miserável continente africano, onde saúde, educação, segurança e infraestrutura quase não existem. E se quiser escola, segurança, hospital e estrada de qualidade no Brasil vai ter que pagar a mais por isso, e separado, porque essa porrada de tributos não garante isso ao cidadão brasileiro!
    Enquanto isso políticos brasileiros levam vida de xeiques árabes. E os banqueiros canalhas desse país mais ricos que o tio Patinhas, devido às taxas de juros que não seriam cobradas em nenhuma outra parte dessa Terra!
    O povo brasileiro vive se ferrando e a sina deverá ser essa, enquanto não cobrar de quem o governa e não saber selecionar melhor seus votos na época das eleições.

  • Pedro Vítor disse:

    Eu não protesto em panelaço, no me encaixo no grupo.

    Não sou a favor do Aécio!

    Apesar de ter votado nele no segundo turno. Sou contra o Governo atual!

    Esse negocio de ir protestar com a camisa da Seleção, pra mim é piada pronta!

  • Thiago disse:

    Se o texto é falso eu não sei mas o que foi dito faço as minhas palavras porque passo por muita dificuldade pra manter emprego de funcionário, pagar os extorsivos impostos, além das taxas municipais abusivas e burocráticas. Vejo muitos idiotas defendendo o governo, e não passam de coitados que se acham intelectuais da política e da economia mas são ignorantes e esquerdopatas de baixo Q.I !!

  • Silvio torres disse:

    Capitalista brasileiro: quando tá tudo bem, quer tirar o governo de tudo. Quando tem prejuízo: esse governo não faz nada! Gostei de ler reportagem na folha ontem sobre três!! casais que “desistiram” do Brasil e se foram pra Miami. Estão levando um sustinho com os salários que têm que pagar por lá. Acharam que era a mesma miséria que se acostumaram por aqui. E prá serem aceitos nos istêits tiveram que investir no mínimo 500 mil dólares. Como estavam mal no Brasil, coitadinhos…

    • Anderson Palestra disse:

      Vi essa reportagem também, Silvio. Achei estranho um juiz ter aportado U$ 500.000 Ou ele é de família rica, ou ganhou muito dinheiro na advocacia após se aposentar. A outra opção é ter sido corrupto.
      Aqui no Brasil é a força de quanto ganho e pago pouco. Tá certo que o governo só morde (impostos e encargos trabalhistas) mas os salários da população em geral são baixos. O governo, se quisesse, dava um refresco para o empregador, contudo, por outro lado, isso não seria garantia que o empregado passasse a receber melhor, por certo que não.

      • Alisson Sol disse:

        Eu vi recentemente tal reportagem, e antecipo uma coisa: muita gente vai se dar mal com isto. Primeiro, porque os U$500mil que aplicaram não vão ficar disponíveis a curto prazo. Ou tais famílias levaram outros U$500mil para gastar um mínimo de U$100mil/ano e viver razoavelmente nos EUA por alguns anos até ter retorno do investimento – se houver – ou vão tentar sonegar também nos EUA e se dar mal. Bem mal…

  • Stefanie de souza disse:

    Sobre quem reclama das condições do jogo, burro e você que acredita no Brasil, por que se eu tive se é dinheiro e pudesse escolher ia morar na Alemanha.

  • Rodrigo C. Santos disse:

    Atualmente, passo bastante longe de qualquer discussão política com Petista!! Lavagem cerebral, com o perdão da palavra: é uma desgraça!!!

  • Rafael disse:

    O texto é ótimo, realista sobre o que e como acontecem as coisas em quem empreende no Brasil. Mas parece que nao é do presidente da Habib´s.

  • Cláudio Fernando disse:

    Fala Chico. Exatamente por admirar seu trabalho venho alertá-lo que o texto é falso. Confira no link http://www.boatos.org/economia/texto-falso-dono-do-habibs-e-o-desabafo-de-um-empresario.html. Abraços.

  • ita disse:

    “Quer me chamar de coxinha, paneleiro, elite branca”

    Se você é um reacionário que confunde questões do mundo atual sobre sexualidade, violencia e outras questoes sociais com problemas políticos, você é um coxinha.

    Se você bate panela por uma suposta participação de alguns políticos do governo em esquema da lava jato enquanto apoia e vota em quem foi de fato acusado, você é paneleiro.

    Se você acha que bolsa família, mais médicos, minha casa minha vida não vale nada e nao tem impacto nenhum para uma parcela considerável da sociedade, você é elite branca.

    O louco mesmo é que as medidas econômicas que o governo tem tomado são as que a oposição tomaria se ganhasse, PARA AGRADAR O MERCADO, GRANDES CORPORAÇÕES e se tem alguém que tem que reclamar é quem votou no governo e não os supostos paneleiros, coxinhas

    Se você nao entende isso e ainda mais nem sabe que o mundo vive uma recessão criada por banqueiros de países ricos do primeiro mundo que já perdura a 7 anos, você além de tudo isso é um ignorante.

    • Braz disse:

      Ô Ita, eu ia comentar o post, mas lendo seu comentário vou me poupar esse tempo porque o que eu ia dizer vc e uns outros aí já disseram. Eu me lembro do meu tio, micro-empresário, reclamando da mesma situação em 1986.
      Só tem dois tipos de gente nessas pseudo-manifestações de hoje: Os tolos e os aproveitadores dos tolos. Nem preciso dizer quem é quem…

      • Paulo Afonso disse:

        Sobre quem é quem, eu fico pensando em gritar “Galo” da janela quando tem panelaço… Só para ver se as pessoas que batem panelas sabem realmente o que estão fazendo… Mas aí eu penso que, caso o panelaço vire uma disputa eufórica clubística, minha impressão sobre os fatos seria confirmada, só que o preço seria o fim do suposto ato democrático… Até agora preferi mesmo deixar continuar a ideia de “democracia brasileira” para não confirmar a segunda geração de “caras pintadas” do nosso país…

  • Alisson Sol disse:

    Duvido que este texto seja verdadeiro. O empresário que iniciou o Habib’s já deu várias entrevistas dizendo que recusava-se a ficar escravo de empréstimos (por exemplo, link). Ainda que o texto seja verdadeiro, eu diria que as reclamações não procedem. Impostos são coisas necessárias. Quando criança, li o livro da Receita Federal A Nossa Ilha, que explica para crianças várias coisas que mesmo alguns adultos ainda não sabem.

    Os problemas que realmente afetam o empresário brasileiro nada tem a ver com impostos. Os impostos no Brasil são baixos comparados com vários países. A infraestrutura no Brasil não é tão ruim como muitos pensam. O que atrapalha o Brasil é a falta de investimento em educação e o nepotismo. Todos os outros problemas, de corrupção a desemprego, são “derivados”.

    O empresário brasileiro não abre o capital da empresa. Medo de “não deixar nada para os filhos”. Assim, não divide o risco, e não torna a administração da empresa profissional. Continua amadoristicamente administrando empresas em 2015 com os mesmos princípios que funcionavam em 1970. Eu sempre repito: o Brasil tem o maior talento técnico do mundo em várias áreas, sujeito ao pior talento administrativo e gerencial do planeta (exceções, como a Ambev, apenas confirmam a regra).

    Há um único empresário brasileiro que é realmente conhecido e comentado seriamente no exterior: Ricardo Semler (há também o Eike Batista, mas é comentado em piadas). Até a crise de 2008, você não conseguia se sentar com alguém e dizer que vinha do Brasil no meio empresarial sem que falassem de Semler, que tinha entrevistas em todas as grandes publicações (exemplo). A crise chegou, e o nome de Ricardo Semler desapareceu. Mas outro dia apareceu de novo, e fui ver porque. Li uma matéria na BBC (link), e fui ver o texto original que ele escreveu. Apesar de discordar da maioria das idéias de Semler (acho este negócio de democracia na empresa uma balela para vender livro), concordo com ele: nunca se roubou tão pouco no Brasil.

    O problema é que, ainda que o roubo tenha diminuído, ainda é grande. É algo que parece incorporado geneticamente no “empresário” brasileiro: a empresa deu lucro, tem de comprar bolsa de mil dólares para a esposa e apartamento em Miami. Investir em um administrador profissional é bobeira: sujeitos caros e com idéias bestas. Quantas vezes escutei o tal “Quem entende do meu negócio sou eu, que tenho N anos de experiência”. Interessante é que quando as coisas estão indo bem, os “N anos de experiência” explicam o sucesso. E quando vão mal, é culpa do governo, dos impostos, dos funcionários preguiçosos… É o outro gene que parece contagioso: “a responsabilidade pelo sucesso é minha, a do fracasso é dos outros”.

    • Thiago disse:

      Vc é mesmo um cara muito inteligente. Onde vc mora, onde vc trabalha, tem empresa no Brasil, paga impostos no Brasil? Como um ser arrogante como o senhor tem capacidade de falar tanta merda assim? Vc não sabe nada além do seu umbigo de filhinho de pai rico, talvez se vc tivesse humildade pra enxergar que existem milhares de pequenas empresas como a minha que paga extorsivos impostos e disso ai sobra menos dinheiro pra colocar comida na mesa da minha casa entenderia a gravidade do vc falou mas isso não é possível. Você não passa de um idiota!

  • luiz disse:

    Entendo perfeitamente o empresário Alberto Saraiva, sou autônomo também e sofrendo como ele, na crise.
    Tudo que ele passa,eu também passo..é claro que em muito menor escala.Minha maior preocupação é não faltar comida em casa e manter minimamente a dignidade.
    Todos os passos que ele fez eu praticamente os fiz também.Empréstimos para pagar empréstimos,renegociações,reduções de tudo,readequações.A corda cada vez mais apertando o pescoço.Na turbulência,pedi uma orientação profissional para me reorganizar financeiramente que tem me valido e muito.
    O cidadão comum paga muitos impostos.
    A PBH tá usurpando o cidadão.Lá virou uma indústria para ganhar dinheiro. Assim é o no ISSQN, no IPTU,nas taxas que se paga para os serviços.
    Chico,eu devia uma grana ao Imposto de Renda por um erro na minha declaração. Fui lá negociar. Não existe uma contra proposta,um parcelamento que cabia no meu bolso. Resultado…mais um empréstimo para me safar do Leão.
    Porque time de futebol pode negociar,burlar e ficar por isso mesmo???
    Precisamos diminuir a cota que bancamos o governo…isso sim
    É duro você chegar no final do mês e ter que driblar as contas,pular algumas,defender-se de outras para marcar o gol da sobrevivência. Nesse momento temos que ser muito criativos para contornar as dificuldades.Cortei tudo..absolutamente tudo em minha casa.Aqui em casa virou meu escritório,minha moradia. Não tenho mais ninguém que me ajuda a não ser,eventualmente a minha filha.Estamos numa economia de guerra,mas absolutamente determinado para cumprir minha jornada.
    Os negócios reduziram e eu estou agregando valores e propondo novos prazos,preços menores.
    Ainda assim,percebo que as pessoas não tem dinheiro de fato.Não sei até onde poderei aguentar isso.Felizmente tenho meu “cantinho” e não pago aluguel, mas dá mesmo vontade de desistir.
    Não sou contra o PT e nem a favor, aliás o pobre hoje come e mora, Deus sabe como.Antes,nem isso fazia.
    Tivemos bons momentos com o governo Lula sim.Nunca se consumiu tanto. A construção civil prosperando,os negócios indo bem.As Universidades jamais receberam tanto fomento.Vagas aumentando e os prédios escolares sendo bem construídos.(vide UFMG)
    O salario minimo aumentou e,ainda assim,não havia tanto desemprego.
    É claro que também teve seus defeitos.
    O que é mais lamentável é essa corrupção maluca na Petrobrás.Um bando de ladrões,vagabundos. Isso irradiou a desconfiança e o descrédito.Estamos numa crise moral.Essa falcatrua está instalada nas Repartições Públicas,nas Secretarias,nas Prefeituras,no Estado. Um câncer! Imagine o BNDS como está!
    Me incomoda um pouco esses Mauricinhos,rebeldes sem causa,indo para rua reclamar da vida.
    Ora ..ora..estava vendo as imagens das manifestações na Praça da Liberdade (porque não foi na praça da Estação),você não vê um negro,um pobre, um operário,ninguém mal vestido.Estão querendo uma nova “Inconfidência Mineira” onde o interesse daquela revolução era apenas pelo ouro dos ricos que estava indo para Portugal?
    Uma manifestação pro Aécio Neves?Que diferença ele faria ?
    Nosso povo adora a “lei de Gerson”,infelizmente.Essa mesma turma que reclama é a mesma que burla o IR , que extorque,que explora e que fura a fila na compra de um simples ingresso no Palácio das Artes.
    Precisamos olhar para os nossos umbigos e sermos mais complacentes.Vez por outra a gente vê alguém que acha uma carteira com dinheiro na rua. A pessoa devolve para quem perdeu e isso vira objeto de reportagem.Meu Deus,o que deveria ser absolutamente normal,torna-se matéria jornalística.
    Também concordo com a saída da Dilma ,mas isso deva ser feito de forma limpa, como foi a do Collor de Melo. Há de se provar se ela tem irregularidades primeiro para depois pedir o seu afastamento.
    Vi gente pedindo a volta dos militares.Meu Deus,estamos numa democracia, ou bem ou mal temos a liberdade de expressão,como fez o empresário Alberto Saraiva.De mais a mais se a Dilma sair,entra o vice.
    O fato é que estamos numa crise mundial sim.
    Assim como o empresário Alberto também estou indignado e,até que a crise passe temos que nos apoiarmos na criatividade,nas adaptações por mais que isso possa parecer bobagem.
    O que estou fazendo aqui,é como se fosse um regime alimentar. Vendo a comida sem poder comer. De fato um enorme sacrifício.Eu sou da turma que ainda quer ver dias melhores e eles virão,certamente.Boa sorte ao Alberto e que ele consiga se reorganizar.

  • kleber bsb disse:

    real situação das empresas, sem falar ainda da carga tributária.

  • Jose Claudio disse:

    Chico, leio todos os dias seu Blog, sou comerciante há muitos anos, assino embaixo este texto.
    É a mais pura realidade, ter comercio e ganhar dinheiro honestamente neste país, é missaõ
    para herói, tem que ter muita fé e sangue frio, pois o governo faz de tudo para nosso fracasso.
    Abraço.

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Em um país atrasado (em todos os sentidos) como o nosso, o empresário é visto como bandido, explorador e não o contrário. É uma vergonha! Vejam o que prega, por exemplo, este tal PCO – Partido da Causa Operária – “QUEM BATE CARTÃO NÃO VOTA EM PATRÃO.”

    Tem cabimento um negócio desse??? Eu estou com vergonha do Brasil.

  • J.B.CRUZ disse:

    Existe um fator em nossas vidas, chamado CONTINUIDADE que, por falta de AUTO EDUCAÇÃO e COSTUMES, esquecemos completamente..Sem ela (continuidade), toda nossa HISTÓRIA pode se tornar duvidosa..
    Todas nossas obras podem virar cinzas..
    A falta de CONTINUIDADE em nossos PROJETOS de vida tem causado desastres na CREDIBILIDADE dos homens que se diziam GRANDES e FAMOSOS…
    CONTINUIDADE é ter COMEÇO,MEIO e FIM, COM DISCIPLINA e ALEGRIA..
    Não basta ORGANIZAR,PLANEJAR, mandar fazer ou executar, se não houver CONTINUIDADE no processo; esqueça, vai tudo por água abaixo..
    Todos nós costumamos sub estimar o PEQUENO; o MÍNIMO; o CENTAVO; os DETALHES..A CONTINUIDADE é o cimento de toda nossa construção..Ela traz RESPEITO PROFISSIONAL e SEGURANÇA PESSOAL..
    A CONTINUIDADE exige DISCIPLINA nas AÇÕES; PERSISTÊNCIA no tempo e ordem no espaço..
    Lembre-se: CONTINUIDADE é simplesmente ter COMEÇO;MEIO e FIM..
    Administrando adversidades……….

  • Anderson Palestra disse:

    A grande questão é que essas últimas manifestações foram promovidas pela classe média alta, que não tem mais seus lucros como outrora, não viajam mais à Europa com a frequência de outrora, acham um nojo ter que dividir assento no avião com a classe menos favorecida (feios em geral). São manifestações de um povo que quer O Aécio no poder (que piada). Essas manifestações me dão ânsia.
    O problema não é o PT, o PSDB, PMDB e outros tantos partidos de merda. A classe política por si só já é desprezível. TODOS, TODOS os partidos, são corruptos, TODOS, sem exceção.O PSDB esperneia porque não é ele a mamar na teta da União.
    Essas manifestações em nada tem a ver com as manifestações ocorridas na copa das confederações, realizadas por estudantes, trabalhadores, gente que vende o almoço para comprar o jantar. As manifestações de 2013 me encheram de orgulho, mas como sempre, nada foi resolvido. Não há solução. O Estado está tomado, a corrupção é endêmica, está incrustada na carne do Estado. Não há solução.
    Quanto ao empresário, razão também o tem, pois, empregar alguém e pagar todos os impostos é algo que exige esforço hercúleo. Se ao menos tivesse retorno desses impostos… Não há. Serve para pagar duplex no litoral, carro de luxo, apartamento em higienópolis…

  • Marcelo disse:

    Texto arrogante, falacioso, preconceituoso e grosseiro. Será que uma empresa que entrou pro “clube do bilhão” em 2013 tem tanto pra reclamar? É tão ruim assim investir nesse país? Aliás, indignação seletiva e corrupção generalizada, em todos os setores, é um dos grandes males dessa terra. Talvez se houvesse menos sonegação, menos trambicagem por parte de empresários e outros tantos atores sociais teríamos maior alento.http://m.economia.estadao.com.br/noticias/negocios,habibs-e-investigado-em-seis-estados-e-no-df-por-sonegacao-fiscal,1605725

  • Wagner Costa Brito disse:

    Prezado Chico Maia,

    Acompanho a sua carreira na TV há anos e o seu blog há meses. Sei da sua competência profissional, por isso o toque: A Rede de alimentação Habbi’s é investiga por sonegação fiscal em 7 estados brasileiros: Operação Flex Food.

    http://www.sbvc.com.br/2014/1946275-habib-s-muda-comando-e-espera-crescimento-menor-este-ano/

    https://www.mpmg.mp.br/comunicacao/noticias/operacao-flex-food-e-realizada-em-varios-estados-do-pais.htm#.Vd8Akn08p8E

    http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/habib-s-e-investigado-em-mais-estados

    O mais “engraçado” é que a operação foi deflagrada 1 mês depois do dono do Habbi’s pagar para posar de grande empresário perante a velha mídia:

    http://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2014/09/16/fundador-do-habibs-da-7-dicas-para-ter-sucesso-no-ramo-de-alimentacao.htm

    Faltou ele dar a 8º dica de seu sucesso: SONEGAÇÃO

    As pessoas enchem a boca para dizer que a corrupção é o grande mau do Brasil.

    Estão erradas, a corrupção é o terceiro grande mau.

    O grande mau do Brasil se chama sonegação de impostos e o segundo impunidade.

    Você sabia que está em curso uma operação da PF que se chama Zelotes ?

    Esta operação busca acabar com um esquema de sonegação 5 vezes maior que a tal “Lava a jato”.

    http://www.cartacapital.com.br/tags/Opera%C3%A7%C3%A3o%20Zelotes

    Mas porque um esquema tão grande de sonegação não é noticiado na velha mídia?

    Porque uma das grandes empresas envolvidas é a Rede Globo !!!

    http://noticias.r7.com/brasil/zelotes-sonegacao-de-grandes-empresas-pode-chegar-a-um-terco-do-ajuste-fiscal-20042015

    http://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/forca-da-grana/operacao-zelotes-esquema-de-sonegacao-atuava-julgamento-de-recursos-da-receita-federal/

    http://www.redebrasilatual.com.br/revistas/107/abafada-com-zelo-449.html

    Vamos bater panelas contra a SONEGAÇÃO ?

    http://outraspalavras.net/outrasmidias/destaque-outras-midias/o-escandaloso-abafamento-da-operacao-zelotes/

    • Thiago disse:

      Petista não precisa ser tão mentiroso assim! Minta menos e engane só vc mesmo!

    • ita disse:

      Outro dia li um dado comparando a evasão de dinheiro público por corrupção e sonegação, a diferença é estarrecedora e o fato da operação Zelotes não ser a operação mais midiática e divulgada mostra muito a hipocrisia nesse país.

      Operação que deflagra sonegação de grandes empresas não pode ser usada politicamente e é mais um motivo pra maioria das pessoas desse país incluindo a zélite branca, que de elite só tem o fetiche com Paris e NY e nada de cultura, achar que a Lava-jato é o “maior escandalo da história desse país”.

  • José Eduardo Barata disse:

    Mais , prezado Chico Maia , mais textos e opiniões como esta .
    É preciso que todo segmento no país discuta o … país .
    Chega de alienação , chega de bolsa para comprar calça de marca para a filha .
    Chega de inversão de valores .
    Que cada um de nós possa entender de verdade o que significa o sacrifício de educarmos nossos
    filhos dentro de uma postura ética , postura moral , do valor da cultura e da educação , e do respeito
    às instituições , gravemente atingidas e vilipendiadas ao longo destes últimos anos .
    Parabéns por abrir este espaço para a realidade brasileira .

  • Alexandre Luiz disse:

    Legal o texto. Tenho vontade de montar meu próprio negócio.

  • Thales Rosa disse:

    Temos que tentar fugir das garras do governo de maneira inteligente e sem descumprir a lei. Sou controller em uma empresa e implantamos uma estrategia que fica bom para a empresa e para o funcionario:
    ao inves de pagar um salario (por exemplo) de 5 mil que custa para empresa 8,5 mil (5+3,5 de impostos) e chega na mão do empregado por volta de 4 mil (5-1 de INSS e IR) nos pagamos um salario de 2,5 e e damos 2,5 de beneficios como Auxilio moradia (seja pagando aluguel ou dando auxilio em cash), damos auxilio escola para os filhos, auxilio carro (seja um carro alugado pela empresa ou pagando em cash pelo carro do funcionario) auxilio alimentação, e por ai vai…..

    Assim o funcionario e a empresa pagam impostos sobre 2,5 e o funcionário recebe seus 5 mil de salario… é assim que funciona no Brasil temos que ser criativos porque se ficamos parados o governo suga tudo que temos…

    Temos que arregaçar as mangas e pensar em saídas criativas.

    • Thiago disse:

      Ser criativo e sumir com esse governo que estrangula o empresário. Criativo e se esse Pimentel fosse alguém que prestasse reduziria o Icm em minas pra não nos matar de tanto pagar imposto. Mas tem tanto idiota que votou nesses bandidos petistas que fica até difícil de reclamar.

    • Marcelo Andrade disse:

      E quando o cara se aposentar, ganhará mil e poucos. Se ganhasse 5 mil na carteira, se aposentaria com dois mil e poucos. Tá certo termos uma forma de aposentadoria integral para funcionários públicos e outra completamente lesa trabalhadores dos da iniciativa privada?
      Tá certa essa sua pedalada, Thales?

      • Thales Rosa disse:

        Ganha a empresa e o cara que paga menos INSS e IR…. faça a conta e vc vai ver que para qualquer trabalhador é vantagem.. mesmo na hora de aposentar… e outra trabalhador que fica esperando aposentadoria do INSS esta fadado a passar fome..vc que nao forme um patrimonio para vc ver…

  • André Corrêa disse:

    Eu já tive a oportunidade de falar, em muitas conversas, que ser empresário no Brasil é um ato de heroísmo.

    Já desenvolvi sistemas para todo tipo de negócio. Nos últimos quatro anos sou responsável por manter todas as aplicações voltadas para pessoal e folha, em uma das grandes empresas do business mineiro.

    Hoje eu não assusto mais, porém no começo eu ficava impressionado com os números da folha: como é caro contratar, manter e demitir no Brasil! É muito imposto!

    Isso e mais o IRRF, o maior dos atentados contra o salário de alguém. Ver o governo levar 27,5% do seu salário a troco de NADA me ofende. Tem gente que aqui que paga R$ 18 mil todo mês, só de imposto. E que ninguém venha me falar que é porque ganham muito: pra chegar lá tiveram que ralar, que se tornar competentes em alguma coisa. Não ganham bem porque a empresa acha que são bonitos.

    Eu tenho sangue correndo nas veias e tomo um tapa na cara todo mês. Não engulo isso.

    Fico me lembrando de quando era adolescente, na escola, ouvindo as histórias do feudalismo na idade média. Ficava pensando: “como é que esses caras aceitavam serem explorados dessa maneira?” Lembro disso e fico pensando: como que nós aceitamos tanta exploração?

    Dilminha, Lulinha e o PT estão prontos pra tributar ainda mais as folhas das empresas brasileiras. É o tal ajuste, nome leve que encontraram para mais uma sessão de roubos contra quem trabalha e constrói alguma coisa nesse país.

    O PT é a maior desgraça política da história republicana brasileira, mas não é o único covil de bandidos. Eu ainda não conheci um único partido decente por aqui. Estava apostando alguma coisa no partido Novo, com idéias novas e diferentes, que teria seu registro julgado terça-feira e teve a pauta transferida para hoje. Porém, ontem à noite, os diretores disseram que pediram a retirada do julgamento da pauta para que a advogada fizesse ajustes na proposta. Que ajustes? Não quiseram explicar. Ou seja: vem mais do mesmo por aí.

    Viver no Brasil me ofende. Eu só não vou embora porque meus pais precisam emocionalmente de mim – domingo meu velho vai fazer 60 anos. Se não fosse por eles, há muito eu já teria feito como Reginaldo Faria, naquela cena antológica que encerrou a novela Vale Tudo, nos anos 80: subido num avião rumo a qualquer lugar longe daqui e metido uma banana para o Brasil.

    Por isso que eu desisti de acompanhar o Atlético nesses campeonatos da CBF. O governo já nos faz de otários diariamente; vou deixar a Confederação Brasileira de Futebol me fazer de trouxa também?

    Não vou.

    Pareço muito ranzinza escrevendo essas coisas, mas não sou assim. Tudo isso é desânimo mesmo com esse estado de coisas.

    O sistema feudal acabou quando o povo meteu a mão em armas e foi se virar. Duvido que essas vaquinhas de presépio de hoje, muito bem domadas pela televisão, sejam capazes de alguma coisa.

    Bom dia a todos.

  • Douglas disse:

    Agora voçe olha para o congresso e a maior parte dos que estão ali tiveram suas campanhas financiadas,por empresarios,banqueiros,agronegocio.Porque este empresario junto com outros não vão la no congresso pressionar sua bancada para uma reforma fiscal.Ele e outros tem mais condições de conseguirem mudanças.Pois eu como trabalhador,que ja tenho os impostos descontados na fonte e ainda pago imposto em tudo que consumo,não posso quase nada.Uma carta assim como a deste senhor não seria lida por ninguem.Reclamação,justas todo mundo tem,mas tem os que tem capacidade de fazer algo.Na hora que for financiar campanha de politico,que assuma o compromisso de mudar o regime de cobranças de impostos,não so beneficiara empresarios,mas a população.

  • Pedro Vítor disse:

    Esta complicado mesmo, o País esta desgovernado.

    Manter empresa neste momento, é coisa de super herói. As vendas caíram 80%, mandar embora empregado talvez seria uma solução, mas arrumar funcionário bom talvez seja mais difícil do que demitir!

    A esperança, pelo menos a minha esperança, era ter mudado o governo, como isso não aconteceu, infelizmente teremos que protestar!

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Não entendi o motivo desse texto no blog. Independentemente de concordar com ele ou não, acho que o autor deveria descarregar sua fúria em outra freguesia.

  • Murilo Fonseca disse:

    O Brasil hoje é um paraíso para vagabundas, ociosos e ladrões. Quem quer trabalhar? Tá difícil!
    Não adianta ficar fazendo baderna, farra, panelaços e depredações; é necessário um boicote geral aos impostos, corrupção, inflação, eleição… Os políticos morrem de medo da união do povo. Difícil é unir esse imenso povão desta imensa nação.

  • Marcelo de Andrade disse:

    Sei. Grande capitalista. Capitaliza o lucro e quer socializar o prejuízo. Que papinho pra boi dormir. Por que não vem socializar o lucro quando a coisa tava ótima?

  • Julio Cesar disse:

    Escutei sobre um evento interno da FIEMG (não divulgado mas vazado pra alguns) em que a diretoria da casa manda recado praqueles que ainda não desmontaram o palanque.
    Li trechos da entrevista do Sr. Abilio Diniz em que ele disse que “em tempo de crise ou voce chora, ou vende lenço” e que “sempre cresceu empresarialmente em tempos de crise”. É na crise em que com avaliação criteriosa, adquire-se ativos. E que a crise é mais politica do que economica. Se todos se preocuparem mais com o Brasil do que com interesses politicos proprios, seria bem menos dificil contornar a crise economica.
    Outra entrevista foi do Sr. Roberto Setubal (Itau). Disse ele que não vê razão pra impeachment e que pedalada fiscal resultaria em medida fiscalizatoria, mesmo porque todos os ex presidentes usaram do artificio. E vê oposição “brigando pelo poder”, ninguem esta discutindo o pais. E que nunca se investigou tanto a corrupção como nos ultimos governos. A policia federal sempre esteve de mão atadas em governos anteriores.
    Então, desmontem de vez o palanque, porque a eleição ja passou.
    Particularmente em meu bairro, não vi panelaço. Por incrivel que pareça, ocorreu em bairros de classe social media alta.
    No mais, em qualquer escola/universidade, nos livros de economia, ha explicações pra explicar ciclos economicos.

    • Thiago disse:

      Talvez porque na sua rua estejam alocados vagabundos, funcionários fantasmas, acessores de políticos ou cabos eleitorais, ou vc mesmo que tem problemas mentais pra enxergar o óbvio.
      Enquanto isso o dono do Itaú que se locupletou com dinheiro de aumento abusivo de juros que o senhor Levy aumentou realmente não queira mesmo as mudanças!