Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Guerra comercial entre redes de TV e operadoras atrapalha a audiência da Liga dos Campeões

O Canal Esporte Interativo venceu a licitação tomando as transmissões do ESPN, porém não tem espaço nas grades dos principais canais pagos. E tem feito intensa campanha voltada aos assinantes da Sky e Net para que eles pressione-os, exigindo que o Esporte Interativo seja incluido na grade, com o nome especial criado para esta operação Champions: EI MAXX.

Esta “capa falsa” do Estadão de ontem é uma das peças publicitárias do Canal Interativo:

ESTADAO1

Mais detalhes dessa disputa na edição de ontem da Folha de São Paulo:

* “Disputa de TVs por assinatura ofusca início da Liga dos Campeões da Europa

Na última década tornou-se comum ver fãs de futebol pelas ruas do Brasil com camisas de Barcelona, Real Madrid e Chelsea, entre outros grandes europeus. O aumento de atenção coincidiu com o crescimento da presença desses clubes nas grades de programação dos canais de TV.

Porém, neste ano, virou desafio acompanhar a Liga dos Campeões, mais importante torneio de clubes do mundo, cuja fase de grupos começa a ser disputada hoje (15). Os direitos de transmissão para a TV por assinatura foram adquiridos em 2014 pelo Esporte Interativo – a emissora venceu concorrência com a ESPN, que transmitia a competição no Brasil há 20 anos.

A emissora, que possui como sócio majoritário o grupo Turner (gigante norte-americano da área do entretenimento), tem, no entanto, vivido um drama em suas negociações com as principais operadoras de TV paga do país, NET e Sky.

Atualmente, o EI Maxx (canal criado pelo Esporte Interativo para transmitir a liga) está presente nas grades das operadoras Oi, GVT e TV Alphaville, além de outras regionais, que detêm pouco mais que 11% (cerca de 2 milhões de pessoas) do total do mercado de assinaturas.

O Esporte Interativo quer espaços na grades da NET e Sky, que respondem por pouco mais de 80% das assinaturas a cabo (quase 16 milhões), segundo o levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgado em julho deste ano. Nas redes sociais, assinantes das duas operadoras têm pressionado pela inclusão do Esporte Interativo na grade.

A Sky teve de retirar o canal Sports+ de sua programação em agosto e, por lei, precisa colocar outro canal desse gênero no lugar ou indenizar os assinantes. O cenário pode favorecer a incorporação do Esporte Interativo. No entanto, o canal e as operadoras seguem negociando, sem acordo.

TV aberta

Quem é assinante de operadora que não tem o canal Esporte Interativo terá de se contentar com os jogos transmitidos pelas TVs abertas – Globo e Band. A Globo tem direito de transmitir um jogo por rodada, com opção de dois por semana em sete rodadas – ao todo, são 24. A emissora indicou que exibirá os jogos a partir das oitavas de final, como em anos anteriores.

A Band, sublicenciada pela Globo, pode transmitir as partidas a partir da fase de grupos. Amanhã exibirá Roma x Barcelona. Quando a Globo iniciar a transmissão, porém, a Band terá de exibir as mesmas partidas da concorrente, como definido em contrato.


» Comentar

Comentários:
3
  • Silvio torres disse:

    É claro q tinha o dedo da Globo na história. Com sua audiência despencando a cada dia, recorre ao único expediente que sempre lhe garantiu a liderança: o monopólio. Quando digo que a única maneira da massa do galo mudar a bandidagem que não deixa o clube assumir seu verdadeiro lugar no cenário brasileiro e mundial é uma campanha de cancelamento do Pay per view, não estou brincando.

  • Jaime disse:

    Sou assinante SKY e não faço a menor questão de que este péssimo canal sem a menor qualidade entre na grade de canais somente por transmitir a UCL.

    Existem outras formas de acompanhar os jogos, pelo Placar UOL, por algum link na web, sempre existe outra forma.

    Agora como retiraram o campeonato da ESPN deveriam ter trabalhado melhor, deveriam já ter negociado com as empresas antes mesmo da disputa da transmissão, deveria colocar uma programação de qualidade (algo que não existe).

    Agora querer empurrar pra cima dos assinantes a enorme cagada que fez é o erro mais ridículo que já vi.

    Que essa temporada e nas próximas duas (duração do contrato do Esporte Interativo) a UCL tenha baixa audiência aqui no Brasil e que o canal por estar fazendo gracinhas com os assinantes possa aprender da forma mais dura (falência) como se trabalhar com um conteúdo tão grande e de qualidade indiscutível.

    • israel disse:

      essa turner pagou 80 milhões de reais pelo esporte interativo, depois supervalorizou a liga dos campeões pagando 450 milhões de reais por 3 temporadas, essa turner tem um faturamento de 50 bilhões de dólares(200 bilhões de reais) por ano com lucros absurdos, então esses 400 milhões pago pela liga eles vão endurecer até entrar na net e sky eles agora estão querendo comprar a band