Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Morre Guará, lenda do rádio do interior mineiro

Sete Lagoas e todas as cidades da região Centro/Norte de Minas Gerais acordaram assustadas e tristes nesta manhã de sábado com a notícia da morte do Jovelino Gomes Faria, o “Guará”, tradicional apresentador de programa de música sertaneja de “raiz”, como ele bem gostava de explicitar. O programa dele, nas Rádios Cultura AM e Musirama FM, iniciado nos anos 1970, era a maior audiência regional nas madrugadas diárias, quando ele dava notas de utilidade pública, transmitia os recados para fazendeiros, sitiantes e as pessoas que tinham dificuldades para se comunicar com as famílias através de telefone. Através dele a região ficava sabendo quem morreu, horário e local de velórios e sepultamentos. Uma referência na vida de gerações que nasceram e cresceram ouvindo seus programas.

Ele também era cantor e estava feliz com o show que fez ontem à noite na casa Metamorfose, em Sete Lagoas. Levantou-se de madrugada hoje, como fazia há quase 45 anos, para se dirigir à Rádio Musirama e quando se preparava teve um infarto fulminante.

Tive a satisfação de trabalhar com o Guará quando comecei como redator e repórter da Rádio Cultura. Estamos todos de luto e aqui a minha homenagem a esta grande figura, que entra para o time das lendas e mitos da comunicação de uma região importante do interior de Minas e do Brasil.

O prefeito Marcio Reinaldo, decretou luto de três dias na cidade. O corpo está sendo velado no Ginásio da Praça de Esportes e o sepultamento será amanhã às 10 horas em Sete Lagoas.

Até um dia grande Guará!


» Comentar

Comentários:
5
  • José Antônio Ratinho disse:

    Amigo e Padrinho Guara; Quanta tristeza essa noticia do seu falecimento. Sou privilegiado por ter conhecido essa pessoa tão maravilhosa e também a oportunidade de trabalharmos juntos nos tempos bem atrás na Rádio Cultura de Sete Lagoas e Eldorado. Vc está junto de DEUS. Aos seus familiares, meus sentimentos.

    Ratinho/Paraopeba

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Esse realmente é lenda. Foi presente na vida de quase todas as famílias de Sete Lagoas e região por décadas. Com sua voz inconfundível, fez o verdadeiro serviço de utilidade pública através do rádio. Que descanse em paz. À família e amigos, meus sinceros sentimentos.

  • Pedro de Oliveira disse:

    E agora? Como será o amanhecer sem ouvir a voz do Guará. Descanse em paz guerreiro, vc nos deixou mas um dia vamos nos encontrar. Saudades!!!!!

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    É uma pena. Grande figura. Vai fazer muita falta no rádio setelagoano.

  • Marcão de Varginha disse:

    Meus sentimentos aos familiares, amigos, fãs…