Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Em um dos melhores jogos do ano, Dátolo foi o melhor e fez o gol mais bonito da temporada até agora

Jemerson foi destaque pelas cabeçadas precisas, porém Dátolo (em foto do Superesportes) foi o grande nome do jogo. Participou diretamente dos dois gols do zagueiro, e do primeiro, do Marcelo, contra. E ainda marcou o dele, um dos mais bonitos de toda a temporada. Os cruzamentos do argentino fazem lembrar os do Ronaldinho Gaúcho. Além dessas jogadas fatais ele foi fundamental para o bom futebol do Atlético, responsável pela organização das jogadas ofensivas e fôlego suficiente para ajudar na marcação e desarmes. Galo e Flamengo fizeram ótima partida, ambos buscando os três pontos, querendo jogo, sem catimbas e em alta velocidade, mesmo com o calor que estava fazendo no Horto.

Na ânsia de abrir logo o placar o Atlético se mandou ao ataque dando oportunidade ao Flamengo de explorar os contra ataques. E teve a chance de ouro no pênalti cometido pelo Victor, mas defendido por ele mesmo, aos oito minutos. O clube carioca tentou o mesmo que quase todos os adversários do Atlético fazem e muitos conseguiram: fazer gols se aproveitando dos avanços do Marcos Rocha. Mas, parece que Levir Culpi corrigiu esta falha já que neste jogo Luan, Rafael Carioca e até Douglas Santos deram cobertura ao lateral que pode avançar sem problemas.

Dátolo jogou na posição original dele e onde mais gosta, pelo meio, substituindo Giovanni Augusto. É jogo com espírito de grupo, desses que têm consciência profissional e não se importa em “quebrar o galho” até como lateral ou em outras posições, como já foi utilizado incontáveis vezes no Atlético.


» Comentar

Comentários:
45
  • José Eduardo Barata disse:

    O verdadeiro futebol ! Os dois times jogando bola , de verdade . Buscando o gol . Nada daquela
    coisa chata de “duas linhas de quatro” , ” valorizar a posse de bola ” , e coisas que tais .
    Grande jogo , para quem gosta de futebol com emoção e liberdade de criação .

  • Jorge Moreira disse:

    Porque no intervalo e após os jogos os reporteres entrevitam
    o sangue suga do Thiago Ribeiro o cara não está jogando nada
    a um bom tempo e os reporteres o colocam pra falar,com certeza
    a unica coisa que ele faz e dar entrevistas deixem pra entrevista-lo
    quando ele jogar(não sou a favor de censura) mas ele só é bom
    pra falar como se estivese jogado alguma coisa

  • Marcão de Varginha disse:

    Por questão de reconhecimento, a defesa do penalti foi algo incomum de se ver em grandes goleiros, pois, o sol batia de frente para o rosto do Victor, que mesmo assim foi buscar a bola em seu lado direito…
    – Favor avisarem ao Fábio que se ele ainda quiser aprimorar seus treinamentos, poderá deslocar-se até a Cidade do Galo, o melhor CT do Brasil, e de quebra pedir algumas aulas ao Victor, goleiro de Copa do Mundo!

  • humberto disse:

    Se não me engano o julgamento era pra ser semana passada, quinta feira eu acho, mas com certeza a CBF está enrolando pra ver até onde o galo vai, pra depois julgar e tirar o galo de BH. Sou do interior de Minas, mas vcs. torcedores da capital pelo amor de Deus cobrem desse bicho-preguiça, que é o presidente do galo para agir o mais rápido possível, isso se ele der conta.

  • André Corrêa disse:

    Chico,

    O Atlético terá que ser julgado pelo STJD em face às informações daquele carioca na súmula do jogo contra o Atlético/PR.

    Esse julgamento já deveria ter acontecido há muito tempo. A CBF está enrolando de propósito e vai deixar para fazê-lo na segunda quinzena de outubro.

    Sabe pra que?

    Pra tirar o Galo de Belo Horizonte no jogo contra o Corinthians!

    Estou falando isso com amigos há, pelo menos, uns 15 dias. Se essa diretoria pamonha não tomar uma iniciativa vão tomar outro chapéu da CBF.

    O maior reforço do Atlético nesse jogo é o Horto. Fica sem isso pra ver.

    Jogue esse assunto no ventilador, Chico Maia! Esses caras devem estar dormindo. Com algum choque talvez acordem a tempo de agir.

  • Márcio Luiz disse:

    Para os atleticanos que não viram, segue a “pintura” do Dátolo com a narração do Luiz Roberto:
    https://www.youtube.com/watch?v=gF7CgFwzsAQ

  • Márcio Luiz disse:

    Quero fazer duas observações sobre profissionais da imprensa esportiva:

    1 – A Itatiaia está de parabéns por ter escolhido o Cláudio Rezende como setorista fixo do Galo, mesmo que pelas circunstâncias já conhecidas. É um repórter de ótimo texto, noticiário reto e que não fica citando a todo momento o nosso rival ou agourando o Galo antes das partidas. Também não fica preocupado em jogar para a galera ou a cada programa ficar falando de si mesmo, de como era a sua infância no bairro tal, enfim, aquelas chatices que ninguém tá interessado em saber.

    2 – Assisti ao jogo lá em Cabo Frio pela TV aberta. Que narração espetacular do Luiz Roberto, sobretudo no gol do Dátolo. Esse cara é o único locutor da Globo que narra os gols de quaisquer times brasileiros com a mesma intensidade, diferentemente de outros que quando vão narrar gols contra times do “eixo”, parecem estar narrando o sétimo gol da Alemanha sobre o Brasil.
    A Globo já deveria tê-lo efetivado como locutor nº 1 a muito tempo.

    Meus parabéns a estes dois excelentes profissionais.

    • audisio disse:

      Comentei isso com o meu cunhado. A dupla de fora de Minas é muito melhor do que a dupla supostamente mineira mas que na verdade fica secando o Galo o tempo todo, principalmente o Jaime Junior! Parabéns ao Luiz Roberto!

    • luiz ibirité disse:

      fala MÁRCIO LUIZ por coincidência ou não ainda estou por aqui (em cabo frio), vi o jogo do seu time e realmente uma bela narração do luiz roberto, que tb demonstrou estar atento ao futebol mineiro.

      • Márcio Luiz disse:

        Fala Luiz,
        que pena, cara. Se soubesse antes tomaríamos uma lá na Orla, perto daquele bandeirão do Galo, junto à qual tirei fotos, claro, rs.
        Retornei daí na segunda-feira e já estou na lida. Abçs.

  • Julio Avila (mariana) disse:

    Gol mais bonito do atletico né?porque se foi da temprada em geral o chico exagerou um tikin rsrsr,mas foi golaço viu!

  • Herminio disse:

    E quem disse que foi pênalti precisa rever o lance umas 100 vezes!
    Victor toca na bola primeiro,visa somente a bola,e o atacante tromba com ele para forçar o penal sabendo que para o eixo vale tudo! Em momento algum Victor visou o jogador, somente a bola!

    • José Eduardo Barata disse:

      Perfeito . Até porque , quando um jogador de linha dá um carrinho e tira a bola , se apressam em
      dizer que “o jogador visou somente a bola” .
      E com o Vítor não foi diferente , tanto é que a bola muda a trajetória . Não importa se ele usou as
      mãos , até porque , até hoje , o goleiro tem essa prerrogativa . Ou não ?

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O Galo não jogou bem, ainda com os mesmos erros na defesa e no ataque o Pratto continua isolado. É o tipo de vitória que esconde um monte de defeitos. Para não dizer que sou amargo, o Dátolo melhorou muito sua bola parada, não vinha dando nenhum resultado. Só não elogio mais, porque esse Flamengo é mais um engodo da mídia, time ruim, nem o Guerrero joga nessa draga.

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Menos, né Chico! kkk

  • Silvio Torres disse:

    A verdade é que o Flamengo dominou 70% do jogo. Só arriou mesmo depois do quarto gol. A bola parada do Dátolo e a presença do Jémerson fizeram a balança pender para o galo. Mas mesmo com a goleada era flagrante a diferença entre um time bem treinado e outro afobado, que não conseguia tocar a bola com tranquilidade e acalmar a partida mesmo com um 3×1 no placar! Já vi comentaristas de fora começarem a falar sobre isso, como o galo joga pilhado contra qualquer adversário e com qualquer placar. Mas é um pilhado negativo, que estressa e desgasta a equipe levando a torcida junto. Coisa de burro…

  • FREITAS disse:

    A palavra mágica de agora pra frente é regularidade:Não adianta meter 4 no framengo e depois tropeçar em joinvile.Para ser campeão tem de vencer 7 e torcer por tropeço do ec iraquera!

  • Rodrigo Assis disse:

    Vitória importante, espero que a equipe consiga uma sequência de vitórias.

  • Adalton disse:

    Mas o time continua mal posicionado no sistema defensivo; não pode ter esses descuidos e se lançar de qualquer maneira ao ataque; ontem, assistindo ao jogo do Coríntians, vi como eles jogam firmes na defesa e com paciência, esperando um erro do adversário. Vejam, que o Atlético está 5 pontos atrás , por que perdeu umas 3 partidas no contra-ataque. O treinador precisa corrigir esses posicionamentos …será que vai esperar o campeonato acabar?
    Outro ponto: os dois próximos jogos são os fundamentais: não pode perder. O empate, poderá até ser bom…mas se perder, a chance será zero.

  • leandro fabricio disse:

    O datolo não joga bem sempre mas é um dos jogadores mais importantes nesse elenco, não pode ficar no banco sempre falei isso, o cara pode decidir uma partida na bola parada pois tem muita qualidade no chute, pra mim o datolo é hj o gringo mais importante na história do galo que me desculpem os outros….

    Conforme um colega aqui falou, no começo do jogo o menguinho ditou o ritmo do jogo sim, parece que o nosso time está muito ansioso em fazer o gol logo e se abre demais no meio e na defesa, levir culpi tem que passar mais tranquilidade ao time, o atlético tem que ditar e cadenciar mais o jogo em certas horas, principalmente nos jogos fora, tem que fazer o tempo passar jogando a pressão pros times da casa e buscando os contra golpes e não se arriscar demais como foi contra o santos…

    em se falando de santos, parece que contra o galo todo mundo joga como se fosse final de copa do mundo, e depois abrem as pernas pro coringuinha, o santos não jogou 20% do que jogou contra o atlético contra o apadrinhado da cbf, ridiculo, mas o atlético também não faz a sua parte, se tivesse pelo menos empatado na vila belmiro a diferença hj seria de 4 pontos, é por isso que digo que temos que jogar com inteligencia e não com afobação…

    tem cruzeirense falando que ganhamos mineiro no apito?? mas para eles mineiro não é titulo então porque estão citando titulo mineiro????
    cruzeiro tradição em libertadores??? sim tanta tradição que é o time brasileiro que mais foi eliminado dentro de casa nessa competição…
    virem o disco meus amigos enseadenses, se tradição fosse isso tudo o the strongest da bolivia tem o dobro de participações em libertadores que vcs, o mesmo pode se dizer de times como bolivar e outros mais etc etc…

  • ita disse:

    Sem oba-oba, foi o flamengo…

  • Bruno disse:

    O placar foi mentiroso. Pode supor uma superioridade que não aconteceu. O time do Galo continua fazendo a marcação “cerca frango”. Não chega junto, não dá combate. O time do Flamengo chegava com facilidade. O flamengo chegava facilmente ao ataque trocando passes e envolvendo a defesa do Galo. Por sorte a zaga do Flamengo é uma mãezona! De interessante fica a atuação do Dátolo. Que golaço! Vi o VT de outros jogos da rodada e cheguei à conclusão de que o Negueba é muito melhor que o Thiago Ribeiro.

  • audisio disse:

    Levir Culpi contou mesmo com a sorte pois o cartão amarelo escalou o time retirando o improdutivo e morno Giovanni Augusto dos últimos jogos. Espero que não cometa o seu velho erro e de mexer na equipe que foi tão bem contra o Flamengo. Não me venha com essa estória de equilíbrio do campeonato para enfrentar o rebaixado Joiville! Giovanni Augusto perdeu a posição na bola não faça politicagem Levir, deixe o cara jogar na posição dele!

  • audisio disse:

    Espero que o Levir Culpi não retorne com o Giovanni Augusto depois do time se acertar com o Dátolo no meio de campo que é a sua posição original. Retornar com o Giovanni será retirar o Dátolo da sua posição e premiar o futebol que estava em queda do Giovanni Augusto. Giovanni Augusto tem outra característica mas é um jogador meio morno de temperamento que é o que o time não está precisando agora. Luan, Dátolo e Pratto formam um temperamento de raça e disposição com o qual a equipe precisa para o sprint final. Giovanni no banco por agora. O ataque que produziu os melhores momentos do time neste campeonato foi com os pontas Luan e Thiago Ribeiro com o Lucas Pratto centralizado. Dátalo no meio apoiado por Donizete e Carioca. O único ponto que destoou foi o mesmo Marcos Rocha de sempre, abrindo uma tremenda avenida pelo lado direito e perdendo bisonhamente a maioria das bolas entregando na fogueira com aqueles toques ridículos de trivela. O melhor não foi a goleada nem a atuação e sim a volta do Eu acredito em mais uma reta final.
    Observação final Que o Levir vá com o time sem medo de atacar o Joinville e que não me venha com desculpas esfarrapadas e excesso de respeito com o lanterna da competição.
    Se for para Santa Catarina com medo do adversário, vamos ter mais uma decepção!
    Que o Levir não perca pontos idiotas no melhor estilo Levir contra o praticamente rebaixado Joinville!
    Que o Atlético saiba se impor, como time postulante ao título e grande como é!

  • Rafael disse:

    E a imprensa carioca e paulista estava tentando forçar a barra dizendo que esse time do Fla iria disputar o título…

    O mistério é saber se do meio da semana para cá o que foi feito, se pagaram atrasados aos jogadores do Galo, se houve alguma nova promessa, para o time ter voltado a jogar com vontade.

    E claro, São Victor acendeu o time defendendo mais um penal.

  • Alexandre Luiz disse:

    Nú que golaço do Dátolo! Eu não gostei do jogo do Atlético, apesar da vitória. Acho que o Flamengo ditou o jogo aqui no Horto e isso não deve acontecer. E agora o Levir tem um pepinão: Dátolo ou Giovanni Augusto? Gosto demais do Datolo no meio (e só no meio). E não podemos abrir mão da bola parada dele. Eu iria com 1 volante em Joinville.

  • Marcão de Varginha disse:

    Vencer o Radicado, Flamengo, Corinthians, Fluminense e mais alguns também protegidos da CBF e de sua famigerada comissão de arbitragem, além do STJD, é sempre excelente, independente do placar, do local, da partida, de campeonato…

    • Thiago disse:

      ET deixa eu te conta uma colega, esse ano só com a ajuda do apito vcs ganharam no mineiro, no brasileiro são uma derrota no primeiro turno é um empate no segundo turno com outra ajuda do apito!
      Sobre libertadores vcs ainda tem que pedalar muito pra ter a história e a tradição de um Cruzeiro que é o time brasileiro com mais vitórias e mais jogos nessa copa!
      Come um pouco de farinha ai pra vê se melhora seu argumentario que anda meio fraquinho rsrsrsrs!

      • Alex disse:

        …que história?…vc fala do outro século?…deve ser por que nesse quem já tem 2 internacionais é o Galo e a grande maioria dos azuizinhos nunca tiveram a oportunidade de ver seu time conquistar a América….meu filho de 8 anos já viu…e viu também um espancamento em rede Nacional….

      • Tonho ( Mineiro ) disse:

        Xilique

      • audisio disse:

        Vai preocupar com a Zona… kkkkkkk

      • Marcão de Varginha disse:

        Vc é um exemplar digno de “testemunha”, caro conivente… não citei o nome do Cuzeiro em momento algum nesse meu comentário, e pra variar, “esqueceu” de mencionar que em 2014 na decisão do mesmo campeonato, o árbitro não marcou penalti à favor do genuinamente mineiro e o radicado tornou-se campeão… seu time não é mais que BI na Libertadores pois foi incompetente em ocasiões passadas, principalmente dentro de nosso salão de festas em 2009, ok? mas entendo seu desespero e destempero ao ver o Galo aos passos largos à caminho de mais uma Libertadores… com humildade poderemos chegar lá…

        • Nelson Henrique disse:

          Marcão de Varginha, não se preoculpa não.
          Para eles nós só ganhamos roubado. Quando a vitoria e muito vexaminosa, como a de 1927, eles dizem que deixaram. Se fosse jogador da tal partida, e tivese perdido de 9 também inventaria uma desculpa. Mas não seria tão esfarrapada. Se queriam perder para não deixar o América ser campeão (teriam que ter bola de cristal), poderia ser por 1 ou 2. Nove é meio muito. não? Nunca reconhecem a superioridade dos outros, mesmo que temporária. E depois reclamam de serem chamados de arrogantes.

      • luiz ibirité disse:

        cuidado thiago, daqui a pouco ele te chama de arrogante, hehehehe…

  • Marcão de Varginha disse:

    Parabéns pela apresentação, Galo! O conjunto esteve muito bom, e o placar melhor ainda… com humildade poderemos assegurar uma vaga na próxima Libertadores, campeonato que nos tornamos mais frequentes.
    – 26/11/2014: eterno (e dolorido)!

  • Márcio Luiz disse:

    Talvez a melhor partida do Dátolo com a camisa do Galo. Mas gostaria de ver uma atuação dele assim fora de BH, sob pressão. Sempre me pareceu um jogador muito caseiro, embora tecnicamente muito bom.
    Discordo quanto aos “avanços sem problemas” do Não Marco Rocha. Não surtiram qualquer efeito. Atualmente ele tem um grande problema é com a bola. Um pouco mais de concentração não lhe faria mal.
    Ao Luanzin não tem faltado luta, entrega, mas tem faltado qualidades em fundamentos básicos. Oxalá ele supere isso a tempo.
    Rafael Carioca tem errado passes que não errava e o nosso “Urso” tá devendo e muito. Não é nem sombra do jogador de 2 meses atrás. Seriam os “buenos ares” de BH? Interrogação.

    • Edson Dias disse:

      Nada de bons ares de BH, meu caro Márcio Luíz… o cara luta, se entrega e se mata o jogo inteiro. Mas Levir tem que decidir o que quer do Lucas Pratto. Ou ele vira meia, de fato, ou ele é nosso centroante. Porque fazer ele correr da grande área para o grande círculo todo jogo como está acontecendo está sobrecarregando o cara e o arrebentando fisicamente.

      Aliás, tem mais coisas que o Levir tem que entender: se estamos ganhando de 4 x 1 e o placar está bom (pra mim ontem tinha que correr até fazer seis ou sete…), por que não mexer na porra do time??

      Vai mexer lá pros 30, 37, 42 do segundo tempo, como foi ontem. Pelo amor de Deus… Luan está se arrastando em campo, e a quantidade de passes que ele o Carioca têm errado têm muito a ver com condicionamento físico.

      Que saudade do Carlinhos Neves, viu?

      • Márcio Luiz disse:

        Caro Edson,
        são inquestionáveis a luta e a entrega do “Urso”, mas está lhe faltando o sprint que ele tinha há pouco tempo atrás. Só luta não basta. Se me colocassem lá no campo com a camisa do Galo eu iria até por prego de cabeça no adversário, mas não iria resolver nada. Não que o Pratto seja um pereba como eu, longe disso. Mas tá devendo e deve ser cobrado porque ele pode e deve produzir muito mais devido à sua qualidade. Sobretudo na cara do gol, como ontem duas vezes no início do jogo.

        A propósito, essa indefinição de posicionamento dele foi tema da fala do Emanuel no debate entre comentaristas de hoje na Itatiaia.

        Na minha opinião, jogador de alta qualidade tem que ser proativo, se ficar obedecendo demais ao treinador como um robô é uma prova de sua limitação técnica ou física. Remember Diego Tardelli, o terror dos fregueses azuis.
        Aliás, o Tostão sempre aborda este tema em suas colunas, sobre jogador salvar a pele do técnico por iniciativa própria.

        Saudações alvinegras e torçamos pela “volta” do nosso “Urso Ninja Matador”.

        • edson dias disse:

          Caro Márcio Luiz…
          eu concordo DEMAIS com você, meu caro. Mas pra mim, ele está arrebentado fisicamente, de tanto correr e tentar buscar jogo no meio. Aliás, como o time andou correndo errado em várias partidas, pra mim o time está acabado fisicamente, e é por isso que insisto: que saudade do Carlinhos Neves. Rodolpho Mehl e o Luiz Matter, auxiliar do Levir, arrebentaram o time no começo do ano. E agora o time está abrindo o bico. Junte-se que o elenco está enxuto pra caramba, e o time está morto mesmo. Contra o Santos, pra mim foi nítido que o time morreu no segundo tempo tentando acompanhar a correria dos moleques do Santos.

  • Carlos Santana disse:

    (Na ânsia de abrir logo o placar o Atlético se mandou ao ataque dando oportunidade ao Flamengo de explorar os contra ataques). o Atlético precisa corrigir isso, acho que se o Giovanni ficar mais na direita e Luan na esquerda, Dátolo centralizado pode ser a formação ideal, acho que o Levir tem que parar de usar o Patric como meia pela esquerda e ir tentando com Dodô,Carlos e Tiago.