Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cruzeiro fez um bom jogo, mereceu a vitória e escapou da arapuca “Pênalti FIFA”.

Depois do “Padrão FIFA” que durou até a constatação da roubalheira da cartolagem e políticos nacionais e estrangeiros na Copa de 2014, agora está criado o “Pênalti FIFA”, essa palhaçada recomendada pela entidade maior do futebol mundial de que qualquer bola na mão é pênalti. Mesmo sem a intenção do jogador, se pegar no braço ou na mão, “pênalti”. Os comentaristas em geral, principalmente os “cordeiros” repetem a expressão da turma do Sepp Blatter: “o jogador assumiu o risco de levantar o braço”. Que risco é este ô cambada. O cara correndo ou pulando, no calor do jogo, tem tempo de pensar em alguma coisa que não seja afastar a bola da área?

Ainda bem que o árbitro Flávio Rodrigues de Souza não segue essa idiotice fifiana, pois se fosse assim teria de apitar pênalti do Manoel quando a bola bateu na mão dele dentro da área quando o jogo estava 1 a 0. Na sequência, Willian fez o segundo. O Coritiba reclamou, mas ele e nenhum outro clube reclama quando essa artimanha da FIFA o favorece. Vejo isso como margem de manobra que a FIFA adota para utilizar em caso de necessidade. Quando precisar, escala um árbitro que “interpreta” bem o que ela quer, a favor de algum afilhado. E bola pra frente!

O Cruzeiro fez um belo jogo contra um bom adversário e venceu sem atropelos apesar do Coritiba ter crescido muito de produção no segundo tempo, aproveitando o fato de ter um jogador a mais. O belíssimo gol do Ceará foi fundamental, aos 21 minutos, em momento importante, quando o time paranaense começava a pressionar. Apenas um ponto negativo: Paulo André, expulso aos 41 por agredir o atacante Guilherme que tentava se aproveitar de um contra ataque explorando a lentidão do zagueiro. E depois de expulso, o líder do “Bom Senso” ainda fez cara de desentendido para o árbitro paulista Flávio Rodrigues de Souza. Paulo André é um líder extra-campo, muito bom de entrevistas e bem relacionado, mas é um jogador lento e limitado tecnicamente. A contratação dele pelo Cruzeiro surpreendeu na época e a renovação até o fim de 2016 mais ainda, já que o futebol que vem jogando está bastante aquém do esperado.


» Comentar

Comentários:
17
  • Eder Coelho disse:

    Eu sempre fui a favor do “Penalti FIFA”, porque é o critério mais objetivo que existe. Tira do árbitro o dever de interpretação, ficando apenas a constatação.
    Eu sempre fui a favor que o marcador tenha o caguete de Wilson Gottardo: sempre colocar os braços atrás do corpo quando a bola é chutada em sua direção.
    Seria a melhor forma de impedir roubalheiras sob a desculpa da “interpretação”.
    E se o atacante for chutar propositalmente a bola na mão do zagueiro, méritos para ele: Roberto Baggio já fez isso em um jogo de Copa do Mundo (1994) e foi ovacionado.

    • Alisson Sol disse:

      E se a bola pegar na mão do jogador quando ele está com a mão para trás, tipo o Gottardo?
      Outro dia, eu estava na defesa, chutei, a bola bateu no joelho do atacante à minha frente, bateu no pé do jogador atrás de mim, e foi na minha mão, atrás do corpo. O árbitro, que já estava meio que mal-intencionado contra meu time, deu pênalti. Literalmente, disse a ele: “Você quer que eu jogue sem braço?”. Mas em futebol amador você tem que aceitar o que tem: melhor do que sem juiz, pois aí se sabe que toda partida acaba em confusão.

      O que precisamos é mesmo de juízes profissionais. Juízes que conheçam as regras e apliquem de maneira consistente. No futebol amador é duro: há juiz que não sabe as regras. Você vê de tudo: jogador batendo lateral para goleiro e o juiz não aplicando a regra. Empurrão escandaloso que passa como “jogo de corpo”. E por aí vai. Agora, no profissional, se espera que ao menos o juiz saiba as regras. Com isto, o que faz a diferença é o posicionamente. Um bom juiz sempre está em forma, e corre na diagonal, estando sempre perto da bola. O grande problema são os juízes que “apitam de longe”, e ficam esperando um jogador ficar nervoso para “impor disciplina”. Como se o objetivo do jogo fosse mostrar o quanto são importantes em campo…

  • Thales Rosa disse:

    Para alguns atleticanos ontem foi penalti.. mas quando Leonardo Silva meteu a mao na bola da mesma forma não foi… coerencia 0…

  • lauro disse:

    Cair não cai! tem de aproveitar este final de campeonato como pre temporada para o ano que vem .

  • Julio Avila (mariana) disse:

    E o cabral hein?o gringo joga hein,e Manoel é hoje junto com o gil os 2 melhores zagueiros do brasil e já merecia uma chance na seleção!e Fabio o monstro de sempre!

  • Claytinho do Nova Vista-BH disse:

    A saga continua… Faltam 10 pontos…

    Mas um time que tem Charles em campo, gosta de viver perigosamente mesmo. Ô jogadorzinho medíocre !!!

    Pra 2016, se esse time conseguir a façanha de não cair, tem que fazer uma nova reformulação. Principalmente eliminando um bocado de ameba. Senão, um dia a casa cai… Nosso rival que o diga… rs

  • Julio Avila (mariana) disse:

    O futebol não tem muitos segredos não,luxa ex treinador afundou o cruzeiro,se mano pega o cruzeiro quando luxa assumiu o time hoje estaria na briga pelo titulo com o curintia,afinal o curintia não tem adversario direto na luta pelo caneco,o resto luta por libertadores,cam gremio,palmeiras,sp,santos estão na luta pela liberta,nehum ai tem chances e nem time pra titulo!

  • Aloísio disse:

    Time grande não cai, agora time que pretende ser campeão não perde para o lanterna, dezembro tem bolo de aniversário na sede de lourdes, 44 anos…

    • Paulo disse:

      Os maiores gigantes do futebol mundial tiveram passagem, eu disse passagem pelo descendo. Já os times pequenos quando cai ficam por lá muitos anosaté sumir. O cruzerin já foi salvo várias vezes: CBF, quando ficou 5 pontos atrás do Remo , mas fizeram uma falcatrua e o Remo foi quem caiu. Toninho Cerezo (traíra re mercenário) salvou o cruzerin da degola após o gol salvador contra U. S. de Araras! Em 2011 as arbitragens salvaram o cruzerinho conforme: http://www.otempo.com.br/superfc/cruzeiro/site-placar-real-aponta-cruzeiro-rebaixado-vasco-campe%C3%A3o-e-galo-em-11%C2%BA-1.148040

      E a vitória do melekinha que não ganhava de ninguém, sobre o atletico paraguaiense que salvou o cruzerin.em 2010.
      Portanto o cruzerin , um time pequeno, sem identidade própria ( Yale, Ipiranga,, Palestra Itália, Palestra Mineiro, cruzerin ) sem torcida, mas tem Simpatizantes vai cair um dia e ficar pra sempre lá ….
      Aqui é Galo!!!

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Jogou um pouco melhor. Pelo menos o time está mostrando determinação.
    Mas não há nada para comemorar. Faltam 9 pontos ainda.

  • Thiago disse:

    Parece que o pão resolveu começar a cair com o lado da manteiga pra cima. Em se tratando de resultado, excelente, em futebol quase mediano, e Paulo André péssimo dos péssimos, uma decepção já que se esperava dele um futebol melhor. Na verdade está jogando porque Bruno Rodrigo e Leo estão machucados.
    Se vencer o Grêmio domingo que vem aí acredito que podemos brigar pela última vaga na libertadores!

  • Paulo disse:

    O cruzerin foi beneficiado em vários jogos desse campeonato. contra a Ponte foi um assalto a mão armada e hoje a vítima foi o coxa. Tudo pra livrar o fraco cruzerin da degola.
    P.S E O Galo não vai alcançar o timão. Tem perdido muiots pontos para times pequenos: Chapecoense, Joinvile, cuzerin. Só ai são 9 pontos!!!

  • Paulo disse:

    é impressionante como a juizada continua desfalcando os próximos adversários do cruzeirin. Ontem o árbitro amarelou vários jogadores do Grêmio que TAMBÉM jogarrá sem vários titulares.
    Esse fato precisa ser analisado e muito bem analisado!!!

  • luiz Ibirité disse:

    Surge uma luz no fim do tunel.

  • Alex Souza disse:

    Não dá para entender: Willians foi agredido duas vezes com cotovelada e soco no jogo de domingo passado (Chapecoense) e foi “premiado” com cartão vermelho. Hoje o “soprador” não vacilou para expulsar o Paulo André. Se era hoje lance para expulsar contra o Coritiba, contudo, domingo passado era lance para expulsar pelo menos um da Chapecoense.
    Aos poucos o time está encontrando condições de controlar as partidas e a manutenção da posse de bola no meio-campo tem sido importante.
    Sobre o jogo Vitória na raça. Uma marcação forte de Charles, Cabral e Henrique. Grande mérito de Manoel no 2º gol: puxou o contra-ataque, distribuiu a jogada corretamente na extrema direita, ganhou da defesa no meio da área e fez o passe para Willian Bigode marcar.
    Achei penal a favor do Coritiba na bola que bateu no braço de Manoel; foi semelhante ao penal cometido por Leo Silva no clássico.
    A bola chutada na trave do Cruzeiro teve origem num corte de mão do atacante do Coritiba, que interceptou um drible que ia levando do Fabrício. A arbitragem nada marcou e se sai o gol ia ser um rolo só.

  • J.B.CRUZ disse:

    Um dos jogos mais eletrizantes do brasileirão..Mano Meneses mais uma vez mostra a capacidade de grande treinador ao conseguir unir e motivar um grupo tão desarrumado até há pouco tempo..Já acredito na entrada do MAIOR DAS AMÉRICAS NO SÉCULO XX, entre os 4 rumo a Libertadores 16…
    Vamos aguardar !!!…