Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Com o treinador de 2016, Cruzeiro está no caminho certo; Galo e América deveriam seguir o exemplo

O Cruzeiro mandou no jogo o tempo todo, mas a finalização foi ruim e o gol não saiu. Este é o grande problema da maioria dos times, que sem um “matador”, ficam pelo caminho. Mano Menezes definiu bem a partida na entrevista depois do empate: “Na ânsia da vitória poderíamos perder; então, a precaução foi o melhor caminho”. Mesmo assim esteve bem mais perto do gol que o Grêmio. O treinador cruzeirense é consciente do que o time precisa nesta temporada: garantir-se na Série A e já montar um elenco competitivo para 2016. Já reabilitou William, encostado pelos antecessores. Na lateral direita está apostando no Fabiano, que era cobiçado por vários concorrentes quando estava na Chapecoense, mas que não conseguiu mostrar muita no novo ambiente. Com Mano está ganhando confiança e mostra progressos. Tudo indica que o Cruzeiro do ano que vem será muito melhor, porque está sendo montado agora. Não acredito que a maioria dos jogadores que está na Toca atualmente fique em 2016, mas grande parte está sendo testada pelo técnico. Quem corresponder fica; quem não der conta vai tentar em outra freguesia. Mano indicará nomes para posições pontuais visando a próxima temporada.

* * *

LEVIRNEY

O Atlético deveria fazer o mesmo que o Cruzeiro e já garantir o técnico do ano que vem. O nome certo está lá mesmo: Levir Culpi, cuja competência não se discute e conhece o Atlético, no “conjunto da obra”, como poucos. Ele tem dito que fica, dependendo do resultado final da temporada, mas a diretoria deveria antecipar essa conversa. Pensar em outro comandante seria um atraso. O grande mal dos clubes brasileiros é este “começar de novo” em todo fim de ano. Até o novo treinador chegar e junto com o clube definir o elenco da próxima temporada, os concorrentes mais organizados saem na frente, nas contratações e preparação.  No Galo, outro treinador não teria apostado em Giovanni Augusto e Dátolo, por exemplo. O clube teria que sair contratando.

GIVA

Mesma situação se aplica ao América que retornando ou não à Série A já deveria renovar com Givanildo. Comprovadamente bom treinador, identificado com o clube e que com o devido tempo tem condições de montar um time competitivo para 2016. Treinador é cargo de confiança.


» Comentar

Comentários:
47
  • Julio Avila (mariana) disse:

    Torcedor é engraçado d+,quando é prejudicado fala,xinga, chora e acusa de favorecimento,o 2 gol da ponte foi irregular,leo silva era pra ter sido expulso no primeiro tempo,mas ninguem falou nada né?ninguem vai largar o futebol não?
    por isso falo erros vão sempre existir!

    • ita disse:

      Tentativa frustrada de ridicularizar as reclamações dos atleticanos. O gol da ponte foi um impedimento no limite, lances iguais ou piores contra o galo tiveram vários e pra analisar um jogo tem que considerar todos os lances não só os que lhe convierem, o segundo gol do corinthians foi mais irregular ainda, o jogador bate lateral na área com o pé em cima da linha, óbvia infração.

      Vc por um acaso viu a falta que o jogador do Joinville fez no dátolo e nem amarelo tomou?

  • sergio disse:

    “O Atlético deveria fazer o mesmo que o Cruzeiro e já garantir o técnico do ano que vem. O nome certo está lá mesmo: Levir Culpi, cuja competência não se discute e conhece o Atlético, no “conjunto da obra”, como poucos. Ele tem dito que fica, dependendo do resultado final da temporada, mas a diretoria deveria antecipar essa conversa. ”

    Você está sendo injusto, Chico. Quem está ensebando é o levir, não é a diretoria do Atlético. Pelo Atletico a situação já teria sido resolvida a muito tempo. É o Levir que está ganhando tempo, esperando um convite de fora dos mercados asiaticos, ou se ganhar o brasileiro pode pedir um aumento bem gordo.

    • audisio disse:

      Me lembro em 2007 Levir deixou o Atlético na mão numa decisão contra o Botafogo. Aquela do penalty no Tchô. Quem treinou foi o auxiliar porque o treinador se recusou a orientar a equipe no jogo decisivo.

  • Celso Pindaíba disse:

    Um jogo ruim, os dois times carentes de um craque que faça a diferença, e está no caminho certo ? Hum, sei não!
    Um amigo meu me alertou para um fato e hoje foi tema na Bancada democrática. O Cru cru foi fundado em 1921, ganhou seu primeiro Brasileirão em 2003, e os caras preocupados com os 44 anos do jejum do Galo. Matemática de cruzeirense.
    Mas Chico, um fato curioso ocorreu no jogo Chapecoense x Palmeiras ocorreu uma expulsão e uns 4 minutos após, o árbitro voltou atrás. Eu que já presenciei aqui no Mineirão, gol e pênalti assinalado para o Galo, contra o mesmo Palmeiras e o árbitro também desmarcou, pergunto, se fosse pra um clube sem moral com a cúpula, tal fato aconteceria?
    Pior de tudo, parece que o árbitro conversa por algum dispositivo com outra pessoa e toma a decisão. Muito estranho, não é a tecnologia, mas decisão de árbitro ordenado por alguém.
    Enfim, o campeonato para, tem jogadores do Corinthians na seleção, já vi o Galo ceder e o Brasileirão não parou, embora eu acho a atitude correta, mas tem que ser pra todos.

    • Thiago disse:

      Opa. Cê esta equivocadíssimo meu caro. O Maior de Minas foi campeão da taça Brasil de 1966 em cima do todo poderoso santos em dois jogos (6×2) e (3×2) dai apelidaram Tostão de ‘o Pelé Branco’!
      A partir daí o futebol de Minas Gerais passou a ser reconhecido, até então não era nada.

      • Celso Pindaíba disse:

        Ops, em tempo:: Kalil não quis pleitear, como título nacional via fax.

      • Celso Pindaíba disse:

        Amigão, aprende ler, eu falei Brasileirão e não taça. O Galo foi campeão dos campeões em 1928, o Kalil não quis pleitear como título, dizendo ser isso tudo, perfumaria. O primeiro campeonato brasileiro de fato seus, foi em 2003. Título por fax não vale? Kkkkk!

  • leandro fabrício disse:

    Se empatar dentro de casa é estar no caminho certo me desculpe chico, acho que vc esta um pouco equivocado em relação ao enseada, diferente do atlético que no meu ver esta com mais de meio time já garantido para 2016, deve ir embora uns 3 ou 4 jogadores e virão mais uns na mesma proporção, o enseada deve ter praticamente um time inteiro indo embora e terá que mexer demais no seu elenco o atlético ano que vem está mais que definido quanto a treinador, é levir culpi ou cuca, todo mundo já sabe disso, se ganhar o brasileiro o levir fica, se perder o cuca vem, e o cuca já conhece o atlético e esses jogadores de côr e salteado, escreve aí o que estou falando….

    estava ontem no marião trabalhando e o que vi me deixou alegre, os 29 mil simpatizantes, os jogadores junto com o treinador comemorando empate dentro de casa, isso é caminho certo???

    caminho certo é estar brigando pelo titulo como o atlético está, caminho certo é praticamente garantir a vaga na libertadores como o galo está fazendo, caminho certo é ter um elenco praticamente fechado como o do galo está, caminho certo é estar procurando investidores para a construção de estádio próprio como o galo está, isso é estar no caminho certo chico…

    do outro lado o que vemos, um treinador garantido para 2016??? Só isso??? Isso é estar no caminho certo, basta lembrar que uma vitoria de qualquer um de baixo e uma derrota do enseada a coisa volta ao desespero tudo novamente, e o mano só está garantido para o ano que vem se não cair, e também porque o enseada não almeja nada na competição a não ser a fuga da degola, outra coisa vai ser a debandada que será promovida no elenco do enseada para o ano que vem devendo começar praticamente do zero em questão de elenco, um diretor de futebol que ninguém nunca ouviu falar o nome e que fará estágio no time azul calcinha etc etc, será que isso é estar no caminho certo??? Sei não hein chico…

  • Frederico Dantas disse:

    Acho que entre mortos e feridos o ano terminará tudo dentro da normalidade:
    1) O Cruzeiro não cai;
    2) O CAM não vai ser campeão;
    3) O América não sobe.

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia, fiz algumas observações sobre o empate de Cruzeiro e Grêmio:

    PONTARIA RUIM E RETRANCA GREMISTA – A falta de pontaria foi preponderante para impedir a vitória do Cruzeiro contra o Grêmio, no Mineirão, em partida válida pela 29ª rodada do Br2015. A rigor o time gaúcho ficou na defesa e só foi à frente para uma cobrança de falta em cruzamento para a área, quando Geromel perdeu uma chance boa de marcar na 1ª etapa e, em raro ataque gremista no 2º tempo, Giuliano chegou em velocidade pela direita e chutou para boa defesa de Fábio. Pelo lado do Grêmio foi só; o time gaúcho não exibiu futebol que justifique a posição que ocupa na tabela e, claramente, fez a opção de se retrancar para garantir pelo menos 01 ponto no Mineirão.
    CHANCES PERDIDAS – O Cruzeiro desperdiçou boas oportunidades na 1ª etapa, sendo 03 em chutes de Alano dentro da grande área, 01 em chute de Willian que bateu na defesa e 01 em chute de Leandro Damião, que bateu no travessão. Na 2ª etapa Willian Bigode errou um gol certo de cabeça, depois de ótimo cruzamento de Alano da esquerda (a bola bateu na trave esquerda do gol defendido pelo Grêmio), voltou a desperdiçar boa chance quando De Arrascaeta, que chutou fraquinho uma boa bola recebida na grande área e, por fim, perdeu a chance derradeira com o lateral Fabrício, que fez jogada individual e chutou para boa defesa de Grohe. Antes o Cruzeiro já havia perdido chance clara quando Willians fez jogada individual pela direita e arriscou um chute direto no interior da grande área (o melhor era passar a bola aos atacantes em melhor posição).
    DINÂMICA DO JOGO – O Cruzeiro fez um intenso 1º tempo e, na 2ª etapa, caiu de produção e teve mais dificuldades de superar a defesa do tricolor gaúcho. A queda de rendimento ofensivo acabou decretando o empate. De toda forma é preciso destacar a boa atuação ofensiva dos dois laterais (Fabrício e Fabiano), que participaram da maioria dos lances importantes na partida; no meio campo boa presença de Willians, Henrique e Ariel, que dominaram o setor, venceram as disputas contra os adversários e foram importantes na distribuição das jogadas. Na parte do ataque o time começou a forçar conclusões de longa distância, depois da metade da etapa final, o que se mostrou inadequado; melhor que chegar desequilibrado e insistir no chute (algo compreensível pela necessidade de vencer) é reiniciar a jogada e trabalhar a bola com mais paciência e qualidade.
    LEANDRO DAMIÃO – Vai ficando cada vez mais claro que a presença de Leandro Damião não é, definitivamente, uma boa para o time; demonstra um comportamento passivo, raramente vence uma disputa com os marcadores, ajuda pouco na marcação e mostra pouca qualidade para concluir as oportunidades. Mano apostou nele neste jogo como homem de referência na área e, na verdade, sua presença acabou mesmo foi ocupando um espaço e prejudicando a movimentação do Willian Bigode. É lamentável como um atleta que já esteve na Seleção Brasileira viva um momento tão ruim por tempo tão longo…
    FINALIZAÇÕES – Alano e De Arrascaeta precisam aprimorar o chute; o primeiro deve melhorar a qualidade da finalização e o segundo a potência. Um time que precisa somar pontos não pode perder tantos gols, sobretudo em lances tão próximos do gol adversário. Faltou um golzinho para fazer a alegria da torcida (29.294 torcedores); mais uma vez o incentivo ao time foi importantíssimo, bem como o reconhecimento da luta dos jogadores em busca do resultado.

  • Claytinho do Nova Vista-BH disse:

    O Mano é um bom organizador de time. Mas se não lhes derem material humano de qualidade, com o que ele tem lá em mãos, ele não conseguirá nunca montar um time de verdade, que possa brigar por algum título importante. ( Isso se conseguir escapar da terrível mancha esse ano… ).

  • Fausto Peixoto disse:

    Caminho certo???? meu Deus…….. “TA AMARRADO”………………….

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Nada a comemorar. Ainda faltam 8 pontos.

  • Julio Avila (mariana) disse:

    E a torcida do cruzeiro deu show de novo!apoiou o tempo todo!
    o time do povo segue na sua batalha!

    • Tarcísio Coimbra disse:

      Empata com os reservas do Grêmio dentro de casa e jogou bem e foi aplaudido. É a torcida mais conformada que existe. A casa tá caindo e os caras sorrindo

  • Julio Avila (mariana) disse:

    O cruzeiro com Mano é outro!ontem não deixou o gremio jogar em momento algum,venceu a chape que meteu 5 no palmeiras e massacrou o atletico no classico isso com 1 a menos,com 11 tinha sido goleada!é nois Mano!

  • Marcelo Mineiro disse:

    Concordo com você,Chico,o Levir já entrou pra história do Galo,muitos falam na volta do Cuca,mas prefiro mil vezes o Levir,o Cuca vacilou no brasileirão de 2012.

    Off-topic:Já está mais do que comprovado cientificamente que as constantes cabeçadas entre jogadores podem levar à encefalopatia traumática crônica,na minha opinião a solução pra esta questão seria proibir por regra que os jogadores de um time utilizassem a cabeça quando estiverem no campo do adversário,ou seja cada equipe só pode usar a cabeça na metade do campo que lhe pertence,assim um zagueiro pode usar a cabeça pra tirar a bola da área,mas um atacante não pode usar a cabeça pra fazer o gol,não existiria portanto os choques de cabeça,basicamente a cabeçada seria apenas um recurso de defesa.

  • Pedro Vítor disse:

    Compartilho da mesma opinião Chico

    Acho que neste momento, o Levir Culpi tenha respaldo suficiente pra não sair do comando do time. Não existe técnico com competência e vocação para aguentar o rojão que é ser técnico do Atlético, pelo menos no Brasil, tenho uma lista de grandes técnicos que teriam que provar muita coisa no Galo, por exemplo o Tite, que enfrentaria um choque imenso com sua proposta de jogo defensivo, com os gritos “Vai Pra cima deles”.

    O nome do Marcelo Oliveira, me agrada, mas não vejo nele um preparo pra pegar um clube da magnitude do Galo, ainda mais com esta passagem recente no Cruzeiro.

    No Brasil, hoje o Levir é o que mais trabalha com o que tem, no Galo a politica do clube, casa com a politica do técnico, os reforços, são sempre pontuais, e na maioria das vezes encaixam perfeitamente no time, como foi o caso do Tardelli em 2013, e Lucas Pratto em 2015, além do Douglas em 2014.

    E só lembrando que Corinthians recebe 60 milhões a mais de cota que o Atlético e não tem um time tão melhor assim, alias nem considero o time do Tite acima do Galo, tirando as ajudas extras campo, estariam ali disputando ponto a ponto com o Galo!

  • Thiago disse:

    Aves de mal agouro, seres de bico e pena, macumbeiros de quinta categoria do ‘eu a redito’ , simpatizantes do ‘time de borrões nas calças’ , torcidinha do time das goleadas (5×0 e 6×1) ganhem o campeonato antes de falar ‘mercadoria’!
    Qual a média de público da massa? No Mineirão nos últimos jogos só tenho visto médias acima de 25 mil com o time na zona de perigo!
    O time das frangas parece que vai conseguir encher o puxadim com fabulosos 18 mil!
    Que piada esse timeco!

  • Jr.Gam disse:

    Cruzeiro no caminho certo??!! só se esse caminho for a segunda divisão, que time ruim. Proximas partidas: Atletico PR e Fluminense. Z4 a vista.

  • Paulo disse:

    Sob o comando do Manu o cruzerin Não venceu os grandes: Galo, o péssimo time do Vascoe hoje o Grêmio. Venceu só timecos: Chapecoense, Figueirense e Coxa e está no caminho certo???
    E mais uma vez o cruzerin mostrou que tem Simpatizantes; jogo contra o Grêmio 4 h e ingresso a 20 reais e com uma campanha imensa da imprensa para as marias irem ao jogo e só 29 mil ???
    Uai sô cadê a tal “chixca azul?”

    • Alisson Sol disse:

      É emocionante ver a preocupação dos “supostos torcedores do Atlético-MG” com o Cruzeiro e seus “simpatizantes”…

      Pior não é isto: pior é que parece que já esqueceram o resultado do jogos deles com o Grêmio, no Mineirão, diante de quase 50mil pessoas…

      Deve ser bom ter memória seletiva assim, e escolher “o que queremos lembrar”. Junta-se a isto acreditar nas mentiras que eles mesmo inventam, e atleticanos devem ter a vida perfeita…

    • Ednei disse:

      Eles só se mobilizam pra jogar contra o Galo. Se o Galo não for campeão vai ser igual título pra eles esse ano.kkk

    • Claytinho do Nova Vista-BH disse:

      kkkkkkkkkkk

      Ôôôô Paulo…. Não sabia que vc além de pseudo-repórter policial, faz Stand Up Comedy também… rsrs

      Onde vc viu ingresso de 20 reais ??? rs

      E vc tá reclamando ( por nós… rs ) que foram “só” 29 mil ?? rs

      E a sua “massa” que com o time brigando na ponta, pelo título, tá pelejando pra colocar 10 a 12 mil no Horto… rsrs

      Fale-nos mais sobre a bandidagem azul… kkkkkkkkk

      E…. Continue na fila !!!!! rsrs

  • José Eduardo Barata disse:

    O que quer a imprensa , ou parte dela ?
    Criaram agora o tal Time do Povo , bem , vocês sabem .
    Mas o Fred Melo Paiva descobriu um erro de grafia : queriam dizer TÍMIDO POVO , mas aí saiu
    errado o escrito e ficaram com essa bobagem .
    Tem gente por lá já gritando “Aqui não” . Daqui a pouco gritam “Aqui é Galo ” . Cruzcredo !!!

  • José Eduardo Barata disse:

    E o Corinthians ? É esse o líder do Brasileiro ? Cantado em prosa e verso como um timaço , futebol
    moderno , “compactado” ?
    Time covarde , isso sim . Burocrático . Sem brilho . Robotizado . Se é para esse lado que querem levar o futebol , com essas teorias de computador , estamos a ver o fim da magia do esporte .
    Para os amantes do futebol , da graça , da intuição , das surpresas , nada como ter visto a Chape
    aplicar uma goleada p’ra cima do Palmeiras .
    O gol do Apodi , em tabela rápida desde o seu campo , foi simplesmente fantástico .Imaginem se
    fosse o time do Itaquera a fazê-lo ?

    • Rafael disse:

      E a Globo, na chamada/comercial para o jogo de ontem do time dos juízes, já considerando o Curintia campeão? Levir deveria usar esse vídeo para motivar seus jogadores.

  • Rafael disse:

    Chico, veja isto:

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2015/10/fabio-revela-drama-pre-renovacao-de-contrato-me-imaginei-em-outro-clube.html

    Alguns jornalistas têm que ter mais bom senso e responsabilidade na hora de escrever… quer dizer que o Fábio passou drama? Drama? Drama quem passa é quem mora na rua, numa favela, numa casa de madeira, quem está desempregado, quem não como estudar, quem passa fome, quem tem que conviver com a violência diariamente, quem convive com tráfico, quem tem viciado na família, gente doente sem ter como tratar… não um cara que ganha mais de 500 mil por mês! Faça-me o favor!

    • jardel disse:

      Excelente opinião, faço a suas palavras as minhas. Hipocrisia desses jornalistas. Meu cunhado esta desempregado, meu tio também e ó Fabio que passa Drama. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…., so rindo mesmo.

    • José Eduardo Barata disse:

      Essa turma criou um mundo irreal . Não sei como pode existir e persistir uma imprensa como essa ,
      que trata jogadores de futebol como “coitados” , à espera de um favor , de uma benemerência por
      parte dos clubes , para “garantir o seu futuro” .
      Qualquer zé mané do mundo da bola nos grandes centros já começa com salário acima de R$50 mil
      por mês .
      Uma casta . Uma elite . E defendidos por esses jornalistas sem noção .

  • Rafael disse:

    Falando em montar time para o ano que vem, o Galo deveria contratar o atacante Henrique Almeida, do Coxa, que foi das seleções de base, revelado pelo São Paulo, passou pelo Sport.

    E Chico, você viu que o centroavante Túlio de Melo, revelado pelo Galo mas que nunca chegou a jogar pelo profissional pelo clube, está na Chapecoense e marcando gols? Jogou acho que na Suécia, na França, na Espanha… e dizem que é bom de bola. Pois é, a Chapecoense teve como repatriá-lo… e o Galo não? Ou não se interessou ou nem ficou sabendo? Será que o Levir prefere o Carlos? Carlos é só para jogar contra o Cruzeiro.

  • Marcão de Varginha disse:

    Levir realmente é um bom técnico mas como humano que é comete erros grosseiros falando que o plantel do Galo é bom e que não necessitava de reforços, e ainda auxiliou na liberação de peças importantes que estavam recuperando seu futebol, como o Maicosuel.
    – O atual plantel do Galo é bom, mas precisa urgente de reforços pontuais que cheguem para ser titulares, visto que está à passos largos para classificar-se para Libertadores 2016; também necessita-se liberar algumas peças que não estão apresentando seu melhor futebol e dar mais chances à alguns contratados e pratas da casa (Eduardo, Uilson, zagueiro Tiago…), e treinar exaustivamente àqueles atletas que erram demais nas finalizações à gol (Carlos, Geovanni Augusto…).
    – Com humildade podemos chegar lá… boa sorte, Galo!

    • ita disse:

      Levir está certíssimo em vir a público e dizer que não precisa de reforço, ou acha que ele deveria dar desculpas às derrotas por falta de elenco? E perder o vestiário de lambuja?

      Errado foi a diretoria em contratar errado (cárdenas enganação), liberar jogador (maicossuel) e confiar em jogador que tentou sair e só nao foi porque o outro time nao quis (guilherme) e nao contratar para repor. Técnico nao manda na diretoria.

    • Pedro Vítor disse:

      Marcão, comete erros, e os discurso dele de boa praça, as vezes é uma chatice. Mas isso faz parte da experiência do Levir.

      O Galo teve de apertar o cinto em 2015, saiu o Tardelli, Rever, Maicossuel, Jô, André, Guilherme, fizeram uma limpa, e o nível continua lá em cima, o clube continua a ser referencia, e deve ter economizado uns 3 a 4 milhões de folha de pagamento, e os sucessores são todos jogadores novos, que o Levir foi ajustando, caso do Patrick e Giovanni Augusto, o Levir teve total competência.

      Mas ainda sim, falta um jogador tipo o Maicossuel, que naquele momento destoava do resto pra elevar o moral do time, tirar um coelho do chapéu nas situações mais difíceis.

    • Marcelo Andrade disse:

      Quem acredita nas palavras do Levir, de que não necessitava de reforços, ou é inocente ou é tolo. CLaro que Levir disse isso para não perder o grupo, os jogadores que ficaram. Levir pressionou a diretoria pra repor. O que faltou foi grana mesmo. Sorry.

  • J.B.CRUZ disse:

    A NATA da COPA BRASIL estava em campo hoje: 2 TETRA-CAMPEÕES..Só podia dar empate..
    Jogaço !!..

  • Félix Mota disse:

    Quando o “hôme” do apito não dá um empurrãozinho, num vai mesmo.

  • márcio machado disse:

    essa diretoria do galo,se não contratar pro ano de 2016,de novo não vamos ganhar nada,se esses amadores tivessem contratados pelo menos mais (4)jogadores,hoje seriamos campeões da c.brasil ou brasileiro,más esse presidente de mer do galo,como sempre pensou pequeno,não tem ambição de vencedor.babaca.

  • Stefano Venuto disse:

    Pelo visto o Levir deve ficar, mas futebol hoje é muito mais elenco do que treinador, tendo em vista que o nível da maioria é o mesmo. O cruzeiro fez hoje, o que a maioria dos times da parte de baixo da tabela estão fazendo, pressionam, pressionam tomam um gol e o esquema cai por terra, ele só não tomou o gol, perdeu vários por ruindade.