Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A competência do Mano Menezes derrubou minha teoria sobre a qualidade do elenco do Cruzeiro

Dizia o presidente Itamar Franco que “os números não mentem, mas os mentirosos inventam números”. Ou seja, a simples matemática não explica nem justifica tudo, mas pode dar parâmetros ou argumentos para serem usados de acordo com a vontade e necessidade do “freguês”, que nem sempre tem razão. Dou a mão à palmatória em relação ao que escrevi quando o Vanderlei Luxemburgo foi demitido. Eu achava que o elenco do Cruzeiro era muito fraco e o time melhoraria apenas nos jogos iniciais com Mano Menezes, por questões de motivação extra, comum em toda mudança de treinador. Mas que na sequência voltaria a se arrastar, alternando boas e más exibições. Mano tem 59,26% de aproveitamento, mas não é apenas este fator que atesta a competência dele e o quanto ele soube aproveitar o grupo que tem nas mãos. Nos primeiros jogos o time venceu, mas se arrastava. Na sequência a evolução foi nítida, com futebol bonito de se ver, e sistemas defensivo e ofensivo trabalhando em sintonia, em alta velocidade. Luxemburgo e Marcelo Oliveira tinham os mesmos jogadores, mas não conseguiram isso.


» Comentar

Comentários:
14
  • Claytinho do Nova Vista/BH disse:

    Já eu continuo achando o elenco do Cruzeiro muito fraco sim. Os jogadores estão se esforçando um pouco mais, o Mano conseguiu sim pelo menos implantar um padrão de jogo, mas o elenco continua muito limitado. Espero que a Diretoria não se iluda com essa sensível melhora na base do “desespero” que o time teve e ache que já tá bom e só com isso que tá aí daria pra encarar o próximo ano. Aí será outro sufoco como esse ou até pior.
    Tem muito, mas muito jogador no elenco que tem que sair logo. E os que vierem tem de ser de qualidade realmente. Senão será outro ano perdido.

    E não é porque somos o atual Bi-Campeão Brasileiro, que vamos dar um tempo se contentando só como figurantes… Queremos é mais !!!

  • Cristiano disse:

    Cabuloso esse monte de Franga comentando assuntos do Maior de Minas. Justamente quando um jornalista “delas” resolve quebrar os paradigmas da imprensa galinácea e comentar de forma correta sobre o Cruzeiro. Muito curioso…

  • luiz ibirite disse:

    o que vem acontecendo no cruzeiro, chama-se trabalho.

  • leandro fabricio disse:

    Os enseadenses adoram falar do levir culpi, mas o unico titulo importante que o maninho tem é uma copa do brasil com o corinthians kkkk

  • leandro fabricio disse:

    Ano que vem o mano vai ficar no enseada???? Que coisa boa, é sinal que não vão ganhar nada em 2016…

    esse mano é ruim demais…

  • Bernardo Vasconcelos disse:

    Quer dizer que Marcelo e Luxemburgo não servem para o Cru cru? E Mano sempre fazendo sucesso por onde passa, recusou muitas ofertas de emprego e preferiu o Cru cru. Conto da Carochinha. Simplesmente o Cru cru tem forças externas, suficientes, pra não cair.

  • Marcão de Varginha disse:

    Tanta “rasgação de seda” prum técnico considerado incompetente pra seleção brasileira, e que saiu pelas portas de fundos do SCCP. Dura realidade!

  • Thales rosa disse:

    Mano vem calando minha boca….. Tomara q a barca de seu empresario nao chegue anl q vem…

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia, concordo em parte.
    O trabalho do Mano Menezes realmente vem sendo bom e ele soube equilibrar o grave problema de manutenção da posse de bola e a armação.
    Enquanto os antecessores insistiram em recuar Willian Bigode e Marquinhos (que eram opções de velocidade ano passado) para o meio campo Mano preferiu estruturar o meio com três marcadores (Willians, Henrique e ACabral) e soltar mais os laterais em apoio aos três jogadores mais adiantados.
    Mano revisou aos poucos o aproveitamento de Mayke, Mena, Charles, Marquinhos, De Arrascaeta e Leandro Damião (demorou muito para sacar os dois últimos).
    A formação atual tem sido a conta do chá e para o CEC alçar voos vitoriosos serão necessárias outras intervenções, sobretudo com jogadores que tenham um poder de criação e conclusão mais efetivos.
    Acredito que o maior diferencial neste momento tem sido a preparação física, pois o nível de competitividade do CEC em alguns momentos estava muito abaixo do ideal. Em vários jogos o time foi batido porque alguns “cavalos cansados” perderam disputas contra adversários. penso que o elenco é limitado e precisará de reforços e liberações em vários setores para o ano que vem.
    Quem chegará não sabemos e é inequívoco quem não tem bola para ficar (mas vamos aguardar).

  • Frederico Dantas disse:

    O objetivo deste ano está cumprido. O Cruzeiro, clube de primeira, não sai da primeira divisão. Continua na seletíssima galeria de “incaíveis”.

    Já está mesmo na hora de pensar em 2016 que, espero, seja parecido com o biênio 13/14.

  • Julio Avila (mariana) disse:

    Mano fez curso na europa com os melhores,o cruzeiro para 2016 precisa de 4 jogadores e só,se o Mano tivesse chegado no lugar do Luxa o cruzeiro estaria no g4.
    hoje só curintia e santos jogam melhor que o cruzeiro,quer um ex?contra ateltico e gremio o cruzeiro foi absolutamente melhor e não venceu por detalhes.é nois Mano.

    • Pedro Vítor disse:

      Mano a única coisa que fez foi mudar os laterais, tirou os alas e colocou laterais, melhorou o time um pouco, e o Willian vive boa fase, onde ele chuta pra lua, e a bola entra.

      Pra chegar no G4 acho que precisa de mais, Palmeiras, Santos, Flamengo, Internacional, São Paulo, Grêmio, Ponte Preta e Sport já tiveram esta fase em que o Cruzeiro de Mano vive, e nenhum deles esta garantido no G4.

      Pegar campanha de técnico, e transformar os números em números favoráveis é a especialidade da imprensa local, isso vende jornal.

      Pra mim quando o time atingir os 46 pontos, que matematicamente é numero exato pra não correr nenhum risco de rebaixamento, o elenco relaxa, e começará o vestibular dos que fica e dos saem, o resto é farinha pra encher o saco!

      Este negocio que Mano estudou na Europa é maior balela que a gente escuta todo dia, Dunga estudou na Europa, Tite estudou na Europa, Vanderlei Luxemburgo foi o primeiro a lançar esta anedota há uns 10 anos atrás, e todo mundo fica repetindo, ate alguém da importância pra coisa.

      O negocio é que Marcelo foi fritado pela diretoria, e o Luxemburgo perdeu o comando do time, assim como perdeu comando do Flamengo, do grêmio, do Fluminense e por aí vai, fizeram um complô entre jogadores e o Luxa caiu, complô este que faz o time subir na tabela neste momento!

      • Julio Avila (mariana) disse:

        eu não disse que luta pelo g4,disse que se o Mano tivesse assumido quando o Luxa assumiu ai sim estaria no g4 e sobre estudar na europa vc está enganado meu caro,o curso que mano fez foi da UEFA e é um curso onde vc precisa passar por todos estagios se não vc não é formado,diferente de outros treinadores que vão pra la ficam 1 semana vendo treinos e tirando fotos com atletas renomados!
        e quem não enxerga oque o Mano fez com o time do cruzeiro pode procurar outro esporte,Mano é o único responsável pelo bom momento do cruzeiro.

        • Pedro Vítor disse:

          Tá ok.

          Com reforços com certeza o time vai melhorar, mas isso não é só no Cruzeiro, é no Flamengo, é no Santos, é no Galo, no Corinthians, em todas as equipes.

          Eu acho o Mano um bom treinador. Suas equipes são organizadas, tomam poucos gols, e também fazem poucos gols.

          Dá pra ver que ele melhorou o aspecto tático, ele encostou o Maike, colocou o Ceará e Fabiano pra jogar, fechou o lado direito, depois fechou o esquerdo com o Fabricio, colocou pegada no meio de campo, e vive da boa fase do Willian, que vem decidindo várias partidas.

          Isso tudo é mérito do Mano!

          Só não caio neste papo de estudar na Europa, não embarco nesta história.