Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O futebol deve ser a maior caixa de ressonância da falta de educação reinante no Brasil

Haja paciência para tanta intolerância e desrespeito no Brasil, e possivelmente, o futebol deve ser a maior caixa de ressonância dessa grosseria, falta de educação e maldade. Muitos comentários que recebo no blog são um retrato disso. Deleto centenas, mas publico muitos, para mostrar aos leitores a quantas anda a educação e a forma de pensar de muitos patrícios. Um dia ainda publicarei um livro sobre a experiência de se manter um blog e este será um dos temas. E não há distinção de cor de camisa. Qualquer clube tem adeptos de comportamento deplorável. Respeitar o direito de opinião é o mínimo que se espera de alguém educado. Se alguém pensa diferente de mim, paciência. De repente pode estar certo. Afinal, ninguém é dono da verdade, e como diria Fernando Pessoa, “a verdade tem duas faces”. Ou como diz o professor Carlos Hilsdorf: “o verdadeiro teste para nossa inteligência está na capacidade de abrigar, ao mesmo tempo, duas ideias contraditórias e continuar raciocinando.”

Hoje recebi e publiquei este comentário aqui no blog: “… os jornalistas que querem a permanência do Levir são simpatizantes do cruzerin é claro, inclusive o do programa bastiZEIRO …”

Fazer o quê, né!? Optei por ser jornalista, tenho enorme prazer nesta profissão, mas também sei que tenho de agüentar essas coisas. E mantenho a minha opinião: Levir Culpi é excelente e caso permaneça no Galo será ótimo para o clube. O que não quer dizer que, se não renovar, o substituto também não seja igual ou até melhor do que ele. Os profissionais, os jornalistas e os torcedores passam, o clube fica.

Difícil é agüentar grosseria e falta de educação!


» Comentar

Comentários:
42
  • Marcello disse:

    Prezado Chico, há algum tempo acompanho o blog e vejo que suas crônicas e comentários são muito bons. Não gosto muito de manifestar minha opinião publicamente pois temo que isso vá gerar discussão uma vez que o mais difícil no ser humano é racionalizar e respeitar opiniões. Você, entretanto, é jornalista e como tal deve sim expressas suas opiniões e comentários sem medo. ESta é a sua vocação. Continue na luta sem desanimar, pois pra pessoas que gostam do blog ele é muito importante

  • Lucas Henrique disse:

    Entendo que, se o Levir ficar, é necessário melhor empatia com o torcedor. Deve abster-se da pirraça e rever seus conceitos sobre futebol. Time nenhum joga aberto dessa forma que o Galo joga. Melhor critério na formação da equipe, quando o cara tá bem, ele saca. Melhorar as mexidas durante a partida, menos folga e mais concentração. Outra coisa, necessita de melhor afinidade com os atletas, principalmente, as estrelas.

  • Ronildo Fonseca disse:

    Chico, de vez em quando, faça críticas aos escritos de alguns Cru crus também, falo assim, porque somos chamados constantemente de nomes pejorativos. Foi só você postar uma censura a um comentário atleticano, embora também não concorde com o que o torcedor escreveu, encheu de post dos rivais pousando de bonzinhos. Aqui somos todos iguais, todos ofendem, tem torcedor que quando está perdendo é um gentleman, más é só o Galo fracassar, soltam suas garrinhas.Tem outros que só escrevem para censurar, como se fosse um Deus Como você mesmo gosta de dizer, não há virgens neste espaço. Uma das primeiras medidas a ser tomadas, seria, cada qual escrever nas reportagens do seu clube. Acho que haveria menos agressões. Fato, nenhum de nós aceitamos zoeiras e percebo muito mais intolerância do lado de lá. Em tempo, a intolerância é tanta, que já vimos muitos blog, simbolicamente espaços atleticanos, acabarem por causa da falta de educação.

  • Marcão de Varginha disse:

    Para não dizer que não falei das flores, torcedor de qualquer clube raramente é imparcial, pois, quer o melhor para si e o pior para o adversário. Há torcedores que pousam de “santos” corrigindo sobremaneira os dizeres do adversário, e quando seu time está uma draga, de repente o “santo” some e “coincidentemente” reaparece quando seu time aspira algo melhor do que seu atual plantel pode oferecer-lhe.
    – Em suma, torcedor é passional e à vezes consegue a façanha de emitir sua opinião com imparcialidade… se soubéssemos argumentar sem polemizar seria uma proeza! Mas…

  • Guilherme Dantas disse:

    Chico, infelizmente, existe um pessoal extremamente mal educado que não sabe respeitar a opinião alheia.

    Discordo da sua opinião de se manter o Levir Culpi, apesar dos números dele serem excelentes como treinador do Galo, no entanto, o futebol do Galo não foi bom. No primeiro turno tivemos lampejos de bom futebol, mas no segundo turno vimos um time previsível, que sofre contra qualquer equipe que tenha uma marcação mais forte e toma contragolpes absurdos durante o jogo todo.
    O Galo foi campeão mineiro sobre a Caldense jogando pior que a Veterana e vencendo com um gol irregular. A primeira fase da Libertadores foi muito ruim. Passamos para a segunda fase na tábua da beirada. Fomos desclassificados para o Figueirense na Copa do Brasil jogando um futebol tenebroso. Na verdade o futebol brasileiro está tão nivelado por baixo que o segundo colocado da competição é o Galo.
    O Galo dos jogos em casa na Copa do Brasil de 2014 é memorável, mas o Galo de 2015 é um time preguiçoso, previsível, inconsistente, é time que se acha, mas joga um futebol fraco.
    O Tite mostrou pro Galo o que é um time bem treinado em pleno Independência.
    Acho difícil o Galo conseguir trazer alguém melhor que o Levir no cenário brasileiro, mas acho válido mudar a mentalidade do time, especialmente na marcação ou não ganharemos mais nada.

  • Julio Avila (mariana) disse:

    Levir ja mostrou seu potencial! porque o Kallil o chamou? para arrumar a bagunça que estava tomando conta do clube,R10 e cia não rendia e ainda leva gente com ele,Levir chegou organizou o clube e foi vice campeãp brasileiro com um grupo ao meu modo de ver que não teria chance de ser campeão!se Levir sair do atletico 5 minutos depois esta empregado de novo!

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Chico,
    pode ter certeza de que quem faz este tipo de comentário é o mesmo camarada que joga lixo na rua. Simples assim. E o pior é que esta espécie está só aumentando, diante do desprezo de nossos governantes (em todos os níveis) pela educação. Pobre Brasil!

    • Mário José disse:

      Educação vem do berço, ou seja, se adquiri em casa.
      Na escola se obtém conhecimento.

      Dizer que as pessoas são mal educadas por culpa desse ou daquele governante é miopia política. A maioria dos meus parentes vivem na roça, não têm conhecimento formal adquirido nas escolas e nem por isso, são pessoas mal educadas.
      A falta de educação no trato com as pessoas, quer seja pessoal ou virtualmente, advêm do fato dos pais terem abdicado da educação dos seus filhos para poderem trabalhar cada vez mais. Sendo assim, quem educa os filhos hoje são, as babás, a televisão, a internet, os amigos na escola e os memes recebidos via redes sociais.
      Povos nativos, em sua maioria e em diversas partes do planeta, não têm educação formal e nem por isso, são pessoas mal educadas.

      • Alisson Sol disse:

        Mário José,

        Permita-me discordar. Você deve saber que muitos “povos nativos” se extinguiram sozinhos. Exatamente por não terem o “conhecimento” que se adquire na escola hoje. A maioria das tribos tinham de ir “subindo o rio”, pois defecavam nas margens e logo tornavam o local onde habitavam impossível de ser viver (ou você acha que foram subindo até o topo dos Andes por esporte!).

        Concordo que, em uns 80%, a falta de educação atual vem dos pais. Mas a escola tem grande papel também. Lembre-se que existem países onde, após guerras devastadoras, muita gente nem tinha “família”. Imagine a Coréia do Sul, depois da segunda guerra. Você vai culpar os pais de um país onde a maioria das crianças é órfão pela “falta de educação”? Agora, veja o que ocorreu quando o governo investiu em educação.

        A Inglaterra mesmo, onde nasceu a “educação” que temos hoje, teve a mesma prioridade após a segunda guerra. Foi a Rainha Vitória que insistiu com o seu primeiro-ministro para que criasse a escola para todos. Antes disto, pobre não tinha escola, e simplesmente estava condenado a trabalhar a partir de quando conseguisse. Era comum pobre esperar a criança completar 5 anos para “ganhar um nome”, pois a mortalidade infantil entre pobres era tão grande que não se sabia se iam sobreviver. Depois da segunda guerra, o país passou fome, mas reconstruíram as escolas primeiro, com lanche para as crianças “da próxima geração” na sofrerem com subnutrição. Você sabe por que é impossível acabar a monarquia inglesa antes da Rainha Elizabeth morrer? Por que a população idosa sabe que ela passou fome junto com eles durante e depois da guerra. Imagine o nível de ligação entre pessoas que passaram fome juntas. Você acha que no Brasil, se houvesse racionamento, nossos governantes iriam cumprir?

        Não se pode simplesmente “culpar os pais”, ou babás, ou TV, ou Internet.

    • Claytinho do Nova Vista/BH disse:

      Caro Renato – 7 Lagoas,

      Vc foi cirúrgico em seu comentário. É exatamente isso. Parabéns !

      Abraços

  • Jorge disse:

    Chico apartir de agora eu prometo á não ficar p…to
    com torcedores de outro time que com tantas noticias
    do time dele resolvem perder tempo com o meu GALO
    que quando eles postarem comentário sobre o Galo,eu
    continuar como sempre fiz(ignoralos como sempre fiz)ok

  • Jorge disse:

    Só para entender a alma do ATLETICANO
    Voçês viram o depoimento de um torcedor
    do Galo de Mariana que perdeu uma coleção
    com 78 camisas quem for Atleticano vale apena
    ver se emocionar e claro tentar ajudar,Alô diretoria
    Adriana Branco vamos fazer uma campanha para
    resgatar a autoestima deste irmão Atleticano vamos lá

  • Claytinho do Nova Vista/BH disse:

    Ôôôô Chico Maia…

    Desanima não sô… rsrs
    Seu Blog é da melhor qualidade ! Há anos que se tornou um ponto de encontro virtual quase que obrigatório, de muitos que te prestigiam.
    E claro que como em qualquer outro Blog, vai aparecer de tudo !

    Mas as pessoas “de bem” que acompanham o Blog há mais tempo, já sabem quem é quem por aqui. E a questão principal é sim de educação. O que explicitamente alguns por aqui, já figurinhas manjadas, demonstram não ter. Comentando as vezes agressivamente, com ofensas que vão desde as banais até as morais.

    Mas como “esses” não se tocam nem se desenharmos pra eles ( Afinal, não querem enxergar justamente por talvez isso aqui ser a única tentativa de auto-afirmação que um pseudo-anonimato possa dar pra um ser tão desqualificado… ), não tire-os como parâmetro para não rebaixar o nível do seu Blog. Esses Graças a Deus são as exceções. A maioria que participa é gente educada e que sabe conviver com as diferenças, principalmente de opiniões.

    Abraços

  • Amaury disse:

    Chico, imagino como você deve sofrer, atuando numa área onde predomina a paixão, parcialidade, ódio e incapacidade de análise objetiva e imparcial. Muitas vezes tenho vergonha de gostar de futebol (sou CRUZEIRENSE incorrigível), principalmente nos últimos dias, onde a palavra de ordem é a agressão, seja verbal ou física. Aqui no blog, mesmo com os seus filtros (fiquei sabendo agora), deparamos com as mais inequívocas expressões e exteriorizações dos sentimentos mais primitivos de ódio, inveja, parcialidade, etc. Tem torcedores que simplesmente não admitem a existência de time rival; chega ser patético, pois se não houver rival, adversário seu time acaba. Quanto mais forte é o adversário, mais nos preparamos para vencê-lo. Lembro que foi só o Atlético cair para série “B” o Cruzeiro quase seguiu os seus passos anos seguintes, etc. Outra coisa, com todo o respeito às opiniões diferentes, não consigo acreditar nessa história de “bandidagem azul”, “impressa pretoebranco”, etc. Há bandidos em todos os lugares, torcidas, partidos, etc. Se eu como Cruzeirense começar a enxergar erros e bandidagens só na Galoucura e/ou parcialidade na imprensa só para o lado do Atlético eu já começo a demonstrar minhas deformidades psicológicas, ético-moral ou capacidade de convivência com as opiniões diferentes e qualidades dos adversários e erros do meu time. Penso que a saída é preocuparmos mais com o nosso time (seus defeitos e limitações) e menos com o adversário. Deixar para provocar sadiamente depois das vitórias sobre eles. Chega ser engraçado quando torcedor aqui não consegue escrever o nome do time adversário (só usa apelido depreciativo) e atribuem todos os defeitos ao adversário e torcida dele, enquanto dar a entender que o seu time e sua torcida beiram a perfeição.Somos todos iguais, quase sempre, nas qualidades e defeitos. É possível uma convivência sadia, respeitosa, mesmo querendo vencer sempre o rival. Por fim, como quero ver o América na elite do futebol brasileiro (chegando lá e FICANDO e não retornando no ano seguinte para a segundona).

    • edson dias disse:

      Oh…

      Esse foi um dos comentários mais perfeitos que eu já vi no blog em todos os tempos, viu?? Parabéns ao sempre sensato, cordial e educado Amaury!!

      • Amaury disse:

        Prezado Edson Dias, obrigado pelas palavras generosas! Devemos desfrutar a paixão pelo futebol com respeito e nos esforçar (não é fácil, pois cada um ama o seu time e quer vencer o rival. Eu mesmo seco o galo muitas vezes) para o fazer com equilíbrio e o mínimo de parcialidade. Se é que isso é possível. Há quem duvide dessa possibilidade; inclusive aqui neste espaço. Respeito quem pensa assim e de repente estou errado e sendo muito pretensioso. Abraço!

    • Claytinho do Nova Vista/BH disse:

      Grande Amaury,

      Texto praticamente irretocável este seu. Parabéns !
      E o engraçado é que os geralmente mais “agressivos”, num tópico como este nem se manifestam. Será por que né ??? rs

      Abraços

      • Amaury disse:

        Claytinho (permita-me a intimidade,rsrs), obrigado pelas palavras amigas! Olha, pelo menos esforço, ao emitir minha opinião e análise sobre os fatos. Procuro sempre me colocar no lugar das pessoas a quem me refiro; SEMPRE. Isso facilita as coisas. Claro que aqui ou acolá nossas imperfeições mostram suas garrinhas. Mas tenho grandes amigos atleticanos (minha Mãe e irmão são atleticanos. Este é apaixonado como todo atleticano,mas nunca o vi ofender o Cruzeiro ou cruzeirense. Nunca).
        Clayton, tenho sentido falta aqui no blog do Dudugalomaio. Sempre gostei de ler os comentários dele. Até sua provocações não são ofensivas. Tem notícia dele?
        Abraço!

        • Claytinho do Nova Vista/BH disse:

          Grande Amaury !

          É isso aí meu amigo. Como eu sempre falo, a gente sabe quem é quem por aqui…

          Quando ao nobre Dudu GALOMAIO, está bem Graças a Deus ! Ele meio que cansou de algumas coisas que envolvem o futebol, continua torcendo fervorosamente pelo seu Atlético Mineiro, mas tá evitando estresse… Ultimamente nosso contato tem sido via WhatsApp, por onde batemos nossos papos, trocamos alguns “vídeos didáticos” ( rsrs ) e o que menos conversamos é sobre futebol. Vou externar a ele a sua lembrança ! Num demora a gente consiga arrastá-lo de volta aqui pro Blog… rs

          Abraços

  • Mário José disse:

    O Atlético não marcou nenhum gol de falta no campeonato brasileiro.
    O Atlético não tem uma jogada ensaiada.
    O Atlético não tem alternância ou variações no esquema tático durante o jogo.
    TODAS as alterações durante a partida são previsíveis.
    O técnico atual não lança jogadores da base.
    Enfim…Levice é horroroso !!!
    Tomara que esta seja a sua última passagem pelo GALO.

  • Alexandre Magno Barbosa disse:

    Bom dia Chico, nestes últimos dias tenho me esforçado para lembrar os grandes jogos que o Galo fez este ano e as grandes vitórias que teve, a memória não está boa ou realmente isso não aconteceu, ficamos no quase ‘jogão’ contra o Inter na libertadores e contra o Corinthians no primeiro turno do brasileiro, mas as vitórias não vieram neste jogos. Apesar disso, de não encontrar em minha memória um grande jogo no ano, apesar de sofrermos duas derrotas por goleadas iremos terminar o campeonato em segundo lugar, mais uma libertadores a disputar. Apesar do quase nos últimos anos, estamos melhor do que nas décadas passadas que disputamos apenas 4 libertadores. O Levir não é nenhum gênio, mas com ele estamos novamente na parte de cima da tabela, estamos tendo a oportunidade de sonhar, ao contrário de anos atrás em que tinhamos um pesadelo por rodada.

    • Silvio Torres disse:

      Alexandre, também sou dos que acham que o Levir tem que sair, claro que para trazer um técnico melhor, mas o galo fez sim grandes jogos este ano. Existem títulos estaduais que “valem” e outros que “não valem”. O deste ano, por exemplo, valeu. Ninguém, seja atleticano ou cruzeirense, vai esquecer os gols espetaculares do Pratto na virada das semifinais. No brasileiro, as vitórias sobre o Inter, 3×1 em Porto Alegre, Sport 2×1 no Mineirão (que disputava a liderança), São Paulo 3×1 Mineirão e Flamengo 4×1 também foram grandes atuações e serão sempre lembradas.

  • Marcus Vinícius disse:

    Esse Paulo é um mala, sem educação, crítica tantos programas de rádio e tv, fica a pergunta, se não gosta por que assisti ?

  • Thiago Schubert disse:

    Olá Chico,

    Faço ideia das besteiras que você tem que ler diariamente, tomara que os bons comentários(acredito que seja maioria) faz valer a pena.

    Abçs.

  • Aloisio disse:

    Bom dia Chico,

    viva a liberdade da imprensa, viva a liberdade de expressão, viva a democracia e viva a educação que começa no berço, a Venezuela está logo ali para quem não gosta de liberdade.

  • Pedro Vítor disse:

    É por essas e outras que aprendi, e curto ate hoje os conselhos do mestre Raul Seixas

    “Quem não tem colírio, Usa Óculos Escuros”

    Bom Dia Chico!

  • Marcelo Satch disse:

    É Chico….. vc tem toda razão….. sempre tem um ou outro com pedras nas mãos esperando por um desavisado que ousa emitir uma opinião diferente. É sinal dos tempos…… não precisava ser assim.
    Bom, de qualquer forma, acho que a tal bandidagem azul vai ficar sem ser citada por aqui, por algum tempo….

  • Luís Cláudio disse:

    É Chico, como você bem disse, do outro lado também tem. E não é só jovens não. Somente seus títulos é que valem e como se não bastasse, discordam e atacam os torcedores adversários. Entendo que, quem coloca “farol alto” o recebe também. A muito tempo os atleticanos vem sendo “vidraça” em muitos blogs, é tanto que as reportagens do Cruzeiro recebem poucos posts, já o do Galo, recheada de azuis. É só observar!

  • Rodrigo Assis disse:

    Atleticano sempre elege um Cristo pra crucificar, normal. Esse ano alguns estão pegando no pé do Levir e outros do Dátolo. Os caras são bons profissionais, dedicados e estão trabalhando duro. Eu como atleticano também tenho um cristo eleito que no caso é o Rocha.

  • Carlos Santana disse:

    Quanto ao respeito as opiniões concordo com você,mas,vocês jornalistas deletam muitas opiniões e não agressões dos leitores só pelo fato da discordância ideológica .

  • leandro fabricio disse:

    Também já cansei de falar isso aqui, os caras não sabem discordar sem apelar pro lado pessoal, se vc mostrar que tem um pensamento diferente de gente aqui no blog, o cara trata o caso como se fosse pessoal e começa a implicar com tudo que vc fala aqui…

    Mas o blog é excelente e vamos seguir adiante, mesmo com essa gente por aqui…

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Chico vc comentou alguma coisa no video para o Juiz no futebol, na Autralia Rugby League alem de 2 linesman ( banderinhas ) mais 2 arbitros no campo foi implantado o video Referee. A ideia inicial seria so para validar ou nao o try ( gols , pontuacao ) hoje o terceiro juiz que fica no video ja passa informacao de alguma coisa que os 2 Juizes nao marcaram, os juizes ficaram preguicosos, nunca tomam uma decisao, sempre pedem o auxilio do video referee, e bom pq passam o lance no telao inumeras vezes em todos os angulos ate toamarem uma decisao e o publico vibra de acordo com o que o video vai mostrando. So que os Juizes agora comecaram a olhar o lance deste o inicio da jogada, o que eu acho um absurdo pq ja invalidaram pontos por lances que aconteceram a quase um minute antes try. Ai fica a pergunta vai chegar a um ponto que vao olhar o jogo todo num videio para decider o resultado muito depois do jogo realmente acabado ?? Vale a pena ??

  • Paulo de Tarso Lins de Oliveira disse:

    Chico, o argumento desses imbecis é sempre o mesmo. Quando critiquei, no twitter, a postura dos atleticanos que comemoravam a saída do Guilherme, uma atleticana me acusou de ser cruzeirense. Agora o “vilão” é o Levir. O Fred Melo Paiva também já falou desse tipo de “torcedor”. É um sinal dos tempos: má educação e truculência andando juntas!

  • luiz ibirite disse:

    é chico maia em toda profissão tem de tudo, trabalho no comercio e todos os dias tenho de aguentar cada mala, de vez em quando nao aguento e acabo sendo chamado atenção por minha esposa (trabalhamos junto) neste espaço tem muita gente bacana que deixou de comentar por causa de alguns malas que so querem tumultuar.

  • Carlos Santana disse:

    Acho o Levir um bom treinador, mas ele precisa criar mais opções táticas e precisa melhorar o poder de marcação do time, é impressionante como o galo toma gols,acho que ele é sim muito culpado nesse ponto.

  • Frederico Dantas disse:

    E ao CAM neste Brasileiro faltou bater o Corinthians para ser campeão. Mesmo se esquecerem os tropeços lamentáveis, se tivessem vencido os dois jogos contra o virtual campeão estariam, hoje, um ponto à frente dele.

    • Luís Cláudio disse:

      Caro Fred, quando o Corinthians ganhou do Galo, eles tinham 8 pontos de frente e ali eu já não acreditava. Jogou sob pressão, perdeu o jogo, porque se atirou ao ataque no 1º tempo, o gol não saiu e faltou gás no 2º. Mas, o que mais atrapalhou o Galo neste Brasileirão, perdeu 6 pontos para o limitado CAP, perdeu 5 pontos para o Grêmio e o Santos em casa, derrota pra Chapecoense com gol de mão do Apodi nos acréscimos e pontos perdidos para clubes de menor expressão como Joinville. O Corinthians, alem do apoio arbitragem, é o melhor time do país na atualidade. Grato!

  • Frederico Dantas disse:

    Quanto ao Levir, também não entendo a má vontade de muitos atleticanos com ele. Tem ótimos números no comando do time. Conquistou uma Recopa, uma Copa do Brasil, um Mineiro e foi vice no Brasileirão. Só não se saiu bem na Libertadores. E isso em pouco tempo. É pouco?
    Parece a boa parte da torcida do Cruzeiro que pediu a cabeça do Marcelo Oliveira neste ano.
    Depois choram o leite derramado.

  • Frederico Dantas disse:

    Neste caso específico, não liga, não, Chico.
    Foi o “sambista de uma nota só” para quem tudo que acontece no mundo é culpa da “bandidagem azul”.

  • Alemangalo disse:

    Esses são os meus motivos para a saida do Levir , não conseguiu arrumar a defesa do galo , teima em colocar jogadores que não estão jogando bem , demora mexer no time e quando mexe é só no 2 tempo , não aceita critica , responde as vezes a imprensa com grosseiria. Chico acompanho vc desde do Minas sport da qual eu tenho saudades , só tinha comentarista fera . Respeito a sua opnião apesar de não concordar e é assim que tem que ser , pois cada uma tem uma opnião.

  • Sérgio Lopes disse:

    Grande Chico Maia,
    Sou profissional da área de educação, e afirmo categoricamente que a maior parte dos jovem que formam as gerações atuais não tem educação, são alienadas e fúteis. A maior parte do povo brasileiro chegou no fundo do poço. Diante disso, criei o Blog dos Letrados Desalienados. Julgo como uma alternativa para tentar despertar o senso crítico das pessoas. Gostaria de contar a participação de todos, o endereço é o seguinte: blogdosletradosdesalienados.blogspot.com
    Além disso, gostaria deixar minha solidariedade para nossos irmãos mineiros de Mariana. Desejo que a mineradora indenize as famílias vítimas da tragédia. Por fim, torce para o futebol mineiro melhorar em 2016. Cruzeiro, Atlético e América na série A e o Tupi na B.
    Abraço fraterno,
    Sérgio Lopes

  • Alexandre Luiz disse:

    O Levir precisa se decidir. Ainda estou confuso se ele é a melhor opção. Mas lembro de 2013 quando o Cuca ficou nesse lenga-lenga e deu o que deu.