Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A briga pelo G5 e as chances do Cruzeiro, que precisa vencer o Palmeiras esta noite em São Paulo

Às 19h30 de hoje Palmeiras e Cruzeiro deverão fazer mais um jogão entre eles já que disputam diretamente uma vaga na Libertadores. Os paulistas jogarão com time reserva, preservando os titulares para a final da Copa do Brasil contra o Santos, mas jogarão em casa, com o apoio da torcida, e isso conta. O Cruzeiro está embalado, vencendo e convencendo.

Mas avaliar tudo, recorro ao Engenheiro Metalúrgico João Chiabi Duarte, aposentado da Arcelor Mittal, que mora em Vitória-ES, conterrâneo de Conceição do Mato Dentro, preocupado com a mineradora recém instalada na região, torcendo para que ela esteja cumprindo com todas exigências legais para que no futuro não estejamos contando mortos e chorando uma tragédia, como a de Mariana, provocada pelas mineradoras que operam lá e outras regiões de Minas.

O João é um cruzeirense apaixonado, mas consegue analisar com frieza tudo que se passa dentro e fora de campo envolvendo o Cruzeiro. Toda semana escreve esta coluna no “Blog do Torcedor”, no Globoesporte.com:

* “A luta continua”

joao

☻ A história do confronto entre os Palestras – O Cruzeiro e o Palmeiras tiveram que mudar de nome em função da 2ª grande guerra em 1942. O Palestra Itália em Minas assumiu a camisa azul estrelada e o nome de Cruzeiro Esporte Clube. Já o Palestra em São Paulo adotou as cores verde e branca e o nome de Sociedade Esportiva Palmeiras. O mais incrível é que apesar das raízes a torcida palmeirense tem ligações umbilicais fortes e laços estreitos com a torcida do nosso rival citadino, tendo inclusive acordo de cooperação.

O confronto é equilibrado, com prevalência do fator casa, porém, há nuances especiais no jogo deste sábado que merecem a nossa atenção, por exemplo o impacto das finais da Copa do Brasil.

☻ A briga pelo G5 – Quais as chances de dar Cruzeiro ? –Claro que se você consultar as possibilidades matemáticas verá que as nossas chances continuam mínimas, mas, como seria possível o Cruzeiro chegar ao G4 ou G5 ? Vou tentar simular os resultados que nos permitiriam chegar lá, considerando que o Santos vá ser o campeão da Copa do Brasil, para facilitar mais o nosso processo.

◘ 4 – São Paulo – 56 PG – Corinthians (f)(0), Figa(c)(1) e Goiás (f)(1). Total : 58 PG

◘ 5 – Santos – 55 PG – Coritiba (f) (0), Vasco (f)(0) e Atlético-PR (c)(3). Total : 58 PG

◘ 6 – Inter – 53 PG – Grêmio (c)(1), Fluminense (f)(0) e Cruzeiro (c)(1) . Total : 56 PG

◘ 7 – Sport – 52 pontos : AtléticoPR (c)(3), Corinthians (c)(1) e Ponte (f)(0). Total : 56 PG

◘ 8 – Cruzeiro – 51 pontos : Palmeiras (f)(3), Joinville (c)(3) e Inter (f)(1). Total : 58 PG

◘ 9 – Ponte Preta – 50 pontos – Flamengo (f)(0), Avaí (f)(1), Sport (c)(3). Total : 54 PG.

◘ 10 – Palmeiras – 49 pontos : Cruzeiro (c)(0), Coritiba (c)(3) e FLA (f)(0). Total : 52 PG

◘ 11 – Flamengo – 48 pontos : Ponte (c)(3), AtléticoPR (f)(1), Palmeiras (c)(3). Total : 55 PG.

Claro que a vitória do São Paulo contra o Atlético-MG nesta quinta-feira foi ruim (pena terem mandado o Doriva embora), mas, esperada, uma vez que os atleticanos sempre entregam jogos para nos prejudicar, como contra o Grêmio em 2002.

Se o Cruzeiro ganhar do Palmeiras, terá que buscar fazer uma vitória por elevada margem de gols contra o Joinville, para poder se classificar com um empate contra o Inter.

Ficou muito mais difícil, mas, a luta continua… Quem diria que faltando 3 rodadas para o final do Brasileiro de 2015 o Cruzeiro estaria sonhando com conquista de vaga para a Libertadores. O negócio é pensar jogo a jogo e tudo aponta que a partida contra o Palmeiras em São Paulo, às vésperas da decisão da Copa do Brasil, será decisiva para as nossas pretensões.

Dependemos de uma série de resultados. As combinações acima mostram um caminho capaz de nos classificar até mesmo com um empate contra o Inter na rodada final.

Sonhar não custa nada…

Como Mano Menezes montará o Cruzeiro para enfrentar a decisão ? – O time do Cruzeiro não deverá sofrer grandes mudanças para enfrentar o Palmeiras em São Paulo. A razão é simples. Até o meio-campo não há motivos para mudar e Mano deverá manter Fábio, Ceará, Manoel, Bruno Rodrigo e Fabrício; Henrique, Willians e Ariel Cabral.

Mas, daí para a frente várias são as opções para definir os 2 companheiros de William do Bigode : Marcos Vinícius e Alisson começaram a última partida. Mas, Arrascaeta está de volta e é opção interessante para esta partida, por sua mobilidade e velocidade, contra a defesa do Palmeiras que deverá ter Victor Ramos ou Leandro Almeida como companheiros do Victor Hugo na zaga.

Seja qual for a escolha de Mano Menezes a tendência é de um time que marcará forte o Palmeiras, mesmo com o jogo sendo na Allianz Arena, brigando pela bola no gramado inteiro e com uma transição de altíssima velocidade.

Pena Mano Menezes não ter chegado um pouco antes, porque a campanha do returno já está entre as 3 melhores. Certamente, hoje teríamos posição no G4 assegurada.

Que Palmeiras Marcelo Oliveira mandará a campo no sábado ? –Após ficar praticamente alijado da conquista de uma vaga no G4 do Campeonato Brasileiro a tendência é que o Palmeiras vá usar um time mesclado para enfrentar o Cruzeiro no sábado.

O goleiro deverá continuar sendo Fernando Prass.

Na linha de defesa Marcelo Oliveira deverá usar João Pedro, Victor Ramos, Leandro Almeida (Victor Hugo) e Egídio, poupando os titulares Lucas, Jackson, Victor Hugo e Zé Roberto para as finais da Copa do Brasil.

No setor de contenção no meio : Thiago Santos (não pode jogar a Copa do Brasil porque já havia atuado pelo América-MG) e Mateus Salles (Andrei Girotto) devem ser os escolhidos.

Na linha de armação : Allione, Gabriel Jesus, Rafael Marques e Kelvin disputam as 3 posições, com pequenas chances de Marcelo Oliveira usar Cleiton Xavier para lhe dar ritmo de jogo.

E como centroavante Cristaldo é a melhor opção, com Alecsandro ficando de sobreaviso, uma vez que é opção para a final da Copa do Brasil.

De qualquer forma, é preciso se observar que Marcelo Oliveira e Alexandre Mattos estão sendo muito criticados pela imprensa de São Paulo e caso não tragam um bom resultado da Vila Belmiro não duvido de uma demissão até mesmo antes da partida da volta pela Copa do Brasil.

O maior problema é a expectativa que foi criada após a sequência de 6 vitórias conseguida com a chegada de Marcelo Oliveira ao clube. Mas, bastou perder os homens de ligação no meio-campo, sem mudar o sistema tático, que os resultados sumiram. A meu ver, o treinador passou no Palmeiras pelos mesmos problemas que teve no Cruzeiro, quando perdeu as peças fundamentais que permitem a ele usar o sistema tático que gosta o 4-2-3-1. Mas, isto é problema dele.

Corinthians Campeão – O time de Tite foi sem dúvida o mais regular neste campeonato. Com ataque melhorando de produção e mantendo um sistema defensivo muito sólido (sempre foi a marca de Tite), o Corinthians ainda contou com a queda de rendimento de seus adversários mais diretos e vai terminar o campeonato com vantagem sobre o 2º colocado maior que a imposta pelo Cruzeiro em 2013/2014, tendo tudo a favor para alcançar o recorde de pontos nas competições com 20 clubes.

A conquista foi mais que merecida. E o destaque do time foi a trinca de meio-campo formada por Elias, Jádson e Renato Augusto que manteve um nível de excelência nas atuações.

Mas, não apenas o sistema tático e as atuações individuais dos jogadores têm que ser elogiados, mas, também o trabalho de base bem feito que permitiu ao clube substituir as peças perdidas na competição, mantendo o padrão de jogo do time.

É a receita do sucesso, o uso de bons jogadores que compram a ideia e os conceitos táticos do treinador, contando no grupo com líderes experimentados que conseguem segurar a cabeça do grupo nos momentos de dificuldade. Neste contexto Edú Dracena, Danilo, Vágner Love, Edílson foram importantes para com seu exemplo mostrarem a humildade de se sentarem no banco de reservas e esperar as suas oportunidades de atuar, sem murmuração.

E a arte da gestão do grupo, do controle dos egos tem o dedo e o mérito do treinador, que tem nesta conquista uma parcela muito importante, pois, teve que mudar as peças após a saída prematura da Libertadores e conseguiu remontar o time, trazendo para o grupo jovens como Malcom, Guilherme Arana, o zagueiro Felipe, além de Luciano (que se machucou quando vivia a melhor fase).

http://linkis.com/globo.com/1M4i8


» Comentar

Comentários:
12
  • Leandro Fábricio disse:

    Empatar com o cascudinho do palmeiras kkkkk

    o mais perto que um torcedor enseadense vai chegar da libertadores do ano que vem será na televisão para secar o galão da massa kkkk

  • Audisio disse:

    Quem sabe o Pirangi ainda sai campeão?

  • Alex Souza disse:

    Hoje o Cruzeiro voltou a perder muitas chances de gol; poderia ter resolvido tudo no 1º tempo, em oportunidades com MVinícius, Arrascaeta e Wlliam. No 2º tempo tentou administrar uma vantagem mínima e tomou um inaceitável gol de cabeça (um atacante superou pelo alto Bruno Rodrigo e Fabrício).
    Depois do empate a coisa piorou em campo; as entradas de Alisson, Damião e Marquinhos nada acrescentaram. A melhor chance de gol foi desperdiçada por William Bigode (pareceu que ele não acreditou que a zaga pudesse falhar e, quando tentou concluir, Prass saiu e abafou a bola nos pés do atacante).
    O empate com o cabuloso time reserva do Palmeiras foi justíssimo. O time precisava da vitória e achou que bastava administrar o placar mínimo. Já vi este filme com várias equipes… Vida que segue para quem jogou pessimamente o Campeonato Brasileiro e só se ajustou a partir da terça parte do returno. Agora é pensar com muito cuidado na formação do time para o ano que vem.

    ALISSON – MAIKE – V ARAÚJO: Apareceram bem no time bicampeão nacional (2013/2014), junto com Helber e Lucas Silva, contudo, parece que encerram o ano em baixa por causa de contusões e de rendimento em campo (a queda de Maike é algo inexplicável). A prova de fogo da titularidade em time grande costuma deixar um monte de gente chamuscada. Penso que o clube não deve fazer tantas apostas em Alisson como quem vai ser o grande nome do time; pode ser importante mas não fundamental.

    MENA – ARRASCAETA: O chileno já se mostrava um marcador fraco e um apoiador de pouca velocidade quando jogava pelo Santos ano passado. O Cruzeiro precisa mesmo é de laterais difíceis de serem batidos e que gerem preocupação ofensiva para os adversários (não for assim é melhor testar um garoto da base). Arrascaeta é um jogador-aposta que foi muito badalado e apontado precipitadamente como craque; sob pressão no clube não respondeu bem, no entanto, tem futebol e vai precisar da paciência até que esteja mais experiente e adaptado.

    UILIAM CORREA – MARINHO – MARQUINHOS – PARÁ – GABRIEL XAVIER: Nunca mostraram aqui no Cruzeiro um futebol que empolgasse ao clube e à torcida; geralmente fazem raras boas apresentações e sua permanência em sequencia no time acaba gerando rendimento e desempenho mediano. É pouco para as pretensões de um time de Série A, como o Cruzeiro.

    JÚLIO BATISTA – PAULO ANDRÉ – DAMIÃO: São os chamados jogadores-investimento, que geralmente chegam com status de titular e com altos salários. A chegada de atletas de renome, com passagem por grandes clubes e título no currículo, ou faz a diferença ou gera um desastre. O clube já acertou muito com atletas assim (Brito, Perfumo, Jairzinho, Müller, Valdo, Renato Gaúcho, Cerezzo, Cláudio Adão, Alex) e também já errou (Rivaldo, Ernesto Farias, Abel Braga). Fazer o quê? São consagrados mas não renderam aqui. Vamos aguardar os próximos com este perfil.

    WILLIAN FARIAS – EURICO – BRUNO EDGAR – CHARLES: Há muita gente à disposição no setor como alternativa aos titulares (Henrique, Willians, Ariel Cabral), além do Uilian Correa e os emprestados Souza e Rodrigo Souza. O clube precisar rever esta concentração anormal de atletas na posição e até facilitar a saída, sobretudo dos que se acostumaram com a reserva (isto nunca é bom).

    VOLTA DE CONTUNDIDOS: Jogadores como Dedé e Léo eram titulares; Willian Farias era opção permanente e quase sempre entrava ao longo de jogos com Marcelo Oliveira; Judvan e Joel vinham se mostrando jogadores de muita raça e vibração. Os que eram titulares é certo que ficarão. É bem possível que Mano Menezes queira avaliar os demais em plenas condições para decidir.

    CEARÁ: Acredito que a diretoria lhe dará mais um ano de contrato ou fará um com encerramento até após o Mineiro de 2017. A cautela do clube é para garantir que quem estiver à disposição no setor esteja em condições físicas ideais para levar o time à frente na pressão que o futebol moderno exige sobre os adversários.

  • Marcão de Varginha disse:

    Mesmo com contas mirabolantes, isso sem considerar o “olho gordo” nos rivais concorrentes ao G3 (pois o Corinthians e o genuinamente mineiro já estão garantidos), além do excesso da tradicional arrogância celeste, o radicado empatou com a equipe mesclada ao Palmeiras e ele próprio conseguiu a façanha de complicar ainda mais seu sonho de figurar na Libertadores 2016… mas ainda está dentro da projeção do João “Abelmoschus”!

    • Alex disse:

      …esse aí Marcão é um puxa-saco da diretoria celeste de marca maior….as projeções dele são dignas de dó…..kkkkkk…meu caro Chiabi, fique tranquilo, a Libertadores do sertão mineiro já está garantida pra vcs…..kkkk

  • leandro fabricio disse:

    E dizem que o atlético está em crise, o galo brigando para entrar na vaga direta pra libertadores enquanto que outros lutando por um g-5 kkkk, vão fazendo as continhas aí enseadenses mas será em vão, enseada das garças na libertadores 2016 EU NÃO ACREDITO..EU DUVIDO…

  • Alisson Sol disse:

    Pessoalmente, acho que o Cruzeiro tem hoje a mesma chance de classificação para a Libertadores dependendo apenas do Brasileiro que o Atlético-MG tem de ser Campeão. Quem sabe aparece algum escândalo, se anulam algumas partidas, há repetição de jogos, e se mudam os resultados. Enfim: se repete algo que já ocorreu… No mais, é muita especulação para se vender jornal.

    Título de campeonato, assim como vagas em disputas baseadas em colocação final, se decidem a cada jogo. E o Cruzeiro não fez por merecer. Começar o campeonato perdendo de Corinthians, Santos, e Figueirense, e depois conseguir, já com o “projeto”, perder em casa para a Chapecoense, são obras de arte que não podem ser premiadas com vaga em Libertadores. Eu avisei para trocar o técnico ano passado, mas insistiram na opção confortável.

    O esporte ensina bastante sobre o meio empresarial: às vezes, o conforto do “conhecido” é pior do que o risco do desconhecido.

  • LEANDRO CELESTE disse:

    Eu discordo da avaliação do Chiabi, nós precisamos vencer os 3 jogos e torcer apenas para que o sp empate contra goias ou figueira, pois a derrota para o corinthians eu dou como certa! Se vc pensar que o sp vive tropeçando nos pequenos, no primeiro turno tomou uma goleada do goias dentro de casa, vemos que as chances do Cruzeiro são relevantes! Se não se classificar, paciencia, quem comemora vaga é atleticano ou vestibulando

  • Arnaldo Patricio disse:

    O Atlético-MG entregou o jogo contra o Grêmio. E olha que o Cruzeiro já salvou duas vezes o Atlético-MG da segundona ganhando dos concorrentes diretos que lutavam contra o vexame.
    Espero que a diretoria do Cruzeiro tenha aprendido a lição e não livre mais a cara do 6a1im que sempre flerta com a fétida segundona.

  • Claytinho do Nova Vista/BH disse:

    O Cruzeiro após a chegada do Mano Menezes conseguiu pelo menos resgatar a dignidade. Os jogadores mesmo sabendo da remota chance de Libertadores, têm demonstrado comprometimento e empenho pra pelo menos apagar aquela péssima imagem do primeiro turno. O que até eu mesmo que vinha sendo um ferrenho crítico tenho que reconhecer. Mas Libertadores 2016, por mais que seja possível, é pouco provável. O negócio mesmo é concentrar no planejamento pra 2016 pro time voltar a brigar de fato por grandes títulos.

  • J.B.CRUZ disse:

    classificação final:
    Corinthians.
    Grêmio
    Atlético-M.G.
    Cruzeiro.
    São paulo.
    Santos.Inter..

    Vai daí,,,Advinhe !!..

  • Thiago disse:

    Primeiro temos que ganhar hoje do Palmeiras e jogar pressão para os outros clubes como santo, inter e São Paulo, esse último com mais chances mas acredito que eles não ganham do Corinthians no jogo da faixa em itaquera com estádio lotado. Eles perdendo e nos ganhando hoje vamos pra próxima rodada jogando toda pressão pra cima deles pra vencer o figueirense, nada fácil já que os catarinenses são bem tinhosos nesses jogos decisivos. A última rodada do São Paulo em Goiás visitando o time da casa em busca da salvação ou da vergonha alheia a torcida, será mais um osso duro. Não acho que o São Paulo faça os 60 pontos mas se fizer ainda podemos igualar o número de vitórias e o saldo de gols nosso é maior.
    O Santos vai ficar com o foco na final da copa e devem poupar os titulares nas rodadas finais.
    Se o Cruzeiro fizer a sua parte que é vencer todos os jogos, não tenho dúvida que vamos classificar!