Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

“Filme repetido”! A visão da imprensa fora da Capital sobre o Campeonato Mineiro

Fernando Rocha, do Diário do Aço, de Ipatinga é um dos jornalistas mais conceituados do interior mineiro. Veja o que ele pensa do nosso estadual:

* “Filme Repetido”

Com três rodadas completadas já é possível tirar algumas conclusões sobre o Campeonato Mineiro deste ano, embora as definitivas só sejam possíveis após as seis primeiras.

Na verdade confirma-se a repetição do velho filme, onde os três “grandes” da capital se garantem na decisão do título, e sobra apenas uma vaga para os clubes do interior.

A briga maior será contra o rebaixamento e, neste caso, não escapa ninguém, pois o ponto positivo é o fato de ser este um torneio de tiro curto, com apenas 12 concorrentes, o que não afasta da briga pela classificação até mesmo quem ainda não pontuou e está com a corda no pescoço,- exemplo o Tupi de Juiz de Fora -, que tem ainda muitas  chances inclusive de chegar à decisão, caso engate uma sequencia de vitórias.

Prá variar os únicos invictos são Atlético (líder) e o Cruzeiro (vice), ambos com sete pontos, duas vitórias e um empate, e a diferença a favor do Galo no saldo de um gol a mais.

No momento, os mais fortes candidatos do interior  à única vaga aberta no G-4, são o surpreendente Uberlândia, que subiu este ano da segundona,  e o tradicional Villa Nova de Nova Lima, com um time recheado de veteranos, mas que sempre dá trabalho aos chamados “grandes”. Guarani e URT correm por fora com campanhas ligeiramente inferiores.

Resumo da ópera: o Campeonato Mineiro não tem a mesma visibilidade dos torneios estaduais do Rio/SP, mas possui um regulamento melhor, muito mais enxuto com 12 clubes,   e ao menos garante emoções mais fortes para os torcedores.

  • No “Farião”, Guarani e os reservas do Galo  fizeram um jogo ruim, mas muito corrido, apesar do forte calor de sábado à tarde em Divinópolis. O péssimo gramado prejudicou os dois lados, mas o empate sem gols pode ser debitado ao fato do Atlético não escalar seus principais titulares priorizando a Libertadores, cuja estréia será amanhã no Peru.
  • Na Europa, grandes clubes como o Barcelona, Real Madrid, Chelsea, Milan, disputam duas até três competições ao mesmo tempo, jogam duas vezes por semana, e escalam o que tem de melhor. Aqui nos nossos grotões os  coitadinhos dos  jogadorzinhos são muito fraquinhos, subnutridos, não é mesmo? Ganham pouco, andam de ônibus e se hospedam em pensões na beira de estrada, então poderiam se cansar jogando duas vezes por semana. Ah! Coitadinhos!
  • O Cruzeiro fez um 1º tempo dos piores já vistos desde a inauguração do Mineirão, e só não levou um “sapeca” do Tupi porque o “Galo”  de Juiz de Fora se acovardou, além de não ter time prá isso. Na segunda etapa a toada era a mesma, até que por volta dos  20 minutos, o técnico Deivid mexeu bem no time, sacando Ariel Cabral para a entrada de Elber, e logo em depois tirou também o apático Marcos Vinicius para  Arrascaeta entrar. A partir daí, como desejava a torcida, o time celeste cresceu, impôs seu melhor futebol, sobretudo pelos lados do campo e chegou à vitória de certa forma tranquila. Poderia ter feito um placar mais dilatado com dois ou três a zero, não fosse as chances desperdiçadas por seus atacantes.
  • A vitória magra não afasta a preocupação da torcida, que está desconfiada do time atual,  que se continuar com este futebolzinho xinfrim não vai ganhar nada de expressão, à exemplo da temporada passada. Muito exigente, acostumada a comemorar títulos importantes, sofre mais ainda ao ver o grande rival disputando a Libertadores, e fazendo contratações de impacto, enquanto a diretoria celeste anuncia “reforços” de calibre menor. Amanhã, outra vez no Mineirão, joga  pela Primeira Liga contra o Fluminense de Fred, Diego Souza e outros bons jogadores, sendo esta  outra boa oportunidade para avaliar a equipe e o trabalho do inexperiente Deivid, cuja batata está assando.
  • Excelente as estréias de Social e Ipatinga na segundona mineira. O Saci derrotou o Minas Boca em Sete Lagoas e o Tigre foi a Teófilo Otoni e trouxe um ponto importante no empate com o América. Que o torcedor entenda e apóie, pois fazer futebol sem dinheiro não é tarefa prá qualquer um. (Fecha o pano!)

» Comentar

Comentários:
22
  • Tião disse:

    Sobre os resultados, apesar de estar com o misto do time B com o time C (já que até juvenil jogou), acho que o Galo tinha obrigação da vitória. Já o time celeste conseguiu este resultado. Só tem isto para disputar e precisa levar a sério. Se não ficar com o título, troca de técnico e de jogadores no final da competição.

  • Tião disse:

    Chico, não acho que os jogadores aqui sejam coitadinhos. Mas vai escalar time titular em rural no sábado para quê se tem Libertadores na quarta? Rural tem que ser usado para experimentar jogadores, dar ritmo aos que não estão atuando e deve ser prioridade só para quem não tem outra opção.

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Vixe a tremedeira e tanta que o cara foi la em 2003 buscar o algum motivo pra alegria, pode começar a campanha #voltabenecy pq o ano vai ser difícil sem ele.

  • Leandro Fábricio disse:

    Chico discordo de vc em um ponto, no caso do atlético não é o fato dos jogadores serem “coitadinhos” o motivo de serem poupados, é porque o maior de minas está a uma semana de disputar o torneio mais importante das américas e vai que entra com o time principal no mineiro e machuca jogadores importantes no elenco, aí os mesmos que defendem time principal no rural serão os mesmos a crucificar o treinador dizendo que é falta de planejamento colocar time principal em uma competição como o mineiro sendo que tem a libertadores para disputar…
    agora, do lado azul calcinha da lagoa a situação é diferente, tem que entrar com time principal mesmo, tendo em vista que nem o vice do rural eles conseguiram no ano passado, e ainda no momento o que de mais importante que lhe resta são os “importantissimos” amistosos da liga sul minas rio… eis a diferença…

    estou vendo muito atleticano pegando no pé de jogadores da base do galo, como dodô e henrique, vejo potencial nos dois e também no carlos, tem que saber trabalhar com esses garotos para depois não arrependermos, o mesmo vale pra jesiel, gabriel e yago que também são bons jogadores, pois pra uma torcida que teve paciencia com giovanni augusto porque não ter paciencia com estes também… já o pablo posso até estar enganado mas nesse eu não vejo futebol pra seguir no atlético…

  • LEANDRO CELESTE disse:

    Para o time do Cruzeiro melhorar tem que ter as entradas do Matias Pisano e do Lucas Romero no time titular, os dois jogam muita bola e vão entrosar fácil no Time do Povo! Ainda acredito no potencial do Marciel que a torcida do Corinthians diz que é melhor que o Elias e no Federico Gino que tem muito futuro. Falta o Deivid parar de inventar também! Na quarta feira teremos o primeiro teste do ano, enfrentando o bom time do Fluminense, acredito numa evolução do Maior de Minas! Quanto ao segundino, o adversário, um tal de Melgar, deve ser pior que o Tupi, mas como o Patético tomou lavada até do Figueira não duvido que perca, o time é muito ruim e no banco não tem ninguém, nem do Guarani de Divinópolis consegue ganhar, vai ser mais um ano de vexame, muito expectativa pra nada de novo!

    • Leandro Fábricio disse:

      Pois é mas pra enfrentar o tal de Melgar o time precisa primeiro estar na libertadores né, coisa que seu time não está kkkk

      não se esqueça que quarta tem galão na libertadores, quero ver vcs do enseada ligadinhos na tv com os secadores enferrujados na mão viu….

    • Jorge Moreira disse:

      Entendam voçê e os outros o ATLETICO É ETERNO, rasguem ou não esqueçam do clube e dos
      torcedores preocupem com seu time com sua torcida,não encham o saco,vão se f…der, á sopra
      lembrar falem do Kalil,não adianta encher o saco escreva sobre seu time a quem desejo vida longa afinal sempre tratamos bem nosso(não rival mas freguês)

    • Alex disse:

      …to começando a achar que vc é mais um personagem do Ávila…o grau de “lunatismo” é parecido…..kkk…repete esse post umas mil vezes como castigo, até vc acreditar no que escreveu….kkkk

  • Alisson Sol disse:

    Pior é ler que tem gente que pensa que o futebol de BH sustenta o do interior, e não vice-versa. É muita ignorância econômica para tanta microencefalia…

    O sujeito deve achar que estádios como o Mineirão e o Independência caem do céu, e não de gastos astronômicos para subsidiar jogos dos times da capital. É só consultar qualquer tabela de arrecadação e ver quanto dinheiro vai para BH de municípios como Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba, Ipatinga, etc. Coisa que faria Barcelona parecer caipira ao querer independência de Madrid devido à roubalheira dos impostos na Espanha.

  • Marcão de Varginha disse:

    Atuar com “reservas” não é justificativa para o empate do genuinamente mineiro.
    – #benecymito

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    imprensa no brasil inteiro só enxerga o seu terreiro,para a de sp só os time de la existem,para a do rio a mesma coisa,aqui em minas só existe cruzeiro e atletico e assim segue o futebol,tudo normal.boa segunda a todos.opa falei segunda.

    • Paulo disse:

      Thiago, digo, julio avila, digo fulano, digo ciclano, ou melhor carlos leite, vc esqueceu de novo de tomar seu remedinho… Aqui em MInas temos o Campeão mineiro, Galo, o vice a Caldense e em terceiro o Tombense. Mas que marcou no futebol além da copa do Brasil vencida pelo maior de Minas em cima do cruzerin foi a confissão do Benecy, compra de arbitragem. Essa Mancha jamais será apagada. Compra de resultados, títulos….é muita sujeira…

  • Audisio disse:

    Batata do Deivid comecou a assar…

    Aguirre horroroso. Tres volantes ala o velho Roth.

    Base do Galo. Una vergonha.

    Futebol do Cruzeiro. Não existe!

    Robinho, Luan, Juanito Cazares e Lucas Pratto. Não tem pra ninguém!

  • luiz ibirite disse:

    pelo amor de Deus, outro dia coloquei que marcos vinicius seria bom para entrar na segunda etapa aos 38min e ganhando de pelo menos 3 de frente, ja vi que este ano não estaremos ganhando de ninguem e então meu amigo pode ir embora, e quanto ao Deivid, não treinô ninguem antes de chegar ao cruzeiro a aposta é muito alta, e ja vi que não vai dar, ontem deu sorte pq escalou mal e apesar da demora ganhou tres pontos, outro detalhe fabricio não merece nem a reserva, não marca, não cruza, quantas bolas o manoel teve que correr atras pela esquerda, o sanches mino voltou para marcar quantas vezez? tem jogador que mata o esquema de jogo do time e o abençoado do treinador demora para perceber isto, o cruzeiro que no inicio do ano tinha 5 laterais esq. hoje só conta com este ai que para mim não passa de mais um que possui bom empresario. time jogou muito aquem do que se espera.

  • Jorge Moreira disse:

    O campeonato Mineiro só vai melhorar o dia que os times do interior
    incluindo o America não dependerem dos jogos contra o Galo,somem
    todos os publicos e todas as rendas dos jogos e comparem com a renda
    do jogo contra o Galo.O Atletico não pode continuar sustentando os times
    do interior completamente sem estrutura olhem bem os campos que são
    aprovados pela fmf, sem nada gramados vestiarios,alambrados,segurança
    e ainda querem que o Galo leve os jogadores titulares pro torcedor ver sem
    as minimas condições,A torcida merece ver mas que eles se reestruturem

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    depois do meu cruzeiro vou torcer para o Uberlandia! cidade boa de se viver,povo tranquilo,pelo tamanho da cidade merecia mais investimentos no time.
    quem é ronho?