Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Desmentindo o que disse: no futebol são “causos”, na Stock Car “molecagem”

Fiscais da Confederação Brasileira de Automobilismo trocam mensagens se vangloriando de prejudicar pilotos, dentre eles, Cacá Bueno. Um dos acusados se defendeu dizendo que foi apenas “molecagem”. A Folha de S. Paulo publicou cópia das mensagens e Galvão Bueno, pai do Cacá, disse que vai à Justiça.

Reportagem do Globoesporte.com

* “Cacá pede que MP investigue troca de mensagens: “É a ponta do iceberg””

Principal “alvo” de conversa de comissários revelada pela “Folha”, piloto se diz “triste, enojado e aliviado” e torce para que episódio seja revolução no automobilismo do país

Às vésperas do início da temporada 2016, marcada para o próximo fim de semana em Curitiba, a Stock Car se vê envolvida em uma grande polêmica. Uma reportagem publicada pela “Folha de S.Paulo” nesta segunda-feira revela uma troca de mensagens por whatsapp que coloca em dúvida a isenção de comissários e auxiliares na aplicação de punições. Na conversa, funcionários ameaçam aplicar suspensões deliberadas a determinados pilotos e vangloriam-se de terem prejudicado competidores em anos anteriores. O principal alvo das conversas é o pentacampeão da categoria, Cacá Bueno. Nas conversas reveladas pela “Folha, o auxiliar Paulo Ygor Dias sugere: “Vamos desclassificar ele (Cacá) por alguma coisa na próxima etapa”. Já o o Comissário Técnico Clóvis Matsumoto afirma: “Na minha época o Cacá foi 3 vezes vice porque eu não estava a fim de deixar ele ser campeão”. Paulo Ygor complementou: “Eu presenciei essa época do matsu. E também não faz muito tempo que ele não foi campeão por uns pontinhos que tiramos dele…”

Em entrevista ao GloboEsporte.com e ao SporTV, o piloto do carro #0 da RBR Mattheis falou sobre o assunto. Conhecido por não temer fazer críticas abertas à CBA (Confederação Brasileira de Automobilimo), o competidor de 39 anos garantiu não estar surpreso com a polêmica ter vindo à tona, se disse “enojado e aliviado” de suas suspeitas estarem sendo confirmadas.

– O que saiu hoje na imprensa é gravíssimo. É uma confissão de manipulação de resultado. Eles precisam se explicar sobre isso. O que eu levantava como uma suspeita hoje está provado pela fala dos comissários técnicos, admitindo que me puniram e manipularam resultado final de campeonatos e combinando punições futuras. Não me surpreende nem um pouco o que aconteceu, me enoja. Eu acho que é um absurdo, que é revoltante, mas surpreso não estou. Estou de certo modo até aliviado. Comprova aquilo tudo que eu vinha falando nos últimos anos, de que havia sim uma perseguição, um jogo de cartas marcadas, em que eles não permitiam um título ou puniam alguém que estava em briga ou em conflito com a Confederação. Estou triste, aliviado e enojado.

Narrador da TV Globo, Galvão Bueno, pai de Cacá Bueno, promete ir à justiça:

– Eu disse no ano passado no #bemamigos que um dia a caixa preta da CBA seria aberta!! Foi!! Agora é vassoura grande e vai varrendo!! Um inquérito terá que ser aberto e os culpados eliminados do esporte!! Essa é a posição do jornalista!! O pai vai aos tribunais!!

CBA AFASTA ENVOLVIDOS

http://globoesporte.globo.com/motor/stock-car/noticia/2016/02/caca-pede-que-mp-investigue-suposta-manipulacao-e-ponta-do-iceberg.html?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_content=Esporte&utm_campaign=globoesportecom

 


» Comentar

Comentários:
16
  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia, sejam “causos” do futebol ou “molecagem” no automobilismo este assunto de arranjo de resultados, manipulação, corrupção e dopping sempre foi “administrado” por meio de desculpas nos esportes em geral. Algumas desculpas e piadas são prontas.
    A fábrica de recordes ou de aumento de desempenho por meio de substâncias, por exemplo, não são coisas novas, com fartos exemplos no atletismo, na natação, no ciclismo,.. As trapaças já se manifestaram em resultados inexplicáveis de lutas de boxe, abandonos de jogos de tênis, manipulação de resultados por apostadores,entrega de resultado para pegar adversário mais fraco.
    IMPORTANTE NESTE CASO: As mensagens fizeram prova. Este é um diferencial.
    Já no futebol as coisas não são apuradas (veja a tal CPI do Romário), em que pese as provas de manipulação que ensejaram a anulação de partidas no Brasileirão de 2005 (um dos poucos casos que não virou “causo”). Tudo fica só no “causo” porque os canonizadores saem com o mantra dos panos quentes: “ele não é disso”, “conheço o caráter dele”, é uma “pessoa honestíssima”.
    Carapuça no futebol é só para adversários. Só para lembrar “causos” em MG: A alegada compra do juiz pelo Benecy, a alegada compra/venda do 6a1 em 2011, a denúncia sobre habilitação de jogador suspenso em 2015, o alegado desligamento de energia no Independência, a denúncia, na Placar 648/1982 (Máfia da Loteria) de recebimento de dinheiro para forjar resultado (Cruzeiro 1 x 1 Sampaio Correia), a denúncia de pilantragem na arbitragem mineira na Placar 175/1973.
    Estas coisas acima, pelo menos na nossa insignificante avaliação, não foram investigadas com a devida seriedade, afinal, “faz mal para o produto futebol”. Ainda creio que haverá espaço no futebol para investigação policial e para o jornalismo investigativo. Em algum momento vão surgir provas como as dessas mensagens e a coisa pode não terminar bem.

  • juninho disse:

    Automobilismo Brasileiro morreu na Tamburello em 01/05/1994.O que restou dele são só boas lembranças e nada mais . Este cidadão aí tem o ranço das organizações ” grobo ” impregnado em suas falácias. Vassoura prá quem ??? … só perfumaria

  • Marcelo de Andrade disse:

    Espera aí. Deixa eu ver se entendi.
    A palavra de um homem, gravada pelas câmeras, vale menos como prova do que mensagens escritas?
    Quando é o futebol são causos e quando é automobilismo é compra de resultado?
    Aos meus amigos, para não prejudicá-los e amim, nos meus negócios, abafa o caso? Aos inimigos e se não me afeta, todos os rigores da justiça?
    Para o mundo que eu quero descer.

  • Jeferson Cruz disse:

    Tai Galvão, aqui se faz, aqui se paga!
    A que ponto virou o uso deste pequeno instrumento chamado: Microfone. Tem muita coisa sendo dita que deveria ser passível de punição. Numa reportagem claríssima, mostrando o caos da Saúde em Salvador, o secretário de saúde respondeu: não há problema nenhum com saúde em Salvador. Respostas enganosas que ficam por isso mesmo.
    Outro dia o Victor reclamou do gramado do Estádio de Patos de Minas, ano passado o Galo goleou o Mamoré lá, ninguém chamou o gramado de pasto. Mas que microfoninho safado!
    Ano passado, Levir usou os titulares e perdemos peças importantes para a Libertadores por contusões, o mundo caiu sobre o Levir. Agora, lá vem a torcida do Galo pedindo os titulares, só porque os reservas perderam. E Aguirre, pra não ficar mal com a Massa, pretende lançar os titulares num jogo que não vale nada. Só Deus na causa!
    Está feio a lama que se encontra nossos políticos, mas nos microfones e holofotes, são Santinhos. Só dão entrevistas com voz de Padre e como tem advogado fazendo corruptos ou delituoso chorar diante das câmeras. O povo acredita!
    A justiça deveria banir e prender quem for julgado e condenado em suas atividades. O que vemos é que, ninguém devolve o produto do Roubo e continua comandando a quadrilha nos “bastidores” Tal Fifa, tal CBF.
    Mas duro mesmo é ver e ouvir propaganda política. Promessa de quem está a anos no meio e nunca fez nada.

  • Tião disse:

    Será que o Galvão vai entrar na justiça? Será que ele vai repercutir, seja em seu programa ou usando sua influência para que o assunto seja discutido em outros, este fato ou vai acreditar na “malandragem”? Porque tem muita coisa para ser escancarada sobre esporte no Brasil, inclusive contratos de jornalistas, narradores e comentaristas das nossas emissoras.

    • Jorge Moreira disse:

      Sera que enquanto o filho dele ganhava não haviam problemas?ou
      foi só o filho dele deixar de ganhar que as tretas apareceram vai
      entender,esta é a cara de todos os esportes neste Brasil sede de
      copa do mundo 7X1 e olimpiadas só consigo imaginar o vexame

      • Tião disse:

        “Lei de Gérson”! Quero saber se ele vai entrar na justiça. Se vai abrir como conquistou seu patrimônio. Se vão investigar como o “Buenozinho” conquistou 5 títulos. Será que vai ter alguma investigação ou os fiscais vão ser afastados algumas semanas por problemas médicos?

  • Thiago disse:

    Eu queria saber se no Brasil existe alguma atividade seja política, esportiva, financeira, ou de qualquer outra área que não tenha safadeza e trambique? Ta tudo podre, onde mexe fede. Hoje veio nos noticiários a troca do ministro da justiça que vai para a AGU segurar os pepinos da dona Dilma e do lula na lava jato e no seu lugar entra mais um indicado pelo PT para controlar (leia-se barrar) as investigações da PF. Como se diz aqui no interior: ‘é pro cu cair da bunda’ !!!

    • José Eduardo Barata disse:

      ‘Tá vendo o que você foi arrumar , Thiago ?
      A turma é fera , meu caro .
      Olê, olê, olê, olá ….. Conhece ?

    • José Ricardo disse:

      Thiago, você deveria se informar melhor antes de sair por aí escrevendo abobrinhas…

      FENAPEF SAÚDA O NOVO MINISTRO DA JUSTIÇA

      A Federação Nacional dos Policiais Federais – FENAPEF, maior entidade representativa dos Policiais Federais, vem a público cumprimentar e dar as boas vindas ao Ministro da Justiça, Wellington César, anunciado hoje como novo titular da pasta.

      Cientes do difícil momento da política nacional, os policiais federais manifestam total e irrestrito apoio para a construção de uma segurança pública eficiente e de qualidade, como pauta prioritária para a sociedade brasileira.

      Para a FENAPEF, a posse do Ministro Wellington César irá renovar as expectativas de uma atuação isenta da Polícia Federal, com a modernização do modelo de investigação criminal e a reestruturação da carreira dos policiais federais, com a valorização do seu efetivo e inserção dos conceitos de meritocracia e competência na gestão do órgão.

      Os policiais federais acreditam que uma nova visão da persecução criminal pode ser implementada com a posse de um representante do Ministério Público, com quem já ombrearam na luta contra a PEC 37, e colocam-se à disposição para colaborar nas propostas de políticas que visem a implantação de uma efetiva segurança pública para a população brasileira.

      Luís Antônio de Araujo Boudens
      Presidente da FENAPEF

      http://www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/46636

    • Flavio disse:

      Que delegados, Thiago ?

      Aqueles que chamam o Lula de “essa anta” ?
      Aqueles que fazem a Dilma de alvo para o exercício de tiro ?
      Aqueles que fazem campanha para o Aecím de Furnas ?
      Aqueles que delegados que plantam grampo em mictório de preso ?
      Aqueles delegados que não sabem quem é o dono do jatinho que matou o Eduardo Campos ?
      Aqueles delegados que não descobriram o dono da cocaína do helicóptero ?

      São esses, os nobres delegados aos quais vocês cita, Thiago ?!?

      Como se diz no interior: O pior cego é o que não quer ver…

      https://www.youtube.com/watch?v=13AS0HJDmWE

    • Tonho ( Mineiro ) disse:

      Delegados da PF ( a mesma que não achou dono da coca no helicóptero )que fazem campanha abertamente a favor do psdb estão fazendo campanha contra a saída do cardozo, so por ai ja se ve que estava passando da hora deste cara sair, a Lava Jato deveria ser usada pra limpar o pais dos oportunistas do PT e dos outros partidos também, infelizmente ate agora foi usada pra fazer politico para um bando de corruptos indignados !!! Vamos ver se agora pega bandido dos 2 lados.

  • Raws disse:

    Por falar no Galvão, nas noites de segunda feira eu fico pulando de canais, já algum tempo fico só entre a ESPN e a FOX, pois os tais, Bem amigos e Baita amigos, são muito chatos. Também, com Galvão e Neto comandando, esperar o quê.

  • Bruno Tadeu disse:

    Sr Galvão Bueno, Quero ver a caixa preta aberta da CBF / Globo (incluindo senhor nessas falcatruas).
    Tomara que a CBA se renove e que não seja feita manobra política para maquear e deixar tudo como está.

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Ai o cara ta Fu… o prejudicado e filho de funcionario puxa saco da globo, dançou igual a azeitona na boca de banguela, pegaram ele prejudicando ” gente fina ” se fodeu.

  • Marcão de Varginha disse:

    Primeiramente parabéns ao piloto prejudicado que tomará as devidas providências legais junto ao “quarto poder” para no mínimo apurar os fatos.
    Que sirva de exemplo e lição aos torcedores honestos, imparciais e não-coniventes do clube celeste, que se sentiram “prejudicados” pela declaração do réu-confesso “daquele” diretor, que deixou sob suspeitas todos os títulos do cruzeiro nos últimos 46 anos, afinal, indo aos jogos de seu time ajudaram à financiar as “artimanhas” extra-campo do mesmo dirigente: pode isso, Arnaldo?
    – #benecymitoeterno