Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O clássico na data FIFA só reforça uma convicção: as federações estaduais deveriam ser extintas

Só uma liga de clubes para cuidar bem dos interesses deles que são os responsáveis pelo espetáculo. Mas eles terceirizam este serviço.

Essa marcação do nosso maior clássico para uma data FIFA apenas reforça a convicção que as pessoas de bom senso e sem algum intere$$e direto têm: as federações estaduais só servem para encarecer o futebol e gerar mordomias e empregos no jogo de compadres que tradicionalmente prevalece no futebol brasileiro. Não só a FMF mas outras, como a paulista e aa carioca fizeram essa besteira. E pior, ao invés de assumir a culpa, pedir desculpas e dizer que isso não vai mais acontecer, a FMF transfere a responsabilidade para os clubes, que a sustenta com o seu dinheiro, que compra ingresso e demais produtos que mantém os times.

Veja tentativa de explicação do secretário geral da FMF, Adriano Aro, ao jornal O Tempo: “A elaboração de uma tabela é uma tarefa complexa. A tabela do Mineiro foi publicada em novembro e, até hoje, não tivemos nenhuma reclamação, por parte dos clubes, com relação à data do clássico. O regulamento, inclusive, prevê possibilidade de alteração a pedido dos envolvidos, o que não aconteceu”.

Durma-se com um barulho desses!


» Comentar

Comentários:
26
  • Marcão de Varginha disse:

    Ouçam essa gravação e tirem suas conclusões… quem “financia” a violência entre torcidas rivais? Se for verdade, de bonzinho o presidente celeste só tem a idade, cabelos brancos, aparência e ar de “inocente”:
    https://soundcloud.com/user-115519673-626239206/torcedor-do-cec-garante-ingresso-de-graca-e-promete-confusao-no-classico

    – #benecyeternomito

    • luiz ibirite disse:

      uai devo ser muito burro, pois não entendi o nome dos convocados, e muito menos o do presidente e nem de qual jogo o voz misteriosa se refere, estranho…

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia, ouvi notícia de que preço de ingresso para torcida visitante no domingo, CAM x CEC, é 120 reais. No jogo CEC x América foi “covardia” do Cruzeiro; contra o Villa Nova idem. Será que o “Malvadeza” tá trabalhando em todos os clubes?

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Que nada, este jogo foi marcada nesta data para equilibrar as coisas, ja pensou se o Galo vai completo, ia cair o técnico o presidente do pirangi e ate o presidente da FMF.

  • Marcão de Varginha disse:

    Só uma constatação: independente de data-fifa, horário, local da partida, arbitragem, gandula, campeonato ou outras circunstâncias, no embate contra o radicado somente o genuinamente mineiro pode reclamar de algo, principalmente de manipulação de certo dirigente, pois, nós temos torcida e o outro lado “testemunhas”, como se pode verificar nas roletas do Mineirão e Independência, e isto é
    público e notório!
    – Falando “nele”, tomara que alguma organizada do Galo mova uma bandeira enorme desenhada com o rosto dele constando uma frase por ser réu-confesso.
    – #benecyeternomito

  • Marcão de Varginha disse:

    Caro Gilvan, não se preocupe em jogar no Independência: nós não temos nenhum dirigente que “negocia” com arbitragens, e no0 tual “ruralzão” sua equipe é que foi beneficiada, o que a mídia celeste insiste em não declarar. Vejam essa: http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2016/03/22/noticia_cruzeiro,332327/cruzeiro-pede-arbitro-de-fora-para-classico-e-gilvan-justifica-no-independencia-nao-da.shtml
    – #benecyeternomito

  • Geraldo Magalhães disse:

    Engraçado, com menos de 10 dias de antecedência, o Cru cru conseguiu adiar um jogo contra o Uberlândia sem burocracia nenhuma, por causa de eventos que havia nos estádios da capital. Este não mudaram, porque não quiseram ou porque não interessou a ninguém. Bola pra frente!

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    A FMF é tão amadora quanto os clubes. E a Globo também tem culpa nisso.
    Divulgada com tanta antecedência, a tabela poderia ter sido alterada e não o foi. E isso tem que partir dos clubes envolvidos no espetáculo e da Globo.

  • Guilherme Bicalho disse:

    O Campeonato Mineiro, assim como outros torneios regionais, não pode acabar. O que os estaduais precisam é de uma modernização, com jogos em horários atrativos, preços de ingressos mais baratos, exigência de campos em mínimas condições e uma fase anterior ao campeonato, micro-regionalizada e classificatória, que privilegie e valorize a disputa entre os clubes do interior. Não podemos simplesmente dizer que o estadual não vale nada. Isso é um verdadeiro tiro no pé, porque nem sempre os grandes Atlético e Cruzeiro estarão na tão almejada Libertadores da América. No Brasil inteiro, apenas 5 clubes estão na disputa. Ou seja, a maioria esmagadora tem como principal atrativo no início do ano os velhos e criticados torneios estaduais. As cotas de TV atualmente são bem interessantes, os clubes é que não sabem administrá-las. Quanto às Federações, estas sim deveriam ser excluídas, por total falta de competência e inúmeras denúncias de falcatruas.
    Alguns jornalistas levantam a bandeira do fim dos estaduais, querendo comparar o futebol brasileiro ao europeu, dizendo que lá os jogos são muito melhores, a torcida comparece mais, a grana é maior, etc, etc. Em primeiro lugar, não podemos comparar o Brasil à Europa em nenhum aspecto, afinal de contas somos muito atrasados, somos um país subdesenvolvido. Seja na economia, na política, na cultura, saúde, educação, segurança pública, transportes ou em qualquer área, estamos anos luz de distância. A desorganização do nosso futebol simplesmente reflete este atraso da sociedade. Em segundo lugar, a própria questão geográfica dificulta a comparação com o velho continente. Os nossos Estados são como os PAÍSES de lá, em extensão territorial. Minas Gerais é do tamanho da França, só pra dar um exemplo.
    Portanto, essas comparações são completamente equivocadas, pra não dizer infrutíferas. Precisamos nos ater às nossas particularidades e tentar evoluir, aprimorando o que temos, ao invés de apenas criticar.

    • Silvio Torres disse:

      Exatamente! A extensão territorial do Brasil é só mais um forte argumento para tirar os grandes clubes dessa roubada de estaduais. Só aumenta o desgaste e a possibilidade de contusões. Fora dessa roubada, teríamos uma interessante e rápida Primeira Liga como pré-temporada e um Brasileiro e Copa do Brasil começando mais cedo e com datas de sobra para seleção, Libertadores e Sul Americana.

    • Chico Maia disse:

      Ô Guilherme, alguém aqui no blog está defendendo o fim dos estaduais?
      Abraço.

      • Guilherme Bicalho disse:

        Grande Chico, boa tarde. Obviamente você não se enquadra no grupo que eu citei. Seu blog é um alento para nós torcedores, que não queremos ler as mesmices de sempre. Você, como jornalista imparcial e bom mineiro que é, sabe como é difícil para os times do interior fazer futebol de qualidade. Raramente um deles consegue enfrentar os grandes. Nem o papel de revelar jogadores esses clubes fazem mais. Por isso eu disse que precisamos valorizar, remodelar e aperfeiçoar os estaduais, ao invés de criticá-lo, como já ouvi Jaeci Carvalho, Paulo Calçade, Mauro Cezar Pereira e outros dizendo. Essa mudança só ocorrerá com a independência dos clubes em relação às federações, como você bem disse.
        Abraços.

  • Alisson Sol disse:

    Concordo com as federações serem extintas. Mas também concordo com comentários de outros leitores de que, se não reclamaram antes, os clubes mostraram falta de planejamento.

    O problema eterno do Brasil é este: falta de planejamento. É cada coisa que você lê, que chega a ser inacreditável. Já faz quase uma década que o Rio se “prepara para a Olimpíada”, pois estavam fazendo-o desde o Pan-Americano (e o legado!). Pois não é que, meses antes, estão chegando à conclusão de que não vai dar tempo de cura para o concreto do metrô! Isto é brincadeira…

    E agora aparece notícia de que Odebrecht pagou propina no Itaquerão. Como se alguém não desconfiasse… É o que respondo quando me perguntam se só agora começou a propina no Brasil: _ Não começou agora. Mas com as deleções premiadas, agora está bem mais fácil provar. Ou alguém acha que não houve propina na construção original do Mineirão, Independência, Mineirinho, Maracanã, etc.?

  • Tião disse:

    Neste caso, acho que a FMF está certa. Não houve reclamação de clubes e nem da imprensa até semana passada, quando saiu a convocação. Só então que todos perceberam que o clássico seria em uma data FIFA. Acho que só a Rede Globo está errada sem justificativa nesta história. Jogo 11:00 da manhã não tinha necessidade alguma. Invenção tão ridícula quanto jogo 22:00 meio de semana.

  • luiz ibirite disse:

    ha tempos “ninguem” liga para seleção brasileira, agora num vem com essa não, será uma otima oportunidade para o cruzeiro, vai pegar o atletico, que mesmo desfalcado tem a “responsabilidade” de ganhar pois joga em casa e vamo que vamo, que será um grande clássico. (pelo menos eu estou na torcida para que seja).

  • Silvio Torres disse:

    Terceiro mundo é soda. Até hoje tem gente que defende participação dos grandes times em estaduais. Vou morrer dando exemplo, mas acho que não entra na cachola deles: imagina o Barça disputando o campeonato da Catalunha durante quatro meses antes de começar a La Liga. É isso que acontece aqui. Os estaduais, na minha opinião, têm que ser disputados o ano inteiro e servir como torneios de acesso a competições mais importantes: séries D e C e Copa do Brasil, por exemplo. Eu sei que é muito simples e lógico para mentes latino-americanas, mas quem sabe um dia? Não fizeram aquela beleza de arranjo para “valorizar” a Sul Americana? Dar ao campeão uma vaga na Libertadores. Seria como se, para “valorizar” a Copa do Brasil, dessem ao campeão uma vaga no Brasileirão. Valha-me Deus.

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Nessa a Federação pode ter falhado sim ( Aliás, outra vez… ), mas os Clubes sabiam do calendário do Campeonato Mineiro desde Novembro/15, tinham conhecimento que seria numa data FIFA e tinham a prerrogativa de solicitarem a alteração da data do clássico, mas nenhum dos dois o fez. Ou seja, o planejamento de ambos também deixou a desejar. Então agora não podem reclamar só da Federação se eles próprios não pensaram antes.

  • William disse:

    Se os jornalistas dizem que o mineiro não tem mais importancia pq tanto choro com a data do jogo? E o cara da FMF tá certo mesmo, tá marcado desde setembro e só agora tão reclamando? Detalhe que os times envolvidos não reclamaram oficialmente..Então vamo jogar bola e pronto, os times tem elenco pra isso…

  • Rodrigo Assis disse:

    Mas o camarada da FMF tem razão, o Atlético por exemplo caso se planejasse tanto como gosta de dizer, teria percebido isso há muito tempo e poderia ter solicitado a alteração.

  • Rodrigo lima disse:

    A declaração do Aro só merece um comentário: Kalil neles!!!!!

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    sorte do atletico que não vai ter Arrascaneta e Alisson!e ainda tem o Mito machucado!
    os dois times estão desfalcados e esperanos ver um bom jogo e sem violencia nas torcidas,esse horario das 11 foi algo que a globo fez que presta.

    • Paulo disse:

      Thiago, julio avila, leandro celeste e outros nomes…carlos leite, o Galo terá 10 desfalques e mesmo assim tem mais time. Nosso maior adversário é o Benecy. kkk… estou na sua cola

  • José Eduardo Barata disse:

    “…alteração a pedido dos envolvidos …” , leia-se TV Globo .
    A propósito , será que o Adriano Aro tem alguma coisa a
    ver com deputado Aro ? Só pra saber …

    • Anderson Palestra disse:

      Sim, e adivinha de quem são parentes? Dos Guilhermes.
      O federal Marcelo Aro, é um pau mandado da CBF na Câmara. Cara de bom moço, mas a alma é do Diabo.
      Há sempre uma boquinha nesse país, esses aí mantiveram…
      Incompetência sim. Se há data FIFA, por que se marcar o clássico para a data. Ademais, A ENORME DIFICULDADE de fazer uma tabela é uma lorota. Se acham que é tão difícil, inverte-se, por exemplo, a rodada 3 para essa rodada e vice versa.

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Eu continuo achando que a salvação para os estaduais seria uma competição como a publicada aqui no seu blog, times do interior disputariam durante o ano como eliminatórias para a copa e depois fariam as finais com Galo e pirangi. Se não estou enganado acho que a ideia foi do Chico.