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Mais um ciclista atropelado e morto numa das regiões mais turísticas de Belo Horizonte

É louvável a tentativa de autoridades e praticantes incentivarem o ciclismo como meio de transporte e atividade esportiva no Brasil, mas a execução é muito difícil. Faltam educação e bom senso à maioria dos motoristas de automóveis e veículos mais pesados, como ônibus e caminhões. Não se respeita devidamente os ciclistas e nem as ciclovias, colocando em risco as vidas de quem se arrisca. As estatísticas de acidentes são muito ruins para a atividade com acidentes graves e mortes só aumentando.

Tristes demais notícias como essa do portal do jornal O Tempo:

* “Ciclista é atropelado e morto por ônibus na Savassi, em BH”

O ciclista Rodrigo Barbosa Lima, de 42 anos, morreu atropelado por um ônibus da linha 4111 (Dom Cabral/Anchieta) na avenida do Contorno, em frente ao shopping Pátio Savassi, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, na tarde desta segunda-feira (4).

De acordo com a Polícia Militar, o motorista do ônibus disse que ao deslocar o veículo para a faixa da direita da avenida – preferencial para transporte coletivo -, o ciclista teria se assustado e, por isso, sofrera uma queda no meio da pista. O condutor tentou frear, mas o ônibus passou por cima do homem e o arrastou por mais de três metros.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado por um pedestre que socorreu a vítima. Após a realização dos primeiros socorros, o ciclista não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da ambulância.

Conforme o relato de uma testemunha, que trabalha em uma loja em frente ao local e pediu para não ser identificada, o ciclista caiu da bicicleta “sozinho” e, depois que já estava no chão, foi atropelado. Ainda segundo a testemunha, que trabalha em uma loja em frente ao local do acidente, o motorista do ônibus foi alertado por uma pessoa que passava e parou o veículo para prestar socorro.

Um relato no Facebook apresenta versão parecida. Um ciclista que estava no local no momento do acidente explicou que o homem estava descendo a Contorno e o coletivo tentou realizar uma curva para a direita, na avenida Cristóvão Colombo. Ainda segundo o relato, o coletivo teria reduzido a velocidade para que o ciclista passasse, mas ele teria se assustado e caído no asfalto, parando embaixo do ônibus, que não conseguiu frear.

No local do acidente não há ciclovia e o ciclista transitava pela faixa destinada aos ônibus.

Dados da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) mostram que só neste ano, entre janeiro e março, 110 ciclistas já foram socorridos no Hospital João XXIII vítimas de acidentes de trânsito. No mesmo período, em 2015, foram 107 e, em 2014, 71.

Protesto

Um grupo de ciclistas organizou um protesto na noite desta segunda, na rua Fernandes Tourinho, para homenagear Rodrigo e cobrar mais segurança para aqueles que utilizam as bicicletas como meio de locomoção pela capital.

“O ciclista é visto como intruso e tem que brigar pelo seu espaço. As pessoas precisam entender que a bike também faz parte do trânsito. Precisamos de uma ciclovia na Contorno e na Getúlio Vargas. É preciso que ocorra uma conexão com a ciclovia já existente na Professor Moraes”, cobrou o estudante Rodrigo Barbosa Lima, de 21 anos.

http://www.otempo.com.br/cidades/ciclista-%C3%A9-atropelado-e-morto-por-%C3%B4nibus-na-savassi-em-bh-1.1273283

 

 


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Comentários:
4
  • Paulo disse:

    Por falar nisso cadê o Anselmo Ramon?

  • EDUARDO - BH disse:

    Sempre defendi que se deve ser mais rígido com motoristas de onibus e taxi. São profissionais do volante e não podem de forma alguma cometer infraçoes por menor que elas sejam. Vcs já observaram que a maioria deles são incapazes de parar para um pedestre passar?
    Raramente se vê gentileza destes profissionais no dia a dia do transito.
    Creio que exigir treinamento de qualificação , reciclagem e rigor nos cumprimentos da lei é o minimo que os orgãos fiscalizadores desta atividade podem fazer. Porem curso para “ingles ver” nào adianta.

  • Tião disse:

    Andar de bike em BH é complicado. Não tem ciclovia e, disputar espaço com outros veículos é inviável. Tamanho, peso e velocidade das bicicletas não é compatível com o restante do trânsito, pelo menos nas principais vias. Aliás, tamanho e peso de bikes e motos, eu considero incompatível com o trânsito das principais vias. Deveria haver pistas exclusivas para estes veículos. Dizer que falta educação e somente aos condutores dos veículos mais pesados, também acho incorreto. Por exemplo, se o acidente aconteceu em faixa exclusiva para ônibus, faltou educação ao ciclista, que não respeitou a faixa EXCLUSIVA para ônibus. Falta de educação é geral, sendo um dos maiores problemas deste país.