Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

As razões e dilemas do presidente Daniel Nepomuceno

Foto do Super FC

O presidente do Atlético agiu bem ao chamar os jogadores e comissão técnica às falas, depois de três derrotas em quatro jogos, além do futebol muito abaixo do esperado. Porém a questão é mais séria. Caso dê uma goleada neste Melgar, quinta-feira, no Mineirão, boa parte da imprensa nacional voltará a dizer que o Galo tem o melhor time do Brasil no momento. E quase ninguém vai alertar que se trata do pior time desta Libertadores.

Aliás, não consigo entender qual o parâmetro que os colegas usam para decretar que um time é o melhor do país, antes de o Campeonato Brasileiro ao menos começar. O Corinthians fez a melhor campanha na primeira fase do Paulista e o técnico Tite enfrentou mais problemas que o Aguirre e o Deivid no Mineiro. Tecnicamente o estadual deles é muito superior ao nosso.

Outro equívoco que tenho notado na avaliação do trabalho do Aguirre é que grande parte da imprensa só se apega a este suposto “rodízio” promovido pelo treinador. Entendo que ele está certo em testar jogadores e formações, mas o maior problema não é este e sim a impotência do time que não conseguiu vencer os adversários da prateleira de cima que teve pela frente até agora. Não me venham com o torneio da Flórida, porque ali era pré-temporada, jogos amistosos.

Depois deste Melgar o Galo terá a URT pela frente. Caso chegue à final, poderá ser campeão ou não em cima do Cruzeiro ou América. Mais um perigo para avaliação do time em relação à sequência da Libertadores e o Brasileiro que está chegando. Ganhando ou perdendo, todos nós da mídia e quase todos os torcedores diremos que “clássico é clássico”, em que tudo pode acontecer.

Não é fácil a posição do presidente atleticano que corre o risco de ser obrigado a mudar de treinador em pleno Brasileiro. Mas se mudar agora e o substituto do Aguirre não for bem será acusado de ter sido precipitado.


» Comentar

Comentários:
39
  • André Corrêa disse:

    Eu fui um pouco mais radical. Se fosse o presidente, teria entrado no vestiário com o pé na porta após aquele jogo contra o Tricordiano. Aquilo foi inadmissível.

    Eu não sou desses que querem a cabeça do Aguirre, mas acho que a paciência com ele já chegou ao limite. Ele tem um ótimo elenco, a melhor estrutura e, ao que parece, obrigações em dia. Já se foram quatro meses do ano e até hoje não sabemos escalar o time do Atlético.

    Com tantos recursos a favor, agora é hora de o Atlético apresentar resultados. Caso contrário, é melhor trocar o treinador mesmo. Perder o Mineiro será inadmissível.

    Neste ano o Atlético fez um grande jogo contra o Colo-Colo, em BH. Foi um adversário da parte de cima. Entretanto, foi só esse.

    É muito pouco até aqui. É hora de o presidente mostrar as travas de suas chuteiras e ir à campo fazer o seu papel: cobrar resultado.

  • Jorge moreira disse:

    Ps; Quando o Levir era treinador do Galo a imprensa carioca falava que ele era apenas mais um treinador,foi só ele ir para o florminense que já virou o melhor do brasil,assim como o revolucionário cuca em sp.,que bairrismo tipicamente provinciano,e tome jogos da corte direto pra bh,ao suburbio tudo de pior do brasil

  • Silvio Torres disse:

    Fizeram com o Patrick e repetiram a dose com o Luan. Botaram os caras prá jogar sentindo contusão até estourar de vez!! Esse departamento médico/físico do Atlético, há muitos anos, é um fiasco.

  • Julio Cesar disse:

    Chico, sua analise esta cheio de “se” . Se vencer o Melgar, o time é fraco, se vencer Urt, é obrigação, se vencer Pirangi ou America numa possivel final é classico.
    O fato é que o elenco do Galo é muitissimo bom ! E ainda pode vir Carlos Eduardo, que é bom jogador. Que seria outro armador se Datolo sair nessa troca com Fluminense.
    O treinador ainda não conseguiu establizar o time. Venceu e bem o Colo-Colo e disseram que o time chileno estava “desinteressado” (?).
    Tiago (zagueiro) esta sendo criticado porque é “lento” ” Ora, qual zagueiro vai ao ataque com esta frequencia, marca atacantes na intermediaria e não é superado na velocidade. Ele , assim como a zaga do Atletico ( e não é de hoje, com Levir era assim) vai a intermediaria marcar atacantes e os armadores vem com a bola dominada e é so escolher pra quem lançar. No ultimo jogo GaloXPirangi, qual zagueiro do Pirangi se afastou da grande area. Ficaram os dois la, rebatendo bola o tempo todo. Lembram-se do gol do Fernandinho no Indepa, em que ele supera o Bruno Rodrigo? Onde estava o zagueiro ? Na intermediaria !!
    Vou repetir: Gil, eleito o melhor zagueiro do ultimo brasileirão, se sair pra marcar como os zagueiros do Atletico, vai ficar pra tras em todas.
    Depois que o atacante partiu, ele vai chegar sempre depois. Zagueiro se recupera porque o atacante esta sozinho, não tem a quem lançar ou porque não é tão rapido assim.
    É o sistema de marcação como um todo é que esta falho.
    Rafael Carioca desce, Junior Urso desce, Marcos Rocha se manda junto e Douglas Santos idem e aí o zagueiro é lento..!! Quantas vezes no sistema do Levir Jemerson ficou pra tras ?
    Então contratem Usain Bolt, este sim, tem chance de chegar na bola junto com o atacante. kkkkk…

    • José Eduardo Barata disse:

      Ô Júlio , bela análise .
      Os zagueiros do GALO jogam o tempo todo
      “vendidos” em campo . De há muito .
      E vem a turma dizer que fulano é lento , que
      chega “atrasado” , que é duro , etc e tal .
      Futebol ‘tá chato demais ,
      .

  • Leandro Fábricio disse:

    Da lista inicial de inscritos para a libertadores o galo perdeu 4 jogadores… thiago ribeiro, henrique, dodô e luan lesionado… para a segunda fase pode fazer tres substituições…. clayton na vaga de thiago ribeiro, possivelmente carlos eduardo na vaga de dodô e suponhamos fred para a vaga de henrique, (isso se realmente houver uma negociação envolvendo fred e jogadores do galo), vamos ficar com um jogador a menos para a segunda fase tendo em vista o luan só voltar no final do ano, e se houver a troca de fred por dois atletas do galo entre datolo, carlos ou donizette vamos perder mais dois atletas…

    então em uma lista que poderia estar 30 inscritos o galo teria esse numero reduzido para 27 jogadores, prejuízo hein…

  • Bruno disse:

    Fred por Carlos e Dátolo? O Nepomuceno vai sofrer um impeachment se fizer isso.

  • Leandro Fábricio disse:

    Fred pode pintar no galo e carlos, datolo e donizette podem entrar na negociação, não seriam os tres indo pro flu flu mas dois desses tres iriam…

    eu não liberaria o datolo de jeito nenhum, poderia liberar até o donizette e o carlos por emprestimo mas o datolo au não acho uma boa o galo perder… é a minha opinião

  • Marcão de Varginha disse:

    Fizeram e ainda fazem inúmeras e supostas pesquisas de tamanho de torcida, porém, deixam de citar o nome e pelo menos um documento de algum “entrevistado”, além do mais, não citam as cidades onde fizeram tais levantamentos.
    – É de estranhar muito que mesmo depois que afirmaram ter comprado arbitragens, o radicado ainda possui torcida, mas isso é devido à nossa tradicional mania de levar vantagem em tudo, roubar para meu time pode, mas roubar do meu time é proibido. A corrupção está impregnada na mente de alguns mentecaptos!
    – Depois que assumiram ter comprado arbitragens, o radicado não tem torcida: tem co-autores!
    – #benecyeternomito

    • Márcio Borges disse:

      O problema é que só você ainda lembra e comenta isto. Complexado!
      Daqui a pouco diz que sou conivente….. Kkkkkk piadista

      • Marcão de Varginha disse:

        Caro conivente e cúmplice das artimanhas de seu dirigente: olha aí:
        https://www.youtube.com/watch?v=X76-rpCJ3oY&feature=youtu.be
        – quem sabe esse vai recuperar sua memória: https://soundcloud.com/user-115519673-626239206/torcedor-do-cec-garante-ingresso-de-graca-e-promete-confusao-no-classico
        – #benecyeternomito

        • marcio borges disse:

          kkkkkk….coplexado mesmo. O cara que conta a “historia” veste qual camisa? Cara voces ate agora nao me disseram o que eu quero saber. Se o Tiburcio???? Ah! Ja sei vao dizer que ele não era da diretoria do galo. Somente agia a mando do presidente…..totalmente comedias!!!

      • Alex disse:

        …eu também me lembro….#BenecyMITO#…quem deve estar complexados são vcs, vcs foram muito BeneCYADO…kkkk…por mais que vcs queiram empurrar sujeira pra debaixo do tapete, não deixaremos….a corrupção tem que acabar nesse país….o, que adianta pedir a cabeça da Dilma mas aceitar um diretor réu-confesso voltar a diretoria do time?….se fosse no Galo eu seria o primeiro a reclamar….não gosto de falcatruas….

        • Márcio Borges disse:

          Alex, quem não aceita críticas é você. Assim como os petistas. E na sua visão então os lobistas não precisam ser punidos. Acho que você não se lembra bem do caso. Ele disse que fez a pedido da diretoria do galinho. Mas como ele não fazia parte da diretoria entao não tem problema. No seu entendimento somente quem tem que ser condenado é o.assassino. O mandante não….faz-me rir….

        • Márcio Borges disse:

          Ah é mesmo você também sempre comenta. Deve ser falta de assunto. Deveriam lembrar do.Roberto Tibúrcio que também disse (eu escrevi disse) que pagou, a pedido do presidente do galo na época, a times para o galo não cair. Não esquece deste fato também não….

          • Alex disse:

            ….Márcio, não adianta chorar….já pensou se o Benecy fosse do Galo?…seríamos massacrados…..só uma pergunta, esse Tibúrcio pertence a diretoria atleticana?…..só por perguntar mesmo…..vc deve ser Petista, eles é que adoram defender falcatrua com falcatrua…..BenecyMITO#…#timedosuborno#…manchaeterna#

  • Gilson disse:

    Por isso q gosto de ler o blog do Chico Mais: apesar de ser alvinegro ele não alivia. Deixa de lado o clubismo pra apontar erros q podem comprometer a temporada do bom time do Atlético. Falta comando pro time, um treinador q faça a leitura correta de um time q tem a “torcida mais chata do Brasil”, nas palavras do Kalil.

  • Igor disse:

    Levir é o melhor técnico do Brasil, porém o Japão o fez acreditar que chegar em segundo, terceiro, quarto é o mesmo que ser campeão, Daniel entendeu que precisava de um técnico com mais ambição, e fez a sandice de trocar um Levir por uma aposta! Acontece que o novo técnico, conseguiu colocar um dos melhores elencos em cheque, chamado toda pressão para o clube, por pura burrice! Mas ainda dá tempo de concertar:
    Manda embora agora, contrata o Marcelo e salva o mineiro, Libertadores e Brasileiro! Caso contrário guardem o que vou escrever: Vai ganhar o Mineiro ( porque o time principal até dormindo é melhor que radicado e ameriquinha) mas…não vai aquentar a Libertadores, e quando sair o cara vai cair, e como estaremos com o Brasileiro em andamento o novo técnico, não faz milagres e vai chegarvem segundo ou terceiro, ou seja tudo que o Daniel não queria com o Levir, será feito por ele mesmo se for lento mais uma vez!

  • Guilherme Bicalho disse:

    Acredito que a maior parte da torcida queira a troca do técnico. No entanto, a melhor opção no momento é mantê-lo, pois estamos em fases decisivas dos dois campeonatos. Não adianta querermos profetizar o que vai acontecer. Ninguém pode afirmar que os resultados virão com a demissão do Aguirre. Futebol é muito dinâmico e imprevisível. Ele pode recuperar o prestígio, pode vencer o Mineiro e ir passando de fase na Libertadores. Como pode ser derrotado em ambos. Eu, particularmente, gostaria de ver Marcelo Oliveira no Galo. Mas prefiro torcer pelo sucesso de Diego Aguirre.
    Obs.: parece que está pintando uma negociação com o Fluminense, numa troca de Fred por Dátolo. Acho que Lucas Pratto não fica pro segundo semestre. Fred seria uma boa reposiçao? A diretoria precisa ficar atenta, pois Luan está lesionado e ficará meses parado. Se Dátolo sair, ficaremos apenas com Cazares de meia.

  • Wagner disse:

    Presidente fraco…vai morrer “aguirrado” com o técnico.

  • Marcos disse:

    A derrota para o modesto time de Três Corações escancarou a sem-vergonhice do time do Atlético no último domingo. Será que o time do Atlético é tudo isso mesmo que a mídia tanto exalta?
    Mesmo com time misto o time jogava em casa, diante dos seus torcedores e tinha toda a obrigação de vencer. Pior ainda é saber que o Atlético salvou do rebaixamento um clube cujo dirigente é bandido confesso e já ameaçou juiz. “É pra cabá com o piqui de Goiás”.
    E o mais curioso disso tudo é que o Cruzeiro, sobrando no primeiro lugar do campeonato mineiro, também encheu o time de reservas e também enfrentou um time do sul de Minas ameaçado de rebaixamento. Mas o Cruzeiro não deu colher de chá pro Boa e venceu por 3 a 2, rebaixando o time de Varginha. Será que o palestra mineiro é isso tudo de ruindade que falam parte da sua torcida?
    Atlético aclamado como o melhor de Minas perdeu três jogos no campeonato mineiro, sendo um deles o dérbi belorizontino. E tinha preto e branco dizendo que o time reserva deles ganharia o campeonato mineiro. E o Cruzeiro, com um time condenado principalmente pela própria torcida, não perdeu um jogo sequer na competição.
    Vamos ver o desenrolar dos próximos capítulos.

  • Silvio Torres disse:

    Falo neste espaço desde a derrota para o mengo que o Aguirre não é técnico. Mas daí a ter saudades de Levir, é o fim do mundo. O galo precisa de um Técnico com T maiúsculo, chega de enroladores e inventores. Um cara que Realmente sabe o que faz, alguém que tenha estudado e tenha conceitos sólidos e liderança para implantar as modernas táticas do futebol. Outra coisa, tá na cara que o preparo físico de muitos titulares está uma lástima. O velho amadorismo atleticano. Já começam a vazar histórias e fotos de jogadores na gandaia com mulherada e muita bebida. Principalmente alguns de sotaque castelhano que andam se esborrachando sozinhos em campo. O motivo tá nas garrafas consumidas. Acorda Galo!

  • Bruno disse:

    Eu gostaria muito de ver o Marcelo Oliveira no Galo. O Aguirre não me inspira confiança.

    • mauricio souza - serrano disse:

      Será que você nunca viu o Marcelo no Galo.
      Vou te refrescar a cuca: ele, revelou, Renan Ribeiro, Renan Oliveira, Edson goleiro, Quim, Quirino, Rafael Miranda, Leandro Almeida, Werlei, Serginho, Paulinho, Kleber (genro dele), foi técnico do Galo, quando o time perdia pro framengo de 3X0 no primeiro tempo e ele ficou 12 minutos dando entrevista para o Roberto Abras o repórter da rádia de minas

  • Aldo Vasconcelos disse:

    A imprensa que endeusa o Atlético é a mesma que omite que o time que perdeu para o Tricordiano eram os reservas. Ora ilude, ora detona pra criar crises, embora saibamos que foi sim um vexame.
    O Nepomuceno caiu de paraquedas no futebol. Geralmente, presidente de clube é mal educado, torcedor doente, semi analfabeto, desbocado, parcial, arrogante, nervoso, falante, mentiroso, etc. Na semana do clássico ele sumiu e o Cru cru ganhou no grito. Esse cara é “educadim” demais para o metiê.

  • Leandro Fábricio disse:

    Depois da coletiva do Nepomuceno ontem pra mim a demissão do aguirre é questão de tempo, a duvida é essa mesma que vc cito chico, se agora ou depois no brasileirão, a torcida não gosta do aguirre e infelizmente ele está colaborando pra isso com suas pessimas mexidas no time, e o pior que tenho detectado é que parece que os jogadores também não estão lá essas coisas com o treinador, o clima no elenco é muito esquisito, acredito na classificação mas sem goleada no melgar, acredito tambem que irá a final do mineiro sem dar espetaculo contra a urt, daí pra frente a situação é de incognita pois ninguém está confiando no aguirre nem na vontade do elenco, lembrando que em 2014 trocamos autuori por levir e mesmo assim ficamos de fora da libertadores empatando contra o atletico nacional aqui no independencia já com levir comandando a equipe, isso é uma faca de dois gumes, pra mim só mandaria aguirre embora pra trazer marcelo oliveira ou cuca, cuca empregado e pedindo fortunas, marcelo está disponível, mas será que dará tempo de salvar mineiro e libertadores acaso um dos dois viesse agora???

    o desanimo que toma conta da gente é saber que hj temos um elenco muito bom com um treinador que parece não ter o traquejo para manusea-lo, enquanto isso vamos perdendo chances e mais chances de conquistar titulos tamanha a mediocridade dos nossos adversários, antigamente tinhamos bons times e eramos surrupiados pelos homens do apito e cbf, depois passamos a ter times realmente ruins, agora conseguimos nos reerguer novamente e parece que o maior inimigo do atlético hj se chama clube atlético mineiro… ou seja o galo é inimigo dele mesmo… se complica sozinho…

    vamos aguardar porque no futebol se vai do ceu ao inferno e vice versa em questão de pouco tempo, quem sabe o time e o aguirre a partir de quinta não dê uma guinada rumo aos titulos… oremos…

  • Adolfo disse:

    Daniel demorou para resolver a situação do Levir. Ficou num reme reme danado, esperou Muricy, ficou de conversinha com o Sabella e, no fim, contratou um treinador que não era opção. Ele mesmo disse, em entrevista ao 98sports, que conversou com o Aguirre no fim de semana que o time enfrentou o grêmio na penúltima rodada do brasileiro. Na quarta, já estava contratado.
    Aguirre deu entrevista ao Bem Amigos e afirmou que aceitou a proposta do Galo e que sentia vontade de continuar trabalhando no Brasil para poder implantar os conceitos que tinha sobre o futebol. Conceitos esses que não aparecem em seu trabalho, a não ser as decisões que tomou, tanto no inter quanto no Galo até aqui, totalmente equivocadas. Repito o que disse anteriormente: analisando o trabalho do treinador Uruguaio, veremos que ele se destacou somente pelas decisões erradas que tomou. Até aqui, não foi decisivo positivamente em nenhum momento.
    Creio que a Diretoria deva fazer a análise do trabalho como um todo que, sem dúvida, não é bom. Analisar jogos, como o de quinta, seria fracionar ou minimizar os fatores. Seu time é mal montado, quer seja com qual formação for. Seu descompromisso com o resultado é um absurdo. Sua opinião simplista de sobre os desdobramento dos resultados é assombrosa, pois acaba com quaisquer confiança e esperança de que as coisas possam melhorar por mérito, e não somente pelo resultado.
    Daniel precisa aprender com os erros cometidos no caso do Levir e tomar uma decisão agora. Ou troca o treinador agora e retoma o planejamento de conquistas, ou mantem o equivoco de uma decisão mal planejada, e assim, corre o risco de comprometer toda temporada.

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Já que não tenho muito o que comentar sobre o tema deste post, segue mais um link de pesquisa sobre Torcidas… rsrs Zeeeeiiiirrrrrrooooo !!!!

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/futebol-nacional/2016/04/12/noticia_futebol_nacional,333799/nova-pesquisa-mostra-tamanho-das-principais-torcidas-do-futebol-brasileiro-confira-a-lista.shtml

  • Salomão Amaral disse:

    A situação do Nepomuceno não é fácil, mas ele e somente ele provocou isto. A aposta em Aguirre foi dele assim como foi do Kalil em Autuori.

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    é o que venho dizendo,primeira fase de libertadores sempre teve times piores que no mineiro,isso é um fato,o atletico quando pegou time grande não venceu nenhum,tem um bom time sim mas não é tudo isso também,tem pontos fracos como todos os times do brasil,eu acho a zaga do atletico uma peneira,não tem meia de criatividade pois o “craque” Cazares esta mostrando o seu verdadeiro futebol ou seja outro Cadernas,L Prato se não tiver um penal esqueçam não vai sair nada,fraco e lento,o atletico tem excelentes laterais,bom goleiro,bons volantes e o ronho que joga muito.

    • Alex disse:

      …a inveja é uma mercadoria….Ávila de Itabirito, fica quietinho, não aceitamos opinião de time que só disputa rural….vira time primeiro…..va´se preocupar com o Mequinha, aqui é briga de cachorro grande…..

  • Pedro Vitor disse:

    Complicado para o Daniel Nepomuceno ver que o Diego Aguirre esta atrás do Levir, e atrás de vários outros, mas tem que pensar no clube a longo prazo, se foi detectado neste momento que o Aguirre não conseguirá manter o time nos trilhos, é melhor mexer do que ficar esperando, foi assim com o Levir que saiu antes do objetivo conquistado, e é assim que muita gente no futebol trata os clubes na hora fe arrumar grandes contratos na China, no Japão, na Ucrânia entre outros mercados milionário.

    Eu acho que o Aguirre Ate vinha bem, não critico o rodízio, porque você tem que colocar estes jogadores para atuar, o trabalho não é ruim, porém ele mexe mal demais no time, e isso já esta desgastando porque ele perdeu para o Flamengo mexendo mal, perdeu para o Del Valle mexendo super mal, e perdeu para o Cruzeiro mexendo mal demais no time.

    Todos estes jogos estavam 0 a 0 o primeiro tempo tirando o Del Valle no Ecuador, ele precisava dar mais força ao time e a coisa desbandou depois das mudanças feitas por Aguirre!

    É o dilema, troca em plena Libertadores ou pleno Brasileiro?

    E digo mais, com esses reforços o Levir faria desta equipe bem mais que isso. Não quero ser aqui viúva do Levir, porque realmente estava muito desgastado o trabalho dele aqui no Atlético, mas a expectativa era que o Aguirre aproveitasse tudo bom que o Levir já tinha feito com o elenco, e com essas contratações de reforços, praticamente chegaram três para quatro jogadores pra jogarem e o sr Aguirre não teve ate aqui capacidade pra formar uma grande equipe!

  • alexandre disse:

    Nao sou adepto de troca de treinador mas todo presidente que se preze, prefere pecar por excesso do que por omissao, entao o Aguirre que abra o olho. Uma vitoria apertada sobre este time fraco do Melgar ja porá ele com os dois pés fora do galo.