Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O psicológico no futebol: em SP, mais uma queda em Itaquera e aqui: Independência ou Mineirão?

Capa do Diário de São Paulo de hoje

Um conjunto de fatores faz um time vencedor ou não. O psicológico é um dos principais. Jogador que consegue manter os nervos em dia erra menos, acerta mais. Aí depende do dia de cada um. Ano passado o Corinthians foi eliminado em casa pelo pouco expressivo Guarani do Paraguai, nas oitavas de final da Libertadores. Agora, nas mesmas oitavas, pelo tradicionalíssimo Nacional do Uruguai. Pensando bem, então o “Timão” melhorou: de um paraguaio desconhecido para um uruguaio famoso!

Antes do jogo teve até DR (discussão de relação) promovida pelo técnico professor Tite, decantado por nove entre 10 jornalistas como o melhor do Brasil. Deixou todos os jogadores falarem para que o “trauma” das eliminações de Itaquera não influenciasse nesta partida contra o Nacional.

O atacante André, que mostrou o seu péssimo lado profissional no Atlético, errou um pênalti que poderia ter mudado a história da partida. O jogo foi em estádio “Padrão Fifa”, o enrolado Itaquerão, alvo da Operação Lava-Jato.

Até que ponto a pressão a favor da torcida mexeu com os nervos dos jogadores corintianos. E dos uruguaios? Esta situação me faz pensar na grande discussão da moda entre atleticanos e a imprensa: Independência ou Mineirão? As estatísticas mostram que o estádio do Horto é o lugar certo, mas o Galo já perdeu feio lá também e foi campeão no novo Mineirão, “Padrão Fifa”, igual ao Itaquerão, que dá mais conforto a todo mundo.

Os gramado tem as mesmas dimensões mas a proximidade da torcida com os jogadores no Independência é muito maior. Mas até que ponto isso ajudou ao Carlos acertar aquele chute entre a trave e o excelente goleiro Ibañez, do Racing?

Sinceramente acredito que ninguém vai conseguir decifrar estas questões porque tudo é questão de momento e atitudes de quem está dentro de campo, com o poder nos pés, nas mãos e na cabeça. Como fez o Lucas Pratto durante todo o jogo. Só faltou comer grama, mas se precisasse comeria. Diferente do bom zagueiro Erazo, que já disputou Copa do Mundo e não demonstrou experiência de jogador tão rodado. Nos dias anteriores à partida entrou na pilha da imprensa que levantou o assunto do goleiro Saja dizendo que os brasileiros se “borram” quando os enfrentam. Um assunto bobo, meramente midiático, foi levado a ele na entrevista coletiva da Cidade do Galo e ele danou a falar bobagens também, botando este ingrediente psicológico perigoso para dentro de campo. O próprio Erazo, sempre tão tranquilo, foi um dos primeiros a demonstrar nervosismo. Rafael Carioca custou a se encontrar em campo.

Tudo isso conta no futebol e a disputa continua. Contra o São Paulo a imprensa de lá que é muito forte já está jogando a favor do time do Bauza. O Galo pra passar, terá de manter o sangue frio e a postura de Lucas Pratto. Independência ou Mineirão? Tanto faz, mas por via das dúvidas, pelas estatísticas e pelo sim ou pelo não, caiu no Horto, voltou a morrer!


» Comentar

Comentários:
15
  • MHD disse:

    Falando sobre o jogo contra o SP:O Aguirre tem que ir com 3 volantes,mas colocar um armador,seja Dátolo,Cazares ou Carlos Eduardo.Robinho de armador não dá.Com certeza vão explorar o lado do Rocha,por isso o Donizete deveria ser colocado na direita.

  • salviano Lisboa disse:

    Uma chatice as entrevistas do Tite. O cara já estava se achando a própria bala que matou John Kennedy. Dançou arrogante!

  • Guilherme Bicalho disse:

    Estou muito feliz com a eliminação do time paulista. O Corinthians precisa aprender que na Libertadores a pressão da mídia bairrista não conta, e sem o conhecido esquema de dois bandeiras abertos e um juiz armando no meio eles não são campeões de nada!

    Quanto à questão dos estádios, penso que o Galo é privilegiado, pois é o único time do país que tem duas casas pra jogar. Tanto no Mineirão quanto no Independência temos ótimos resultados. O melhor é alternar os dois, dependendo do tamanho do jogo e a expectativa de público.

  • Rafael disse:

    Tite é um engodo. Tem muita pos, ar de muito inteligente, mas foi um dos responsáveis diretos pela queda do Galo em 2005.

    E ontem, no jogo do Galo, como Robinho errou passes… Seria nervosismo? Falta de concentração? Tá certo que não é a dele jogar de armador, mas convenhamos…

    Aguirre consertou o time no segundo tempo, colocando Jr Urso pela direita, por onde ele vinha jogando bem em outras partidas e não pela esquerda, por onde jogou no primeiro tempo.

    E se quiser que Urso arme o time, que o treine para isso, inclusive para finalizar. Não pode, mesmo cansado, perder um gol como aquele.

  • Tião disse:

    Discordo da má partida do Erazo. Para mim ele foi bem, seguro, sem cair em pilha de adversário. Comentar asneira de jogador do outro lado faz parte. Até ajuda a manter a concentração. Lance que ele errou, para mim, foi culpa do Rafael Carioca, que recuou uma bola alta pra o zagueiro dominar com os pés. Sobre psicológico, acho que o time do Galo é um dos mais fortes neste aspecto. Não vai acontecer mais episódio como aquele de Rosário enquanto o clube contratar e trabalhar desta forma atual. Aliás, o segredo é este. Não é estádio ou torcida, é a maneira como o clube contrata e trabalha os jogadores.

  • ita disse:

    Não vejo motivo pra jogar no independência esse ano. Na verdade, acho q isso até despreza o poder do Mineirão. Sem falar que menos atleticanos podem ter o privilégio de ver o time jogar e muitos que tem o privilégio é da turminha que acha q compra vitórias quando paga o ingresso.

  • Leandro Fábricio disse:

    Prefiro enfrentar qualquer time brasileiro do que enfrentar times argentinos, o atlético pegou um rabo de foguete danado e não tenho duvidas que o time do Racing é muito mais perigoso do que o são paulo em várias questões… na questão pressão extra campo, na catimba, na raça e no futebol também pra mim o racing em todas essas questões é superior ao são paulo atualmente, isso não significa que vamos pegar moleza contra os paulistas, tudo pode acontecer e o atlético tem que melhorar e muito se quiser passar dos paulistas…
    mas pressão extra campo não será problema, pra quem enfrentou colo colo e racing em seus dominios morumbi lotado essa turma do galo tira de letra, o outro fator muito importante é o fato de ser arbitragem estrangeira (assim espero)..

    continuo com a opinião que o independencia incomoda mais os adversários sim, os dirigentes do são paulo por exemplo tem pavor do independencia, os jogadores adversários se pudessem escolher escolheriam o mineirão para enfrentar o galo, será porque???

    quanto ao corinthians, pra não perder muito tempo com pouca merda, só digo uma coisa…chuupaaaaa andré e giovanni augusto…. tiro o guilherme dessa porque sempre respeitou a nossa torcida e honrou seus compromissos enquanto esteve aqui… diferente dos outros…

  • João Paulo disse:

    Sobre a questão do estádio, acho que ele é secundário, o principal é a atitude e qualidade dos 11 em campo. Por isso, acho sinceramente que é o momento de mandar esses jogos maiores para o Mineirão, permitindo que todos os sócios e muito outros atleticanos possam prestigiar, além de arrecadar muito mais. Sobre essa questão de pressão e estatística, vejamos: dos 4 mata-mata em que o Galo reverteu um resultado de 2×0, apenas 1 foi no Horto (NOB) e os outros 3 no Mineirão (Olímpia, Flamengo e Corinthians). Além disso, no Horto fomos eliminados 2 vezes na Copa do Brasil (Goiás e Botafogo) e 2 na Libertadores (Atl.Nacional e Inter), pois considero que o empate com o Inter na primeira partida decretou nossa eliminação. Perdemos também os 2 últimos clássicos contra o Cruzeiro lá. Então, não sei de onde tiraram que é mais garantido jogar no Horto do que no Mineirão, pois os números não mostram isso, nem de longe…

  • juninho disse:

    Beberrão errou um penalty ? Sabia que um dia ele iria me dar uma alegria hauhauhau …Tomaaaaa !!!!

  • André Corrêa disse:

    Bom post. Parabéns!

    Os jogadores gostam do Independência. Nesse caso, é um fator que pesa a favor do Horto.

  • Jorge moreira disse:

    Minas continua vendendo bondes,andré e giovani,e enganadores chinelinho como o guilherme o famoso bunda,então kkkkkpra eles,foi otimo ver o rei do sofá perder o penalti,ele continua o mesmo cheio de preguiça se não for ressaca

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Independência! Querendo ou não, os rivais temem.
    O Galo não é imbatível jogando lá, inclusive as derrotas que sofreu no “novo” Independência foram pra times inferiores tecnicamente … mas é lá, sim, um time muito forte. Se vai ganhar ou não é outra história. Depende de como o time atua.

  • Rodrigo Assis disse:

    Time que esta ganhando não se mexe, por isso prefiro o Independência, mas o galo precisa subir de produção. Time tem condição de jogar mais.

  • José Antonio disse:

    É por coisa como está que o treinador do Corinthians nunca irá treinar um time na Europa…. Lá não tem lugar para esse tipo de falastrão….. Para treinar lá ele teria que levar junto a imprensa paulista, como não tem jeito, o negócio é ficar engando por aqui mesmo…..

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    E isto ai ,caiu no Horto, voltou a morrer!, gostei ! Li alguma coisa num jornal paulista hoje que o pênalti pro Galo não foi pênalti , e que o Galo não e pareo para os bambis. So o treinador não atrapalhar que esta semana tem titulo no mineiro.