Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A Copa América que já não mexe tanto com muita gente

Estou a caminho de Los Angeles, onde a partir de amanhã inicio a cobertura da Copa América Centenário, comemorativa aos 100 anos da competição internacional mais antiga da história do futebol. Interessante este contraste: o futebol sulamericano é prateleira de baixo em relação ao europeu, dentro e fora de campo, mas tem este charme, de “mais antiga” disputa entre países.  Porém, dói quando nos lembramos que neste mesmo ano, daqui a três meses, teremos a Eurocopa, que é uma Copa do Mundo sem Brasil e Argentina, em que bilhões são movimentados e os melhores jogadores do planeta estarão em ação. A Copa América é de uma pobreza de dar dó, em todos os sentidos. A começar pela moral, já que todos os ex-presidentes das federações do continente, mais os ex-presidentes recentes da Conmebol (Confederação Sul-americana) estão presos ou aguardando julgamento em prisão domiciliar, nos Estados Unidos ou em seus países de origem. O “nosso” presidente, Marco Polo Del Nero, nem pensa em se arriscar a dar uma chegada por essas bandas. Os moços do FBI, sobrinhos do “Tio Sam” estão doidos para botar a mão nele. O antecessor, Zé Maria Marin, está em Nova Iorque, na domiciliar, com direito a ir à igreja e dar umas voltas no Central Park. Bom demais para quem surrupiou tanto. Que vá logo para as grades.

Confesso que a motivação de uma cobertura dessas não é a mesma de outros tempos, quando ainda havia um glamour em torno do futebol. Hoje é dinheiro e dinheiro, mais dinheiro e ponto final. Essa própria Copa América é uma promoção comercial que visa render dinheiro para os principais atores do processo. O mercado publicitário norte-americano estava aberto a bancar e faturar muita grana e aproveitou o “gancho” da época, “100” anos. E vamos à luta porque o circo não pode parar.

Viajar é sempre um prazer, ainda mais quando temos essa oportunidade fantástica de sair e voltar por Belo Horizonte, sem ter que “baldear” em São Paulo, Rio ou Salvador, para qualquer lugar do mundo. A panamenha Copa Airlines nos deixa nas américas, 76 destinos, 31 países, em voos da melhor qualidade, e a portuguesa TAP, na Europa e “alhures”. Com um detalhe fundamental: mesmo com toda essa crise, a frequência dos voos se mantem e a qualidade dos serviços melhor que nunca.

A seleção do Dunga não empolga ninguém. Minhas atenções continuam no Galo contra o Fluminense; Botafogo x Cruzeiro em Brasília e o América quinta-feira contra a Ponte Preta no Independência. Felizmente com a quantidade e velocidade de informação através das redes virtuais ficamos sabendo de tudo a qualquer hora em qualquer lugar do mundo.


» Comentar

Comentários:
14
  • J.B.CRUZ disse:

    Em jogos de seleção brasileira(que virou comércio a céu aberto), só torço para o técnico (no caso Dunga), não convocar jogadores do CRUZEIRO…Desde 1.982, em dia de jogos da seleção, separo um bom filme***** (clássicos antigos – décadas de 20,30,40,50,60 e meados de 70)) de minha videoteca (10.000 mil títulos: só filmaços..), para assistir na hora do jogo..Bom divertimento..
    ***** Cinéfilo fanático: assisto em média 2 a 3 filmes por dia..
    ..

  • Fernando Pimenta disse:

    Mantenho o que disse, O Galo não importa o treinador joga com Patric, Carlos e mais 9. Marcelo é um treinador medíocre sempre foi. Nem adianta lembrar os títulos no rival. O fato de jogar com 3 volantes em casa, mais Patric que não sei bem o que é e Carlos mostra isso. É o time de Aguirre, é inacreditável que entra treinador, sai treinador e os 2 continuem titulares.

  • Tião disse:

    Sobre os jogos dos Mineiros, vou começar pelo Galo. Ontem disse que qualquer resultado seria lucro. Time sem nenhum lateral esquerdo e com 03 laterais direitos, sem nenhum meia e com 05 volantes, sem nenhum centroavante e com 05 pontas entre os relacionados, não tem como apresentar algum futebol. Diretoria está muito parada, deixando o tempo passar. Existem soluções baratas e imediatas para não perder tantos pontos agora e permitir aguardar a janela de transferências para montar o elenco direito. Mas o povo está esperando, esperando, esperando… Sobre o jogo do time celeste, estou satisfeito com os comentários. A mídia levantando o time, enaltecendo o Robinho. Parabéns pelo trabalho de bastidores. Porque dentro de campo a realidade é bem diferente. Se não fizer este esforço, a situação tende a se complicar ainda mais.

  • Tarcísio Coimbra disse:

    Embora não tenha culpa por causa das lambanças da diretoria, o Marcelo já começa com suas desculpinhas e parece que viu outro jogo. O Flu não virou o jogo por sorte do Galo. No gol do Flu, uma sucessão de falhas do nosso sistema defensivo, meio campo pouco produtivo e ataque inoperante. Situação preocupante, perdendo pontos preciosos em casa e o Indepas já não assusta mais ninguém. Se o DM não agir rápido, Segundona à vista.

  • Tião disse:

    Futebol para nós está ficando cada vez mais desinteressante. Os estádios estão todos vazios. Mesmo times com torcidas que sempre comparecem, como Galo, Grêmio e Santa Cruz, estão tendo públicos decepcionantes. O Santa levou menos de 17mil no clássico de ontem, apesar de figurar na parte de cima da tabela. O Grêmio, depois de golear o Galo no Horto, levou pouco mais de 12mil ao seu estádio para consolidar a liderança. Pode ter sido porque escancaram a corrupção. Mas fato é que futebol tem perdido cada vez mais a graça mesmo.

  • Julio Cesar disse:

    Atletico esta contratando um jogador que não passou no exame medico do Monaco.
    Como assim ?!?!?

  • Leandro Fábricio disse:

    Meus DEUS, agora me chega a notícia de que o atlético está interessado em um zagueiro do goiás chmado felipe macedo, torcedores e cronistas nos twitters dizem que é o pessimo dos pessimos, não tem um elogiando… o galo precisa de um zagueiro de renome e que venha pra ser titular ou que pelo menos faça uma boa sombra pro leo silva e erazo, já que leo silva todos sabem que já não está com o vigor fisico de antes e que provavelmente esse ano seja o ultimo dele na zaga do galo… aí Nepomuceno no desespero já começa a fazer lambança, não aprendeu com os mansurs, emerson conceição, pedro botelhos da vida…
    cadê aquele bom zagueiro da urt um tal de se não me engano mauro viana, acho que seria muito melhor que felipe macedo que dizem ser um trapalhão, e ainda estaria voltando de contusão…. meu deus quando entro na internet pra saber as noticias do galo dá até medo, é só noticia ruim…

  • Leandro Fábricio disse:

    Confesso que nem sei que dia começa a copa américa tamanha sua importancia pra mim, só queria que o equador fosse eliminado logo para cazares e erazo voltarem rapido pro galo no brasileirão…

    falando em galo termina a partida… galo 1 x flu flu 1 ….

    tem atleticano reclamando desse empate, eu modéstia parte comemorei como louco esse empate porque ficou de bom tamanho pra nós, os cariocas pelas chances clarissimas de gol no segundo tempo é que tem mais a lamentar esse empate, foi mais ou menos o que aconteceu com a gente lá no paraná contra o genérico, tivemos as melhores chance e só empatamos quando podiámos ter saído com a vitória lá…

    falando do time, victor fez boas defesas e salvou uma cara a cara com o oswaldo, mas continua entregando a rapadura, continua saindo mal do gol e agora nem chutar a bola pra frente sabe mais, só chuta mascado…
    rafael carioca como sempre não marca ninguém, acho até que precisamos contratar um volante marcador urgente, só o donizette corre e marca, rafael carioca sempre que pega na bola tem que dar uma enfeitada e assim da chance do marcador encostar aí o que ele faz… dá aquele giro ridiculo pro próprio campo de defesa e recua na fogueira pros zagueiros ou goleiro, direto ele faz isso, não consegue fazer o simples..
    o galo é o unico time que joga com tres volantes que não conseguem dar segurança pra defesa, a defesa sempre exposta mano a mano com os atacantes, se for assim é preferivel jogar com dois volantes mesmo colocando talvez mais um atacante no time…
    defesa hj que pra mim não comprometeu, jogaram simples e se tiveram alguma falha foi mais por culpa da pessima marcação dos volantes…
    marcos rocha discreto sem comprometer
    lucas candido péssimo, desconto porque estava improvisado, acho que seria melhor o carlos cesar improvisado ali do que o lucas candido…
    patrick aquilo de sempre, muita luta e faz o que pode dentro de suas limitações, ainda mais improvisado…
    robinho e carlos também sem culpa no cartório, não tem ataque que funcione sem um meia de ligação, só recebem tijolo quente pra dominar de costas pros zagueiros adversários…

    no mais amigos acho que na atual circustancias das coisas, temos mais é que levantar as mãos pro céu por mais esse pontinho conquistado…

  • Alex Souza disse:

    Botafogo 0 x 1 Cruzeiro – Estádio Mané Garrincha – Brasília/DF – 0121:45Junho2016 – Quarta-feira.
    5ª Rodada do Campeonato Brasileiro 2016.

    Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha – GO. Auxiliares: Vanderson Antonio Zanotti – ES e Luciano Roggenbaum – PR.
    Cartões amarelos: Botafogo-RJ: Anderson Aquino; Cruzeiro-MG: Bruno Viana, Bruno Rodrigo, Marciel.
    Gols: Cruzeiro-MG: Élber, a 26′ 1T
    Público/Renda: 7.057 pagantes e renda de R$ 467.030,00
    Botafogo: Helton Leite; Diego, Emerson Silva, Emerson Santos e Victor Luis; Bruno Silva, Fernandes (Neilton), Dierson e Salgueiro (Leandrinho); Anderson Aquino e Ribamar (Sassá). Técnico: Ricardo Gomes
    Cruzeiro: Fábio; Lucas, Bruno Viana, Bruno Viana e Bryan; Henrique, Lucas Romero, Élber (Willian) e Robinho (Marciel); Arrascaeta e Riascos (Alisson). Técnico: Paulo Bento (estava suspenso e um auxiliar dirigiu nesta partida).

    DOMÍNIO AZUL: O Cruzeiro fez boa partida diante do Botafogo no Estádio Mané Garrincha e dominou as ações do jogo na etapa inicial. A equipe de Belo Horizonte correu muito e sufocou o time do Rio de Janeiro no seu campo de defesa e conseguiu o gol que de a vitória por meio de Élber, que recebeu uma bola lançada na esquerda, ganhou do zagueiro em velocidade e chutou rasteiro. A bola passou entre as pernas do goleiro Helton Leite.

    ERROS DE CONCLUSÃO: O Cruzeiro teve várias chances de gol, contudo, desperdiçou chances claras de gol com Robinho (01 na 1ª etapa com boa defesa do goleiro), Élber (02 na 1ª etapa, uma delas na trave e outra com corte providencial do zagueiro) e Riascos (01 no início da 2ª etapa, que venceu a marcação e chutou para fora). Até este momento o Botafogo não havia conseguido pressionar ofensivamente o Cruzeiro, contudo, o time mineiro cansou em campo e os cariocas tomaram conta da partida e dominando o meio de campo. Em duas ocasiões a bola foi na trave do Cruzeiro e numa delas passou na pequena área sem alguém para mandar para as redes.

    FALHAS NO SISTEMA DEFENSIVO: O Cruzeiro voltou a falhar na defesa e numa oportunidade Bruno Rodrigo e Viana falharam em conjunto, sendo superados, e o atacante quase saiu na cara de Fábio. O goleiro do Cruzeiro andou vacilando e refugando em saída de gol, possibilitando lances de perigo para o adversário; ainda permitiu que uma bola chutada cruzada passasse por toda a pequena área sem interceptar o lance, quando o time não sofreu o gol por

    MAIS ESPÍRITO DE LUTA: Embora tenha errado na dose, pois faltou gás no fim do jogo, o Cruzeiro mostrou uma postura melhor no controle do jogo e na armação de jogadas. Riascos funcionou muito melhor que Willian no comando do ataque, já que disputou com raça cada lance e incomodou a defesa carioca. Bryan, embora errando um passe ou outro, fez boa estreia e pode ter mandado Miño para o banco de vez; Robinho acertou muitas coisas no meio de campo e acionou Élber várias vezes em jogadas de velocidade.

    RESUMO DA PARTIDA

    Ótimo primeiro tempo do Cruzeiro e uns 30 minutos de qualidade do Botafogo na etapa final. O Cruzeiro teve a chance de liquidar o jogo e não o fez, desperdiçando as chances; O Botafogo cometeu o mesmo erro e saiu no prejuízo. Pontos importantes, fora de casa, para o Cruzeiro e um futebol sem a devida consistência, já que o time recuou para garantir o resultado e quase colocou tudo a perder; erros assim diante de times mais qualificados podem ser um grande problema.

    AVALIAÇÃO DOS JOGADORES DO CRUZEIRO

    FÁBIO: Quando foi exigido não mostrou segurança e vacilou para sair do gol em pelo menos duas ocasiões (esboça a reação e aborta no meio do caminho). Nota 4.

    LUCAS: Rendeu bem na etapa inicial e apareceu bem no apoio. Na etapa final fez um avanço ou outro. Cumpriu o sem papel na marcação. Nota 6.

    VIANA: Enrolou-se num lance com Bruno Rodrigo e o adversário quase marcou. No mais, não comprometeu e fez aquele papel de zagueiro rebatedor quando o time se fechou na defesa. Nota 5.

    BRUNO RODRIGO: Falhou novamente ao perder uma jogada que tentou antecipar; segurou o adversário pela camisa e caiu no lance. Não vive a melhor condição física. Nota 4.

    BRYAN: Apresentou-se para o jogo e foi como que a válvula de escape para a saída de jogo. Tocou bem a bola no seu setor. Boa estreia, mostrando que não se esconde do jogo, como é hábito de Miño. Nota 5.

    HENRIQUE: Muita correria para ajudar na marcação quando o time ficou no sufoco. Nota 5.

    LUCAS ROMERO: Correu muito e saiu de campo pregado pelo esforço de marcação no tempo final. Nota 5.

    ROBINHO: Ótimo primeiro tempo. Apresentou-se para jogar e articular jogadas de ataque. Acertou o lançamento que resultou no gol de Élber e a vitória. Depois saiu cansado. NOTA 6. MARCIEL entrou no seu lugar quando o time recuou e ajudou na marcação. Nota 5.

    DE ARRASCAETA: Partida apagada; mesmo com o time dominando as ações em boa parte do tempo pouco apareceu. Nota 3.

    ÉLBER: Aos poucos vai encontrando seu posicionamento e, desta vez, foi acionado em velocidade e garantiu a vitória. Precisa concluir melhor, pois perdeu chances claras. Nota 7. WILLIAN BIGODE entrou no seu lugar, mas o time estava retraído na defesa e não houve chances no ataque. Nota 4

    RIASCOS: Fez boa pressão sobre a defesa adversária e disputou todos os lances. Com ele em campo o adversário lembrou que havia alguém capaz de construir jogadas de perigo, o que não vinha ocorrendo com Willian. Nota 5. ÁLISSON entrou em seu lugar e mostrou-se totalmente fora de ritmo de jogo, não levando qualquer perigo ao gol adversário. Nota 3.

    PAULO BENTO: Armou o time para a frente e buscou a vitória fora de casa. Aos poucos vai sacando que precisa ser sacado do time e vai obtendo melhor rendimento do elenco. Parece que vai ajudar a arrumar a casa. Nota 6.

  • Thiago disse:

    Vitória magra no primeiro tempo mas com um futebol um pouco mais organizado, nada de convincente. Mas no segundo tempo sofrível, time muito desorganizado, uma bagunça e não tomou a virada do botafogo por pura sorte.
    Jesus meu calvário está longe de acabar.

  • Sebastião disse:

    Chico você tem toda razão seleção não empolga ninguém, e no galo Marcelo reclama falta de tempo pra treinar como se fosse um estrangeiro! Em Brasília grande primeiro tempo do Cruzeiro com vitória importante! Vamos aguardar a próxima rodada pra ver a que veio o futebol mineiro em 2016 neste brasileiro! Bom passeio na América!

  • audisio disse:

    O comentário do Igor Tep foi de uma precisão cirúrgica. Existem 5 meias e atacantes na base. Porque não experimentar como fazia Telê Santana? Pra você ganhar jogos dificeis e importantes alguém tem que fazer o diferente. Telê não temia experiementar os jovens que Marcelo siga o sua referencia.

  • audisio disse:

    Faltou criatividade no meio campo.
    Junior Urso não é e nunca será um camisa dez.
    Quando saiu um dos volantes o time retomou as rédeas da partida.
    Pablo recompôs a equipe. Não é uma questão se o Junior Urso é um mau jogador. É uma questão tática.
    Carlos não tem a mínima condição de ser titular no time do Atlético. Patrick improvisado não dá.
    Porque não utilizou o Capixaba e o João Figueredo desde o inicio entrando com a formação natural do Atlético dentro de casa.
    Faltou criatividade, como o comentarista da 98Fm Gilbert Campos. Concordo.
    Marcelo jogou fora o primeiro tempo com três volantes. Na minha opinião não deveria ter retirado o Donizette. Nestas condições experimentaria um meio campo com Carioca, Donizette, Robinho, Pablo, João Figueredo e Capixaba.
    Patrick não é ponta nem atacante. Iuory e Carlos sem condições e insistir nestas escalações será insistir com fórmulas testadas com o fracasso e esperar que estas venham a funcionar.

    O trabalho do Aguirre deixou um terrível legado e que a cada dia assombra o Daniel Nepomuceno.

  • Alisson Sol disse:

    Vou torcer para o Brasil ficar em segundo no grupo, e você terá a oportunidade de conhecer Seattle! Será bem vindo.