Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cuidado com o Passaporte de Emergência, uma arapuca em alguns países

Passaporte de Emergência que está sendo expedido pela Polícia Federal, por causa da inoperância da Casa da Moeda

A esculhambação nacional chegou à Casa da Moeda, que não está conseguindo produzir passaportes, obrigando a quem tem urgência a recorrer a um Passaporte Emergencial. Me utilizei de um desses para viajar aos Estados Unidos para cobrir a Copa América e fiquei apreensivo se conseguiria o visto norte-americano naquela cadernetinha azul piscina. Enfrentei uma fila rápida no consulado em Beagá e depois outra lá no Rio, mas correu tudo muito bem, o visto saiu e viajei tranquilo.

Durante a transmissão de França 2 x 0 Alemanha, pela Eurocopa, ouvi na BandNews FM que a França e a Itália estão rejeitando estes passaportes em seus aeroportos e os brasileiros nesta situação, sendo barrados e repatriados, com as despesas bancadas pelas respectivas empresas aéreas.

Pode uma sacanagem dessas? O cidadão gasta dinheiro, enfrenta a burocracia normal que existe para conseguir o documento, segue as determinações da Polícia Federal, que por sua vez segue os códigos internacionais, viaja e é obrigado a retornar à origem!

Sacanagem também com as companhias aéreas, que não estavam sabendo dessa postura dos governos francês e italianos.

É a desmoralização total do governo brasileiro, uma vergonha, cujas consequências são pagas pelo cidadão cumpridor das suas obrigações.


» Comentar

Comentários:
10
  • Alisson Sol disse:

    Alex,

    Quem te disse que eu não lembrei da “família que não quer pisar no Brasil”? Lembrei sim. Só que eu, ao contrário de você, respeito a posição deles!

    O que escrevi é que não adianta apontar violência nos EUA. Primeiro, porque isto não em discussão no post do Chico, que fala sobre um serviço do governo brasileiro, para os cidadão brasileiros! Segundo que não entendo nacionalismo em geral, e muito menos os seu “nacionalismo de macunaíma”: policiais morreram nos EUA, logo temos de ter orgulho do Brasil! Isto é que é realismo fantástico!

    O seu texto é o do tipo de pessoa que acha que a pessoa que tem uma opinião diferente da sua “ou ainda não entendeu seus argumentos” ou “não leu direito” ou “é um burro”. Aprenda a “concordar em discordar” que você vai mais longe…

  • Carlos da Mata disse:

    Ainda bem que consegui renovar o meu e da minha esposa que venceria agora em Julho. Fiz todo processo no final de Março e no dia 19/04 já retirei os mesmo na Policia Federal aqui de Goiânia.

  • Alex disse:

    …uma pausa no futebol para um notícia sobre violência nos Estados Unidos:”Pelo menos cinco policiais morreram nesta quinta-feira (7) e nove pessoas (sete policiais e dois civis) ficaram feridas durante uma manifestação contra a violência policial em Dallas, nos Estados Unidos, quando um franco-atirador disparou contra eles, informou a polícia local.”
    Ps: poucos dias atrás eu lin nesse blog alguns comentários sobre viver nos Estados Unidos….infelizmente falava de uma família que diz não querer mais pisar aqui no Brasil….fiquei chateado com a discriminação com meu país….diante dessa notícia aí, será que aquela família que tem vergonha do Brasil , ainda acha que os Estados Unidos é o melhor país do mundo?…..nós precisamos aprender a dar valor e honrar nosso país…..aqui tem muita coisa boa , que té mesmo os Estados Unidos nos invejam…..mas é aquele negócio, a gram do vizinho sempre será mais verde…..sou brasileiro com orgulho, trabalhador, lutador e não desisto nunca……moramos em um dos melhores países do mundo….pacífico, rico e maravilhoso, que infelizmente tem sido administrado por bandidos…..tenho esperança de ver as coisas mudando por aqui…..e a mudança começa em nós…..

    • Paulo disse:

      Isso aí, além de se um país maravilhoso, as pessoas boas no Brasil são na verdade maravilhosas, o problema é que as pessoas ruins, com padrões morais distorcidos ou ausentes vem crescendo em número alarmante. Eu entendo quem desiste de lutar.

    • José Eduardo Barata disse:

      Meu caro Alex : país pacífico ?
      Você fala da Suíça ?
      Esse Brasil que você descreve , definitivamente ,
      nos foi surrupiado .

    • Alisson Sol disse:

      Alex,

      Países são meras abstrações, criadas por políticos para dar-lhes “mais cargos”. Pior que “países”, é o nacionalismo, que hoje está sendo usado para manipular populações que não estudaram História. Dentro dos países, o mesmo ocorre com a manipulação política entre estados, estados, clubes de futebol, etc. Tudo o que for possível para criar divisões entre pessoas será sempre feito, por aqueles interessados em serem “líderes do estado, cidade, clube, etc.”.

      Cabe a aqueles que estudaram História evitar que as partes ruins se repitam. Os idosos na Inglaterra, alguns que até viveram a História, mas não a entenderam, votaram agora em sua maioria pelo isolamento do país, manipulados por uma campanha que apontava os “imigrantes” como causa de problemas que nada tem a ver com eles. Nos EUA, é a mesma coisa, e se corre o risco de uma “manipulador profissional” chegar à presidência do país.

      No Brasil, o sujeito vota no vereador por causa do emprego prometido ao parente. Depois se rebela com o Deputado Federal que roubou da Petrobrás para a esposa passear. E o mesmo “jovem idealista” que vai para o protesto contra o governo depois vai comprar droga ou DVD pirata e financiar o crime organizado. Também concordo que o Brasil tem o potencial de ser um dos melhores países do mundo. Mas a mudança tem de começar não criticando a violência em outros países, principalmente quando é a exceção, e sim olhando o que cada um pode fazer melhor no seu dia-a-dia.

      • Alex disse:

        …..não entendeu nada, pegou o bonde andando……escreveu um testamento e nada adiantou…..eu não estava querendo expor a violência dos outros países…..é por que vc não sabe do que eu estava falando e quis dar uma de entendido….vou te ajudar pra vc não ficar boiando…..outro dia o Chico postou sobre uma família que mora nos Estados Unidos e eles disseram que não querem nem colocar o pé no Brasil….exaltaram os Estados unidos como se fosse o melhor país pra se viver…..da próxima vez amigo, leia primeiro antes de re4sponder, assim vc não passa por bobo….

        • Alisson Sol disse:

          Alex: Quem te disse que eu não lembrei da “família que não quer pisar no Brasil”? Lembrei sim. Só que eu, ao contrário de você, respeito a posição deles!

          O que escrevi é que não adianta apontar violência nos EUA. Primeiro, porque isto não em discussão no post do Chico, que fala sobre um serviço do governo brasileiro, para os cidadão brasileiros! Segundo que não entendo nacionalismo em geral, e muito menos os seu “nacionalismo de macunaíma”: policiais morreram nos EUA, logo temos de ter orgulho do Brasil! Isto é que é realismo fantástico!

          O seu texto é o do tipo de pessoa que acha que a pessoa que tem uma opinião diferente da sua “ou ainda não entendeu seus argumentos” ou “não leu direito” ou “é um burro”. Aprenda a “concordar em discordar” que você vai mais longe…

      • Marcão de Varginha disse:

        Garganta, vc é formidável! Que lisura, que visão do futuro…
        – #benecyeternomito

        • Alisson Sol disse:

          Psicopata masoquista: já pensou em comentar sobre o assunto em discussão, ao invés de fracassar ao tentar compensar seu fracasso pessoal e inveja atacando os outros comentaristas deste e outros blogs?