Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Sem brasileiros na disputa, maioria da imprensa verde e amarela “esquece” a Libertadores

Recebi este e-mail, do leitor Max Carvalho, a quem agradeço, com um ótimo tema para discussão, que pode ser levado, inclusive, para as escolas de jornalismo:

* “Olá Chico!

Neste momento faltam pouco menos de 30 minutos para o jogo de volta da semi-final da Libertadores entre Boca Juniors x Independiente del Valle. Achei curioso que não há nenhuma citação sobre esse jogo em nenhum dos principais sites de esporte do Brasil, com exceção da Fox que transmitirá o jogo (um pequeno anúncio, inclusive). O campeonato sul-americano mais importante, em plena semi-final, sendo ignorado pelos nossos jornalistas.
Em época de Liga dos Campeões, a imprensa nos sufoca com notícia dos times gringos, e só se fala nisso.

Acho que a imprensa tem um papel fundamental na opinião publica, e são descasos como esse de hoje que fazem com que muitos jovens brasileiros hoje falem “meu Chelsea”, “meu Barça”, etc. Não veem que hoje tem um time argentino na semi da Libertadores, cuja rivalidade com os times brasileiros dispensa comentários.

Gostaria de saber sua opinião sobre o assunto.

Abraços,

Max Carvalho”

***

Concordo em 100% com o Max e recorro ao companheiro jornalista José Luiz Gontijo, que sempre cita o “futebol comercial” para lembrar que o dinheiro move tudo no mundo da bola. O excelente marketing dos europeus dominou o mundo.

Aqui, terminados os contratos de patrocínios da cobertura da Libertadores, que normalmente duram enquanto há brasileiros na disputa, tudo se volta novamente para o nosso mundo doméstico.

Voltarei ao assunto mais tarde, já que tenho largar este computador no momento para outro compromisso.

Quanto ao jogo, o Independiente mereceu e certamente fará grandes jogos decisivos com o Nacional de Medellin.

Os detalhes da partida no portal Terra:

https://esportes.terra.com.br/lance/del-valle-faz-historia-vence-o-boca-e-esta-na-decisao-da-libertadores,a96d91cbd9a2884dd305d54d92f3d90ayp6uzzep.html


» Comentar

Comentários:
18
  • Marcão de Varginha disse:

    Que sorte, hein, Fábio? Danilinho não jogará a 15ª rodada do brasileirão… mas no returno poderá “chapelar” no Mineirão!
    – #benecyeternomito

  • Sérgio Lopes disse:

    Sai Cunha e entra Maia. Vocês acreditam em mudança? A maioria dos nossos políticos perderam a credibilidade . As eleições de outubro estão chegando… Ainda temos a oportunidade de fazer uma boa escolha… Acessem : blogdosletradosdesalienados.blogspot.com
    Reflitam a respeito do tema.
    Aguardo seu comentário no blog.
    Desejo o melhor para todos e sucesso para os nossos times de Minas Gerais.
    Sérgio Lopes

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia, vi a partida Boca Juniors 2 x 3 Independiente Del Valle. O time do equador levou a disputa muito a sério, mesmo quando ganhava por 3 a 1; uma defesa firme, tranquilidade para não se afobar quando atacado e um contra ataque poderoso.
    Riquelme havia dito que seria fácil vencer a semifinal e, ao que parece, não são apenas brasileiros que gostam de “tirar onda” falando em golear adversários e, depois, de passar vexame. Aos poucos todos vão aprender que a Libertadores precisa ser respeitada, o que não é muito do agrado dos ditos “gigantes”. Quem sabe haverá um dia em que os brasileiros vencerão como “time de futebol” e não da cantilena manjada pela quão tentam intimidar os adversários?
    Erros brasileiros na Libertadores, dentre outros:
    1 – FALTA MONITORIA DOS ADVERSÁRIOS: “sabíamos pouco sobre eles e fomos pegos de surpresa coma a velocidade e a qualidade dos jogadores”;
    2 – DESCULPAS DA ALTITUDE E DA LOGÍSTICA: todo ano ensaiam previamente as desculpas para derrotas, contudo, vários times de outros países vão na altitude e vencem;
    3 – DESRESPEITO: “queremos fugir dos times argentinos e uruguaios no sorteiro”, como se não houvesse futebol nos outros países;
    4 – ARBITRAGEM: ficam nervosos e são justamente expulsos e, depois, colocam a culpa na arbitragem, isto para encobrir falhas de goleiros, zagueiros e de atacantes falastrões;
    5 – CONFUSÃO E AVALIAÇÕES ERRADAS: tradições, antigas conquistas e pressão de torcida de times brasileiros não assombram times sulamericanos; a maioria deles é campeã ou vice nacional torneio quase todo ano e soma inúmeras participações na Libertadores. Superá-los mão é tão simples.

  • Julio Cesar disse:

    Bambis estão reclamando ate hoje dos penaltis não marcados. Mas, Leo Silva foi agarrado pela camisa dentro da area pelo Michel Bastos (se não me engano) no jogo da volta aqui no Indepa e la em São Paulo acharam o lance normal !!!
    Que coisa não ?!?!? Mesmo se o São Paulo tivesse dois penaltis marcados, primeiro precisariam converter e no final daria 2X3 e seriam eliminados do mesmo jeito.

  • Igor Mendes disse:

    Tanto na Europa como na Argentina, eles ignoram muito o nosso futebol. Novidade nenhuma!

  • Leandro Fábricio disse:

    O max foi perfeito em seu comentário, além da corrupção e da falta de organização da conmebol, nós ainda ajudamos a desvalorizar o torneio com feitos acima citados pelo max por parte da imprensa que também é um meio formador de opinião, quer ver uma coisa chico ilustrando muito bem o que vc falou a respeito de que é a grana e interesses de alguns é que move o caldeirão, a copa do brasil e a sulamericana por exemplo… pra mim a sulamericana é muito mais importante do que a copa do brasil
    pelo simples fato de ser um torneio internacional, pelo simples fato de também dar vaga para a libertadores assim como a copa do brasil e que disputar a sulamericana dar a chance do time campeão ganhar dois titulos, o proprio titulo da sulamericana é óbvio e a recopa que tem em sua disputa o campeão da sulamericana e o da campeõa da libertadores… se formos olhar a grosso modo a sulamericana tem muito mais importancia do que a copa do brasil, e nos outros paises sulamericanos até tem sim só aqui no barsil que é diferente e sabe porquê??? Porque aqui por causa de interesses da cbf juntamente com a sua aliada a rede globo que não tem os direitos de transmissão da sulamericana e por isso tentam a todo custo desvalorizar o torneio sulamericano aos olhos dos torcedores brasileiros…
    vcs já ouviram falar de copa da argentina??? copa do uruguai??? copa do chile???copa do paraguai??? Não porque lá depois da copa libertadores e dos campeonatos nacionais o torneio de maior importancia é a copa sulamericana, que por causa também da forma de disputa e má organização da conmebol perde um pouco do brilho…

  • J.B.CRUZ disse:

    Antes (até final dos anos 70) o futebol era Entrosamento,motivação e Amor a camisa; salário era complemento..
    Hoje:(depois da Copa 82, quando começou o ÊXODO de CRAQUES para o exterior) o futebol se mercantilizou e tornou-se mercenário..Mas ainda tem que ter entrosamento e motivação….

  • Rafael disse:

    Vai ter final de Libertadores naquele estádio horroroso do Del Valle? Naquele campo horrível?

  • Alisson Sol disse:

    Discussão absurda. Eu lembro que quando eu estava crescendo no Brasil, havia uma “reserva de mercado na Informática”, e não se podia falar de grandes empresas estrangeiras, pois só se podia comprar das nacionais. Só falta quererem criar uma reserva de mercado na divulgação de clubes de futebol ou campeonatos regionais onde times locais não estão mais disputando!

    Se o sujeito tem condições econômicas, compra o melhor apartamento, o melhor carro, viaja no melhor vôo, na melhor poltrona, etc. Quem gosta de tênis, quer assistir os melhores tenistas jogando. Quem gosta de corrida, quer ver o melhor corredor em uma disputa. Quem gosta de futebol, quer ver os melhores jogadores disputando.

    Não adianta ficar recalcado reclamando de divulgação do “futebol europeu”, quando na realidade se está falando de clubes que estão na Europa, com os melhores jogadores de todo o mundo no topo da forma física. Se a Europa continuar tendo problemas econômicos, em 10 anos os melhores jogadores, treinadores e outros profissionais do futebol vão estar no Japão, China, ou qualquer outro lugar onde sejam melhor remunerados.

    A imprensa dos EUA é muitas vezes mais repetida no mundo do que a imprensa da Europa. Alguém fala no Brasil da liga de futebol (soccer) dos EUA? A criança que gosta de futebol e vê o craque do seu time na América do Sul hoje vai ver aquele jogador, se for realmente bom, indo em alguns anos para a Europa, e aprender o nome do time europeu. Do mesmo jeito que, quando jogadores e técnicos começaram a ir para Japão e China, se começou a falar no Brasil de Kashima Antlers, Guangzhou Evergrande, etc.

    • José Eduardo Barata disse:

      Que baboseira !
      Alô , Marcão de Varginha , é com você , meu caro.
      Eu não tenho paciência .

      • Marcão de Varginha disse:

        O garganta e seu time tem o mesmo valor: zero à esquerda! É o famoso chato de galocha: intragável!
        -Alisson Sol deveria seguir o exemplo desses ” jogadores e técnicos” citados por ele… para sempre, e sem qualquer contato com o resto do planeta!
        – #benecyeternomito

      • Alisson Sol disse:

        Se tem contra-argumento, apresente. Se não, nem é obrigado a ler e nem a comentar. Agora, passar recibo de “sou ignorante e não tenho argumento” é inovador!

  • Guilherme Bicalho disse:

    Ontem, pela Libertadores, assistimos a uma grande partida de futebol. Foram 90 minutos de muita intensidade e atitude dos jogadores, que se doaram ao máximo. Tecnicamente, não foi um primor, mas a raça e a busca incessante pela classificação encheram os olhos. Sem contar que ambos os times estavam taticamente muito bem organizados em campo.
    O outro finalista, Atlético Nacional, é mais um exemplo de futebol moderno, dinâmico e bem jogado.

    Quando assisto jogos do Galo, fico me perguntando se poderemos chegar a este nível de competitividade. Não sei se jogadores já consagrados, ricos e em fim de carreira ainda estão motivados para atuarem em alto nível.
    Temos excelentes nomes no elenco, mas pouco ímpeto pelas vitórias e isso faz toda diferença. Marcelo Oliveira precisa mexer com os brios deles, caso contrário o ano será um enorme fiasco.

  • José Eduardo Barata disse:

    Leiam a matéria do Globo Esporte sobre o
    Atlético Nacional e o “favorecimento” por
    ele recebido em toas as competições que
    participa , talvez fruto do poderio econômico
    do clube .
    Parece piada imprensa do Rio e São Paulo
    a se queixar de tais fatos .

  • Pablo de Oliveira disse:

    É Chico!! Nem secar o Del Valle deu certo, infelizmente não vai ser possível por enquanto as contratações dos bons jogadores Zagueiro Arturo Mina, Meia: Junior Sornoza e Atacante José Angulo.
    Presidente não DESISTE não são ótimas opções para 2017 ÓTIMO CUSTO BENEFÍCIO!!
    É formar uma mini seleção do Equador para 2017 e ganhar a Libertadores tenho certeza que confirmado esses reforços somado ao plantel do Galo, com entrosamento que já existe, experiência internacional que já existe, juventude e vontade teremos um bom time para Libertadores 2017

  • José Eduardo Barata disse:

    Ô Max , falou pouco e matou a pau .
    Posso acrescentar ?
    Você já viu a “loucura” dos narradores ao
    transmitirem partidas da Europa ?
    Cada gol , gritado a pulmões plenos , é de deixar
    o locutor português da final da Euro no chinelo .
    É o famoso “Complexo de Vira Lata” do Nelson .
    Rodrigues , é claro .

  • Alexandre Magno disse:

    Quando o Galo perdeu lá muita gente esbravejou, dizendo que foi uma vergonha e etc e tal, você Chico não foi uma desses, reli sua coluna, page 23, agora vemos o Sucos Del Valle não é essa baba. Vi também nesta sua coluna que o Cazares não era só elogios, o gringo não vinha jogando nada e muita gente cornetando o Aguirre por não escalar ele. O Curioso é que o time ainda comete os mesmos erros.

  • Alemangalo disse:

    Bom dia Chico Maia, eu asssiti o jogo de ontem, Boca x Independiente. Gostei muito do futebol apresentado pelo Independiente. Deu gosto de ver o time equartoriano jogar, que O Marcelo pegue o video desse jogo e passe todos os dias para os joagdores do Galo.