Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Seleção volta a campo hoje, mas futebol não é com o Brasil na história dos Jogos Olímpicos

A seleção brasileira na Olimpíada de 1972, tinha o goleiro Vitor, do Cruzeiro, ao lado do zagueiro Abel (esq.), Falcão (terceiro da esquerda para a direita), Roberto Dinamite e outros grandes jogadores.

***
O Brasil enfrenta hoje o Iraque, 22 horas, e deve vencer com facilidade, mas a medalha de ouro é um tabu olímpico para nós, desde 1952 em Helsinque. Naquele ano tinha craques como Vavá e Zózimo, mas foi eliminado nas quartas de final pela Alemanha, em derrota de 4 a 2. Em 1960 voltou a disputar, em Roma, e saiu na primeira fase, com Gérson e outros grandes jogadores, perdendo de 3 a 1 para a Itália. Em Tóquio’1964, comandada pelo campeão do mundo Vicente Feola, a seleção brasileira voltou a ser eliminada na primeira fase: Tchecoslováquia por 1 a 0. No México em 1968, nova queda na fase inicial com dois empates e uma derrota. Tinha Ferreti como principal jogador.

Em 1972 a então CBD, hoje CBF, resolveu mandar o que havia de melhor no país, dentro da idade permitida, abaixo de 21 anos. Foram jogadores como Falcão, Roberto Dinamite, Pintinho, Abel, Rubens Galaxe e Nilson Dias. O goleiro era Vitor, uma promessa do Cruzeiro na época e estava lá em Munique. Nova eliminação na primeira fase. A disputa era desigual, já que os países do bloco comunista jogavam com suas seleções principais, contra juniores.  Em Montreal 1976, 4º lugar, com o goleiro Carlos e os hoje comentaristas Júnior e Batista.

Em 1980 o Brasil parou no pré-olímpico e não disputou o futebol em Moscou, vexame que voltou a se repetir em Barcelona 1992 e Atenas 2004. Em Los Angeles’1984 a primeira medalha, prata, com Mauro Galvão, Dunga e derrota na final de 2 a 0 para a França. Em Seul’1988, prata de novo, perdendo para a União Soviética na prorrogação por 1 a 0, com Taffarel, Romário, Jorginho e Bebeto.

Em Atlanta’1996 Zagallo com Dida, Roberto Carlos, Rivaldo e Ronaldo foram eliminados pela Nigéria. Em Sidney’2000, Vanderlei Luxemburgo, com Ronaldinho Gaúcho e Alex 10 saíram nas quartas de final contra Camarões. Em Pequim’2008, com Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves, Pato, Diego, Rafinha e Hernane, derrota de 3 a 0 para a Argentina. Em Londres’2012, Mano Menezes, Neymar e cia., perderam a final para o México, o que motivou a demissão do treinador da seleção que veio a dar vexame na Copa de 2014 com Felipão.


» Comentar

Comentários:
2