Como disse o grande Sérgio Xavier Filho @sxavierfilho:
“Nada disso estaria acontecendo se fizessem o óbvio: pergunta lá no Posto Ipiranga”
Ele retweetou o blog Coach, do Alex Pussieldi e eu repasso às senhoras e senhores do nosso blog. Um enredo de novela, meio real, meio fictícia, que vale a pena ler:
* “Esclarecendo tudo sobre o caso dos nadadores americanos”
Alex Pussieldi
* O gerente do posto Ipiranga, no qual Ryan Lochte diz ter pego o taxi informou que não há qualquer imagem dos nadadores nas câmeras de segurança.
* Por volta das 16 horas, o jornal americano USA Today conseguiu localizar por telefone o nadador Gunnar Bentz. O mesmo indicou que estava no Aeroporto Internacional do Galeão e que não poderia falar sobre o caso. Ele e Jack Conger, que até agora não foram ouvidos pela polícia e que tinham a orientação de não deixarem o país embarcaram no vôo da United Airlines UA 128 que tinha horário de partida para 21:20 saindo do Galeão para Houston, no Texas.
* Os dois atletas foram removidos do avião pela Polícia Federal e chamados para prestar depoimento na Delegacia de Polícia do Aeroporto. Os dois deixaram o local nas primeiras horas de quinta-feira levados por representantes do Consulado Americano no Rio de Janeiro. A localidade para onde foram levados foi mantida em sigilo.
* Patrick Sandusky do USOC confirmou a informação da retirada dos atletas do avião, mas preferiu não comentar o fato dos dois terem tentado embarcar mesmo com o pedido da Polícia para prestarem depoimento e não deixarem o país.
* Momentos depois da retirada dos dois nadadores do avião, os jornalistas Bob Costas e Matt Lauter conversaram na rede de TV NBC sobre o caso. Lauter revelou que havia conversado com Ryan Lochte durante o dia na sua chegada aos Estados Unidos.
* Segundo Lauter, Ryan Lochte insistiu que “jamais inventaria uma história como esta”, porém revelou duas mudanças na entrevista que havia dado ao jornalista Bill Bush no domingo. Anteriormente, Lochte havia dito que o taxi que os transportava foi parado em uma falsa blitz onde policiais com distintivos lhe retiraram do carro. Agora, Lochte falou que o motorista de taxi parou num posto de gasolina para os atletas irem ao banheiro quando o assalto aconteceu.
* No depoimento anterior, Lochte havia tido que o assaltante lhe obrigou a deitar no chão colocando a arma em sua cabeça. Agora, diz que o assaltante apenas lhe apontou a arma. Veja a íntegra da conversa de Bob Costas e Matt Lauter clicando aqui.
* Segundo a investigação, já foram encontrada diversas informações conflitantes. Embora os atletas tenham dito que chegaram as 4 da manhã na Vila Olímpica, a polícia obteve imagens que mostram os nadadores deixando a festa na Casa França na Sociedade Hípica Brasileira as 5:50 da manhã além das câmeras de segurança mostrando a entrada do grupo na Vila Olímpica dos Atletas as 5:56 da manhã. Ou seja, 1 hora e seis minutos depois de deixarem a festa.
* O Departamento de Estado Americano, através de seu representante de imprensa, John Kirby, informou que está acompanhando o caso e que todos os procedimentos de proteção aos cidadãos americanos estão sendo cumpridos.
* Jimmy Feigen permanece no Rio, mas em local não sabido. O nadador não estava no aeroporto, mas fez o check in online para embarcar no mesmo vôo. Em entrevista a imprensa americana, declarou que está em local a salvo e que aguarda a definição do caso para poder embarcar. Segundo os jornais americanos, declarou que “é chato, mas estou a salvo”. O nadador disse que não vai comentar até o fim do caso.
* O advogado de Ryan Lochte, Jeff Ostrow, declarou que seu cliente seguiu todo o procedimento exigido pelas autoridades brasileiras e que seguirá cooperando sobre o caso.
* Nesta madrugada de qiunta-feira, o Comitê Olímpico Americano divulgou a seguinte nota oficial: (texto traduzido)
“Jack Conger e Gunnar Bentz foram detidos nesta noite de quarta-feira momentos antes do seu vôo partir do Rio de Janeiro. Eles foram liberados pelas autoridades locais após entendimentos de que deverão prestar novos depoimentos nesta quinta-feira. James Feigen também está em contato com as autoridades locais e pretende fazer o depoimento reference ao incidente nesta quinta-feira. Nós continuaremos a prestar as informações apropriadas”.
* A Polícia Civil informou que vai encaminhar via ofício ao FBI uma relação de perguntas para que Ryan Lochte responda sobre o episódio por carta precatória.
Matérias da TV Globo da remoção dos atletas Jack Conger e Gunnar Bentz do avião e apreensão dos passaportes exibidas no Jornal da Globo e Jornal Nacional:
http://sportv.globo.com/site/blogs/especial-blog/blog-do-coach/1.html
» Comentar