Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A impressionante e assustadora participação do narcotráfico no futebol Sul-Americano

Obrigado ao jornalista Pablo A. Pacheco, editor de esportes do Correio de Uberlândia, que nos enviou link da revista eletrônica Risca Faca (www.riscafaca.com.br) com uma ótima História em Quadrinhos sobre a relação do traficante Pablo Escobar com o futebol da Colômbia e da América do Sul. Depois da morte do traficante, da desastrada participação na Copa de 1994 e o assassinato do zagueiro e capitão da seleção, Andres Escobar, o futebol colombiano entrou em baixa e só recentemente voltou a mostrar brilho, com a geração James Rodriguez e o Nacional de Medellin. Histórias impressionantes e assustadoras dos bastidores do futebol, que raramente veem à tona.

Vale a pena ler:

“A Colômbia de Pablo Escobar era fanática por futebol. O notório traficante, retratado na série “Narcos”, da Netflix, era um aficionado pelo esporte e fez de tudo para que o país entrasse no mapa. A relação entre o narcotráfico e o futebol no final dos anos 80 e começo dos anos 90 foi próxima e, de várias formas, extremamente perigosa. Uma história que começa nos campos de terra de Medellín e termina em tragédia em 1994, após a Copa do Mundo.

Risca Faca apresenta “Narcofútbol”, uma história em quadrinhos contando diversos detalhes e histórias dessa época de glórias e sofrimento no futebol e na sociedade colombiana. A arte é de Amilcar Pinna, autor de “Another Planet” e que já assinou HQs da Marvel, DC, Editora Moderna e também dá aulas na Quanta Academia de Artes.

Para ler, basta clicar na imagem abaixo. Para leitura em telas menores, recomendamos o uso da ferramenta de zoom:

Risca Faca apresenta: “Narcofútbol”

 


» Comentar

Comentários:
2
  • Marcelo Araujo disse:

    escobares mudaram os rumos da colombia. o zagueiro se deu mal demais. lembro até hoje do episódio fatídico. pagar a própria vida por conta de um gol contra é realmente um crime sem igual.

  • Luis Cláudio disse:

    Não entendi, o jogo da seleção ainda é terça feira e não teve rodada do Brasileirão. Domingo sem futebol: uma lástima!