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Notícia rara de melhoria de infra-estrutura em Minas: Aeroporto de Confins está ficando bom demais. Até difícil acreditar!

Quem conhece os bons, médios e ótimos aeroportos do mundo, sempre chamou o de Confins de “chiqueirinho”, “curralzinho” e “lata de sardinha”. Mas esta situação está terminando e com data definitiva para acabar: dezembro! Semanas atrás, a convite da Raquel Massote, assessora de comunicação da BH Airport (concessionária do Aeroporto), eu e outros jornalistas tivemos a satisfação de conhecer internamente as obras de ampliação que estão em ritmo acelerado. Fiquei impressionado e digo, sem medo de errar, que estamos ganhando um dos mais confortáveis, modernos e práticos aeroportos do mundo.

EMBARQUEINTERNO

Já melhorou demais, mesmo com os improvisos, por causa das obras simultâneas ao funcionamento normal do aeroporto. O embarque internacional, por exemplo, que era um inferno, se tornou um paraíso, e é provisório. Já, já, o definitivo estará pronto.

ENGENHEIRO

O engenheiro Alexandre Melo (foto) comanda uma equipe de 1.300 pessoas, que trabalham em três turnos. São 50 mil m2 de construção em três pavimentos. É o Terminal 2, finalmente saindo do papel.

PAULORANGEL

O diretor-presidente da BH Airport, Paulo Rangel (foto), também nos recebeu e informou que essas obras foram planejadas para dar conforto e segurança para os usuários nos próximos dez anos. “O Aeroporto quer ser a porta de entrada e saída dos mineiros para outros destinos no Brasil e no mundo e ajudar no desenvolvimento do Estado”, disse.

Os investimentos atuais estão na ordem de R$ 750 milhões e inclui também a implantação de um novo sistema viário e a ampliação do pátio de aeronaves, que passará a contar com 44 posições.

Li hoje, no jornal O Tempo, ótimas notícias para todos os usuários:

* “Avanço de obras no Terminal 2 muda acessos dentro do aeroporto”

Principal mudança foi a liberação da via secundária de acesso, em frente ao Terminal 2, que estava interditada desde dezembro de 2015 por causa das obras no local

http://www.otempo.com.br/cidades/avan%C3%A7o-de-obras-no-terminal-2-muda-acessos-dentro-do-aeroporto-1.1383760

Duas semanas atrás foi inaugurada lá, no saguão principal, a “Praça Mineira” que oferece aos passageiros e visitantes, amostras do melhor de Minas, em comidas, bebidas e artesanato, cujos detalhes estão neste link, que recomendo: http://www.bh-airport.com.br/br/p/288/noticia.aspx

PRACA

Quem não tem passado por lá vai se surpreender, tanto no embarque quanto desembarque. Já estão prontos, mais três blocos de estacionamento, ampliando para 4 mil o número de vagas no Aeroporto. Mais:

– 17 pontes de embarque, sendo três exclusivas para operações internacionais;

– 6 esteiras rolantes para passageiros;

–  9 escadas rolantes; –  18 elevadores;

– 1.800 novas vagas de estacionamento;

– Capacidade ampliada para 22 milhões de passageiros/ano.

Segundo Paulo Rangel, o objetivo da BH Airport, é transformar o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em um dos principais hubs (centro de distribuição de voos) para as regiões Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil.

FINGER

Melhorias a partir de 2014

Desde que assumiu a operação do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em agosto de 2014, a BH Airport já realizou uma série de melhorias no Terminal 1 (existente) para ampliar o conforto e oferecer a melhor experiência de viagem ao passageiro. Novidades que já são sentidas pelos usuários:

  • Sistemas de esteiras de bagagens, elevadores e escadas rolantes
  • Oferta do serviço de wi-fi gratuito – com cobertura em todo terminal, tempo maior de navegação e ampliação do pacote de dados
  • Reforma completa nos banheiros e fraldários do saguão
  • Início das operações do novo Data Center, voltado à modernização da segurança de todos os sistemas aeroportuários
  • Instalação de câmeras e torres de segurança
  • Melhoria no sistema de iluminação
  • Melhoria nos sistemas de sinalização para os passageiros
  • Implantação de cobertura dos estacionamentos
  • Instalação de máquinas de autoatendimento para o pagamento das tarifas do estacionamento
  • Melhoria nos acessos viários e estacionamento
  • Ampliação da área da Sala de Embarque doméstico, com aumento da área destinada ao Embarque Remoto e do número de canais de inspeção para passageiros de 7 para 12.
  • ESTACIONAMENTO

Em 30 de abril, a BH Airport entregou a primeira fase da obra de readequação do Terminal 1 que ainda incluiu:

  • A instalação de totens de auto check-in das companhias aéreas;
  • A construção de três novos banheiros;
  • Reformulação dos jardins centrais;
  • Nova reconfiguração das áreas de guichês de ônibus, táxis e informações turísticas;
  • Novo balcão de informações, maior e localizado no centro do saguão, foi instalado para oferecer melhor atendimento aos passageiros e usuários;
  • Na área externa, a reconfiguração do acesso viário – parte ainda em execução – já trouxe melhorias com mais uma faixa de rolamento para o tráfego de veículos nas vias de acesso ao embarque e desembarque de passageiros.

A concessionária planeja investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão nos primeiros dez anos de concessão, sendo que a metade, ou R$ 750 milhões, até final de 2016.  O Terminal 2 ampliará a capacidade do Aeroporto para o patamar de 22 milhões de passageiros por ano, suficiente para suportar o crescimento da demanda pela próxima década.

Ao longo dos próximos 30 anos de concessão, a BH Airport planeja investimentos da ordem de R$ 3,5 bilhões.

Uma série de melhorias também está sendo realizadas no Terminal existente (Terminal 1), de forma a oferecer mais comodidade e conforto aos passageiros. 

A cada dia, um aeroporto ainda melhor

Grau de satisfação

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte subiu quatro posições no Ranking de Satisfação do Passageiro e passou da 12ª para a 8ª posição no segundo trimestre de 2016, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são referentes à Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. De acordo com a pesquisa, a média geral do Aeroporto saltou de 4,05 para 4,20, no período, desempenho que está acima da meta 4 estabelecida pelo Governo Federal. A avaliação do passageiro varia em uma escala de 1 a 5.

Os passageiros avaliaram como significativas as melhorias apresentadas em itens como disponibilidade de sanitários (média 8% melhor, em comparação com o mesmo período do ano passado) e limpeza (+9%). A média de satisfação na limpeza geral do aeroporto ficou em 4,19. Além disso, o desempenho do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte ficou acima da média 4 em 26 dos 38 indicadores pesquisados. Os principais destaques apontados foram a facilidade de desembarque no meio-fio, com 4,10 – reflexo da entrega de parte do acesso viário, que abriu mais uma pista para embarque e desembarque no Aeroporto.

Sobre a BH Airport

A concessionária BH Airport foi criada em 7 de abril de 2014, a partir da assinatura do contrato de concessão com o governo federal. Desde o dia 12 de janeiro de 2015, a BH Airport tem a responsabilidade integral pela operação e gestão da infraestrutura aeroportuária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte.

A BH Airport é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) composta pelo Grupo CCR – uma das maiores empresas de infraestrutura da América Latina – e por Zurich Airport, com 51% de participação, além da Infraero, que detém 49% da concessionária.

Confira todas as novidades sobre o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte em :

www.bh-airport.com.br


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Comentários:
6
  • paulo disse:

    Curioso né? Com uma “meia-privatização” já está melhorando,imagine se fosse totalmente privado? O estado não tem competencia para administrar empresas e sempre dá “com os burros n´água”…Empreender e administrar o empreendimento é coisa para a iniciativa privada,ponto final.

  • Alisson Sol disse:

    Desculpe discordar, mas a minha teoria é a seguinte: aeroporto bom é aeroporto vazio.

    Belo Horizonte não tem terromoto. Não tem neve. Não tem furacão. Mal tem neblina. Este negócio de “aeroporto goumert” é ridículo: ninguém quer ir comer/beber em aeroporto. É o mesmo que fazer o “ponto de ônibus goumert”: ao invés de fazer o ônibus passar rápido e as pessoas se moverem logo ao seu destino, se faz com que os passageiros esperem muito e se coloca uma barraquinha em cada ponto de ônibus.

    Aeroporto no primeiro mundo é feio e prático. Já o Brasil parece que escolheu o caminho da Índia: um dos piores aeroportos (em termos de serviços) que vi por lá, tinha todo o piso em mármore… (evidentemente, alguém levou um bom “aditivo”…)

  • Rodrigo disse:

    Agora, Minas decola !!!
    Até o aeroporto da cidade de Cláudio foi aprovado para uso:
    http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2016/09/aeroporto-feito-em-area-que-era-da-familia-de-aecio-em-mg-e-homologado.html

    R$ 14 milhões do caixa do governo do Estado para construir 1,5 km de pista !!!
    Minas Gerais está de parabéns e os mineiros também…agora, é só reelegerem o quarto Senador Carioca para um mandato de Senador Vitalício por Minas Gerais.

  • Marcos disse:

    Parabéns a Minas e à sua respectiva capital, que finalmente terá um aeroporto à altura.
    Mas em quesito de infraestrutura Minas Gerais ainda está entre os últimos estados do Brasil, não temos metrô decente, transporte coletivo na grande BH só tem lata velha, rodovias não são duplicadas nem a pau e novos investimentos industriais pra cá, nem pensar. Fora o IDH mineiro que é vergonhoso.
    No nosso estado nada muda, nada progride, nada evolui, pq as autoridades daqui não tem a menor boa vontade pra mudar esse quadro. O novo aeroporto de Confins é mosca branca perto do caos estrutural no qual MG está mergulhado.

  • BRG disse:

    QUando é pertinente elogiar temos de fazê-lo. Apesar de estar longe do nível de qualidade dos principais aeroportos do mundo, Confins tem melhorado a olhos vistos, em todos os quesitos é fácil notar as melhoras e,consequentemente, está muito mais agradável estar lá.

    Destaco entre as melhorias, as diversas opções gastronômicas que foram criadas e instaladas. Hoje há restaurantes e lanches para todos os gostos e bolsos.