Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Parece praga: Itaquerão apresenta vazamentos e Corinthians teme deslizamento de terra

Em 2013, acidente com guindaste durante as obras do Itaquerão deixou três mortos

Este estádio, construído na contramão do bom senso e da transparência, apresenta problemas desde a construção. Por causa dos envolvimentos políticos escusos não consegue fechar o name rights com nenhum patrocinador e os prejuízos se acumulam. Reportagem de hoje, assinada por Juca Kfouri, na Folha de S. Paulo, dá novas notícias ruins sobre o estádio que foi palco da abertura da Copa de 2014:

* “Corinthians encontra vazamento em Itaquera e teme deslizamento”

Uma auditoria interna do Corinthians investiga o risco de haver um deslizamento de terra na área externa do estádio do clube, em Itaquera. O temor é que possa atingir a Radial Leste, uma das principais vias na zona leste da capital paulista.

O incidente poderia ocorrer em razão de um vazamento de água no estacionamento da arena corintiana, inaugurada em 2014.

O caso foi descoberto em junho de 2016. Um ano antes, a administração do estádio foi alertada pela Sabesp sobre o consumo excessivo de água. Em fevereiro, houve um deslizamento de terra na área ao lado do estacionamento leste, que chegou até a calçada da Radial Leste.

Uma apuração interna do clube indicou que havia uma relação entre o deslizamento e um vazamento de água no subsolo do estacionamento, que fica no lado leste da arena. O local comporta 350 carros e está sendo utilizado por torcedores em dias de jogo.

Odebrecht e Corinthians, sócias no fundo que administra o estádio, foram alertados do risco por técnicos.

Fontes que tiveram acesso a relatórios sobre o problema disseram à Folhaque mais de 10 milhões de litros de água vazaram na área do estacionamento do estádio. Isso seria suficiente para abastecer por praticamente um mês o condomínio do Copan, com 1.160 apartamentos. A última conta de água do condomínio registrou 10,144 milhões de litros.

A Arena Corinthians foi construída pela Odebrecht e inaugurada em maio de 2014. Atualmente, clube e empreiteira estão em conflito em razão da entrega final da obra. O Corinthians queixa-se de que faltaram acabamentos na conclusão do estádio.

QUEDAS E RACHADURAS

O risco de deslizamento não é o único problema registrado no Itaquerão. Auditoria do clube encontrou rachaduras em paredes do estádio, na arquibancada norte.

Há também registros de buracos no piso ao redor do estádio, no estacionamento leste e em outras áreas.

Outro fato que preocupa o clube é a queda de placas da cobertura e de paredes. Lâminas de porcelana de três milímetros de espessura, com três metros por um de comprimento, que já caíram no setor norte da arquibancada e até mesmo no gramado. Os incidentes aconteceram em dias sem jogos, em áreas onde circulam pessoas.

Em fevereiro, caiu um pedaço do teto da entrada principal da arena, de cerca de duas toneladas, no setor oeste, no hall que dá acesso às instalações vip do estádio. A estrutura que cedeu era formada por gesso e madeira. Ninguém estava no local no momento do acidente (veja vídeo abaixo).

Sede da abertura da Copa do Mundo de 2014, o estádio do Corinthians custará cerca de R$ 1,64 bilhão ao final do prazo para o clube quitar a dívida assumida. Neste momento, o Corinthians não está pagando as parcelas devidas à Caixa Econômica Federal. Os pagamentos terminam daqui a 12 anos, em 2028.

OUTRO LADO

Procurada pela Folha, a Odebrecht informou que não vai se pronunciar sobre o assunto. O Corinthians confirmou a existência de uma auditoria para verificar problemas no estádio em Itaquera.

O clube, porém, não quis comentar os problemas identificados até agora.

“A auditoria está vendo de tudo. Só no final disso vamos falar. E mais: o Corinthians não deu ainda o aceite da obra. Então, a Odebrecht é responsável por tudo, até que prove o contrário”, afirmou o ex-presidente do clube Andrés Sanchez, deputado federal (PT) e responsável pela gestão do estádio.

Em setembro de 2015, a Odebrecht anunciou que encerrava as obras de acabamento do centro de convenções da Arena Corinthians. Esse seria, segundo a empresa, o último trabalho referente ao contrato estabelecido com o clube, no valor de R$ 985 milhões.

“O escopo das obras foi estabelecido de comum acordo com o SCCP [Corinthians] ao longo da construção, respeitando os ajustes ou modificações de especificações previstas no contrato e definidas pelo clube como aquelas necessárias para o pleno funcionamento da Arena, cuja aceitação vem sendo comprovada pela torcida e pelos sucessivos recordes de público”, informou a empresa, em 2015.

À época, o Corinthians contestou a posição da empresa e alegou que ainda havia obras para serem concluídas no estádio.

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2016/11/1828245-corinthians-encontra-vazamento-em-itaquera-e-teme-deslizamento.shtml


» Comentar

Comentários:
23
  • J.B.CRUZ disse:

    Tudo que começa errado, termina errado..

  • Sérgio Lopes disse:

    Prezados,
    Acessem: blogdosletradosdesalienados.blogspot.com
    Hoje o Blog completa um ano. Agradeço a todos pela participação e vamos prosseguir na luta contra a (futilidade e alienação). Por fim, quero agradecer ao grande jornalista Chico Maia. Este profissional é atencioso e sempre abriu e continua abrindo espaço para um blog simples como meu.
    Abraço fraterno,
    Sérgio Lopes

  • Igor Mendes disse:

    Engraçado, quando o então ministro Carlos Melles do psdb veio a BH descerrar a placa de inauguração da sede social do Cru Cru, ninguém falou nada. Brasileiro é movido a simbolismo mesmo. E ninguém torceu pra ela ruir!

  • Carlos Almeida disse:

    Agora temos até defensores ferrenhos do Itaquerão.
    Se fossem corintianos seria normal, a paixão clubística pode cegar as pessoas.
    Mas essa cegueira aí é puramente político-ideológica.

    Se o Lula aparecer do lado do José Roberto Wright é perigoso essa turma dizer que o árbitro venal “teve seus motivos”, ou “foi uma questão de interpretação”, ou pra finalizar que “ele não cometeu nenhum crime”, e “que nós é que somos levianos”.

    É uma lavagem cerebral como nunca antes neste país.

    • ita disse:

      Falando em lavagem…

      Acho muito curioso como aqui em Minas se questiona a parcialidade da imprensa… esportiva.

      Mas a imprensa política está acima de qualquer suspeita.

      • Carlos Almeida disse:

        Mto pelo contrário.

        Imprensa esportiva, política é questionada em todo Brasil, não só em MG.
        Questionada em toda democracia do mundo.

        Vejamos exemplos:
        Alguns atacam sistematicamente os mais renomados veículos de comunicação que noticiam escândalos de corrupção, principalmente de membros ou pessoas ligadas ao pt, os chamando de “mídia golpista”.

        Já sites e blogs de notícias ligadas ao partido, não contam com credibilidade pra quem não têm vínculos partidários ou “paixão política”.

        • ita disse:

          Noticia de que o Ministro Serra, o vendilhão da pátria, tem uma conta secreta em que recebeu 23 milhões de propina não mereceu um destaque, uma manchete decente, um bloco aterrador do JN, uma capa de VEJA

          o problema do Brasil é uma mistura bombástica de ignorância e soberba

          • Carlos Almeida disse:

            Isso foi amplamente noticiado.

            Se a frustração é qto à Veja…

            Está até usando uma famosa frase do colunista da revista, o Augusto Nunes, qdo definiu o Lula como o “cruzamento da ignorância com a soberba”.

            Já configura uma questão de psiquiatria.

            E propina com a Odebrcht é o caso do Pimentel.

            Se teve caixa 2 na campanha do Serra, imagina na do “Amigo” e da “criatura do Amigo” para o cargo mais alto do país?

            Ninguém vendeu tanto o país qto o pt, que o digam as empreiteiras (Odebrecht, OAS…)…

            E as ditaduras (Cuba, Venezuela, Angola, Zimbabue, Gabão…)…

            Doou até uma refinaria da Petrobrás para o Evo Morales, mesmo tendo investido 1,5 de dólares na Bolívia.

            O maior problema do Brasil hje é a junção da canalhice e a ignorância com a paixão ideológica e partidária…

        • ita disse:

          O povão, a massa desse país, não tem a mínima idéia do que vc está falando

  • Alisson Sol disse:

    Neste momento, o Corinthians não está pagando as parcelas devidas à Caixa Econômica Federal. Que surpresa!

    Neste final-de-semana, corri a meia-maratona de Los Angeles que, inteligentemente, faz você dar uma volta em torno do Los Angeles Memorial Coliseum, construído em 1923. Custo atualizado em dólares de 2016: 13.3 milhões de dólares. Renovação feita em 2010: U$ 1milhão de dólares. O concreto de 1923 deve ter alguma coisa especial, pois está lá, numa cidade com terremotos constantes, sem qualquer problema. Já no Brasil, concreto cai até mesmo antes da obra ficar pronta! (vide o caso do viaduto em BH…)

  • Marcão de Varginha disse:

    Construíram num tempo recorde de olho à denegrir a imagem do SPFC, sem se preocupar com as segurança dos torcedores…. ao Lula e assemelhados: a conta chegou!
    – #benecyeternomito

  • ivan junior disse:

    eu quero que o curintia se exploda e suma para sempre levando consigo o flamerda.

    • Marcão de Varginha disse:

      Com sua permissão, incluo o radicado nesta “seleta” lista… eu quero mais é o radicado pegando fogo e os bombeiros jogando gasolina pra apagar as chamas!
      – Quem compra arbitragens não pode ficar impune… mas isto é Brasil, CBF e comissão de arbitragens e mídia: todos coniventes!
      – #benecyeternomito

    • Marcão de Varginha disse:

      Com sua permissão, incluo o radicado nesta “seleta” lista… eu quero mais é o radicado pegando fogo e os bombeiros jogando gasolina pra apagar as chamas!
      – Quem compra arbitragens não pode ficar impune… mas isto é Brasil, CBF e comissão de arbitragens e mídia: todos coniventes!

  • Guilherme disse:

    Que coisa…a Folha de São Paulo já “devolveu” o estádio para o Corinthians ?
    Até a semana passada TODA a imprensa dizia que o estádio era do Lula…

  • José Eduardo Barata disse:

    Tem que ser interditado . Risco demais para vidas humanas .
    Mas essa turma está se lixando .
    Se e quando o desastre acontecer arranjarão mil desculpas
    e ninguém será punido .
    O viaduto que não liga nada a lugar nenhum construído em
    Belo Horizonte para a mobilidade da copa do mundo ruiu ,
    vitimou fatalmente , e ficou por isso mesmo .
    Não existem adjetivos para essa gente vagabunda .

  • Marcelo Araujo disse:

    desperdicio de dinheiro publico, desperdicio de tempo com esse famigerado time, e agora pelo visto deperdicio de água aos milhoes de litros. retrato do petismo ganancioso que queria se manter no poder. esse mes espero ver o lularapio preso!! e nao profetizando, em breve o curintia volta a jogar no pacaembu e esse elefante branco aí vira um retorcido de ferragem. deviam colocar curintia e flamidia pra jogar aí no dia do deslizamento final, mandando ambas as torcidas pro ralo abaixo. e que o lula e a turma da odebretch estivessem juntos no desmoronamento. tudo aí é amoral!

    • Miguel Souza disse:

      Marcelo, explica para a gente…

      1) O Corinthians é uma empresa.
      2) Como empresa ele pode pegar empréstimos, em bancos privados ou públicos.
      3) Ao pegar esse empréstimo, para construir um estádio por exemplo, ele pode gastar R$ 500 milhões ou R$ 1 bilhão, para construí-lo.
      4) Ao fazer um empréstimo em um banco o Corinthians terá que pagar juros e dar o estádio como garantia, ou seja, se não pagar o empréstimo o estádio fica para o Banco.

      Explique-nos, por favor, como é que há desperdício de dinheiro público se a empresa que pegou o empréstimo está pagando juros a este banco público ?!?

      • Carlos Almeida disse:

        O estádio teve um superfaturamento de 30%.

        Totalmente financiado com dinheiro público, BNDES, CEF e créditos cedidos pela prefeitura de SP,
        sendo que a obra não é pública e nem de interesse público.

        Mas o grande lance é pq a Odebrecht, uma empreiteira capitalista selvagem, financiou 320 milhões junto a Caixa, tendo ainda que arcar com todos os encargos e sem estipular qualquer prazo para retorno?

        Qual o contorcionismo lógico que explica isso?

      • Marcelo Araujo disse:

        poder pode, mas é claro que foi obra superfaturada. e também uma obra do ‘acaso’ apenas um banco interceder para liberar o $… no caso com o apadrinhamento do lularapio, em conluio com a ode-a-brecha. ainda não está provado, mas está mais claro que o sol do meio dia que é PicareTagem, independente do time. mas tinha que ser o curintia.

      • Raws disse:

        Permta-me dar um pitaco, sua tese séria correta se não houvesse super faturamento. De que adianta se dar um imóvel de 1 bilhão como garantia, de uma dívida de dois bilhões ? “Ahh, mas aí a culpa é do poder público “. Não. A culpa é do apadrinhamento, a culpa é do tráfico de influência e principalmente da impunidade, que tomara Deus desta vez não vingue.

      • Alisson Sol disse:

        Miguel,

        Note a frase: “Neste momento, o Corinthians não está pagando as parcelas devidas à Caixa Econômica Federal“. Isto invalida quase tudo o que você escreveu contra o “desperdício”.

        Segundo, qualquer banco ou fundo de investimentos olha, antes de emprestar dinheiro, o histórico de crédito da pessoa ou empresa que está pegando o dinheiro emprestado. Considerando o histórico de crédito do Corinthians, ou qualquer outro clube de futebol no Brasil, você emprestaria o seu dinheiro? Algum banco privado competiu para emprestar dinheiro? (em um mundo hoje onde há banco pedindo por favor para que você pegue dinheiro emprestado nos EUA ou Europa pagando 2% de juros ao ano!)

        Por fim, será que o banco público não teria nenhum outro investimento de maior retorno ou menor risco a fazer com este dinheiro?

        Estas são as questões que levam à suspeita de tráfico de influência para que tal estádio tenha sido construído. Mas não queremos ninguém condenado por suspeitas: vamos esperar a apuração…