Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Bobagens ao vento: “PSG das Américas”, que faz lembrar o “Barcelona das Américas”

Foto: olhardigital.com.br

Como diz o grande mestre Rogério Perez: “menos gente; bem menos!”

Terminada a fase de grupos da Libertadores de 2011, o Cruzeiro, com uma campanha impecável, ficou em primeiro lugar geral e teria a vantagem de fazer o segundo jogo nos “mata-mata” que se seguiriam, em casa. Igual ao Atlético atualmente. Diego Aguirre dirigia o Peñarol e torcia para não enfrentar o Cruzeiro na sequência. Em entrevista a um portal uruguaio, ele rasgou elogios ao time brasileiro, então dirigido por Cuca:

– “Guardadas as devidas proporções, no continente, o Cruzeiro é como o Barcelona. Seu jogo e os resultados que alcançou na Copa Libertadores são contundentes.”

Grande parte da mídia brasileira passou a repetir isso, principalmente a ala azul da imprensa mineira. Com todo o direito, a torcida do Cruzeiro embarcou nessa e surfou na onda. Porém, surfou tanto, que acabou contagiando o time e talvez até a comissão técnica. No sorteio para as oitavas de final, o Cruzeiro pegou o Once Caldas, da Colômbia e o atropelou, lá, no estádio Palogrande, em Manizales, vencendo por 2 a 1. Porém, na volta, do alto dos tamancos, tomou de 2 a 0 na Arena do Jacaré. Eliminado. Lá se foi o “Barcelona das Américas”.

Agora, ando lendo e ouvindo gente boa e quase boa da imprensa dizendo que o Atlético é o “Paris Saint-Germain” do continente. Uns, ironizando; outros, caindo na mesma conversa boba que muitos cruzeirenses caíram em 2011.

Em abril do ano passado, o Globoesporte.com, lembrou essa história, que enganou a gente demais; Minas e Brasil afora:

“… Há nove anos, em um 13 de abril, o Cruzeiro aumentava o encantamento do seu futebol e arrancava para a fase de mata-mata da Libertadores como favorito ao título. A vitória por 3 a 0 sobre o algoz de 2009, Estudiantes, na Argentina, alimentava o sonho do tricampeonato e faria o time azul e branco ganhar um apelido que acabou ficando como “maldito”: Barcelona das Américas. Com a vitória na Argentina, diante de um time misto do Estudiantes, o Cruzeiro encerrou o Grupo 7 com 16 pontos (cinco vitórias e um empate). Foram duas vitórias soberanas sobre o Estudiantes (5 a 0 e 3 a 0), duas sobre o Guaraní, do Paraguai, (4 a 0 e 2 a 0) e uma vitória (6 a 1) e um empate (0 a 0) contra o Tolima, da Colômbia, finalizando a fase com a marca de 20 gols em seis jogos e apenas um sofrido. Na vitória de 3 a 0, o Cruzeiro entrou em campo com: Fábio; Pablo, Gil, Victorino e Gilberto; Marquinhos Paraná, Leandro Guerreiro e Henrique; Roger (Ernesto Farías); Wallyson (Ortigoza) e Thiago Ribeiro (Everton)

Naquela partida, Montilllo, camisa 10 do time, não jogou, sendo liberado para acompanhar a cirurgia de coração do filho mais novo. Jogadores entraram com uma faixa de apoio ao argentino…”

https://ge.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/barcelona-das-americas-ha-nove-anos-cruzeiro-encantava-o-continente-e-recebia-apelido.ghtml


» Comentar

Comentários:
8
  • Stefan de Souza disse:

    E o que me irrita e bastião da moral pela arbitragem,quando era o Atlético prejudicado era choradeira.
    Atlético vem forte, maduro, competitivo e pronto para ganhar.

    Tecnicamente,não tem nenhum jogador péssimo no elenco ou que nunca mostrou nada em lugar nenhum.

    Talvez o mais contestado,que é Goleiro.

    Tem um treinador com defeitos,mas que faz bons e ótimos trabalhos constatimente.

    Acerta no jeito de rodar o elenco,que não se faz de mano Menezes que poupava o time todo e deixou o Cruzeiro pronto para cair.

    Sinceramente, o Atlético é Favorito para Título Brasileiro.

  • Eduardo Silva disse:

    Para o pessoal que torce para dívidas, área financeira dos clubes:

    Confira como está a dívida do Atlético-MG com a União na temporada
    agosto 14, 2021

    De acordo com o jornalista Jonathan Anjos, que divulgou como está a dívida dos principais clubes da Série A do Campeonato Brasileiro com o Governo Federal nesta temporada. No levantamento mostra os números dos times de 2019 e 2020/21.

    O caso mais grave é o do Atlético-MG, que chegou a ter em 2019 746 milhões de reais. No entanto, o Galo aumentou sua dívida para 1,3 bilhões de reais, com uma diferença de 566 milhões de reais de aumento.

    Confira, o levantamento na íntegra:
    Dívidas 2019: Palmeiras: 538 mi
    Flamengo: 509 mi
    Atl Mineiro: 746 mi
    São Paulo: 538 mi
    Corinthians: 665 mi

    Dívidas 2020/21
    Palmeiras: 490 mi (-48)
    Flamengo: 752 mi (+216)
    Atl Mineiro: 1,3 bi (+566)
    São Paulo: 654 mi (+116)
    Corinthians: 956 mi (+291)

    OBS: Fiquem tranquilos, Amigalos, tá tudo equalizado, tá tudo sob controle..

    • STEFANIE DE SOUZA SANTOS disse:

      Como bom mineiro,sou desconfiado.
      Mas existe um diferença enorme entre aporte dos 4 R’s em relação o que PedrinhoBH fez no Cruzeiro.

      PedrinhoBh sem saber e iludido por grandes “abutres azuis” colocou seu dinheiro honesto em gestão temerária .
      Os 4 R´s colocaram dinheiro,coloram suas pessoas para administrar seu investimento,parecem em termos de futebol está sendo o mais claro dentro do que já vi no futebol.

      Agora,o que me deixa com vergonha de assistir jornalismo esportivo,eu grande AMANTE do Minas Esporte,vejo gente hoje sem nenhuma competência de informação,estudo e esclarecimento para dar informação em rede nacional de um acontecimento,projeto,ou que passa no clube como ATLÉTICO.

      Hoje classifico jornalista de esporte em rede nacional,em sua maioria,que se vende ao entretenimento de “Palhaços” com péssimo talento cômico.

    • Jeremias disse:

      Pronto o cru cru saiu da rabeira, digo da ZONA DA SEGUNDONA! Parabéns!

  • Márcio Luiz disse:

    Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz!!!

  • Raws disse:

    “Jaeci disse que o Diego Costa ganharia 2 milhões = MENTIRA

    Jaeci disse que o clube está sendo enrolado pelo Diego = MENTIRA

    Jaeci é jornalista = MENTIRA.” Via Twitter por Henrique.

  • Silvio Torres disse:

    Começou ontem a Premier League. Já vi a estreia do Arsenal perdendo para o estreante Brentford, acabei de ver o sapeca iaiá do Manchester sobre o Leeds e agora estou aqui com Chelsea e Crystal Palace. Enquanto isso, canso de ler sobre os maus momentos que o outrora campeão de audiência, sport TV, tem passado nos últimos anos. Só voltou a ter bons indices com as transmissões das olimpíadas. Fico até constrangido de ter que contar isso pro poderoso e maldito grupo globo mas, 2 + 2 = 4. O sport tv passou a mostrar quase que só as inacreditáveis peladas da segundona! A pá de cal dos canais Disney deve ser com Messi na Liga Francesa. Meu caro Chico, com toda a sua experiência e conhecimento dos bastidores da comunicação, por favor, explica pra gente tanta “jenialidade”.

  • João Brás disse:

    Também penso o mesmo. Os elogios é só para envaidecer time e torcida, depois detonam. Arrogância é do outro lado… Humildemente vamos galgando espaço, o resto é consequência.