Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Onde o Atlético erra e as perspectivas para o segundo semestre do ano

Foto: x.com/Atletico

De repente o Atlético que parecia todo acertado e pronto para embalar no Brasileiro e demais competições que tem pela frente, toma duas de quatro, sendo uma em casa e outra para o lanterna, e ainda empata mais uma, também em casa, contra o Fortaleza, que ainda não engrenou no campeonato.


De todos os lados surgiram inevitáveis questionamentos à competência do treinador, à qualidade de vários jogadores e à competência da diretoria para montar o elenco montado. E também, a inevitável desconfiança quanto ao futuro nesta temporada: será o Galo terá de se contentar apenas com o título estadual em 2024?


Para mim, o menor dos culpados é o técnico Gabriel Milito com suas escolhas técnicas e táticas. Ele até tirou bons coelhos da cartola para improvisar e fazer o time render, mesmo com vários desfalques, porém, chega-se a um momento que não tem jeito. É muita contusão, suspensão e jogadores convocados por seleções. Nenhum treinador faz milagres.


Por tudo que já vi e vivi no futebol, o que está faltando é a diretoria e o próprio Milito, cobrarem mais responsabilidade de alguns jogadores, especialmente daqueles de quem mais se espera, como o Hulk e Paulinho. As expulsões deles contra o Palmeiras fizeram mal demais ao Atlético. Naquela própria partida e com as consequências nos jogos contra o Vitória e Fortaleza. Desestabilizaram o time e criaram este sentimento estranho que tomou conta da torcida.


São jogadores experientes, rodados, profissionais muito bem pagos para serem expulsos por falta de controle emocional. Hulk, manjado por tantas reclamações e problemas com apitadores, foi reclamar depois de uma falta apitada a favor dele. Para quê? Para tomar cartão?


Paulinho, expulso depois do apito final do árbitro, por queria tirar satisfação e brigar com o Marcos Rocha, que lhe deu uma cotovelada momentos antes. Depois do jogo!!! Para quê?


E essa prática “nervosinha” contamina o grupo. O goleiro Everson tomou o terceiro cartão amarelo na partida antes do Palmeiras, também por reclamar da arbitragem, que acabara de apitar uma falta a favor do Galo. Para quê?


Não tenho conhecimento se a diretoria do Atlético cobrou ou cobra isso dos jogadores. O clube, assim como a maioria dos demais, é muito fechado, imprensa não entra no centro de treinamento, não pode assistir treinos, não tem acesso a jogadores e a diretoria filtra informações, além de ter seus métodos de “amansamento” de eventuais críticos.


Como otimista que, quase sempre sou, acredito que Gabriel Milito vai conseguir retomar o caminho das vitórias e ainda colocar o time brigando para ficar entre os seis primeiros do Brasileiro. Com a recuperação dos contundidos, retorno dos que estão nas seleções da Copa América e chegadas dos novos contratados, Bernard, principalmente, vejo o Atlético forte para a Libertadores e Copa do Brasil, em que no “mata-mata”, tudo pode acontecer.


A propósito, gente demais me enviou vídeo, áudio ou falou que ouviu o Bernard manifestando gratidão ao Democrata de Sete Lagoas e a mim, pela oportunidade que ele teve no Atlético, de realizar uma carreira brilhante, que o levou a disputar uma Copa do Mundo e vencer na profissão. Não fiz mais que a minha obrigação de divulgar que ele estava jogando demais pelo Jacaré e que merecia ser bem observado pelo Galo, que precisava de um jogador como ele. E sou muito grato a ele e à família dele, por serem sempre tão gentis comigo.


Manifestei isso via twitter e Instagram:
“Tem coisa que dinheiro nenhum do mundo compra. Gratidão e reconhecimento, por exemplo. Valores que sempre cultivo e que veem do berço. Assim como o querido ⁦@b_10duarte⁩ a quem agradeço sempre, pelo que fez pelo ⁦@democratajacare⁩, pelo ⁦@Atletico⁩ e pela massa”

https://x.com/i/status/1805780553524035803
Que ele tenha ótimo retorno ao Atlético e dê as alegrias que a massa alvinegra espera dele.

Foto: Jornal SETE DIAS


» Comentar

Comentários:
9
  • Victor Maia disse:

    Entendo que a diretoria falha ao não repor às vendas, parece que só visam lucros. Entendo também as reações de Hulk e Paulinho, juiz roubando e sangue quente , quem já jogou futebol sabe disso. Todo jogo do Flamengo e do Palmeiras tem um penal a favor ou jogador adversário expulso. O presidente do Galo tem culpa, apoia a cbf em tudo e só toma na “unda”. A torcida também tem culpa, depois que Jemerson saiu tomamos 14 gols nos últimos 8 jogos. O Éverson tem se postado muito mal no gol, joga adiantado, mas não é ruim, só corrigir os erros. Estou vendo gente criticando o Cadu, depois o cara vai embora, arrebenta e o mesmo torcedor culpa a diretoria. Chega de terra arrasada, ano passado perdemos 8 partidas seguidas com Felipão, ao final chegamos entre os primeiros.

  • Giovani José Pinto disse:

    O EVERSON além de PERUZEIRO agora tá virando chorão pra tentar fazer média com a torcida e imprensa, deve é ir chorar na cama q é um lugar quente.

  • Fred disse:

    Na minha opinião, a queda de rendimento é consequência da combinação entre contratações ruins e contusões de jogadores importantes. Contrataram buchas, demitiram, o elenco ficou curto. Logo, não podia ter afastamentos, mas teve vários. Aí não tem jeito, o rendimento cai mesmo.
    Mas sou otimista, contra o Fortaleza o Galo jogou melhor, poderia ter vencido não fosse o bracinho de tiranossauro pulando na bola. Acho que hoje, contra o Inter, o time vai continuar retomando o bom futebol.

  • Roberto Soares disse:

    Só espero que as pessoas responsáveis pelo Atlético tenham pelo menos um pouquinho de bom senso, inteligência e seriedade com a instituição e vejam que com esse time todo despedaçado não dá pra encarar de peito aberto as equipes da série A do Campeonato Brasileiro. E hoje é contra o Coudet, que é louco pra se vingar da passagem ruim que teve por aqui. Vai botar o Inter pra fazer uma final de Copa do Mundo.Oremos todos.

  • Marlon Brant disse:

    Chico, bom dia. No Brasil, enquanto o Presidente do Pais for um ladrão, corrupto e condenado em todas as instancias, enquanto um sujeito que veste toga se achar acima do bem e do mal, enquanto caminhão tombar com cargas e o povo prefere saquear a mesma a dar socorro ao motorista, enquanto entrarem em Supermercados, tomarem iogurtes, aguas, suco e até cervejas e esconderem as embalagens para não pagar, enquanto políticos tiverem verbas para paletó, enquanto Generais de 05 estrelas forem melancias e fujam de suas responsabilidades dentro do Pais, enquanto traficantes estiverem em celas federais tendo medico, psicólogo, enfermeiros e advogados a sua disposição, enquanto professor for ignorado e ofendido com salário de fome, enquanto enfermeiros e técnicos de enfermagem tiverem que trabalhar em dois ou mais empregos para sobreviver, enquanto o salario mínimo for de pouco mais de U$ 265,00 dólares, enquanto as mulheres continuarem a ser espancadas pelo seus companheiros e a sociedade ache isto normal, enquanto não se tiver um pouco mais de educação e respeito pelo próximo e para acabar enquanto se achar que jogador de futebol é um semideus e não pode ser criticado ou multado este Pais não tem como dar certo. Torcida é tudo um bando de trouxas, que pagam mais de 200 paus para ver um jogo e do outro lado tem uns caras que ganham milhões e milhões por mês e não está nem ai para a torcida e time. Todos os jogadores deveriam ser punidos com muitooooo rigor por uma expulsão sem motivos. E agora lembro-me do Roger Flores em uma partida pela libertadores só não me lembro o ano que deu uma porrada no adversário e foi expulso com menos de 05 minutos de jogo e ai o Renteria do Once Caldas deitou e rolou !!! Será que um dia vamos ter no futebol Brasileiro jogadores igual ao Luca Modric? Aos 38 anos, o cara sofreu, sofre até agora e mostrou porque é idolatrado no seu País. O ultimo aqui foi Ayrton Senna do Brasil. O resto……enquanto isto……Me perdoe o texto grande !!!

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    Quem tá cuidando da base do galo tá fazendo a gente ter saudade do André Figueiredo, tá doido desde a base já se acostuma com goleada, não sei de onde surge tanto jogador ruim na base do galo, hoje senão abrir o olho o coudet vai descontar em cima da gente novamente, tão falando no Fausto vera, aí manda o técnico embora e fica mais uma bomba no time, ( que ele seja reforço e não contratação), ser grato a quem comprou a SAF é uma coisa, mas achar que tá tudo bem é difícil.ja vai abaixar preço do ingresso para o jogo de domingo, reflexo da torcida não tá satisfeita com o time, a tendência é piorar presença de público, contratar jogador indicado por técnico, depois ele é dispensado e o B.O, fica para o time.

  • Pedro Vitor disse:

    Olha ontem estava ouvindo a opinião do Alê Oliveira na Itatiaia, que o Milito estava errando muito, e dizendo que, Palmeiras e Flamengo, também perdeu jogadores, e afirmando que os técnicos de Palmeiras e Flamengo, encontraram melhores soluções para refazer a equipe, bom pode até ser, mas tem outros fatores também.

    Porque o Palmeiras jogou contra o Atlético, com 12 em campo, e Galo com 10. E também o Flamengo jogou contra o Fluminense com 12 em campo, o juizão lá, deu foi uma tremenda força ao “inteligência artificial “, Tite, são 3 pontos, que podem e vão fazer enormes diferenças ao final do campeonato, as duas últimas edições falam isso de maneira clara.

    Ainda acho que o Atlético não perdeu o campeonato, perdeu dois jogos, realmente as goleadas, abaixam muito a confiança, mas ainda tem muito campeonato pela frente, essas é outras equipes irão “oscilar”, tem Copa do Brasil, tem Libertadores, caso o Atlético, vença duas ou três seguidas aí já muda bastante o panorama.

    Vamos aguardar

  • Stefano Venuto disse:

    Chico, hoje o sub-20 do Galo tomou de 4 do sub-20 do cruzeiro, isso não é normal, mesmo que o objetivo da base seja formar jogadores e não ganhar títulos. Que tipo de jogadores, a um passo do profissionalismo, estão sendo formado na base? Isso é uma vergonha, perder pra qualquer time do mundo por esse resultado é vergonhoso. Leo Silva tem que explicar, ser SAF não tira do torcedor comum o direito de exigir explicações, afinal é o nome de instituição centenária, que eles se obrigaram a zelar. Aliás, isso de abrigar jogadores, por mais que sejam ídolos, tem que ser explicado. Não seria mais profissional e lucrativo contratar profissionais com formação e capacidade para gerir certos setores. Duvido que os Menin contratem um pedreiro aposentado, como o maios respeito que mereça todo trabalhador, só estou exemplificando para facilitar a compreensão, para exercer a função de engenheiro. E no Galo tá cheio de ex-jogadores ocupando funções, que pelo resultado a gente fica descrente com o futuro dos jogadores formados ali.