Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Baixeza e perseguição a Fred Melo Paiva não combinam com a tradição do Clube Atlético Mineiro

Assim como a ditadura soviética dos tempos de Stálin sumia com os desafetos da memória popular e dos livros de história, os novos mandachuvas do Atlético mandaram apagar a imagem do jornalista Fred Melo Paiva do mural da Arena MRV.

Óbvio que a indignação foi geral e ganhou dimensão nacional, com manifestações de jornalistas e torcedores de várias partes do país.

Com destaque para o Canal do Guilherme Frossard (instagram.com/guifrossard), que foi ao local, ouviu as partes envolvidas nessa história toda e também manifestou a sua indignação. Até o Hulk curtiu a postagem.

Em termos nacionais, a coluna do Juca Kfouri, de ontem, no Uol, está entre as mais acessadas do portal. Lá ele resumiu tudo:

* “Fred Melo Paiva, o Tiradentes do Galo”

Juca Kfouri

Colunista do UOL

A torcida do Galo, por meio do coletivo de torcedores Califórnia Alvinegro, e com vaquinha entre os torcedores atleticanos, fez um mural no estádio do clube em homenagem a personagens relevantes da história do Atlético Mineiro.

O jornalista Fred Melo Paiva foi um dos homenageados, ou melhor, era um deles.

Porque, ao batizar o nome do estádio como Terreirão do Galo, e ao ser crítico dos donos da SAF que sucatearam o clube para comprá-lo barato, principais credores que eram, Paiva incomodou os poderosos e foi sumariamente apagado do mural, com a justificativa oficial de que será feito um rodízio de personalidades… –

E começaram exatamente pela imagem do crítico. Que beleza!

Menos mal que não o enforcaram, esquartejaram, salgaram e penduraram nos postes das estradas mineiras, como fizeram com Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Apenas escreveram novo capítulo honroso na vida de Fred Melo Paiva e entrarão para a História pela porta dos fundos.

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/juca-kfouri/2024/10/08/fred-melo-paiva-o-tiradentes-do-galo.htm

No portal Ataque, mais detalhes:

“Hulk e torcedores do Atlético se posicionam contra retirada de imagem de Fred Melo Paiva”

A imagem de Fred Melo Paiva, colunista do jornal Estado de Minas, amanheceu apagada do Mural Alvinegro, localizada no entorno da Arena MRV

Mural Alvinegro sem a imagem de Fred Melo Paiva (foto: Reprodução)

O Atlético protagonizou polêmica nesta terça-feira (8/10). O Mural Alvinegro, localizado no entorno da Arena MRV, amanheceu com a imagem do jornalista Fred Melo Paiva, colunista do jornal Estado de Minas, apagada. A retirada da pintura ganhou repercussão negativa entre os fãs do Galo. O atacante Hulk também demonstrou desconforto.

Na internet, torcedores do Atlético pediram respeito. “Os Menin estão manchando a história mais bonita do futebol brasileiro”, escreveu um. “Não entendi esse ataque ao Fred. Ele merece respeito”, disse outro. Palavras como “boicote” e “absurdo” também foram compartilhadas por alvinegros.

O atacante Hulk não compartilhou nada, mas não precisou. Uma simples curtida entregou o posicionamento do camisa 7. Ele interagiu com vídeo publicado pelo jornalista Guilherme Frossard que representa a indignação dos atleticanos.

“Eu consegui confirmar que sim, foi uma orientação, uma ordem, chamem como quiser, da SAF, que o rosto do Fred Melo Paiva fosse apagado. Porque é um crítico dos atuais donos da SAF do clube. Isso, para mim, é um desrespeito evidente à história democrática do Clube Atlético Mineiro. Se querem deixar esse muro como uma representação do torcedor, eles têm que entender que o Clube Atlético Mineiro é de todo mundo. A SAF pode ser de alguém, 60% de um, 30% de outro. O Clube Atlético Mineiro é meu, seu e do Fred também”, disse o jornalista, revoltado.

https://noataque.com.br/futebol/time/atletico-mg/noticia/2024/10/08/hulk-e-torcedores-do-atletico-se-posicionam-contra-retirada-de-imagem-de-fred-melo-paiva/?fbclid=IwY2xjawFzPI5leHRuA2FlbQIxMQABHYZLSIPbKe41PSSahFeEuiTMDVjSk2SlO3jnalZzYeukZ1U7djPxBeJ26g_aem_WCv-uY4nV2qIbK6i1-du7g


» Comentar

Comentários:
12
  • Raws disse:

    Eu nunca tive muito dinheiro, poder e arrogância para proibir as críticas a minha pessoa, então apesar de discordar da atitude, não posso ter certeza absoluta que jamais isso eu faria.
    Com relação ao achismo de muitos atleticanos, com relação ao endividamento do clube propositadamente para ser vendido, no mínimo é leviandade.
    Provas ninguém tem, dívidas sempre tivemos e com a certeza que juros são como cupins. Então para afirmar qualquer coisa sobre esse tema, teríamos de ter uma consultoria isenta, para esmiuçar todas as gestões, a maioria com grandes erros e apontar qual foi a mais danosa na nossa história.
    Apesar de não ser mais fã do kalil e nem afirmar que ele é maior ou menor culpado, só um exemplo, com as dívidas que já tínhamos, poderíamos ter o time que tivemos em 2012/13? Claro que não! Mas vibramos com os títulos né?
    Fomos cúmplices também.

  • Horacio disse:

    Essa administração do Galo é de doer, já teve aquela cagada do ‘sorteio’ para os amigos e agora criam uma factoide para tomar porrada.

    Por acaso alguém sabia dessa imagem do Fred no estádio? Se é uma homenagem da torcida ao clube, não pertence a direção, é da torcida. Atitude de jumento.

    É sempre bom lembrar que, mesmo tendo dono, o clube depende totalmente da sua torcida. Fazer macaquice contra jornalista atleticano, que é uma raridade na imprensa atleticana, não vai trazer nada de bom.

    Administração fraquíssima, incentivam intriga, fofoca, briguinha típico de time de várzea. Diretoria típica de futebol amador. Se fosse eu o dono, já estariam na rua a muito tempo. SAF sem comando.

  • Márcio Luiz disse:

    TCHAU, “infiltrado”.
    Vá fazer proselitismo político noutra freguesia, vai.

  • Marlon Caldeira Brant disse:

    Chico, boa tarde. Cara assunto para muitas discussões. Vi que muitas pessoas falaram que o clube tem vários donos, que as torcidas também mandam, que setoristas mandam que jornalista manda, que ex-jogador manda….mas quem paga a conta????? O dono, o que cara que comprou e fim de papo. A SAF tem dono e não interessa se a aquisição foi pior ou mais estranha que a do Cruzeiro. Os Mecenas enfiaram dinheiro no clube e sabiam de nunca a agremiação ia ter condição de pagar, então me entrega pelo preço dos empréstimos e estamos quites. Nada de anormal, imoral pode até ser, mas ilegal não vejo nada. Eles compraram um clube que estava falido e o Ronaldo Gordo fez a mesma coisa. As torcidas apaixonadas acham que mandam ou influenciam em alguma coisa mas verdade quem manda é o dono e fim de papo. Se amanhã os Mecenas quiserem vender tudo para o Milan, Real Madrid, Juventus, Barcelona eles vão vender a mesma coisa com o Cruzeiro. Minha pergunta é quem deixa colocar rosto ou fotos de pessoas em suas casas, sítios ou aptos? O maior politico deste Pais, JK tem alguns bustos e estatuas em alguns locais , mas fotos ou pinturas de rosto, jamais somente em museus ou prédios públicos !!! O dono quem comprou, colocou a grana dele e pronto, o resto é choradeira de torcida que acha que influencia em alguma coisa……Oh coitados !!!!!

    • Alisson Sol disse:

      Nunca pensei que estaria fazendo isto, mas tenho de paabenizar mais um atleticano pelo discernimento.

      Só vou adicionar uma coisa aqui. O Ronaldo, ao comprar o Cruzeiro, viabilizou o projeto das SAFs no Brasil. Sem um “nome de peso” (desculpe a piada!) neste processo de implantação das SAFs no Brasil, os projetos jamais passariam em nosso corrupto legislativo. Era praticamente garantido: Ronaldo mostra interesse, compra a SAF, passa um tempo, vende com lucro.

      As pessoas devem entender que há alguns nomes brasileiros que “abrem portas”. Antes, era o Pelé. Até hoje, você vai à Times Square em Nova York, e vê uma loja com produtos de futebol com o nome Pelé (pode ver online). Nomes como Pelé, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Senna, Fittipaldi, Vinícis de Moraes e alguns poucos outros, tem um reconhecimento internacional que espanta brasileiros no exterior, enquanto outros como mesmo Sílvio Santos são ilustres desconhecidos internacionalmente. Ronaldo viabilizou a SAF no Brasil, e creio que o dinheiro que ele usou na aquisição original do Cruzeiro foi “esprestado”. Um dia a estória aparece, ou não. Vamos aguardar…

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    Seria muito mais sadio aceitar as críticas e procurar sanar os problemas, mas preferem ir na contramão, isto vai virar bola de neve se pegar embalo o estrago vai ser maior,nacho venderam para acertar resto de pagamento agora vem o deyverson, só eles que não sabem o tanto que a torcida do galo é grata a eles, mas qualquer crítica é porque fulano é a favor do Kalil, não perceberam que para torcida do galo Kalil já era.errsm no planejamento do futebol e torcida que é culpada, senão ganhar uma das copas ano que vem vai chegar um tanto de Allan kardec

  • Mauro Lopes disse:

    Só mandem avisar ao colunista Juca Kfouri que quem matou, esquartejou, salgou e espalhou os pedaços do corpo de Tiradentes foram portugueses e cariocas. No mais, em tempos de SAF, clubes e estádios têm donos. Eu mesmo nunca deixaria pintar retrato de quem fala mal de mim em minha casa ou sítio.

    • José Roberto Lima Afonso disse:

      Na sua casa, tudo bem. E também se alí for a casa dos Menin e não a do Galo,

    • Edson Dias disse:

      Então quer dizer que você não vai poder falar um A do Galo? Não misture as coisas, meu caro…

      Uma coisa é sua liberdade INDIVIDUAL, enquanto pessoa, e sim: na sua casa você tem direito de fazer isso. Mas uma instituição de história centenária, NÃO.

      Se não querem receber críticas, das duas uma: ou façam seu trabalho direito e façam com que a verdadeira massa atleticana possa estar no campo OU façam uma SAF com cricket ou bolinhas de gude. Não há outra alternativa.

      • Mauro Lopes disse:

        Édson, ainda estamos em um país democrático. Por isso, sempre que eu quiser e achar que devo, vou fazer minhas críticas ao meu time do coração, o Clube Atlético Mineiro. E como cidadão razoavelmente intelectualizado e experiente, tenho toda a certeza do mundo que nunca terei meu retrato pintado em muros que homenageiam personagens do clube. Instituição de história centenária? E daí? O fato de ter cem, duzentos anos, obriga alguma instituição ou pessoa física a pintar retrato de quem lhe desce o cacete? Ora, por favor, sejamos adultos.

    • Alisson Sol disse:

      Ao menos mais um que já entendeu os novos tempos. Parece que as pessoas ainda não entenderam que estão “torcendo” por John Textor, Leila Pereira, Pedro Lourenço, etc…

      Só que as pessoas “projetam” suas aspirações em políticos, times de futebol, artistas, e outras pessoas ou entidades e criam “tribos” para poder compartilhar sucesso alheio. Vai ser difícil acabar com esta ilusão.

  • Juliano Salvador disse:

    Mesmo não concordando com tal atitude, me impressiona: como o Galo dá Ibope. Pior ainda, tudo que ocorre no Galo é “ilegal, imoral ou engorda”; em dimensões bem superiores quando os outros erram.